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"Me dê motivos para o pronome oblíquo iniciar uma frase"

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender por que o pronome oblíquo átono não pode iniciar uma frase, conforme norma gramatical.
  • Refletir sobre a possibilidade do uso do pronome oblíquo átono no início de frases em contextos informais e em canções, como licença poética.
  • Interpretar oralmente o poema de Oswald de Andrade.
  • Conhecer os usos dos pronomes oblíquos.
  •  Performar uma paródia.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classe morfológica: pronomes.
  • Pronome pessoal do caso reto.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • poema projetado;
  • discussões coletivas e orais;
  • pesquisa na internet;
  • performance de uma música-paródia.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é ler e interpretar oralmente o poema de Oswald de Andrade.

 

O professor iniciará a aula mostrando, por projeção, aos alunos o poema:

PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco 
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

Oswald de Andrade 

ANDRADE, O. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

http://pensador.uol.com.br/frase/NTU4NjA3/ Acesso em: 19 ago. 2014. 

 

Pedirá para a turma lê-lo em voz alta.

Depois, discutirá oralmente com os alunos a interpretação do poemas por meio de perguntas tais quais:

PRONOMINAIS

a) Qual a temática?

b) Por que a gramática está atribuída apenas ao professor, ao aluno e ao mulato sabido?

c) "Sabido" foi usado aleatoriamente? Há um efeito de sentido a partir desse adjetivo no contexto? Pense nos pré-conceitos que circulam socialmente no Brasil com relação ao mulato.

d) Quem seriam o "bom negro" e o "bom branco" "da nação brasileira"?

e) "bom", no caso acima, tem qual sentido?

f) Há um contraste entre expressões formais e informais. Qual seria?

g) A que outras palavras essas expressões estão diretamente relacionadas?

h) Qual a relação entre o "bom negro" e o "bom branco" usarem a frase "Me dá um cigarro"?

i) Qual o uso correto, segundo a gramática normativa, para o uso dos pronomes oblíquos?

 

Atividade 2

O objetivo é formalizar o uso, conforme as normas gramaticais, do pronome oblíquo.

 

Terminada a discussão do poema e seus efeitos de sentido, o professor, ou no laboratório de informática ou por meio dos celulares dos alunos, pedirá para os discentes acessarem páginas da internet que dizem respeito ao uso do pronome oblíquo.

Sugestões:

http://www.portugues.com.br/gramatica/inicio-oracao-com-pronome-atono.html Acesso em: 19 ago. 2014. 

http://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/te-peguei.htm Acesso em: 19 ago. 2014. 

http://www.brasilescola.com/gramatica/colocacao-pronominal.htm Acesso em: 19 ago. 2014. 

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/colocacao-pronominal-como-usar-os-pronomes-obliquos-atonos.htm Acesso em: 19 ago. 2014. 

16 de fevereiro de 2012 por gramaticando

Tenho certeza, e nem precisa ser absoluta – pois seria uma redundância, de que todos nós já ouvimos ou dissemos alguma frase começando com um pronome oblíquo, coisas do tipo: “ME DIGA UM NEGÓCIO!”; “ME FAÇA UM FAVOR!”; ME AJUDE AQUI!”…

Certamente, sem esquecer a diferença da linguagem escrita para a linguagem falada, devemos manter as regras que regem essa situação: NÃO SE INICIA FRASE COM PRONOME OBLÍQUO, ou seja, a partir de hoje, vamos dizer/escrever:

DIGA-ME…; FAÇA-ME…; AJUDE-ME…; DÊ-ME… [Combinado?]

A propósito, alguém pensou em me pedir: “ME DÊ UM EXEMPLO?” Creio que não!

O certo é DÊ-ME UM EXEMPLO!

É isso, o exemplo já foi dado!!!

Até amanhã!!!

Texto disponível em: http://blog.tribunadonorte.com.br/gramaticando/nao-se-inicia-frase-com-pronome-obliquo/675 Acesso em: 19 ago. 2014. 

 

Ao fim do acesso, os alunos terão que escrever em seus cadernos o que encontraram sobre o assunto pesquisado.

Depois, o professor sorteará 2 alunos da turma, para explanarem oralmente sobre o que encontraram e para darem exemplos.

Professor, faça as intervenções necessárias para a adequada explicação do uso do pronome oblíquo e conclua com a seguinte pergunta:

 

  • Por que, segundo a gramática, não é possível iniciar uma frase com pronome oblíquo?

Resposta esperada: porque não se pode começar frases com pronomes oblíquos átonos, como o "me" ou "te", em "me dá um cigarro" ou "te amo".

 

 

Atividade 3

O objetivo é levar os alunos à reflexão de que o pronome oblíquo átono pode iniciar uma frase sem causar prejuízo de sentido, mas é preciso adequar o uso aos contextos.

 

O professor apresentará aos alunos mais exemplos de pronomes oblíquos que iniciam frases, como:

"Te peguei!!"

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/954778_654362464577728_497207734_n.jpg Acesso em: 19 ago. 2014. 

 

http://papouniv.com.br/wp-content/uploads/2012/12/te-amo.jpg Acesso em: 19 ago. 2014. 

 

Me Dê Motivo

Tim Maia

É engraçado, ás vezes a gente sente fica pensando

Que está sendo amado, que está amando e que
Encontrou tudo o que a vida poderia oferecer
E em cima disso a gente constrói os nossos sonhos
Os nossos castelos e cria um mundo de encanto
onde tudo é belo
Até que a mulher que a gente ama, vacila e põe tudo a
perder
E põe tudo a perder...

Mê de motivo, para ir embora
Estou vendo a hora de te perder
Mê de motivo, vai ser agora
Estou indo embora o que fazer
Estou indo embora não faz sentido
Ficar contigo melhor assim
E é nessa hora que o homem chora
A dor é forte demais pra mim

http://www.vagalume.com.br/tim-maia/me-de-motivo-2.html Acesso em: 19 ago. 2014.  

 

Depois, questionará:

  • A gramática prevê como erro o uso de pronomes oblíquos no início de frases. Todavia, o que vemos é exatamente o contrário. O que isso significa?
  • Para vocês, o uso do pronome oblíquo nos exemplos acima interferiu na produção de sentidos?
  • Na música de Tim Maia, por exemplo, seria possível pensar em inverter o pronome: "Dê-me motivos"? Como soaria? Por quê?
  • Quando é possível usar pronomes oblíquos em desacordo com a norma gramatical?
  • Apesar de muitos exemplos do uso do pronome oblíquo iniciando frases, quando em situações formais, o uso do pronome oblíquo deve respeitar as normas gramaticais? Por quê?

 

Atividade 4

O objetivo é facilitar a aprendizagem da regra do uso do pronome oblíquo por meio de uma paródia.

 

Para melhor compreender e fixar o conteúdo, o professor pode sugerir aos alunos que aprendam uma paródia com a música do Tim Maia, "Me dê motivo", sobre o uso do pronome oblíquo.

 

"Me dê motivos

pro pronome oblíquo

iniciar uma frase...

É uma questão de ritmo e música,

licença poética sim...

Trata-se de um Tim que ousou

Não seguir a norma."

Autoria: Walleska Bernardino Silva

Data: 01 de agosto de 2014

 

 

Professor, gravei os alunos da turma do 9ºA, na Eseba, em 2014, cantando a música.

Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=tmQkdcV2SVU&feature=youtu.be Acesso em: 19 ago. 2014.

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Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base no discernimento sobre o uso do pronome oblíquo, especialmente o uso inadequado, conforme a norma gramatical, no início de frase.

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