15/09/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:
- Saber a importância do rio Paraguai para o Brasil e outros países.
- Conhecer as principais questões ambientais, sociais e econômicas que envolvem o rio Paraguai no trecho Cáceres - Corumbá.
- Compreender a importância dos rios na organização dos espaços geográficos.
Os estudantes devem reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da vida.
Esta proposta didática é continuação da aula Rio Paraguai: da nascente até Cáceres - Parte 1, disponível no Portal do Professor, no endereço <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57253>, e busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância do rio Paraguai para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a importância dos existentes no Brasil e suas respectivas características e, posteriormente, direcione especificamente para o Rio Paraguai. Apresente um mapa da bacia do rio Paraguai, como a figura 01, a seguir:
Figura 01: Bacia do Rio Paraguai.
Fonte: Disponível em <http://migre.me/lpBNE>. Acesso em 29/08/2014.
- Em seguida, problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Rio Paraguai" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre sua importância, e seus usos no percurso entre os municípios de Cáceres-MT e Corumbá-MS.
Atividade 02
Rio Paraguai... trecho Cáceres-MT - Corumbá-MS
PASSO A PASSO
- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem a importância do rio Paraguai, enfatizando o percurso entre os municípios de Cáceres-MT e Corumbá-MS. Como ponto de partida, apresente a reportagem veiculada pelo Globo Rural, intitulada "Margens do rio Paraguai no MS já foram berço de nações indígenas", disponível no endereço web <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/08/margens-do-rio-paraguai-no-ms-ja-foi-berco-de-muitas-nacoes-indigenas.html>, e acesso em 21/08/2014.
Figura 01: Rio Paraguai na região da serra do Amolar.
Fonte: Disponível em <http://migre.me/lpBIq>, acesso em 21/08/2014.
- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Questões:
- Para responder a estas e/ou outras questões, além de assistirem ao vídeo, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. Sugerimos os artigos "Rio Paraguai" disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/483435/rio-Paraguai>, acesso em 22/08/2014, e também o artigo "Margens do rio Paraguai no MS já foram berço de nações indígenas" disponível em <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/08/margens-do-rio-paraguai-no-ms-ja-foi-berco-de-muitas-nacoes-indigenas.html>, acesso em 24/08/2014, e "Rio Paraguai" disponível em <http://www.riosvivos.org.br/Canal/Rio+Paraguai/540>, acesso em 29/08/2014, dentre outros.
- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
O rio Paraguai é o quinto maior da América do Sul e suas água e margens guardam histórias de coragem e devoção, de riquezas e guerras. Ele nasce na Chapada dos Parecis no estado do Mato Grosso e, também, percorre terras do Mato Grosso do Sul, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Paraguai, na língua guarani, significa "grande rio", ou "rio que dá nascimento ao mar". Ao todo, são mais de dois mil e seiscentos quilômetros desde a nascente até a foz. Por ser um rio de planície, sem grandes cachoeiras nem muitos acidentes geográficos, o rio Paraguai permite navegar, transportar pessoas e cargas.
Seus principais afluentes são os rios Sepotuba, Cabaçal. Jaurú, São Lourenço, Paraguai Mirim, Pacú, Velho, Negrinho, Taquari, Abobral, Miranda, Novo, Nabileque, Negro (Bolívia e Paraguai), Branco, Tereré, Aquidaban e Apa no território brasileiro.
Próximo à divisa de Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul, as águas do rio Paraguai se espraiam e formam uma grande baía, região conhecida como Pantanal Profundo. Na fronteira entre o Brasil e a Bolívia este rio é exclusivamente brasileiro. Um monumento sinaliza o início de um trecho onde de um lado é do Brasil e do outro é da Bolívia. Por se tratar de uma região bastante isolada, cada país tem seu destacamento militar para vigiar sua fronteira.
Nesta parte da divisa tem-se a Serra do Amolar, com uma linha de montanhas cercando uma extensa área de planície que permanece alagada quase o ano todo. Esta região é habitada por algumas centenas de habitantes.
Figura 02: Rio Paraguai na região da serra do Amolar.
Fonte: Disponível em <http://migre.me/lpBGo>, acesso em 21/08/2014.
Um navegante espanhol conhecido como Cabeça de Vaca escreveu um livro com as primeiras informações sobre o rio Paraguai, narrando uma viagem realizada pelo mesmo em 1534, no qual destaca a presença de pelo menos 15 nações indígenas que habitava as margens do rio. Todas estas etnias foram exterminadas e, atualmente vive somente uma grupo renascido dos guatós (conhecidos como índios canoeiros) vivendo em uma aldeia na Ilha Ínsua, com sua cultura original bastante descaracterizada.
Nas margens do rio Paraguai localizam-se grandes áreas monocultoras de soja, milho, arroz e cana-de-açúcar, além da pecuária extensiva ser praticada em grande escalas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Atualmente, os maiores problemas ambientais estão na área de planalto nos afluentes do rio Paraguai, onde se localizam as atividades de monocultura e a pecuária extensiva que, via de regra, se baseiam no mau uso do solo, promovem desmatamento, erosões, uso indiscriminado de fertilizantes e pesticidas que alteram a qualidade das águas e afetam a saúde ambiental desses rios. Tem-se, ainda, a instalação de atividades da agroindústria (frigoríficos e usinas de álcool) e usinas siderúrgicas, contaminam os rios com matéria orgânica e efluentes tóxicos, como metais pesados e outros compostos. Além disso, a mineração de diamante, as drenagens e a navegação irregulares causam grandes danos ambientais ao rio.
O processo de ocupação no entorno de suas margens provocam o assoreamento, a formação de enormes bancos de areia e obstrução do seu canal natural. Outros problemas, como o desmatamento nas cabeceiras dos afluentes, a pesca predatória, a erosão das margens provocadas pelo turbilhonamento das barcaças carregadas de ferro, podem ser constados em vários trechos do rio pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
É necessário e urgente cobrar das autoridades competentes, proprietários de terras ao longo do rio e órgãos responsáveis, um olhar para o rio Paraguai sob o ponto de vista da sustentabilidade, respeitando e preservando-o!
- Promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam dos rios nas diferentes regiões do planeta; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos dos rios nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.
Agência Nacional de Águas. Disponível em <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 24/08/2014.
Bacia do Paraguai. Disponível em <http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-paraguai/>. Acesso em 24/08/2014.
Rio Paraguai. Disponível em <http://www.portalpantanal.com.br/riosprincipais/94-rioparaguai.html>. Acesso em 24/08/2014.
Rio Paraguai tem grande importância no Brasil e na América do Sul. Disponível em <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/07/rio-paraguai-tem-grande-importancia-no-brasil-e-na-america-do-sul.html>. Acesso em 24/08/2014.
Margens do rio Paraguai no MS já foi berço de muitas nações indígenas. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/08/margens-do-rio-paraguai-no-ms-ja-foi-berco-de-muitas-nacoes-indigenas.html>. Acesso em 24/08/2014.
Rio Paraguai em: <http://www.riosvivos.org.br/Canal/Rio+Paraguai/540>. Acesso em 29/08/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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