Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poemas: Palavras que encantam

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar o gênero textual: poema;
  • Identificar a estrutura composicional de um poema;
  • Identificar as principais características do poema e qual sua finalidade;
  • Produzir um poema de acordo com suas características;
  • Compreender quais elementos compõem um poema;
  • Participar de um sarau literário de poemas;
  • Participar de uma tarde de brincadeiras referentes ao livro estudado;
  • Conhecer um pouquinho da vida de cada autor dos poemas trabalhados;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias, além de saber utilizar recursos das TICs como: tablet e laptop. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 31 de ago. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 31 de ago. 2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1º Momento: aproximadamente duas a três aulas de 60 minutos.

 

Conversando com a turma

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa e peça aos alunos que pensem nas perguntas a seguir e depois compartilhem suas respostas.

  • Você gosta de poemas?
  • Conhece alguém que escreve poemas? Quem?
  • Sabe como se escreve esses textos?
  • Que tipo de poemas você conhece?
  • Você sabia que existem poemas que contam histórias?

Comente com seus alunos que existem poemas que contam histórias, em forma de versos e alguns com palavras que rimam. Explique a eles a estrutura de um poema e o que são rimas.

Em seguida, prepare algumas fichas do poema do livro “Você troca?” de Eva Furnari. Sugestões:

gatourubu  

cangurupato

Fonte: Sítio: Reticências da Larissa... LIVRO INFANTIL: Você troca? - Eva Furnari. Disponível em: <http://reticenciasdalarissa.blogspot.com.br/2013/01/blog-post.html>. (Neste sítio você encontrará o livro com o poema na íntegra.). Acesso em: 01 de set. 2014.

 

Divida a turma em equipes e distribua as fichas embaralhadas como se fosse um quebra cabeça e peça para os alunos montarem. Dê uma dica para eles dizendo que todas as palavras do final dos versos rimam. Quando o poema estiver montado realize com a turma a leitura coletiva.

 

Você troca?

Fonte: Sítio: Slideshare – Você troca? . Disponível em: <http://pt.slideshare.net/tlfleite/2-voce-troca-livro-1>. (Neste sítio você encontrará o poema “Você troca?” de Eva Furnari em slides.). Acesso em: 28 de ago. 2014.

 

Depois da leitura do texto convide os alunos para acessar o quiz desta história ou se preferir você poderá disponibilizar impresso aos alunos.

Caso sua escola possua os laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que acessem os quiz. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), alguns sítios para pesquisa:

Sítio: Minha Caixinha Mágica. Você Troca? Eva Funari. Disponível em: <http://minhacaixamagica.blogspot.com.br/2013/04/aula-de-portugues-2-ano-voce-troca-eva.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de ideias criativas para inserir a em suas aulas.). Acesso em: 01 de set. 2014.

 

Como forma de registro peça aos alunos que registrem as atividades no caderno de Língua Portuguesa.

01 - Observe a capa do livro para responder as questões a seguir:

a)      Quem são as personagens que aparecem na capa do livro?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

b)      Como está a expressão facial da Chapeuzinho Vermelho? E do Lobo?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

c)      Qual é a relação que o eu lírico faz com a ilustração da capa com o título do poema?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

02 - Observe as ilustrações da penúltima troca.

gato

a) Por que será que o gato está calçado com apenas uma bota?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) Você conhece alguma história em que aparece um gato assim? Qual?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

c) Relate o que este gato fazia na história.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

d) O que será que aconteceu com a outra bota do gato? Imagine e escreva.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

e) Em sua opinião, por que a poetisa chama o sapo de boboca?

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

 

 03 - Agora é a sua vez! Crie algumas trocas absurdas como fez Eva Furnari e não se esqueça de fazer

as ilustrações. Seja bem original, viu?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

04 - No final do poema, a autora troca o final da brincadeira por um varal de feiticeira. Mas, se ela tivesse

trocado a brincadeira pelo seu varal como ele seria?

Desenhe-o abaixo:

 

balão

Professor, apresente a biografia de Eva Furnari para que os alunos possam  conhecer um pouco sobre a autora do livro “Você troca?.

 

CONHECENDO A AUTORA
Biografia da autora - Eva Furnari

Eva

Eva  Furnari  nasceu em Roma, Itália em 1948. Veio para o Brasil aos   dois   anos   de   idade   e   reside   em  São Paulo até hoje. Em   1976,   formou-se   em    Arquitetura    e    Urbanismo   pela Universidade   de   São  Paulo. Foi professora de artes no Museu Lasar   Segall   de   74   a  79, colaborou, na década de 80, como desenhista   em   diversas   revistas  recebendo o Prêmio Abril de Ilustração   em   1987.  Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias   da Bruxinha  no suplemento  infantil  do    jornal, Folha de São Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros   infantis   e   juvenis   em   1980,   com  livros de imagem e publicou 60 livros.

