Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo mais sobre o Texto dissertativo argumentativo

 

16/09/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as características do texto dissertativo argumentativo.
  • Perceber como se organizam os parágrafos de um texto dissertativo argumentativo.
  • Conhecer dicas importantes sobre como escrever um texto dissertativo argumentativo.
  • Produzir um texto dissertativo argumentativo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet
  • datashow
  • Produção de texto

 

  • Professor, o texto dissertativo é um tipo de texto cobrado em vestibulares e no ENEM. É um texto que exige do estudante a construção e defesa de seu ponto de vista. O texto deve conter uma tese inicial e argumentos que comprovam o seu principal ponto de vista.

Imagem disponível em:

 https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+um+aluno+escrevendo+um+texto+dissertativo&

espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=_oUR-M-2rUSMjM%253A%253Bg8aiiNS_xKMwUM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Foblogderedacao.

blogspot.com%25252F2012%25252F10%25252F14-temas-para-ver-se-voce-esta-fera.html&source=iu

&pf=m&fir=_oUR-M-2rUSMjM%253A%252Cg8aiiNS_xKMwUM%252C_&usg=__oFpPYebluZmdQyCOkmEMERxigio%3D&ved=0

CDAQyjc&ei=J3cTVLSmF_SBsQS3yIKoCQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=_oUR-M-2rUSMjM%253A%3Bg8aiiNS_xKMwUM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-x1H5RX1b4VI%252FUGvB1xKu2sI%252FAAAAAAAABVc%252FcgT-ZL8Hn7A%252Fs1600%252FComo-fazer-Disserta%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Foblogderedacao.blogspot.

com%252F2012%252F10%252F14-temas-para-ver-se-voce-esta-fera.html%3B400%3B250

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1

  • Professor, apresente os slides abaixo para os alunos. Para tanto, leve-os a uma sala com datashow ou leve o aparelho para sua sala de aula.

SLIDE 1

É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. 

SLIDE 2

Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes:

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.
  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc).
  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

SLIDE 3

Por suas características, o texto argumentativo requer uma linguagem mais sóbria, denotativa. O uso da figura de linguagem deve ser com valor argumentativo. As orações devem se dispor, de preferência, em ordem direta. 

SLIDE 4

É preferível o uso da terceira pessoa, caracterizando o texto argumentativo objetivo. O texto argumentativo não apresenta uma progressão temporal; os conceitos são genéricos, abstratos e, em geral não se prendem a uma situação de tempo e espaço. Por isso os verbos no presente. Trabalha-se com períodos compostos, com o encadeamento de ideias; nesse tipo de construção, o adequado emprego dos conectores (preposições, conjunções e pronomes relativos) é fundamental para obter um texto claro, coerente, coeso e elegante.

Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 set. 2014.

 

ATIVIDADE 2

APRESENTANDO UM MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO

  • Professor, providencie cópias do texto abaixo e da organização dos parágrafos para os alunos. Explore bastante a leitura e entendimento do texto, a organização dos parágrafos e as características do texto dissertativo argumentativo.

Modelo de Dissertação-Argumentativa

Meio-ambiente e tecnologia: não há contraste, há solução

Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, consequentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia.

O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (Carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.

Mas, se a tecnologia significa conhecimento, nesse caso, não vemos contrastes com o meio-ambiente. Estamos numa época em que preservar os ecossistemas do planeta é mais do que avanço, é uma questão de continuidade das espécies animais e vegetais, incluindo-se principalmente nós, humanos. As pesquisas acontecem a todo o momento e, dessa forma, podemos considerá-las parceiras na busca por soluções a essa problemática.

O desenvolvimento de projetos científicos que visem a amenizar os transtornos causados à Terra é plenamente possível e real. A era tecnológica precisa atuar a serviço do bem-estar, da qualidade de vida, muito mais do que em favor de um conforto momentâneo. Nessas circunstâncias não existe contraste algum, pelo contrário, há uma relação direta que poderá se transformar na salvação do mundo.

Portanto, as universidades e instituições de pesquisas em geral precisam agir rapidamente na elaboração de pacotes científicos com vistas a combater os resultados caóticos da falta de conscientização humana. Nada melhor do que a ciência para direcionar formas práticas de amenizarmos a “ferida” que tomou conta do nosso Planeta Azul.

Fonte: Revista Cult, ano 12, out. 2012

Nesse modelo, didaticamente, podemos perceber a estrutura textual dissertativa assim organizada:

1º parágrafo: Introdução com apresentação da tese a ser defendida;

“Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, consequentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia.”

2º parágrafo: Há o desenvolvimento da tese com fundamentos argumentativos;

“O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.

Mas, se a tecnologia significa conhecimento, nesse caso, não vemos contrastes com o meio-ambiente. Estamos numa época em que preservar os ecossistemas do planeta é mais do que avanço, é uma questão de continuidade das espécies animais e vegetais, incluindo-se principalmente nós, humanos. As pesquisas acontecem a todo o momento e, dessa forma, podemos considerá-las parceiras na busca por soluções a essa problemática.”

3º parágrafo: A conclusão é desenvolvida com uma proposta de intervenção relacionada à tese.

“O desenvolvimento de projetos científicos que visem a amenizar os transtornos causados à Terra é plenamente possível e real. A era tecnológica precisa atuar a serviço do bem-estar, da qualidade de vida, muito mais do que em favor de um conforto momentâneo. Nessas circunstâncias não existe contraste algum, pelo contrário, há uma relação direta que poderá se transformar na salvação do mundo.

