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A literatura como fonte de aprendizagem: Cadê meu travesseiro?

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  •  Avançar no processo de leitura e de escrita;
  •  Desenvolver a linguagem oral;
  •  Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  •  Trabalhar a leitura e a escrita a partir da  intertextualidade;
  •  Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  •  Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
  •  Produzir texto com autonomia;
  •  Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  •  Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  •  Reconhecer e utilizar os gêneros textuais: texto instrucional ou injuntivo e anúncios;
  •  Elaborar uma autobiografia;
  •  Identificar uma poesia e suas principais características.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem  dos conteúdos de Língua Portuguesa, segundo Brasil (b) (2012, p. 34 e 36)

- Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.

- Conhecer e usar palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades.

 

BRASIL(a). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL(b). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na  Alfabetização – concepções e princípios Ano: 1 unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

PAIVA, Aparecida de. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>.  Acesso em: 10  de set. 2014.
O artigo trata da relação entre leitura, literatura e trabalho docente no processo de alfabetização. A autora defende que a literatura infantil auxilia o desenvolvimento das sensibilidades para a linguagem literária, formação cultural e para o envolvimento da criança com a escrita.

O trabalho com a literatura também pode se tornar uma boa oportunidade para abordar de forma lúdica a apropriação do sistema de escrita.

Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa  - ano 02  unidade 04 . Disponível em: 

<http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2004%20Ano%2002%20laranja.pdf>.  Acesso em: 10  de set. 2014.
 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

 

rodinha

 

Fonte imagem: Sitio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 10  de set. 2014.
 

 

Professor, para despertar a curiosidade dos alunos, organize-os em uma rodinha e passe um travesseiro de mão em mão.

Peça que toquem, apertem, que coloquem ele próximo a cabeça, que sintam sua maciez.

Pergunte se todos têm um e qual a importância dele para uma boa noite de sono.

Deixe que  falem, pois estará sensibilizando e envolvendo os alunos no tema do livro de Ana Maria Machado “Cadê meu travesseiro?”,  que vamos trabalhar.

(A  autora busca seu travesseiro fazendo  um passeio pelo universo infantil, através dos contos e músicas.).

Alguém já perdeu seu travesseiro? Como aconteceu?

 

travesseiro

Fonte: Imagem, da própria autora.

 

Trabalhando texto injuntivo ou instrucional

 

Entregue uma cópia do texto injuntivo para cada aluno, leia com eles e trabalhe os direitos de aprendizagem da leitura:

  • Ler frases e textos
  • Localizar informações explícitas em textos (oralmente).
  • Reconhecer o assunto de um texto.
  • Inferir informações em textos.
  • Reconhecer a finalidade de diferentes gêneros textuais.
  • Identificar o gênero texto  instrucional ou injuntivo.

 

Utilizando retalhos ou não tecido, construa com os alunos, pequenos travesseiros.

Passe o texto instrucional na lousa ou reproduza para que eles tenham para leitura e consulta.

Outra opção é você enviar o texto instrucional como atividade de casa e sugerir a confecção de um travesseiro pequeno contando com a ajuda dos pais, assim os alunos terão a opção de escolherem os materiais que quiserem e utilizar a costura no lugar da cola quente. Caso opte por esta sugestão é importante solicitar que os alunos elaborem o texto instrucional de acordo com os materiais que utilizaram e seu modo de fazer.

Veja a seguir a sugestão do texto instrucional para fazer na sala de aula. Neste caso, optamos por materiais mais fáceis de utilizar.

 

Travesseirinhos de estimação

Material:

Retângulos de retalhos de tecido, feltro  ou não tecido na medida de 6 cm de largura  por 14 cm  de comprimento.

Retalhos picados, espuma, estopa  ou lã  acrílica, para o enchimentos dos pequenos travesseiros.

Tiras de fitas de cetim no tamanho de 7 cm ou fios de  missangas.

Cola e pistola de cola quente.

 

Modo de  fazer:

Colar as laterais dos retângulos.

Fazer o  preenchimento com retalhos picados, lã  acrílica, ou estopa.

Colar a extremidade aberta com um arco de fita colado na ponta para que possa ser usado como  chaveiro.

 

Explorando o texto

 

1)      Para que este texto foi elaborado?

2)      Quais os materiais necessários para fazer os travesseirinhos?

3)      Quais as opções de enchimento o texto oferece?

4)      Por que foi sugerido o uso da  cola ao invés costura?

 

chaveiro de travesseiro

Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Apresentando o livro: CADÊ MEU TRAVESSEIRO?