Fonte: Sítio:Biblioteca Eva Furnari - Biografia. Disponível em: <http://jornadasliterarias.upf.br/15jornada/index.php/autores/389-eva-furnari.html>. ( Neste sítio você encontrará coleções de livros, biografia prêmios, trabalhos e contato da autora.). Acesso em: 01 de set. 2014.

 

atividade de casa

 

O livro que vocês acabaram de ler fala sobre trocas. Realize juntamente com seus colegas e professor uma feira de trocas na escola. Para isso, peça a  ajuda de um adulto, procure algo que você deseja trocar e faça um anúncio bem criativo para apresentar seu objeto e no que deseja trocá-lo. Leve o material escolhido para a sala de aula e participe da "Feira das Trocas". 

 

2º Momento: aproximadamente duas a três aulas de 60 minutos.

 

Professor, organize juntamente com a turma o lugar da exposição dos anúncios e dos objetos que trouxeram para "Feira das Trocas". Promova momento para os alunos lerem os anúncios e realizarem as trocas.

Professor, depois que os alunos realizaram as trocas apresente o livro “Mais respeito, eu sou criança!” do autor Pedro Bandeira, em Data Show ou se preferir os poemas a serem trabalhados poderão ser escritos em cartolina ou papel Kraft.

 

 Mais respeito, eu sou criança

Fonte: Sítio:" Blog da Malu -  Livro "Mais respeito, eu sou criança!". Disponível: <http://malumaluquete.blogspot.com.br/2011/05/mais-respeito-eu-sou-crianca.html>. (Neste sítio você encontrará a capa do livro e o poema que o nomeou.). Acesso em: 01 de set. 2014.

 

Posteriormente, promova um debate sobre o título do livro “Mais respeito, eu sou criança!” Pergunte aos alunos:

  • Em que momento vocês se sentem desrespeitados?
  • Quando isso acontece como é que vocês se sentem?
  • Por que vocês acham que os adultos agem assim?

Professor, agora apresente alguns  poemas que fazem parte dessa obra e como forma de registro peça aos alunos que respondam as atividades de interpretação no caderno de Língua Portuguesa.

Leia o poema a seguir:

 

GRANDE OU PEQUENO ?

 

Se eu me meto na conversa,

para ouvir do que é que falam

os adultos e os parentes,

lá vem bronca da mamãe:

"Não, não, não! Já para fora!

Você é muito pequeno

para ouvir nossa conversa".

 

Mas se eu faço algum errinho,

qualquer coisinha malfeita,

ou alguma reinação,

lá vem bronca do papai:

"Mas você não tem vergonha?

Isso é coisa que se faça?

Você já está muito grande

para coisas como essa"!

 

Afinal, QUEM É QUE EU SOU?

Ou eu sou muito pequeno,

ou sou grande até demais!

Ora, TENHAM PACIÊNCIA!

Deixem-me crescer em paz!

Pedro Bandeira

Fonte: Sítio: " Cantinho da psicóloga". Disponível em: <http://cantinhodelva.blogspot.com.br/2009/02/grande-ou-pequeno-se-eu-me-meto-na.html>. (Neste sítio você encontrará o poema proposto.). Acesso em: 01 de set. 2014.

 

  • Complete a tabela  abaixo de acordo com as coisas que geralmente os adultos..

 Acham que as crianças são grandes demais para fazer

 Acham que as crianças são consideradas pequenas demais pra fazer

 _______________________________________

 _______________________________________

 _______________________________________ 

 _______________________________________

 _______________________________________

 

 ______________________________________

 _______________________________________

 _______________________________________

 _______________________________________

 _______________________________________

 

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

Leia o poema abaixo:

 

NÃO TENHO MEDO DE NADA

 

NÃO TENHO MEDO DE NADA

EU SOU VALENTE DE FATO!

NEM DE SUSTO, NEM DE ESCURO

NEM DE INJEÇÃO, NEM DE RATO!

 

NEM DE SAPO OU LAGARTIXA

NEM DE FANTASMA OU ASSOMBRAÇÃO!

EU SOU MENINO SEM MEDO,

CORAJOSO E VALENTÃO!

 

NÃO TENHO MEDO DE ARANHA,

NEM DE MONSTRO, NEM DE DRAGÃO!

NÃO TENHO MEDO DE BRUXA,

NEM DO TAL BICHO-PAPÃO!

 

MAS EU SÓ TENHO CORAGEM

QUANDO ESTOU NA MINHA CASA,

BEM SEGURO, ACONCHEGADO

NO COLINHO DA MAMÃE...

 

01 - Ao ler poema pode-se observar que o garoto:

(     ) Não tem medo de nada.

(     ) Só tem medo quando está no colo da mãe.

