20/08/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Classes morfológicas: artigo, pronome e preposição.
Estratégias e recursos:
O objetivo é resgatar o conhecimento prévio do aluno quanto ao uso do porquê.
Os alunos, divididos em grupos de até quatro componentes, receberão fichas com os porquês.
A cada período que o professor ditar, os alunos deverão montar "o porquê" adequado ao contexto.
Após a visualização do período, os alunos terão 20 segundos para montar "o porquê" e mostrá-lo ao professor que, no quadro, anotará a pontuação das equipes. Ganha aquela que mais pontos fizer. Sugestão de presente: uma guloseima para cada integrante do grupo.
Fichas do porquê.
POR | QUE | PORQUE | QUÊ | PORQUÊ |
Sugestões de períodos.
01. Quero saber ** estou assim.
02. Foi reprovado e não sabe **.
03. ** você está tão aborrecida?
04. Não vais à aula **?
05. Reagi à ofensa ** não sou covarde.
06. Ignora-se o ** da sua renúncia.
07. São ásperos os caminhos ** passei.
08. Não saí de casa, ** estava doente.
09. Não foi ao baile, ** não tinha roupa.
10. Quero saber ** não me disse a verdade.
11. Quero saber ** foste reprovado.
12. ** os países vivem em guerra?
13. Quero saber o ** de sua decisão.
14. **sinais o reconheceram?
15. Não sei ** motivo ele deixou o emprego.
16. Ele não viajou**?
17. Ester é a mulher ** vivo.
18. Eis ** o trânsito está congestionado.
19. Ele viajou ** foi chamado para a reunião.
20. Lutamos ** haja maior justiça social.
21. Ele deve estar em casa ** a luz está acesa.
22. ** você não vai ao cinema?
23. Aquele é o moço ** ela se apaixonou.
24. A professora quer um ** para tudo isso.
25. Você é a favor ou contra? **?
26. Estava triste sem saber **.
27. Paulo não veio à aula ** não tem caderno.
28. Não sei ** não quero ir.
29. Muitos protestaram, mas não havia **.
30. Vocês brigaram, meu Deus, **?
Atividade disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1059997 Acesso em 20 ago. 2014.
O objetivo é formalizar com os alunos os usos dos porquês.
Os alunos, ainda em grupos, receberão os usos dos porquês em tiras de papel para associá-los às formas dos porquês.
A dinâmica é a mesma da atividade anterior: a cada certo, contabiliza-se um ponto. Ganha o grupo com mais acertos.
Professor, entregue as fichas separadas e aleatoriamente.
PORQUE | é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. |
POR QUE | é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo": |
POR QUÊ | surge no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, pois devido à posição na frase o monossílabo "que" passa a ser tônico. |
PORQUÊ | representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). |
O objetivo é testar o novo conhecimento por meio da realização de atividades.
A aula deve acontecer no laboratório de informática para que os alunos possam responder ao quiz dos porquês, com 13 questões.
Quiz dos porquês: http://rachacuca.com.br/quiz/59135/exercicios-de-uso-dos-porques/ Acesso em 20 ago. 2014.
O objetivo é facilitar a lembrança das regras dos usos dos porquês por meio de uma música.
Com o objetivo de fixar o conteúdo, foi criada uma música dos usos do porquê, para facilitar a lembrança das regras. Os alunos Davi Victor e Marcos Pereira, na época, alunos do 9º ano A da Escola de Educação Básica da UFU, criaram a canção.
Escute-a nos endereços:
Para leitura do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491 Acesso em 20 ago. 2014.
https://www.youtube.com/watch?v=-cDcdtlPdAw Acesso em 20 ago. 2014.
A avaliação, nessa atividade, se dá de duas formas: a primeira é durante as atividades de grupos em que os alunos devem associar usos e formas dos porquês e a segunda é quando os alunos resolvem o quiz.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/08/2014
Quatro estrelasVou aplicar em sala, obrigada pela sugestão.
21/08/2014
Três estrelasGostei da aula, super dinâmica.