 

Livro de Ana Maria Machado

capa do livro

Professor, com a finalidade de introduzir o livro e oportunizar que os alunos levantem  hipóteses, utilize o próprio livro. A maioria das escolas que participa do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, recebeu o livro para seu acervo, caso não possua,  acesse  no sitio: <http://pt.slideshare.net/neudabmf/cad-meu-travesseiro-livro>  e apresente apenas a  capa no projetor multimídia. Acesso em: 10 de set. 2014.

 

Solicite que os alunos observem as imagens e a escrita da capa e questione:

  •   Qual o nome da história?
  •   Quem é a autora?
  •   Quem fez as ilustrações?
  •   A partir da imagem da capa, o que vocês imaginam que vai acontecer nesta história?
  •   Qual é a forma correta de falar? Trabisseiro, travisseiro ou travesseiro?
  •   Quem sabe o que significa travesseiro? (Pedir para um aluno ler a definição no dicionário.).

Professor,  aproveite o momento  para exercitar o reconhecimento de letras, assim estará ajudando os alunos que ainda não se apropriaram do sistema de escrita, também estará trabalhando a consciência fonológica.

Exemplo:

- Como se chama a  história?

- Qual  a letra inicial do primeiro  nome ? E a segunda?

- Qual a  primeira sílaba desta palavra ?

- Agora vamos falar o som da primeira sílaba.

(Usar o mesmo procedimento até formar a palavra)

-Agora vamos ler a primeira palavra.

(Use este procedimento até o momento que observar interesse dos alunos).

- Leia a palavra cadê e faça a seguinte observação:

- Vocês viram que o acento circunflexo faz o som da sílaba ficar mais fechado?

 Nós fechamos um pouquinho a boca para falar este som. É diferente do som desta sílaba sem acento.

                                   

Criando com o gênero textual “anúncio”

 

Proponha a construção de anúncios para serem afixados pela escola, procurando o travesseiro, para isto, apresente  em cópias para os alunos ou  no projetor multimídia, modelos de anúncios para que se apropriem deste gênero:

Peça para observarem:

  •   Como se organiza o texto.
  •   Quais as informações são importantes.
  •   Qual a importância  do uso de imagens.
  •   Quais recursos podemos usar para  dar  mais informações ao leitor.
  •   Se os contatos são necessários e por que.

 

anuncio

Fonte da imagem. Sitio “Adote Cuiabá”. Disponível em: <http://adotecuiaba.blogspot.com.br/2010/06/procura-se-boxer-e-pincher.html>.   Acesso em: 10  de set. 2014.

 


anuncio 2

Fonte da imagem. Sitio: “Santo André”. Disponível em: <http://santoandre-l-saopaulo.iizbrasil.com/procura-se-dudu-pagina-no-face-bock-viii-6276-comunidade>.    Acesso em: 10  de set. 2014.

 

Organize os alunos em grupos, ofereça a eles papel, lápis de cor, canetas, tesoura, cola  e papel colorido.

Deixe criarem e exponha os anúncios  pela escola, desta forma vai despertar a curiosidade de vários alunos e professores  e incentivar  o trabalho com a literatura contaminando a todos.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor,  se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablete, para lerem o livro. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar o livro e promover a leitura.

 

Faça a leitura a partir de diferentes estratégias:

 

Coletiva: com o professor conduzindo o ritmo.

Individual: feita pelos alunos, cada um lê uma estrofe ou um verso.

Jogral: com  grupos de   alunos  alternando as estrofes.

Trabalhar ritmo e entonação.

Se a sua escola possuir caixa de som e microfone faça  uso  destes recursos, para estimular a leitura. Os alunos gostam de ouvir sua voz amplificada, pois valoriza a leitura.

 

A partir da leitura, questione os alunos:

  • Na segunda estrofe quando autora  fala “Vai ver, ficou na mochila, que no tororó deixei.”
  • Qual música este verso lembra? Vamos cantar?
  • Na terceira estrofe, continue a  música que o 1º verso te lembra: (Se os alunos tiverem dificuldade, coloque a música para eles ouvirem e depois deixe que cantem.).

O Meu Galinho

Cantigas Populares

Há três noites que eu não durmo, ola lá !
Pois perdi o meu galinho, ola lá !
Coitadinho, ola lá ! Pobrezinho, ola lá !
Eu perdi lá no jardim.

Ele é branco e amarelo, ola lá !
Tem a crista vermelhinha, ola lá !
Bate as asas, ola lá ! Abre o bico, ola lá !
Ele faz qui-ri-qui-qui.

Já rodei em Mato Grosso, ola lá !
Amazonas e Pará, ola lá !
Encontrei, ola lá ! Meu galinho, ola lá !
No sertão do Ceará !

Fonte: Sitio: “Letras de músicas”. Disponível em: <http://letras.mus.br/cantigas-populares/983998/>.    Acesso em: 10  de set. 2014.