(     ) Só não tem medo quando está em casa  no colinho da mamãe.

 

02 - Preencha a tabela de acordo com o poema.

Quantos versos?

 

Quantas estrofes?

 

Quantos versos em cada estrofe?

 

 

03-Sublinhe com lápis de cor azul as palavras que rimam.

 

04 - E você, quando é que tem medo?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________ 

 

Leia o poema:

poema

Fonte: Sítio: "Contos Encontados - "Mais respeito, eu sou criança!".Disponível em: <http://contosencontados.blogspot.com.br/2010/10/mais-respeito-eu-sou-crianca.html>. (Neste sítio você encontrará o poema citado acima e o poema que finaliza o livro.). Acesso em: 02 de set.  2014.

 

01- Responda em seu caderno:

a)      Por que o eu lírico diz que os adultos já se esqueceram da infância?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________ 

b)      O que para ele é mais gostoso fazer?Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________ 

 

02-Releia a estrofe a seguir e explique com suas palavras o que você entendeu:

“Se vocês olham pra gente,

é chão que vêem por trás.

Pra nós, atrás de vocês,

Há o céu, há muito, muito mais!”

 

03 - Na quinta estrofe o eu lírico está sempre relembra novamente os adultos sobre a infância passada. Por que ele faz isso?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

04 - Você concorda com o eu lírico no modo como ele trata os adultos? Por quê?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

 

05 - Mesmo tendo infância e conhecendo essa fase muito bem, por que os adultos estão sempre chamando a atenção das crianças? 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

 

CONHECENDO O AUTOR
Biografia do autor - Pedro Bandeira

 

autor

Pedro    Bandeira   de   Luna    Filho    (Santos,  9  de  março   de 1942) é  um  escritor  brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.

Pedro   Bandeira   é   o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil   (  vinte   milhões   de   exemplares   até   2006  )   e, como especialista   em   letramento   e   técnicas   especiais   de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de setenta   e   sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como   a  série  Os  Karas. A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha..., A hora da verdade e Prova de Fogo.

Em  sua cidade natal, Santos, trabalhou principalmente em teatro amador.Mudou-se para São Paulo em 1961 para cursar Ciências Sociais  na  Universidade  de  São  Paulo.É casado com Lia, com quem  teve  três  filhos: Rodrigo , Marcelo  e Maurício. Tem cinco netos:  Michele,  Melissa,  Beatriz,  Júlia e Érico. Atualmente vive em São Roque.

 Fonte: Sítio: Biografia do autor Pedro Bandeira. Disponível em:<http://livroadrogadaobedienciabiografia.blogspot.com.br/>.  (Neste sítio você encontrará apenas a biografia do autor.). Acesso em: 02 de set. 2014.  

tarefa de casa

 

Peça a um adulto para lhe ajudar a escolher um poema para apresentar num Sarau Literário para os colegas. Para isso siga estes passos:

  • Preste bastante atenção quanto aos sinais de pontuação, pois eles são muito importantes para dar a entonação correta do poema escolhido;
  • Decore o poema para declamá-lo;
  • Cuide da postura do corpo, da expressão facial e os gestos que serão necessários fazer;
  • Lembre-se de ficar bem tranquilo (a) e usar o tom de voz adequado ao fazer sua apresentação;
  • Convide os colegas das outras turmas para assistirem as apresentações.

 

3º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.

 

Professor, organize o ambiente escolar para que todos se sintam à  vontade  para declamarem seus poemas. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.

Ao término, do Sarau Literário preencha a ficha de como foi sua apresentação.

 

Avaliação

Fonte das imagens New touch – Emoticons grátis para MSN. disponível em: <http://newtouchs.com/emoticons-gratis-para-msn.html>. Acesso em: 02  de set. 2014.

 

4º Momento: aproximadamente uma a duas  aulas de 60 minutos.

 

É hora de brincar com os poemas

Professor, antes de iniciar a leitura questione os alunos sobre o que eles pensam que vão ler no livro “Folclorices de brincar”. Em seguida, apresente o livro  a eles em data show.

Folclorices

Fonte: Sítio: "Slideshare – Folclorices de brincar. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/dulcilene/folclorices-de-brincar>. (Neste sítio você encontrará a coleção de poemas que fazem parte do livro em slides.). Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Em seguida, realize com os alunos uma roda de ideias sobre o livro, pergunte a eles:

01-Por que o título do livro é “Folclorices de brincar”?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________  

 

02-Quais são os nomes das brincadeiras que aparecem no livro?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________ 

____________________________________________________________________  

 

03-Você conhece algumas das brincadeiras citadas no texto? Quais?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________ 

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________ 

 

04-Se for possível façam uma demonstração da brincadeira que você conhece, se preferir poderá trazer objetos para sua apresentação. (bolinha de gude, pipa, pião, água, sabão e canudo dentre outras.).

