Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Substâncias polares e apolares

 

25/09/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Diferenciar uma substância polar de outra apolar.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos específicos.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/problematizacao.gif

-  A água se mistura com a gasolina e com o óleo?
-  O que são substâncias polares e apolares?
-  Qual a diferença de substância polar e apolar?
-  O que ocorre quando se mistura substância polares com apolares?

O que diferencia as substâncias polares das apolares é a força intermolecular que atua nelas.

Nas substâncias apolares a atração entre as moléculas é mais fraca, o que facilita o seu movimento. Normalmente apresentam pontos de fusão e de ebulição extremamente baixos.

No caso das substâncias polares, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, isto dificulta o movimento dessas e impede-as de atingir o estado gasoso com maior facilidade.

Os estudantes, deverão acessar o  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/videos.gif  " Ligações intermoleculares" no sítio: <www.molecularium.net/pt/ligintermol/> para que verifiquem a polaridade da água.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/interligacoesmoleculares.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/atividade.gif

 

Segunda aula

O professor orientará os estudantes para que acessem o sitio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11893/DescobrindoPolaridade/descobrindo-polaridade-das-substncias.html> e identifiquem as substâncias polares e apolares. Desta forma terão a oportunidade de exercitar e compreender o que ocorre com a mistura de ambas.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/subpolarapolar.JPG

  

Avaliação por R ubrica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/ava.JPG

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Descobrindo a polaridade das substâncias Experimento prático
Recursos Complementares
http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica017.htm; http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_33.htm; http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2767u19.jhtm
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos que o professor utilize a rubrica para verificar a aprendizagem dos estudantes.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 8/18 - 44.44%
  • Quatro estrelas 9/18 - 50%
  • Três estrelas 1/18 - 5.56%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.