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A comida sobrou. E agora?

 

16/09/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroindústria
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar o princípio dos 3Rs com as soluções para os problemas do desperdício e da destinação inadequada de restos de comida.

  • Explicar a importância ambiental da compostagem.

  • Listar os alimentos que podem ser incluídos numa compostagem e os que não podem ser a ela destinados.

  • Explicar a importância socioambiental da utilização dos alimentos em sua totalidade.

  • Identificar maneiras de reaproveitar restos de comida geralmente destinados ao lixo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos e consolidados; pesquisa de campo; produção e apresentação de trabalhos de pesquisa; produção de vídeos e relatórios de pesquisa; publicação de produções no blog ou site da escola; oficinas e workshops.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais; câmeras digitais.

Módulo 1- O problema e as soluções

Atividade 1- Analisando imagens

Para iniciar o estudo deste tema, sugerimos que o professor salve em seu computador imagens como as indicadas a seguir e projete para os alunos, utilizando o aparelho data show.

http://mboi3.blog.com/files/2012/05/restos-de-comida1.jpg

Imagem disponível em: http://mboi3.blog.com/files/2012/05/restos-de-comida1.jpg. Acesso em 11/09/2014.

 

http://www.tocadacotia.com/wp-content/gallery/resto-de-comida/qq.jpg

Imagem disponível em: http://www.tocadacotia.com/wp-content/gallery/resto-de-comida/qq.jpg. Acesso em 11/09/2014.

 

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/files/2013/07/RESTOS-COMIDA_OK.jpg

Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/files/2013/07/RESTOS-COMIDA_OK.jpg. Acesso em 11/09/2014.

 

Os alunos deverão observar as imagens e registrar em seus cadernos os itens abaixo elencados.

1-     Fato

2-     Causas

3-     Consequências

4-     Soluções

Atividade 2- Leitura de texto

Sugerimos a leitura do texto indicado abaixo, para que os alunos possam confrontar as suas respostas na atividade anterior com as informações nele contidas.  

 

BYDLOWSKI, Lizia. Retrato da indiferença. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/comida-jogada-fora-aumenta-poluicao-682620.shtml. Acesso em 11/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvá-lo em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

Ao lerem o texto os alunos deverão extrair dele e registrar os mesmos itens por eles registrados na atividade anterior.

1-     Fato

2-     Causas

3-     Consequências

4-     Soluções

Atividade 3- Discussão dos registros e socialização

O professor deverá distribuir os alunos em grupos de 3 componentes para que apresentem aos colegas seus registros e os discutam. Cada aluno deverá avaliar o quanto já sabia sobre o tema e o conhecimento que lhe foi acrescentado por meio desta leitura. Terminada a discussão, os alunos deverão elaborar um consolidado do que foi colocado pelo grupo. Este consolidado deverá ser digitado, salvo nos computadores dos  alunos e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. O mesmo grupo de alunos deverá escolher um relator que apresentará o consolidado do grupo para o professor e demais colegas, em um momento de socialização e discussão. Neste momento, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

http://adaomena.files.wordpress.com/2009/11/legumes.jpg

Imagem disponível em: http://adaomena.files.wordpress.com/2009/11/legumes.jpg. Acesso em 11/09/2014.

Módulo 2- Princípio dos 3Rs e o desperdício de comida

Atividade 1- Leitura de textos

Sugerimos a leitura e discussão dos textos enumerados a seguir, para que os alunos possam perceber a importância do reaproveitamento de sobras de comida, do aproveitamento de partes comumente descartadas de alimentos e da reciclagem por meio da compostagem.

 

Texto 1- O que é a regra dos 3 Rs? Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm. Acesso em 11/09/2014.

 

Texto 2- HAYDÉE, Lygia. Em vez de jogar comida fora, que tal fazer uma horta? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/vez-jogar-comida-fora-tal-fazer-horta-763310.shtml. Acesso em 11/09/2014.

 

Texto 3- CALEFFI, Renato. Aproveitamento total de alimentos. Disponível em: http://www.portalorganico.com.br/sub/37/aproveitamento_total_de_alimentos. Acesso em 11/09/2014.