 

Peça aos alunos que registrem com uma produção de texto a brincadeira escolhida, comentando o nome da brincadeira e dando orientações de como brincar no caderno de Literatura ou Língua Portuguesa.

Assim como fizeram as poetizas Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, você e um colega vão escrever juntos um poema, sobre as brincadeiras dos dias atuais (jogos de vídeo game,...) que você mais gosta. Não se esqueça de ilustrar.

Lembre-se:  O poema é escrito em versos e estrofes.

Título:_____________________________________________________________________________________________________

                                                                                      

 

 

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________ 

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________ 

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________ 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

 Ao terminarem peçam a professora para fazer as correções necessárias e corrijam seu texto. 

 

Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptop, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para transcreverem os poemas que criaram e ilustrem. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). 

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para montarem um varal de poesia no pátio da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciar os poemas.

Professor, para finalizar prepare com os alunos uma “Tarde pra lá de divertida”  para que possam brincar com as brincadeiras apresentadas no livro.

 

CONHECENDO AS AUTORAS
Perfil das autoras - Neide Duarte e Mércia Maria Leitão

                 autoras

Temos   muita   coisa   em   comum:  somos professoras de Artes Plásticas,  gostamos  de  ler, ouvir,  contar  histórias  e apreciar e fazer arte.

Foi  unindo  o  comum  e  o diferente, experiências e preferências que  surgiu  a  ideia  de  escrevermos  livros de  literatura infanto-juvenis, onde procuramos manter acesas a fantasia e a liberdade criativa que existem dentro de nós. 

Fonte Sítio:  Home - Mércia M Leitão e Neide Duarte. disponível em:<http://www.livrus.net/perfil_autor.php?id_usuario=456>. (Neste sítio você encontrará  um espaço para se comunicar com as escritoras e um pouco sobre o perfil delas.). Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Atividade Complementar

CONSTRUINDO UM BLOG

Professor, para finalizar esta aula construa um Blog com todas as piadas trabalhadas em sala de aula e outras que acharem interessantes. Não se esqueça de colocar imagens mapas, fotos e gráficos. Faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção do Blog. Se em sua escola tiver “laboratorista”, ou professor de informática, solicite a ajuda dele.

·         Sítio: “Aula do Portal do Professor MEC -  Vamos fazer um blog da turma?”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 01 de set. 2014.

·         Sítio: “Vídeos YouTube:  Como Criar um Blog”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 >. Acesso em: 01 de set. 2014.

·         Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 01 de set. 2014.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: “Jogos – Rima Quiz - Poesia ”. Disponível em <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-poesia.html>. (Neste sítio você encontrará um quiz muito divertido em que você tem que acertar os  versos das poesias.). Acesso em: 02 de set. 2014.

Sítio: “Para colorir - Rima”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/rima.html>.  (Neste sítio você encontrará o poema “A Casa” de Vinicius de Morais  juntamente ilustrações para colorir .). Acesso em: 02 de set. 2014.

Sítio: “Passatempos – Poesia encontre as palavras”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/poesia-cacapalavras.html>.   (Neste sítio você encontrará o poema “O Pinguim” de Vinicius de Morais  e um caça-palavras para encontrar palavras que rimam com as palavras grifadas.). Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Sugestões de links para os professores:

Sítio: “Poesia para criança”. Disponível em: <http://poesiaparacrianca.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias poesias para trabalhar com os alunos.). Acesso em: 02 de set. 2014.

Sítio: “Smartkids – especiais – Poema e Poesia”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/poesia-concreta.html>.  (Neste sítio você encontrará a definição e o exemplo de uma de poesia concreta.). Acesso em: 02 de set. 2014.

Sítio: “Smartkids – Para colorir –Poesia concreta”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia.html>. (Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre poesia e como versos e estrofes são organizadas.). Acesso em: 02 de set. 2014.

Sítio: “Smartkids – Para colorir –Verso e estrofe ”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/verso-e-estrofe.html>. (Neste sítio você encontrará  o poema “A bailarina” de Cecília Meireles e a definição  sobre versos e estrofes.). Acesso em: 02 de set. 2014.

Sítio: “Smartkids – Para colorir - Soneto ”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/soneto.html>. (Neste sítio você encontrará  o soneto “Via Lactea” de Olavo Bilac e a definição  sobre de soneto.). Acesso em: 02 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar o gênero textual: poema; identificar a estrutura composicional de um poema; identificar as principais características do poema e qual sua finalidade; produzir um poema de acordo com suas características; compreender quais elementos compõem um poema; participar de um sarau literário de poemas; participar de uma tarde de brincadeiras referentes ao livro estudado; conhecer um pouquinho da vida de cada autor dos poemas trabalhados; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.