Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A luz e o calor do Sol

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que o Sol é a estrela mais próxima da Terra;
  • Ampliar o conhecimento sobre Sol e a saúde do ser humano;
  • Reconhecer a existência de animais noturnos e diurnos;
  • Ler e interpretar imagens;
  • Compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta Terra;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábitos preventivos. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita.Trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da luz e do calor do Sol.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para informações sobre estas ações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque “os diferentes componentes curriculares devem ser contemplados, porém não de modo fragmentado, com divisão estanque do tempo escolar, mas sim de forma integrada, sem perder de vista o contexto de cada área. Contemplar os conteúdos necessários em cada área de conhecimento, as diferentes estratégias didáticas, as diversas formas de organização das atividades, as variadas formas de avaliação, requer planejamento, intencionalidade”. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. Planejar para integrar saberes e experiências. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento. Brasília: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, p. 6-13, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 19 de ago. 2014.

 

Nesta perspectiva, esta aula possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos, a seguir, alguns conteúdos para que o trabalho concilie com sua proposta curricular.

História: debate sobre a dimensão contínua do tempo, noções de passado, presente e futuro; permanências e mudanças na sociedade; levantamento de problemas (passado e presente) e discussão de soluções.

Geografia: paisagens naturais e construídas pelo homem; paisagens rurais e urbanas; problemas ambientais; município; Estado; país; biodiversidade: paisagem, relevo, água; meio ambiente: preservação e degradação; regiões brasileiras: características, paisagens, modos de produção, aterro sanitário; transformações dos espaços causadas por ações humanas; condições de vida de diferentes regiões do Brasil.

Língua Portuguesa: reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar, ouvir, compreender, interpretar e apresentar: argumentos, opinião e comentário). 

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito.

Ciências: natureza; movimento do planeta terra: translação e rotação; os dias e as noites; o céu e a Terra; diferentes espécies de animais e a vida no planeta Terra.

Informática: linguagem digital, criação de Blog, Quiz,  Wiki, navegação na Internet.

Temas transversais: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos e pinturas.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano    Introduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel”. Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html>. Acesso em: 22 de ago. 2014.

 

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da temática de nosso planejamento. Este momento servirá para que você conheça o que os alunos sabem sobre o Céu e a Terra. Apresente as imagens a seguir e inicie o diálogo a partir delas.

 

A luz e o calor do sol    

Fonte: Sítio: “Menina voadora”. Disponível em: <http://menina-voadora.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

 

A luz e o calor do sol  

Fonte: Sítio “Wordpress”. Disponível em: <http://atos242.wordpress.com/2010/04/14/levantando-cedo/>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

 

Questione a turma:

  • Como vocês sabem que é hora de dormir? E de acordar? (Espera-se que os alunos mencionem o raiar do dia e o escurecer da noite como indicação do horário de acordar e de dormir.).
  • O que vemos no céu durante o dia? E durante a noite? (Durante o dia: Sol, nuvens e, menos frequentemente, a Lua. Durante a noite: Lua, estrelas, nuvens.).
  • Para onde vão as estrelas quando é dia? (As estrelas continuam no céu, mas não é possível enxergá-las por causa da claridade do Sol.).
  • Vocês já observaram o céu à noite? O que vocês viram? (Resposta pessoal.).
  • Todos os pontos que vemos no céu são estrelas? (Não. Alguns podem ser planetas ou cometas, por exemplo.).
  • Quem sabe o nome do equipamento utilizado para observar os corpos que estão muito distantes, ou seja, as estrelas, cometas? (Esclareça que o ser humano desenvolveu equipamentos que lhe possibilitam estudar os astros, como os telescópios e as lunetas.).
  • Por que existem os dias e as noites? (Por que o Sol ilumina apenas uma parte da Terra de cada vez. Na parte iluminada pelo Sol, é dia. Na parte não iluminada, é noite.). Professor, para ter acesso a aulas relacionadas à compreensão da noção de astronomia, conhecendo a organização do Sistema Solar, situando o planeta Terra pela sua posição no Sistema Solar e conhecendo suas características acesse o Sítio: “Portal do Professor”. Você terá acesso à coleção e aulas “Astronomia” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=218>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

Após o diálogo, leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Este momento será utilizado para a turma conhecer alguns tipos de telescópios e lunetas; além de conhecer um virtual sobre o universo.    Juntamente com os alunos acesse:

Sítio: “Telescópios”. Disponível em: <http://www.telescopiosastronomicos.com.br/telescopios.html>. (Neste endereço será possível conhecer vários tipos de telescópio.). Acesso em: 13 de ago. 2014.

