Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minhas palavras: descobrindo o mundo da leitura e da escrita

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes palavras;
  • Descobrir mais sobre a escrita das palavras;
  • Analisar a escrita de palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, consideramos importante, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Minhas palavras: descobertas pelo mundo da leitura e da escrita

 

Professor, trabalhar com palavras próximas ao cotidiano das crianças favorece a aprendizagem da leitura e da escrita, pois desperta o interesse e o envolvimento do aluno na busca por novas aprendizagens. Assim como propicia a participação, troca de ideias e a utilização do aprendido em diferentes contextos. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Nossas palavras!

 

Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso, passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.

 

Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade, p. 14-20, 2012. Disponível em:<http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Criando um canal de comunicação

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos participantes, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

 

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Nossas palavras”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Com a aula proposta no sítio acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e orientação do professor. Para isso, escolha com os alunos as atividades que poderão compor o Blog. Se em sua escola houver algum estagiário, solicite a colaboração dele nesta atividade, pois vai demandar um trabalho extra.

 

Roda de conversa

 

Fonte: Sítio: “Comunidade de Práticas”. Disponível em: < http://atencaobasica.org.br/relato/5344>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Peça que cada aluno fale uma palavra que mais gosta e explique os motivos da escolha. Em seguida, faça uma lista com as palavras que foram destacadas pelos alunos, podendo utilizar uma cartolina e afixá-la no mural da sala de aula.

Agora, entregue para cada aluno massas de modelar coloridas para que representem a palavra escolhida como a que mais gosta. Quando todos terminarem, faça um momento de troca de ideias sobre como representaram a palavra escolhida.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Frutas que mais gostamos!

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça que troquem ideias sobre uma das frutas que mais gostam. Veja alguns elementos para orientar o diálogo:

  • Nome da fruta;
  • Gosto da fruta;
  • Características da fruta: cor, textura e outras;
  • O tipo de planta em que ela nasce.

 

Depois da troca de ideias, peça que os alunos escrevam o nome da fruta que mais gostam e suas características. Para isso, entregue a atividade abaixo para a turma:

 

Nome da fruta

Características

Desenho da fruta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando todos terminarem, faça uma roda de conversa em que o aluno falará o nome da fruta que mais gosta. Você poderá registrar o nome das frutas em uma cartolina e descobrir com a turma como podem ser diferentes as características que cada aluno descreveu da fruta.

 

O animal que mais gosto!

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça que façam uma mímica que represente o animal que mais gostam. O desafio é conseguir fazer o colega da dupla acertar o animal. Assim que os dois acertarem o nome do animal que o colega mais gosta, estes deverão escrever o nome do animal no caderno de Ciências e descrever as características do animal. Para isso, também sugerimos a atividade abaixo:

 

Nome do animal

Características

Desenho do animal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas e também uma lista com os nomes dos animais que a turma mais gosta. Para isso, você poderá utilizar uma cartolina e depois afixá-la no mural da sala de aula.

 

Qual é o animal?

 

Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que cada grupo escolha, em segredo dos outros grupos, um dos animais da lista. Eles terão como desafio escrever uma história sobre o animal escolhido sem colocar qual é o animal. Terão que descrever onde ele vive, seus amigos, o que gosta de comer e outros elementos, para que os outros grupos descubram qual é o animal da história. A história poderá ser registrada no caderno de Língua Portuguesa.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Uma leitura: muitas palavras!

 

Professor, providencie o livro abaixo intitulado: “Palavras, muitas palavras...” de autoria de Ruth Rocha.

 

Sinopse:
Neste livro cada letra do alfabeto é a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita graça e muita rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças. Os desenhos acompanham e reforçam a proposta do texto.

 

Aula4.1_Agosto

Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em: <http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=243514>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Faça a leitura do livro para a turma e proponha a seguinte brincadeira. Quando você falar uma palavra que algum aluno não conhece, peça que pule e diga: “Essa palavra eu não conheço". A cada vez que algum colega pular e dizer a referida frase, você deverá parar a história e descobrir quem da turma conhece a palavra e caso ninguém a conheça, propomos a busca pelo seu significado no dicionário.

