17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias, além de saber utilizar recursos das TICs como: tablet e laptop.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 31 de ago. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 31 de ago. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1º Momento: aproximadamente duas a três aulas de 60 minutos.
Conversando com a turma
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa e peça aos alunos que pensem nas perguntas a seguir e depois compartilhem suas respostas.
Comente com seus alunos que existem poemas que contam histórias, em forma de versos e alguns com palavras que rimam. Explique a eles a estrutura de um poema e o que são rimas.
Em seguida, prepare algumas fichas do poema do livro “Você troca?” de Eva Furnari. Sugestões:
Fonte: Sítio: Reticências da Larissa... LIVRO INFANTIL: Você troca? - Eva Furnari. Disponível em: <http://reticenciasdalarissa.blogspot.com.br/2013/01/blog-post.html>. (Neste sítio você encontrará o livro com o poema na íntegra.). Acesso em: 01 de set. 2014.
Divida a turma em equipes e distribua as fichas embaralhadas como se fosse um quebra cabeça e peça para os alunos montarem. Dê uma dica para eles dizendo que todas as palavras do final dos versos rimam. Quando o poema estiver montado realize com a turma a leitura coletiva.
Fonte: Sítio: Slideshare – Você troca? . Disponível em: <http://pt.slideshare.net/tlfleite/2-voce-troca-livro-1>. (Neste sítio você encontrará o poema “Você troca?” de Eva Furnari em slides.). Acesso em: 28 de ago. 2014.
Depois da leitura do texto convide os alunos para acessar o quiz desta história ou se preferir você poderá disponibilizar impresso aos alunos.
Caso sua escola possua os laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que acessem os quiz. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), alguns sítios para pesquisa:
Sítio: Minha Caixinha Mágica. Você Troca? Eva Funari. Disponível em: <http://minhacaixamagica.blogspot.com.br/2013/04/aula-de-portugues-2-ano-voce-troca-eva.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de ideias criativas para inserir a em suas aulas.). Acesso em: 01 de set. 2014.
Como forma de registro peça aos alunos que registrem as atividades no caderno de Língua Portuguesa.
01 - Observe a capa do livro para responder as questões a seguir:
a) Quem são as personagens que aparecem na capa do livro?
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b) Como está a expressão facial da Chapeuzinho Vermelho? E do Lobo?
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c) Qual é a relação que o eu lírico faz com a ilustração da capa com o título do poema?
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02 - Observe as ilustrações da penúltima troca.
a) Por que será que o gato está calçado com apenas uma bota?
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b) Você conhece alguma história em que aparece um gato assim? Qual?
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c) Relate o que este gato fazia na história.
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d) O que será que aconteceu com a outra bota do gato? Imagine e escreva.
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e) Em sua opinião, por que a poetisa chama o sapo de boboca?
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03 - Agora é a sua vez! Crie algumas trocas absurdas como fez Eva Furnari e não se esqueça de fazer
as ilustrações. Seja bem original, viu?
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04 - No final do poema, a autora troca o final da brincadeira por um varal de feiticeira. Mas, se ela tivesse
trocado a brincadeira pelo seu varal como ele seria?
Desenhe-o abaixo:
Professor, apresente a biografia de Eva Furnari para que os alunos possam conhecer um pouco sobre a autora do livro “Você troca?”.
Eva Furnari nasceu em Roma, Itália em 1948. Veio para o Brasil aos dois anos de idade e reside em São Paulo até hoje. Em 1976, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79, colaborou, na década de 80, como desenhista em diversas revistas recebendo o Prêmio Abril de Ilustração em 1987. Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias da Bruxinha no suplemento infantil do jornal, Folha de São Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980, com livros de imagem e publicou 60 livros. |
Fonte: Sítio:Biblioteca Eva Furnari - Biografia. Disponível em: <http://jornadasliterarias.upf.br/15jornada/index.php/autores/389-eva-furnari.html>. ( Neste sítio você encontrará coleções de livros, biografia prêmios, trabalhos e contato da autora.). Acesso em: 01 de set. 2014.