Sítio: “Museu do Universo”. Fundação Planetário do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.eravirtual.org/universo_pt/index.html>. Acesso em: 15 de ago. 2014. (Neste endereço, o visitante é convidado para uma viagem espacial. Simulando uma nave.). Acesso em: 13 de ago. 2014.

Para finalizar, pergunte aos alunos o que acharam desta aula e o que foi possível aprender. É importante que justifiquem suas respostas.

 

Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  O Sol

Retome com os alunos, a informação de que o Sol é uma estrela. Ele parece maior do que as outras estrelas que vemos no céu porque está mais perto da Terra. Daqui da Terra, é possível sentir a luz e o calor que o Sol libera. (Para outras informações sobre o Sol, acesse o Sítio “Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm>. Acesso em: 15 de ago. 2014. Neste endereço, você terá acesso a temática Sol: o que é o Sol; estatísticas; filmes; cronologia do sistema solar; recursos adicionais, dentre outros. Leia e selecione o que adequar aos seus aos objetivos.).

O solo e a suade do ser humano   Leitura de texto online

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Proponha aos alunos a leitura do texto “Sol” postado no sítio: “Escola Kids”, disponível em: <http://www.escolakids.com/sol.htm>. Acesso em: 15 de ago. 2014. Este texto tem como objetivo ampliar as informações sobre o Sol. É importante que você leia os textos anteriormente, pois, essa leitura irá enriquecer ainda mais os diálogos com a turma. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Não sendo possível utilizar estas ferramentas providencie a cópia impressa para que todos possam colar no caderno de Ciências.

 

O solo e a suade do ser humano    Exploração do texto online

Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, de pontuação, de compreensão e de interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta.

Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados.

Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Promova um diálogo para que eles expressem oralmente o que descobriram sobre a principal estrela do Sistema Solar: o Sol.

Se necessário apresente outros textos, você poderá utilizar alguns textos postados no Sítio: “Ciência hoje das crianças”, para isto é só acessar:

A atividade a ser realizada após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   O Sol e a vida na Terra

Retome as descobertas feitas nas aulas anteriores. Ressalte que a maior parte dos seres vivos precisa da luz e do calor do Sol para sobreviver. Pergunte para turma:

  • As plantas precisam do Sol para viver? Justifique sua resposta.
  • E os animais, eles precisam do Sol para viver? Por quê?
  • E nós seres humanos, precisamos do Sol para viver? Por quê?
  • Quais são as fontes de luz presentes em nosso dia a dia?

Ouça as respostas dos alunos. Faça novos questionamentos à medida que forem respondendo. No final do diálogo, é importante que os alunos sejam informados que a luz do Sol é essencial para a manutenção da vida na Terra. As plantas precisam da luz do Sol para fabricar o próprio alimento. Elas servem de alimento para muitos animais que, por sua vez, também servem de alimento para outros animais. Nós, seres humanos, precisamos da vitamina D para que nossos ossos fiquem fortes. Essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol.

Sobre as fontes de luz presentes no dia a dia, é importante que os alunos saibam que além das fontes artificiais, como lâmpadas, velas, etc., existe uma fonte de luz natural: o Sol, que produz luz própria.

Para reforçar estas informações, peça que os alunos leiam o texto: “A importância do Sol para os seres vivos” acessando o Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-importancia-do-sol-para-os-seres-vivos.htm>. Acesso em: 15 de ago. 2014.  Se preferir, providencie a cópia impressa para que todos possam colar no caderno de Ciências.

Peça a eles que façam a leitura silenciosamente. Em seguida, leia para a turma em voz alta. Ao finalizar dialoguem sobre o conteúdo do texto. Esclareça as possíveis dúvidas.

 

 

Informe aos alunos que a Lua, embora brilhe no céu, é um astro rochoso que apenas reflete a luz solar. Ressalte que, apesar podemos olhar a Lua sem prejudicar os olhos, não devemos olhar diretamente para o Sol, pois os raios solares podem causar inflamações na córnea e até cegueira. Para outras informações acesse:

Sítio: “Saúde visual: um foco no olhar”. Disponível em: <http://www.saudevisual.com.br/noticias/456-encarar-o-sol>.

Sítio: “Observatório UFMG” – Observação do Sol. Disponível em:  <http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm>.

Acessados em: 16 de ago. 2014.

O solo e a suade do ser humano     Animais diurnos e animais noturnos

Aproveite este momento para realizar um estudo sobre o comportamento dos animais de acordo com a presença ou a ausência da luz solar.

Pergunte aos alunos se eles já ouviram ruídos de animais durante a noite. Ouça suas respostas e depois informe que os animais mais ativos durante a noite, são chamados animais noturnos, eles costumam fazer suas atividades, como se alimentar, durante a noite. Por exemplo, ouvir o coaxar dos sapos, o piar de corujas.

