Estratégias e recursos:
- poema projetado;
- discussões coletivas e orais;
- pesquisa na internet;
- performance de uma música-paródia.
Módulo 1
Atividade 1
O objetivo é ler e interpretar oralmente o poema de Oswald de Andrade.
O professor iniciará a aula mostrando, por projeção, aos alunos o poema:
PRONOMINAIS Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. Oswald de Andrade ANDRADE, O. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972. http://pensador.uol.com.br/frase/NTU4NjA3/ Acesso em: 19 ago. 2014. |
Pedirá para a turma lê-lo em voz alta.
Depois, discutirá oralmente com os alunos a interpretação do poemas por meio de perguntas tais quais:
PRONOMINAIS a) Qual a temática? b) Por que a gramática está atribuída apenas ao professor, ao aluno e ao mulato sabido? c) "Sabido" foi usado aleatoriamente? Há um efeito de sentido a partir desse adjetivo no contexto? Pense nos pré-conceitos que circulam socialmente no Brasil com relação ao mulato. d) Quem seriam o "bom negro" e o "bom branco" "da nação brasileira"? e) "bom", no caso acima, tem qual sentido? f) Há um contraste entre expressões formais e informais. Qual seria? g) A que outras palavras essas expressões estão diretamente relacionadas? h) Qual a relação entre o "bom negro" e o "bom branco" usarem a frase "Me dá um cigarro"? i) Qual o uso correto, segundo a gramática normativa, para o uso dos pronomes oblíquos? |
Atividade 2
O objetivo é formalizar o uso, conforme as normas gramaticais, do pronome oblíquo.
Terminada a discussão do poema e seus efeitos de sentido, o professor, ou no laboratório de informática ou por meio dos celulares dos alunos, pedirá para os discentes acessarem páginas da internet que dizem respeito ao uso do pronome oblíquo.
Sugestões:
http://www.portugues.com.br/gramatica/inicio-oracao-com-pronome-atono.html Acesso em: 19 ago. 2014.
http://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/te-peguei.htm Acesso em: 19 ago. 2014.
http://www.brasilescola.com/gramatica/colocacao-pronominal.htm Acesso em: 19 ago. 2014.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/colocacao-pronominal-como-usar-os-pronomes-obliquos-atonos.htm Acesso em: 19 ago. 2014.
16 de fevereiro de 2012 por gramaticando
Tenho certeza, e nem precisa ser absoluta – pois seria uma redundância, de que todos nós já ouvimos ou dissemos alguma frase começando com um pronome oblíquo, coisas do tipo: “ME DIGA UM NEGÓCIO!”; “ME FAÇA UM FAVOR!”; ME AJUDE AQUI!”…
Certamente, sem esquecer a diferença da linguagem escrita para a linguagem falada, devemos manter as regras que regem essa situação: NÃO SE INICIA FRASE COM PRONOME OBLÍQUO, ou seja, a partir de hoje, vamos dizer/escrever:
DIGA-ME…; FAÇA-ME…; AJUDE-ME…; DÊ-ME… [Combinado?]
A propósito, alguém pensou em me pedir: “ME DÊ UM EXEMPLO?” Creio que não!
O certo é DÊ-ME UM EXEMPLO!
É isso, o exemplo já foi dado!!!
Até amanhã!!!
Texto disponível em: http://blog.tribunadonorte.com.br/gramaticando/nao-se-inicia-frase-com-pronome-obliquo/675 Acesso em: 19 ago. 2014.
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Ao fim do acesso, os alunos terão que escrever em seus cadernos o que encontraram sobre o assunto pesquisado.
Depois, o professor sorteará 2 alunos da turma, para explanarem oralmente sobre o que encontraram e para darem exemplos.
Professor, faça as intervenções necessárias para a adequada explicação do uso do pronome oblíquo e conclua com a seguinte pergunta:
- Por que, segundo a gramática, não é possível iniciar uma frase com pronome oblíquo?
Resposta esperada: porque não se pode começar frases com pronomes oblíquos átonos, como o "me" ou "te", em "me dá um cigarro" ou "te amo".
Atividade 3
O objetivo é levar os alunos à reflexão de que o pronome oblíquo átono pode iniciar uma frase sem causar prejuízo de sentido, mas é preciso adequar o uso aos contextos.
O professor apresentará aos alunos mais exemplos de pronomes oblíquos que iniciam frases, como:
"Te peguei!!"

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/954778_654362464577728_497207734_n.jpg Acesso em: 19 ago. 2014.

http://papouniv.com.br/wp-content/uploads/2012/12/te-amo.jpg Acesso em: 19 ago. 2014.
Me Dê Motivo Tim Maia É engraçado, ás vezes a gente sente fica pensando Que está sendo amado, que está amando e que Encontrou tudo o que a vida poderia oferecer E em cima disso a gente constrói os nossos sonhos Os nossos castelos e cria um mundo de encanto onde tudo é belo Até que a mulher que a gente ama, vacila e põe tudo a perder E põe tudo a perder... Mê de motivo, para ir embora Estou vendo a hora de te perder Mê de motivo, vai ser agora Estou indo embora o que fazer Estou indo embora não faz sentido Ficar contigo melhor assim E é nessa hora que o homem chora A dor é forte demais pra mim http://www.vagalume.com.br/tim-maia/me-de-motivo-2.html Acesso em: 19 ago. 2014. |
Depois, questionará:
- A gramática prevê como erro o uso de pronomes oblíquos no início de frases. Todavia, o que vemos é exatamente o contrário. O que isso significa?
- Para vocês, o uso do pronome oblíquo nos exemplos acima interferiu na produção de sentidos?
- Na música de Tim Maia, por exemplo, seria possível pensar em inverter o pronome: "Dê-me motivos"? Como soaria? Por quê?
- Quando é possível usar pronomes oblíquos em desacordo com a norma gramatical?
- Apesar de muitos exemplos do uso do pronome oblíquo iniciando frases, quando em situações formais, o uso do pronome oblíquo deve respeitar as normas gramaticais? Por quê?
Atividade 4
O objetivo é facilitar a aprendizagem da regra do uso do pronome oblíquo por meio de uma paródia.
Para melhor compreender e fixar o conteúdo, o professor pode sugerir aos alunos que aprendam uma paródia com a música do Tim Maia, "Me dê motivo", sobre o uso do pronome oblíquo.
"Me dê motivos pro pronome oblíquo iniciar uma frase... É uma questão de ritmo e música, licença poética sim... Trata-se de um Tim que ousou Não seguir a norma." Autoria: Walleska Bernardino Silva Data: 01 de agosto de 2014
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Professor, gravei os alunos da turma do 9ºA, na Eseba, em 2014, cantando a música.
Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=tmQkdcV2SVU&feature=youtu.be Acesso em: 19 ago. 2014.