 

pagina do livro 1

 

 Fonte: Sitio: “Slides hare”. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/neudabmf/cad-meu-travesseiro-livro>.  Acesso em: 10  de set. 2014.

 

- Leia a história e resgate com os alunos as histórias e músicas que perpassam o contexto do livro. É um rico material para trabalharmos a intertextualidade.

- Com certeza também é um exercício mental muito bom para os alunos, pois possibilita que resgatem as histórias, as músicas e observem quando utilizados em um  novo contexto.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

 Trabalhando os direitos de aprendizagem:  oral ou escrito.

 

Professor,  trabalhe as atividades na lousa se seus alunos já possuem destreza na escrita ou entregue uma cópia para cada um.

 

1- No verso: “__Travesseiro? Deus me livre!” A função dos pontos “?” e “!”  é:

 

(    ) Exclamar e mostrar indignação.

(    ) Mostrar que se assustou e está com medo.

(    ) Perguntar e mostrar indignação.

(    ) Mostrar que está alegre e triste.

 

pagina do livro 2

 

Fonte: Sitio  “Slides hare”. Disponível em:  <http://pt.slideshare.net/neudabmf/cad-meu-travesseiro-livro>.   Acesso em: 12 de set. 2014.

 

2- Continue formando novas palavras:

 

PALAVRA / NORMAL

PEQUENO(A)

GRANDE

chapéu

 

 

travesseiro

 

 

jardim

 

 

irmão

 

 

lobo

 

 

palhaço

 

 

 

3-  No verso “Olê, seus cavaleiros?”

A palavra grifada significa:

(    ) cavalos    

(    ) pessoas educadas    

(     ) cavalinhos

(    ) homens que andam a cavalo

 


pagina do livro 3

Fonte: Sitio: “Slides hare”. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/neudabmf/cad-meu-travesseiro-livro>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 - Você sabe o que é rima? Abra  em uma página do livro e descubra uma rima. (Se seus alunos tiverem  dificuldades para localizarem, faça uma vez para eles aprenderem  ou leia para que  descubram as rimas por meio de  sua leitura.

 

4- Leia os versos e complete  com palavras que rimam:

 

__Eu sou a Bela da Fera,

Vê se não faz confusão.

A outra, a Adormecida,

É __________________

 

__Travesseiro? Deus me livre!

Cansei de dormir, meu bem.

Vou passear no bosque,

Enquanto__________________

 

5- Desenhe o que a estrofe retrata.

 

ESCOLA  DE  EDUCAÇÂO BÁSICA DA UFU - ESEBA

PROFESSORA: VANEIDE

ALUNO(A) ________________________________________________

 

__Nessa Casa  tem um quarto

Com cortininha de véu.

Tudo lá é azul e branco,

Bem da cor daquele céu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

video do livro

 

Fonte: Sitio: “Slides hare”. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/neudabmf/cad-meu-travesseiro-livro>.  Acesso em: 10 de set. 2014.

 

6- Explique o que a palavra grifada significa em cada frase.

 

Lá em cima daquele morro. ______________________________

Eu morro de rir quando vou ao circo._________________________________

 

Naquele canto tem uma mesa.______________________________________

Eu canto as músicas de Roberto Carlos._______________________________

 

7- Vamos escolher duas estrofes e reescrevê-las modificando-as?

 

(Deixar que o aluno escolha as estrofes que quiser para modificá-las a seu critério.).

 

8 - Este livro é:

(    ) conto de fadas  

(    ) poesia    

(    ) texto informativo  

(    ) fábula

 

9- A autora escreveu este livro para:

 

(    ) Ensinar sobre as histórias e as músicas.

(    ) Mostrar que é uma escritora inteligente e criativa.

(    ) Divertir o leitor.

(    ) Ensinar os alunos a lerem poesias.

 

10- Explique por que os nomes Rapunzel e Branca de Neve foram escritos com letras maiúsculas.

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

 Brincando de “Pegou colou”

 

Material necessário:

  •    Fichas de palavras.
  •    Uma folha de papel para registro, lápis e borracha.

 

Sugestões de palavras para o jogo:

LIMÃO  -  LARANJA  -  CAVALO  -  SAPATO  -  CARRO   -  PEDRA    - PÃO  

 

Regras da brincadeira

  •  Colocar as fichas  na mesa  viradas.
  •  Definir quem começa o jogo.
  •  O jogador pega uma ficha vira e lê  a palavra.   
  •  Quando pegar a ficha o  outro jogador fala. “Pegou colou”.
  •  A partir da palavra que pegou, deverá  criar outras palavras e escrever em uma folha de papel.
  •  Ler para o outro jogador.
  •  Se o oponente conferir e achar que estão  todas corretas, soma os acertos e anota o total.
  •  Quando acabarem as fichas, os jogadores somam o total de acertos.
  •  Quem tiver maior número,  ganha o jogo.