O livro que vocês acabaram de ler fala sobre trocas. Realize juntamente com seus colegas e professor uma feira de trocas na escola. Para isso, peça a ajuda de um adulto, procure algo que você deseja trocar e faça um anúncio bem criativo para apresentar seu objeto e no que deseja trocá-lo. Leve o material escolhido para a sala de aula e participe da "Feira das Trocas".
2º Momento: aproximadamente duas a três aulas de 60 minutos.
Professor, organize juntamente com a turma o lugar da exposição dos anúncios e dos objetos que trouxeram para "Feira das Trocas". Promova momento para os alunos lerem os anúncios e realizarem as trocas.
Professor, depois que os alunos realizaram as trocas apresente o livro “Mais respeito, eu sou criança!” do autor Pedro Bandeira, em Data Show ou se preferir os poemas a serem trabalhados poderão ser escritos em cartolina ou papel Kraft.
Fonte: Sítio:" Blog da Malu - Livro "Mais respeito, eu sou criança!". Disponível: <http://malumaluquete.blogspot.com.br/2011/05/mais-respeito-eu-sou-crianca.html>. (Neste sítio você encontrará a capa do livro e o poema que o nomeou.). Acesso em: 01 de set. 2014.
Posteriormente, promova um debate sobre o título do livro “Mais respeito, eu sou criança!” Pergunte aos alunos:
Professor, agora apresente alguns poemas que fazem parte dessa obra e como forma de registro peça aos alunos que respondam as atividades de interpretação no caderno de Língua Portuguesa.
Leia o poema a seguir:
GRANDE OU PEQUENO ?
Se eu me meto na conversa,
para ouvir do que é que falam
os adultos e os parentes,
lá vem bronca da mamãe:
"Não, não, não! Já para fora!
Você é muito pequeno
para ouvir nossa conversa".
Mas se eu faço algum errinho,
qualquer coisinha malfeita,
ou alguma reinação,
lá vem bronca do papai:
"Mas você não tem vergonha?
Isso é coisa que se faça?
Você já está muito grande
para coisas como essa"!
Afinal, QUEM É QUE EU SOU?
Ou eu sou muito pequeno,
ou sou grande até demais!
Ora, TENHAM PACIÊNCIA!
Deixem-me crescer em paz!
Pedro Bandeira
Fonte: Sítio: " Cantinho da psicóloga". Disponível em: <http://cantinhodelva.blogspot.com.br/2009/02/grande-ou-pequeno-se-eu-me-meto-na.html>. (Neste sítio você encontrará o poema proposto.). Acesso em: 01 de set. 2014.
Acham que as crianças são grandes demais para fazer |
Acham que as crianças são consideradas pequenas demais pra fazer |
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Fonte: Acervo da própria autora.
Leia o poema abaixo:
NÃO TENHO MEDO DE NADA
NÃO TENHO MEDO DE NADA
EU SOU VALENTE DE FATO!
NEM DE SUSTO, NEM DE ESCURO
NEM DE INJEÇÃO, NEM DE RATO!
NEM DE SAPO OU LAGARTIXA
NEM DE FANTASMA OU ASSOMBRAÇÃO!
EU SOU MENINO SEM MEDO,
CORAJOSO E VALENTÃO!
NÃO TENHO MEDO DE ARANHA,
NEM DE MONSTRO, NEM DE DRAGÃO!
NÃO TENHO MEDO DE BRUXA,
NEM DO TAL BICHO-PAPÃO!
MAS EU SÓ TENHO CORAGEM
QUANDO ESTOU NA MINHA CASA,
BEM SEGURO, ACONCHEGADO
NO COLINHO DA MAMÃE...
01 - Ao ler poema pode-se observar que o garoto:
( ) Não tem medo de nada.
