Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Porque, porquê, por que ou por quê?

 

20/08/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita do porquê.
  • Relacionar as formas dos porquês a seus usos.
  • Cantar uma música sobre os usos dos porquês.
Duração das atividades
1 aula de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Classes morfológicas: artigo, pronome e preposição.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • atividades coletivas;
  • fichas impressas;
  • pesquisa na internet;
  • quiz virtual.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é resgatar o conhecimento prévio do aluno quanto ao uso do porquê.

 

Os alunos, divididos em grupos de até quatro componentes, receberão fichas com os porquês.

A cada período que o professor ditar, os alunos deverão montar "o porquê" adequado ao contexto.

Após a visualização do período, os alunos terão 20 segundos para montar "o porquê" e mostrá-lo ao professor que, no quadro, anotará a pontuação das equipes. Ganha aquela que mais pontos fizer. Sugestão de presente: uma guloseima para cada integrante do grupo.

 

Fichas do porquê.

POR QUE PORQUE QUÊ PORQUÊ

 

Sugestões de períodos.

 

01. Quero saber ** estou assim.

02. Foi reprovado e não sabe **.

03. ** você está tão aborrecida?

04. Não vais à aula **?

05. Reagi à ofensa ** não sou covarde.

06. Ignora-se** da sua renúncia.

07. São ásperos os caminhos ** passei.

08. Não saí de casa, ** estava doente.

09. Não foi ao baile** não tinha roupa.

10. Quero saber ** não me disse a verdade.

11. Quero saber ** foste reprovado.

12. ** os países vivem em guerra?

13. Quero saber o ** de sua decisão.

14. **sinais o reconheceram?

15. Não sei ** motivo ele deixou o emprego.

16. Ele não viajou**?

17. Ester é a mulher ** vivo.

18. Eis ** o trânsito está congestionado.

19. Ele viajou ** foi chamado para a reunião.

20. Lutamos ** haja maior justiça social.

21. Ele deve estar em casa ** a luz está acesa.

22. ** você não vai ao cinema?

23. Aquele é o moço ** ela se apaixonou.

24. A professora quer um ** para tudo isso.

25. Você é a favor ou contra? **?

26. Estava triste sem saber **.

27. Paulo não veio à aula ** não tem caderno.

28. Não sei ** não quero ir.

29. Muitos protestaram, mas não havia **.

30. Vocês brigaram, meu Deus, **?

Atividade disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1059997 Acesso em 20 ago. 2014.

 

 

Atividade 2

O objetivo é formalizar com os alunos os usos dos porquês.

 

Os alunos, ainda em grupos, receberão os usos dos porquês em tiras de papel para associá-los às formas dos porquês.

 

A dinâmica é a mesma da atividade anterior: a cada certo, contabiliza-se um ponto. Ganha o grupo com mais acertos.

Professor, entregue as fichas separadas e aleatoriamente.

 

PORQUE

é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.

POR QUE

é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo":

POR QUÊ

surge no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, pois devido à posição na frase o monossílabo "que" passa a ser tônico.

PORQUÊ

representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).

 

Atividade 3

O objetivo é testar o novo conhecimento por meio da realização de atividades.

 

A aula deve acontecer no laboratório de informática para que os alunos possam responder ao quiz dos porquês, com 13 questões.

 

Quiz dos porquês: http://rachacuca.com.br/quiz/59135/exercicios-de-uso-dos-porques/ Acesso em 20 ago. 2014.

1

 

Atividade 4

O objetivo é facilitar a lembrança das regras dos usos dos porquês por meio de uma música.

 

Com o objetivo de fixar o conteúdo, foi criada uma música dos usos do porquê, para facilitar a lembrança das regras. Os alunos Davi Victor e Marcos Pereira, na época, alunos do 9º ano A da Escola de Educação Básica da UFU, criaram a canção.

Escute-a nos endereços:

 
 
Recursos Complementares

Para leitura do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491 Acesso em 20 ago. 2014.

https://www.youtube.com/watch?v=-cDcdtlPdAw Acesso em 20 ago. 2014.

Avaliação

A avaliação, nessa atividade, se dá de duas formas: a primeira é durante as atividades de grupos em que os alunos devem associar usos e formas dos porquês e a segunda é quando os alunos resolvem o quiz.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.