 

Oriente os alunos antes do jogo, para que  entendam como se brinca.

Ao explicar, esclareça que vale  dar pistas para aumentar a possibilidade de acertos.

Exemplo:  Se o jogador  pegou a palavra “laranja”, você pode perguntar:

__Você sabe como  chama o pé da laranjeira? E o suco de laranja? Se ela é grande? Dentre outras.

 

 

6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Ler a biografia da autora na última capa e pedir que os  alunos comentem o que acharam da história da vida da autora.

Lembrar que existem  diferenças entre biografia: quando alguém conta a vida de outra pessoa e Autobiografia: quando a própria pessoa escreve sobre sua história de vida.

 

Professor, proponha uma produção de texto coletivo, criando a autobiografia de um lápis.

lápis                                                                       

Sitio: “Desenho online”. Disponível em:  <http://www.desenhoonline.com/site/5-curiosidades-sobre-o-lapis/ >. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Sugestão de um texto:  O  lápis

 

Nasci em uma fábrica de lápis, onde vários iguais a mim nasceram comigo.

A madeira usada para me fazer foi retirada de uma árvore chamada eucalipto, cultivada em uma floresta de reflorestamento.

Quando saí da fábrica fui colocado em uma caixa com meus companheiros e fui parar em uma loja.

Retiraram-me da caixinha e me colocaram em uma vitrine. Fiquei lá por muito tempo, até que um dia entrou na loja um menininho com sua mãe e ele me olhou e disse para sua mãe que estava precisando de lápis.

O vendedor da loja me pegou colocou em uma sacolinha e lá fui eu.

Rasparam um pedacinho de minha casca e escreveram  o nome do meu  dono.

Fiquei todo feliz, pois  deixei de ser um simples lápis para ter um nome.

Fui colocado em uma pasta junto com vários materiais de escola.

Algumas vezes   colocavam minha ponta de grafite em uma caixinha e me torciam. Eram  momentos que  perdia  madeira e  ficava  menor.

Sei que sou importante, pois através de mim nascem poemas, músicas, histórias,  desenhos e muitas outras coisas.

Hoje estou aqui,  contando  minha história.

 

Texto da própria autora

 

Professor  aproveite para resgatar a história da chapeuzinho vermelho, contando ou se sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablete, para lerem o livro. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para acessar a história.

 

Video Chapeuzinho Vermelho

Fonte: Sitio: “Youtube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S2fJF1lR1mY>.   Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Depois proponha que completem a autobiografia da “Chapeuzinho vermelho”, seguindo o roteiro:

 

CHAPEUZINHO VERMELHO

 

Meu nome é _______________________________________, moro em uma ______________________, 

próximo a um bosque. Tenho uma __________________, que  mora do outro lado do bosque.

Minha mãe gosta de fazer ___________________, para eu levar para minha vovozinha.

Meus amigos são _____________________________________________.

Já ando sozinha, pela _____________________ afora, mas é preciso ter cuidado.

Tenho poucos amigos, mas sei que não posso dar atenção a um certo ___________________.

Gosto de vestir um casaquinho de  cor ____________________________.

Às vezes sou _______________________, pois não sigo as orientações de minha mãe.

                                                                             Faça uma ilustração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aluno:________________________________________________ Turma:_______ Data:____/____/_____

 

Socializando

Depois de realizada a atividade, solicite que os alunos leiam para os colegas, assim perceberão que a releitura que fizeram possui alguns pontos em comum, pois fazemos a intertextualidade, mas temos diferentes formas de perceber o que lemos devido a nossa leitura de mundo, ou seja, as experiências que vivemos ao longo de nossas vidas e a cultura a qual estamos inseridos.

Recursos Complementares

Sitio: “Portal do MSC”.   O artigo de Lúcia Lins B. Rego,  fala da importância da literatura para aquisição da consciência fonológica. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alfbsem.pdf>. Acesso em:   12   de set. 2014.

 

 Sitio: “Nova escola”.  O artigo “A literatura na alfabetização inicial”  fala de  projetos  de sucesso que utilizam a literatura na alfabetização. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pequenos-bordo-422871.shtml>.   Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Sitio: “Portal do professor”. Aula que aborda diferentes estratégias para a elaboração de autobiografias em sala de aula. Disponível em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19124>. Acesso em: 10 de set. 2014.

Avaliação

A avaliação  deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno compreendeu os gêneros textuais poesia, histórias, textos injuntivos, anúncio e sua função social. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem  no sistema da leitura e de escrita. O livro de Ana Maria Machado é instigante e é gatilho para outros gêneros textuais, contudo por ter inúmeras citações, no decorrer do processo, fixe suas observações em  suas estratégias e nas abordagens, a partir dos objetivos propostos.

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