Ao terminar a leitura, faça uma lista com as palavras que não eram conhecidas por alguns alunos e peça que registrem no caderno de Língua Portuguesa e façam um desenho representando cada palavra.

 

Jogo: quanta palavra!

 

Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa  Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e o sítio sugerido abaixo, ou leve-os ao Laboratório de Informática.

 

Aula4.2_Agosto

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Explique para a turma que terão como desafio jogar online e depois escolher duas palavras do jogo.

 

Com as palavras escolhidas, os alunos deverão escrevê-las no caderno de Língua Portuguesa. Depois, entregue uma folha em branco para cada dupla e peça que escrevam as palavras selecionadas, porém agora, faltando algumas letras. As duplas poderão fazer como no jogo, porém agora, deverão trocar as letras que faltam para completar a palavra. Professor, você também poderá entregar para cada dupla o modelo de tabela abaixo para que fique mais organizado o trabalho e facilite a resolução pelo outro grupo. Abaixo apresentamos apenas um exemplo, no entanto, a tabela deverá ser entregue para a turma com a segunda linha em branco para ser preenchida pelos alunos.

 

Aula4.3_Agosto

 

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Quando todos terminarem, troque as folhas de papel entre os grupos e deixe que procurem para encontrarem respostas. Depois, destroque as folhas e solicite que façam a correção das respostas dos colegas. Em seguida, faça uma lista com as palavras da turma em uma cartolina para ser afixada no mural da sala de aula, para que todos possam ter acesso.

 

 

Cada letra uma palavra!

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Em um saquinho você deverá ter as letras do alfabeto móvel para um sorteio. Explique para a turma que assim que você retirar uma letra do saquinho e falar para a turma, cada grupo deverá falar uma única palavra que começa com aquela letra e escolher um colega do grupo para registrá-la na lousa, contando com a ajuda dos colegas do grupo para a escrita. Fale para a turma que não valem palavras repetidas.

Faça o sorteio de até 10 letras do alfabeto e ao final proponha que os alunos escolham três palavras da lousa sem que os outros grupos descubram quais são as palavras. Explique que terão como desafio estudar as palavras escolhidas a partir dos elementos abaixo:

  • Quantidade de letras;
  • Quantidade de sílaba;
  • Letra inicial;
  • Letra final.

 

Depois, um grupo de cada vez irá falar os elementos que identificaram em suas palavras para os outros grupos, que deverão descobrir quais palavras foram escolhidas pelo grupo. É importante que os grupos falem os elementos de uma palavra de cada vez e depois que os grupos descobrirem, passem para a próxima palavra.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Nossas palavras

 

Professor, publique no Blog da turma as palavras descobertas pela turma, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

Depois, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Entregue para cada grupo uma cartolina e peça que escolham duas palavras trabalhadas na aula para ser realizada uma pesquisa sobre a mesma. Os grupos deverão buscar informações para organizar um cartaz que sirva de apoio para que as outras turmas da escola descubram mais sobre as palavras estudadas na turma.

Quando todos os grupos terminarem, faça um passeio com a turma pela escola de forma a divulgar os cartazes, afixando-os nos murais da escola.

Se for possível, disponibilize jornais, revistas ou livros usados para que os alunos recortem imagens e ilustrem os cartazes. Outra possibilidade é imprimirem imagens da internet ou desenharem.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: "SmartKids". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Sítio: "Educar para crescer". Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/grafia/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: "Revista Escola". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/como-trabalhar-segmentacao-convencional-palavras-744682.shtml>.  Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Sítio: "Educador Brasil Escola". Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/palavras-cruzadas.htm>.  Acesso em: 05 de ago. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como: a participação dos alunos no decorrer do trabalho e as possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras: ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.