( ) Só tem medo quando está no colo da mãe.
( ) Só não tem medo quando está em casa no colinho da mamãe.
02 - Preencha a tabela de acordo com o poema.
Quantos versos? |
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Quantas estrofes? |
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Quantos versos em cada estrofe? |
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03-Sublinhe com lápis de cor azul as palavras que rimam.
04 - E você, quando é que tem medo?
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Leia o poema:
Fonte: Sítio: "Contos Encontados - "Mais respeito, eu sou criança!".Disponível em: <http://contosencontados.blogspot.com.br/2010/10/mais-respeito-eu-sou-crianca.html>. (Neste sítio você encontrará o poema citado acima e o poema que finaliza o livro.). Acesso em: 02 de set. 2014.
01- Responda em seu caderno:
a) Por que o eu lírico diz que os adultos já se esqueceram da infância?
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b) O que para ele é mais gostoso fazer?Justifique sua resposta.
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02-Releia a estrofe a seguir e explique com suas palavras o que você entendeu:
“Se vocês olham pra gente,
é chão que vêem por trás.
Pra nós, atrás de vocês,
Há o céu, há muito, muito mais!”
03 - Na quinta estrofe o eu lírico está sempre relembra novamente os adultos sobre a infância passada. Por que ele faz isso?
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04 - Você concorda com o eu lírico no modo como ele trata os adultos? Por quê?
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05 - Mesmo tendo infância e conhecendo essa fase muito bem, por que os adultos estão sempre chamando a atenção das crianças?
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Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, 9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil ( vinte milhões de exemplares até 2006 ) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas. A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha..., A hora da verdade e Prova de Fogo. Em sua cidade natal, Santos, trabalhou principalmente em teatro amador.Mudou-se para São Paulo em 1961 para cursar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.É casado com Lia, com quem teve três filhos: Rodrigo , Marcelo e Maurício. Tem cinco netos: Michele, Melissa, Beatriz, Júlia e Érico. Atualmente vive em São Roque. |
Fonte: Sítio: Biografia do autor Pedro Bandeira. Disponível em:<http://livroadrogadaobedienciabiografia.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará apenas a biografia do autor.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Peça a um adulto para lhe ajudar a escolher um poema para apresentar num Sarau Literário para os colegas. Para isso siga estes passos:
3º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.
Professor, organize o ambiente escolar para que todos se sintam à vontade para declamarem seus poemas. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
Ao término, do Sarau Literário preencha a ficha de como foi sua apresentação.
Fonte das imagens New touch – Emoticons grátis para MSN. disponível em: <http://newtouchs.com/emoticons-gratis-para-msn.html>. Acesso em: 02 de set. 2014.
4º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.
É hora de brincar com os poemas
Professor, antes de iniciar a leitura questione os alunos sobre o que eles pensam que vão ler no livro “Folclorices de brincar”. Em seguida, apresente o livro a eles em data show.
Fonte: Sítio: "Slideshare – Folclorices de brincar. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/dulcilene/folclorices-de-brincar>. (Neste sítio você encontrará a coleção de poemas que fazem parte do livro em slides.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Em seguida, realize com os alunos uma roda de ideias sobre o livro, pergunte a eles:
01-Por que o título do livro é “Folclorices de brincar”?
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02-Quais são os nomes das brincadeiras que aparecem no livro?
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03-Você conhece algumas das brincadeiras citadas no texto? Quais?
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04-Se for possível façam uma demonstração da brincadeira que você conhece, se preferir poderá trazer objetos para sua apresentação. (bolinha de gude, pipa, pião, água, sabão e canudo dentre outras.).
Peça aos alunos que registrem com uma produção de texto a brincadeira escolhida, comentando o nome da brincadeira e dando orientações de como brincar no caderno de Literatura ou Língua Portuguesa.