 

Texto 4- STUPPIELLO, Bruna. Entenda por que é importante reaproveitar os alimentos. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16892-entenda-por-que-e-importante-reaproveitar-os-alimentos. Acesso em 11/09/2014.

 

Textos complementares

Os textos 5, 6 e 7 complementam as informações apontadas nos textos 3 e 4, no que diz respeito a "como" reaproveitar alimentos. Neste sentido, é importante que os alunos os leiam especialmente para conhecerem outras possibilidades de reaproveitamento de alimentos, avaliando aquelas que possam ser incorporados ao seu cotidiano.

 

Texto 5- MINHA VIDA. 12 receitas com cascas, talos, folhas e sementes. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16901-12-receitas-com-cascas-talos-folhas-e-sementes/3. Acesso em 11/09/2014

 

Texto 6- G1. PI. Aprenda a reaproveitar alimentos e preparar deliciosas receitas. Disponível em: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/aprenda-reaproveitar-alimentos-e-preparar-deliciosas-receitas.html. Acesso em 11/09/2014.

 

Texto 7- CINTRA, Lydia. Veja 10 receitas para reaproveitar alimentos e evitar desperdício. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/veja-10-receitas-para-reaproveitar-alimentos-e-evitar-desperdicio/. Acesso em 11/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir os textos entregando uma cópia impressa aos alunos.

 

Os alunos deverão registrar as suas impressões ao ler cada texto, fazendo uma síntese do mesmo, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão dos textos

  • Relacione o princípio dos 3Rs com as soluções apontadas nos textos para resolver o problema do desperdício e destinação inadequada de restos de comida.

  • Qual é a importância ambiental da compostagem?

  • Quais alimentos podem ser incluídos numa compostagem?

  • Quais alimentos não podem ser destinados à compostagem?

  • Por que é importante utilizar os alimentos em sua totalidade?

  • Por que é importante reaproveitar os alimentos?

  • Como reaproveitar a comida que sobrou?

  • Selecione uma receita que possa ser praticada em sua casa e explique o porquê da escolha.

 

Atividade 3- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá socializar aos demais os seus registros e discutir com o grupo as suas impressões pessoais. Os alunos deverão fazer um consolidado dos registros do grupo. Este consolidado deverá ser digitado, salvo nos computadores dos alunos e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

O mesmo grupo de alunos deverá escolher um relator que apresentará o consolidado do grupo para o professor e demais colegas, em um momento de socialização e discussão. Neste momento, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 5- Produção de texto

De posse de todas estas informações, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de 4 componentes para que produzam um texto dissertativo/argumentativo com o tema: Aproveitamento total dos alimentos: uma questão socioambiental.

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

 

  • Princípio dos 3Rs e as soluções para o problema do desperdício e destinação inadequada de restos de comida.
  • Importância ambiental da compostagem.

  • Alimentos que podem e os que não podem ser destinados à compostagem.

  • Importância da utilização dos alimentos em sua totalidade e do reaproveitamento das sobras de comida.

  • Possibilidades de reaproveitamento da comida que sobra após as refeições.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

 

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 11/09/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Este texto, após correção, comporá o relatório de pesquisa a ser realizada conforme proposto no módulo 3.

 

http://www.ecoeficientes.com.br/new/wp-content/uploads/2013/12/Composteira-Climex.jpg

Imagem disponível em: http://www.ecoeficientes.com.br/new/wp-content/uploads/2013/12/Composteira-Climex.jpg. Acesso em 11/09/2014.

Módulo 3- Pesquisa de campo

Atividade 1- Coleta de dados

O professor deverá organizar os alunos em grupos de 4 componentes para que possam fazer uma pesquisa de campo sobre as sobras de comida e sua destinação. Cabe ao professor distribuir entre os grupos, os diferentes locais de acordo com as possibilidades em sua cidade, como, por exemplo: bares, restaurantes, lanchonetes, cantina da escola etc. Um dos grupos deverá fazer essa pesquisa em suas casas. Esta pesquisa terá como objetivo identificar, junto aos estabelecimentos e pessoas que neles trabalham:

  1. qual é o tipo de desperdício de comida mais comum neste local?
  2. Por que ocorre o desperdício de comida?
  3. O que pode ser feito para solucionar ou minimizar este problema?