Já os animais que vivem na presença de luz são chamados animais diurnos, eles costumam fazer suas atividades, como se alimentar, durante o dia. Por exemplo, cavalo, camaleão, galinha.

 

Registre a atividade de casa a seguir, na lousa e peça que a turma copie.

         COMUNICACAO   

Descubra os nomes de alguns animais que são mais ativos durante o dia e outros que preferem a ausência da luz solar. Convide um adulto para ajudá-lo, assim vocês poderão compartilhar seus conhecimentos.

 

Animais diurnos e animais noturnos

a- Escrevam pelo menos os nomes de quatro animais diurnos e quatro noturnos. Faça uma descrição de suas características. Se quiserem, podem anotar também alguma curiosidade a respeito deles.

 

Observação: Você poderá fazer uma ficha para os alunos preencherem a partir de suas pesquisas. Caso faça opção pelo uso da ficha, a turma deverá copiar e preencher uma para cada animal que pesquisar. Sugerimos o seguinte modelo de ficha:

 

A luz e o calor do sol

A luz e o calor do sol

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet.

 


Professor, ressalte para turma que modificações causadas pelo homem e interações ecológicas podem ser responsáveis por mudanças no padrão de atividade de algumas espécies, alterando o ritmo biológico destas espécies.  Ou seja, animais diurnos podem passar a serem animais noturnos, por exemplo, espécies de aves diurnas que, na época da migração mudam seu padrão normal de atividade e concentram os voos migratórios durante a noite. Para mais informações acesse: TOMOTANI, Bárbara, M.; ODA, Gisele A. Diurnos ou noturnos? Discutindo padrões temporais de atividade. Revista da Biologia, v. 9, 2012, p. 1 -6. Disponível em: <http://ib.usp.br/revista/volume9f3>. Acesso em: 16 de ago. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Compartilhando a atividade de casa

 

Professor, com o objetivo de trocar informações, organize os alunos para apresentação da tarefa proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos animais que cada aluno pesquisou. Faça duas colunas, uma para registrar os nomes dos animais diurnos e a outra para os animais noturnos. Veja como fazer, inserimos alguns nomes de animais:

 

A luz e o calor do sol

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Em seguida, divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar aqueles que pesquisaram o mesmo animal. Neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Instrua-os a fazerem a leitura das fichas dos animais que pesquisaram.

Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um animal para apresentar aos demais colegas.

Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresentação.

Cada aluno na sua vez deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o animal que apresentará. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentarem, poderão ser feitas após a exposição do colega.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Socializando

                 Workshop: A luz e o calor do Sol

 

Professor, que tal sugerir que os alunos façam um workshop na hora do recreio para socializarem o que aprenderam.  O workshopé uma reunião de um grupo de pessoas interessados em um determinado assunto. Diferentemente da palestra, no workshop a plateia é convocada a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem com o que está acontecendo.

Algumas providências devem anteceder ao evento, tais como:

  • Planejamento: objetivo do evento, dia horário, local e material que vão utilizar;
  • Solicitação para direção da escola, para realizarem a atividade no horário do recreio;
  • Divulgação por meio de cartazes ou folhetos;
  • Organização das equipes de trabalho.

Registre este momento, pois é importante como recurso para avaliarem posteriormente.

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

Observação: Professor, os alunos também poderão utilizar slides durante a realização do workshop. Caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme utilizando o Movie Maker.

Veja como criar um Movie Maker em:

Sítio: “YouTube”. Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

Sítio: “Cartografia”.Passo a passo Windows Movie Maker. <http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html>. Acesso em: 16 de ago. 2014.

Recursos Complementares

Sugestão de links para aluno e professores:

. Sítio: “YouTube” – Tv Cultura: De onde vem o dia e a noite - Kika.  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

Sugestão de links para professores:

. Sítio: “Revista Nova Escola” – Qual a importância do Sol para os seres vivos.  Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/qual-importancia-calor-sol-seres-vivos-683867.shtml>. Acesso em: 15 de ago. 2014.

. Sítio: “Terra” - De onde vem o calor emitido pelo Sol? Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1650972-EI8405,00.html>. Acesso em: 16 de ago. 2014.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Raio de Sol. São Paulo: DCL, 2004.

COPPINI, Sonia; SPERB, Dudu. Mast e o planeta Azul. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que: o Sol é a estrela mais próxima da Terra e ele é essencial para a manutenção da vida no planeta Terra. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; reconhecer e dar o devido valor a hábitos que preservem a natureza; compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta Terra; valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábitos preventivos; reconhecer a existência de animais noturnos e diurnos; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.