16/09/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Professor, o texto dissertativo é um tipo de texto cobrado em vestibulares e no ENEM. É um texto que exige do estudante a construção e defesa de seu ponto de vista. O texto deve conter uma tese inicial e argumentos que comprovam o seu principal ponto de vista.
Imagem disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+um+aluno+escrevendo+um+texto+dissertativo&
blogspot.com%25252F2012%25252F10%25252F14-temas-para-ver-se-voce-esta-fera.html&source=iu
&pf=m&fir=_oUR-M-2rUSMjM%253A%252Cg8aiiNS_xKMwUM%252C_&usg=__oFpPYebluZmdQyCOkmEMERxigio%3D&ved=0
com%252F2012%252F10%252F14-temas-para-ver-se-voce-esta-fera.html%3B400%3B250
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1
SLIDE 1
É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. |
SLIDE 2
Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes:
|
SLIDE 3
Por suas características, o texto argumentativo requer uma linguagem mais sóbria, denotativa. O uso da figura de linguagem deve ser com valor argumentativo. As orações devem se dispor, de preferência, em ordem direta. |
SLIDE 4
É preferível o uso da terceira pessoa, caracterizando o texto argumentativo objetivo. O texto argumentativo não apresenta uma progressão temporal; os conceitos são genéricos, abstratos e, em geral não se prendem a uma situação de tempo e espaço. Por isso os verbos no presente. Trabalha-se com períodos compostos, com o encadeamento de ideias; nesse tipo de construção, o adequado emprego dos conectores (preposições, conjunções e pronomes relativos) é fundamental para obter um texto claro, coerente, coeso e elegante. |
Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 set. 2014.
ATIVIDADE 2
APRESENTANDO UM MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO
Meio-ambiente e tecnologia: não há contraste, há solução
Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, consequentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia.
O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (Carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.
Mas, se a tecnologia significa conhecimento, nesse caso, não vemos contrastes com o meio-ambiente. Estamos numa época em que preservar os ecossistemas do planeta é mais do que avanço, é uma questão de continuidade das espécies animais e vegetais, incluindo-se principalmente nós, humanos. As pesquisas acontecem a todo o momento e, dessa forma, podemos considerá-las parceiras na busca por soluções a essa problemática.
O desenvolvimento de projetos científicos que visem a amenizar os transtornos causados à Terra é plenamente possível e real. A era tecnológica precisa atuar a serviço do bem-estar, da qualidade de vida, muito mais do que em favor de um conforto momentâneo. Nessas circunstâncias não existe contraste algum, pelo contrário, há uma relação direta que poderá se transformar na salvação do mundo.
Portanto, as universidades e instituições de pesquisas em geral precisam agir rapidamente na elaboração de pacotes científicos com vistas a combater os resultados caóticos da falta de conscientização humana. Nada melhor do que a ciência para direcionar formas práticas de amenizarmos a “ferida” que tomou conta do nosso Planeta Azul.
Fonte: Revista Cult, ano 12, out. 2012
Nesse modelo, didaticamente, podemos perceber a estrutura textual dissertativa assim organizada:
1º parágrafo: Introdução com apresentação da tese a ser defendida;
“Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, consequentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia.”
2º parágrafo: Há o desenvolvimento da tese com fundamentos argumentativos;
“O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.
Mas, se a tecnologia significa conhecimento, nesse caso, não vemos contrastes com o meio-ambiente. Estamos numa época em que preservar os ecossistemas do planeta é mais do que avanço, é uma questão de continuidade das espécies animais e vegetais, incluindo-se principalmente nós, humanos. As pesquisas acontecem a todo o momento e, dessa forma, podemos considerá-las parceiras na busca por soluções a essa problemática.”
3º parágrafo: A conclusão é desenvolvida com uma proposta de intervenção relacionada à tese.
“O desenvolvimento de projetos científicos que visem a amenizar os transtornos causados à Terra é plenamente possível e real. A era tecnológica precisa atuar a serviço do bem-estar, da qualidade de vida, muito mais do que em favor de um conforto momentâneo. Nessas circunstâncias não existe contraste algum, pelo contrário, há uma relação direta que poderá se transformar na salvação do mundo.
Portanto, as universidades e instituições de pesquisas em geral precisam agir rapidamente na elaboração de pacotes científicos com vistas a combater os resultados caóticos da falta de conscientização humana. Nada melhor do que a ciência para direcionar formas práticas de amenizarmos a “ferida” que tomou conta do nosso Planeta Azul.”
Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 set. 2014.
ATIVIDADE 1
Disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+um+aluno+escrevendo+um+texto+dissertativo&esp
v=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=_oUR-M-2rUSMjM%253A%253Bg8aiiNS_xKMwUM%253Bhttp%25253
A%25252F%25252Foblogderedacao.blog
spot.com%25252F2012%25252F10%25252F14-temas-para-ver-se-voce-esta-fera.html&source=
iu&pf=m&fir=_oUR-M-2rUSMjM%253A%252Cg8aiiNS_xKMwUM%252C_&usg=__oFpPYebluZmdQyCOkmEMERxigio
Como começar?
Primeiramente, é preciso ter conhecimento sobre o tema e, em seguida, é preciso transformar tal conhecimento numa pergunta, na qual a sua resposta dará origem às idéias. Faça uma reflexão sobre o assunto. Elabore um rascunho, planejando o conteúdo e organizando as ideias. Como discutir? Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão. |
Como discutir?
Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão. |
Como argumentar?
Cada parágrafo argumentativo deve expor adequadamente uma ideia-central, através dos exemplos, juízos, evidências, relações de causa e consequência. |
Como concluir?
Para a conclusão, siga de forma coerente com a discussão: elabore uma síntese do conteúdo discutido, retome o posicionamento da tese ou atribuir uma perspectiva ou solução para o problema. |
Para se fazer uma boa dissertação é muito importante:
– Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido; – Ter conhecimento do tema que irá desenvolver; – Fazer um rascunho antes de começar a escrever o texto original; – Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural. – Manter o máximo de clareza no que está escrevendo; – Todo texto dissertativo deve apresentar: parágrafo introdutório (tese), desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão. – - Evitar construir frases embromatórias. Certifique-se de que todas as palavras que constituem a frase são fundamentais. – Evitar o uso de palavras abreviadas, do etc., da palavra “coisa”, e de gírias. |
Disponível em: http://educacao.brdicas.com.br/2013/11/texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 set. 2014.
ATIVIDADE 2
PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+aluno+escrevendo&espv=2&biw=136
6&bih=667&tbm=isch&imgil=ovVzIBU-ZcugIM%253A%253BDXb7oFmg8YRf8M%253Bhttp%25253A%25252F%252
52Famigosdejesusbauru.blogspot.com%
slexo%2525255B1%2525255D.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Famigosdejesusbauru.blogspot.com%252F2011%252F06
%252Fcolorir-qual-sua-importancia.html%3B160%3B141
PARA O PROFESSOR:
1. CONFIRA O MANUAL PARA ESCREVER UM BOM TEXTO ... http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/28/1101322/confira-manual-escrever-bom-texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 SET. 2014.
2. TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO - REDAÇÃO, EXEMPLOS. http://educacao.brdicas.com.br/2013/11/texto-dissertativo-argumentativo.html
Acesso em: 12 set. 2014.
AULA PORTAL DO PROFESSOR:
1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=561 Acesso em: 12 set. 2014.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2014
Quatro estrelasMuito bom, prático e objetivo! Eu recomendo.