Os alunos deverão fazer uma entrevista com os trabalhadores destes locais, filmando e documentando os aspectos observados em campo por meio de fotos e relatórios. As pessoas entrevistadas e os proprietários deverão autorizar, por escrito, o uso das imagens. Cabe ao professor e à Direção da escola elaborar um documento de autorização para que os alunos o apresentem no momento da captação de imagens. Um exemplo de autorização neste sentido, que poderá servir como modelo para a elaboração do documento pela escola, está disponível no endereço: http://eeluciaakemi.blogspot.jp/2012/09/autorizacao-do-uso-de-imagem-e.html. Acesso em 11/09/2014.

O professor deverá entregar aos alunos, digitado e impresso, um roteiro para a entrevista, como o indicado a seguir.

 

1- Identificação: idade, sexo, profissão.

2- Trabalho: local, atividade e tempo de serviço nesta atividade.

3- Questões da entrevista

a)      Qual é o tipo mais comum de desperdício de comida neste local?

b)      Por que ocorre este desperdício de comida?

c)      O que pode ser feito para minimizar ou excluir este desperdício de comida?

d)      O que é feito para minimizar ou excluir este desperdício de comida?

Atividade 2-  Tabulação dos dados

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3- Montagem de vídeos

De posse de todas as informações e imagens coletadas na atividade anterior, os alunos deverão produzir um vídeo sobre o tema. O vídeo deverá conter imagens, música e texto, que representem a realidade pesquisada, além de uma síntese do conteúdo estudado ao longo desta proposta. Este material deverá mostrar o olhar dos alunos sobre esta questão após este estudo.

 

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para a turma e o professor e, posteriormente, publicados em blog ou site da escola.

Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escola de quais instruções seguir.

 

QUEIROZ, Luciano de. Como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 11/09/2014.

SAFEPCTUGA. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível emhttp://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 11/09/2014.

FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 11/09/2014.

Atividade 4 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os vídeos e os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as conclusões da pesquisa.

Atividade 5- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa e pelos resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Para produção da justificativa, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores e o texto produzido no módulo 2.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor/título do texto/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 11/09/2014.

 

Atividade 6- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos textos, os vídeos e os relatórios de pesquisa, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 11/09/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

http://idealverde.files.wordpress.com/2012/08/casca.jpg

Imagem disponível em: http://idealverde.files.wordpress.com/2012/08/casca.jpg. Acesso em 11/09/2014.

 

Atividade 7- Oficinas

Após essa construção conceitual, os alunos estarão aptos, com a orientação do professor, a desenvolverem oficinas nos eventos da escola e em feiras de conhecimento locais e/ou regionais. 

Um relato e fotos de uma oficina e de um workshop sobre este tema estão disponíveis nos endereços abaixo.

 

 

UEPA. Reaproveitamento alimentar em discussão na Semana da Saúde. Disponível em: http://uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1860645. Acesso em 11/09/2014.

 

 

SALADINI, Mário. Workshop Aproveitamento Integral de Alimentos. Disponível em: http://programa-ecos.blogspot.com.br/2012/08/workshop-aproveitamento-integral-de.html. Acesso em 11/09/2014.

 

 

Havendo este espaço, sugerimos que o professor oriente os alunos a selecionarem as receitas mais bem aceitas e aprovadas para desenvolverem em workshops, oficinas e exposições em feiras de conhecimento. Além do "como fazer", os alunos deverão explicar a  importância socioambiental do aproveitamento integral dos alimentos. E isto pode ser feito de forma criativa e saborosa. É uma experiência riquíssima e inesquecível para os alunos e para o professor.

Recursos Complementares

SILVA, Selma Gonzaga; REZENDE, Leandro; FARIA, Elizabet Rezende de. Pratique os três erres em casa: Compostagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56962. Acesso em 11/09/2014.

 

SESC. Banco de alimentos e colheita urbana: receitas de aproveitamento integral dos alimentos. [PDF]. Disponível em: http://www.sesc.com.br/mesabrasil/cartilhas/cartilha7.pdf. Acesso em 11/09/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros e consolidados produzidos pelos alunos ao longo da proposta; ii) os vídeos e os textos produzidos pelos alunos; iii) o desenvolvimento, a apresentação e o relatório da pesquisa.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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