Assim como fizeram as poetizas Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, você e um colega vão escrever juntos um poema, sobre as brincadeiras dos dias atuais (jogos de vídeo game,...) que você mais gosta. Não se esqueça de ilustrar.
Lembre-se: O poema é escrito em versos e estrofes.
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Fonte: Acervo da própria autora.
Ao terminarem peçam a professora para fazer as correções necessárias e corrijam seu texto.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptop, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para transcreverem os poemas que criaram e ilustrem. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para montarem um varal de poesia no pátio da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciar os poemas.
Professor, para finalizar prepare com os alunos uma “Tarde pra lá de divertida” para que possam brincar com as brincadeiras apresentadas no livro.
CONHECENDO AS AUTORAS
Perfil das autoras - Neide Duarte e Mércia Maria Leitão
Temos muita coisa em comum: somos professoras de Artes Plásticas, gostamos de ler, ouvir, contar histórias e apreciar e fazer arte. Foi unindo o comum e o diferente, experiências e preferências que surgiu a ideia de escrevermos livros de literatura infanto-juvenis, onde procuramos manter acesas a fantasia e a liberdade criativa que existem dentro de nós. |
Fonte Sítio: Home - Mércia M Leitão e Neide Duarte. disponível em:<http://www.livrus.net/perfil_autor.php?id_usuario=456>. (Neste sítio você encontrará um espaço para se comunicar com as escritoras e um pouco sobre o perfil delas.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Atividade Complementar
CONSTRUINDO UM BLOG
Professor, para finalizar esta aula construa um Blog com todas as piadas trabalhadas em sala de aula e outras que acharem interessantes. Não se esqueça de colocar imagens mapas, fotos e gráficos. Faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção do Blog. Se em sua escola tiver “laboratorista”, ou professor de informática, solicite a ajuda dele.
· Sítio: “Aula do Portal do Professor MEC - Vamos fazer um blog da turma?”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 01 de set. 2014.
· Sítio: “Vídeos YouTube: Como Criar um Blog”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 >. Acesso em: 01 de set. 2014.
· Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 01 de set. 2014.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “Jogos – Rima Quiz - Poesia ”. Disponível em <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-poesia.html>. (Neste sítio você encontrará um quiz muito divertido em que você tem que acertar os versos das poesias.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sítio: “Para colorir - Rima”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/rima.html>. (Neste sítio você encontrará o poema “A Casa” de Vinicius de Morais juntamente ilustrações para colorir .). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sítio: “Passatempos – Poesia encontre as palavras”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/poesia-cacapalavras.html>. (Neste sítio você encontrará o poema “O Pinguim” de Vinicius de Morais e um caça-palavras para encontrar palavras que rimam com as palavras grifadas.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: “Poesia para criança”. Disponível em: <http://poesiaparacrianca.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias poesias para trabalhar com os alunos.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sítio: “Smartkids – especiais – Poema e Poesia”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/poesia-concreta.html>. (Neste sítio você encontrará a definição e o exemplo de uma de poesia concreta.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sítio: “Smartkids – Para colorir –Poesia concreta”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia.html>. (Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre poesia e como versos e estrofes são organizadas.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sítio: “Smartkids – Para colorir –Verso e estrofe ”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/verso-e-estrofe.html>. (Neste sítio você encontrará o poema “A bailarina” de Cecília Meireles e a definição sobre versos e estrofes.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Sítio: “Smartkids – Para colorir - Soneto ”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/soneto.html>. (Neste sítio você encontrará o soneto “Via Lactea” de Olavo Bilac e a definição sobre de soneto.). Acesso em: 02 de set. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar o gênero textual: poema; identificar a estrutura composicional de um poema; identificar as principais características do poema e qual sua finalidade; produzir um poema de acordo com suas características; compreender quais elementos compõem um poema; participar de um sarau literário de poemas; participar de uma tarde de brincadeiras referentes ao livro estudado; conhecer um pouquinho da vida de cada autor dos poemas trabalhados; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
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