Portanto, as universidades e instituições de pesquisas em geral precisam agir rapidamente na elaboração de pacotes científicos com vistas a combater os resultados caóticos da falta de conscientização humana. Nada melhor do que a ciência para direcionar formas práticas de amenizarmos a “ferida” que tomou conta do nosso Planeta Azul.”

Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 set. 2014.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1

 

  • Professor, providencie cópias das dicas abaixo para os alunos. Peça que as leiam antes de escreverem seus textos.

Dicas Infalíveis para Escrever um Texto Dissertativo Argumentativo:

Disponível em: 

https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+um+aluno+escrevendo+um+texto+dissertativo&esp

v=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=_oUR-M-2rUSMjM%253A%253Bg8aiiNS_xKMwUM%253Bhttp%25253

A%25252F%25252Foblogderedacao.blog

spot.com%25252F2012%25252F10%25252F14-temas-para-ver-se-voce-esta-fera.html&source=

iu&pf=m&fir=_oUR-M-2rUSMjM%253A%252Cg8aiiNS_xKMwUM%252C_&usg=__oFpPYebluZmdQyCOkmEMERxigio

%3D&ved=0CDAQyjc&ei=J3cTVLSmF_SBsQS3yIKoCQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=RTWMn-0V9K7REM%253A%3BqiP6WOIv6ilZfM%3Bhttp%253A%252F%252Fveja2.abrilm.com.br%252Fassets%252Fimages%252F2012%252F10%252F102874%252Fredacao1-size-598.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fveja.abril.com.br%252Fnoticia%252Feducacao%252Fveja-lanca-microcurso-de-redacao-para-o-enem%3B598%3B336 Acesso em: 12 set. 2014.

Como começar?

Primeiramente, é preciso ter conhecimento sobre o tema e, em seguida, é preciso transformar tal conhecimento numa pergunta, na qual a sua resposta dará origem às idéias. Faça uma reflexão sobre o assunto. Elabore um rascunho, planejando o conteúdo e organizando as ideias. Como discutir? Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão.

 

Como discutir? 

Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão.

Como argumentar?

Cada parágrafo argumentativo deve expor adequadamente uma ideia-central, através dos exemplos, juízos, evidências, relações de causa e consequência.

Como concluir?

Para a conclusão, siga de forma coerente com a discussão: elabore uma síntese do conteúdo discutido, retome o posicionamento da tese ou atribuir uma perspectiva ou solução para o problema.


Para se fazer uma boa dissertação é muito importante:

– Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido;

– Ter conhecimento do tema que irá desenvolver;

– Fazer um rascunho antes de começar a escrever o texto original;

– Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural.

– Manter o máximo de clareza no que está escrevendo;

– Todo texto dissertativo deve apresentar: parágrafo introdutório (tese), desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão. –

- Evitar construir frases embromatórias. Certifique-se de que todas as palavras que constituem a frase são fundamentais.

– Evitar o uso de palavras abreviadas, do etc., da palavra “coisa”, e de gírias.

 

Disponível em: http://educacao.brdicas.com.br/2013/11/texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 set. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO

 

  • Professor, distribua revistas VEJA, ISTO é E ÉPOCA para os alunos e peça que folheiem, leiam alguns textos e escolham um tema a ser discutido. Cheguem a um denominador comum. Ajude-os a escolherem um tema atual.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+aluno+escrevendo&espv=2&biw=136

6&bih=667&tbm=isch&imgil=ovVzIBU-ZcugIM%253A%253BDXb7oFmg8YRf8M%253Bhttp%25253A%25252F%252

52Famigosdejesusbauru.blogspot.com%

25252F2011%25252F06%25252Fcolorir-qual-sua-importancia.html&source=iu&pf=m&fir=ovVzIBU-ZcugIM%253A%252CDXb7oFmg8YRf8M%252C_&usg=__8vbn2Z08DsjhuJLq8wWWVtawGx0%3D&ved=0CDIQyjc&e

i=aZMUVMPwJ9TCsAT494DQCQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=ovVzIBU-ZcugIM%253A%3BDXb7oFmg8YRf8M%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-TBeOEqGVHQI%252FTe7ks1sKrmI%252FAAAAAAAAA7w%252FC9RUTOQJo20%252Fs320%252Faluno%25252Bdi

slexo%2525255B1%2525255D.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Famigosdejesusbauru.blogspot.com%252F2011%252F06

%252Fcolorir-qual-sua-importancia.html%3B160%3B141

 

  • Os alunos deverão elaborar um texto dissertativo argumentativo (posicionando-se sobre o tema escolhido.)
Recursos Complementares

PARA O PROFESSOR:

1. CONFIRA O MANUAL PARA ESCREVER UM BOM TEXTO ... http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/28/1101322/confira-manual-escrever-bom-texto-dissertativo-argumentativo.html Acesso em: 12 SET. 2014.

2. TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO - REDAÇÃO, EXEMPLOS. http://educacao.brdicas.com.br/2013/11/texto-dissertativo-argumentativo.html

Acesso em: 12 set. 2014.

 

AULA PORTAL DO PROFESSOR:

1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=561 Acesso em: 12 set. 2014.

Avaliação
  • Professor, a avaliação deverá ocorrer de forma coletiva, em todos os módulos. Verifique se os alunos participam ativamente das atividades, se demonstram interesse em aprender e se elaboram um bom texto dissertativo argumentativo. Para isso, o professor deverá recolher os textos e analisá-los de acordo com a organização dos parágrafos ou seja, em relação à estrutura do texto dissertativo argumentativo.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Martha , Colégio Estadual Dom Luciano , Sergipe - disse:
    marthadantas@gmail.com

    30/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom, prático e objetivo! Eu recomendo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.