Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Astronomia

 

27/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas à compreensão da noção de astronomia, conhecendo a organização do Sistema Solar, situando o planeta Terra pela sua posição no Sistema Solar e conhecendo suas características. As aulas 1 e 2 trabalham com a observação do céu, a posição do Sol e identificam as principais características dos planetas que compõem o Sistema Solar e a importância do Sol para a vida na Terra. Nas aulas 3 a 5 vamos identificar as fases da Lua, conhecer a lenda que explica a origem da Lua e desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno. Na aula 6 identificaremos as características de um satélite e vamos entender o ciclo que dá origem aos dias e as noites. Na aula 7 vamos conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem. Nas aulas 8 e 9 vamos relacionar a “ausência” das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar, conhecer o conceito de estrelas, identificar a estrela mais importante do Sistema Solar e identificar algumas constelações, desenvolvendo um conceito sobre elas. Nas aulas 10 a 13 vamos observar a posição do Sol para localização e de acordo com a sua posição analisar como ocorrem os eclipses solar e lunar. Conhecer o movimento de rotação da Terra e relacionar a formação dos dias e das noites a este movimento. Na aula 14 vamos identificar riscos e impactos ambientais causados pelo lixo espacial. Nas aulas 15 e 16 vamos relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície percebendo a gravidade da Terra como força de atração sobre os objetos e seres. Nas aulas 17 a 19 vamos sistematizar os conhecimentos sobre a crosta terrestre e placas tectônicas e a consequência de seus movimentos tais como: terremotos, vulcões e tsunamis e entender a influência das fases da lua sobre o movimento das marés.

Autoria

Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

sistema solar, planetas, sol, lua, eclipse, estrelas, rotação da terra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de aulas da coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 UCA: Sistema Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

  Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: - Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as principais car...

21/03/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38032 acesso(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

2 Planetas do Sistema Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

a- Realizar uma leitura dirigida de um texto informativo sobre os planetas do sistema solar. b- Identificar os planetas que fazem parte do Sistema Solar. c- Montar um esquema com as descobertas feitas e apresentar para a turma.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20367 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Sistema Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

- Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as diferentes fases da lua.

09/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 52529 acesso(s)

Leonor dos Santos Rodrigues

ESCOLA EST BRIGADEIRO FELIPE

ARRAIAS TO

Apoio Escolar

4 A lua é dos namorados?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | História

Observar e identificar as fases da lua; Conhecer a lenda que explica a origem da lua; Desenvolver a capacidade de apresentar oralmente o conhecimento sobre as fases da lua.  

31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10597 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 UCA: A Lua: observação do céu noturno

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Primerio Objetivo Desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno, em especial em relação à Lua. Segundo Objetivo Fazer uma luneta simples para observação astronômica. Terceiro Objetivo Realizar coleta de dados a partir da observação da Lua com uma luneta fe...

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9229 acesso(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

6 A lua, satélite da terra

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar características de um satélite. Compreender a explicação da existência da Lua na mitologia. Entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra.  

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10371 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 Fases da Lua

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem.

01/12/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 38476 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Há estrelas durante o dia?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar a ausência das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar. Identificar o conceito de estrela. Identificar a estrela mais importante do Sistema Solar, que conseguimos ver durante o dia. Realizar atividade prática para demonstrar como a luz solar ofusca o brilh...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13862 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 O céu e as constelações

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Desenvolver noções sobre constelações;        Identificar algumas constelações através da observação de imagens e leitura; Representar através do desenho e pintura algumas constelações (Órion, Sagitário, Antares, Escorpião,Cruzeiro do Sul ).

31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 76752 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 Usando o Sol para nos localizar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; • Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; • Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal.

16/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 81797 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 Eclipse Lunar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como ocorre o eclipse lunar.

25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18796 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

12 Eclipse Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como ocorre o eclipse solar.

25/11/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 13141 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

13 Para onde vai o sol, quando a noite chega?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Como acontece o movimento de rotação da Terra; • Relacionar a formação dos dias e das noites, ao movimento de rotação da Terra e à ausência da luz solar; • O movimento aparente do Sol como uma conseqüência do movimento de rotação da Terra.

30/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33231 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 Lixo espacial - uma ameaça ao nosso Planeta

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Reconhecer objetos produzidos pelo ser humano, sem função útil que circulam na órbita terrestre, como lixo espacial;    Identificar riscos e impactos ambientais causados pelo lixo espacial;    Conhecer soluções que podem reduzir os riscos e os impactos ambientais causados pelo...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13822 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

15 Por que não percebemos a forma da Terra?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Reconhecer a Terra como um planeta de forma arredondada; • Relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície.

28/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 11625 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

16 Por que não caímos da Terra?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Perceber a gravidade da Terra como uma força de atração da Terra sobre objetos e seres. • Identificar situações que indiquem o princípio da gravidade.

16/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 19734 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

17 A TERRA E O UNIVERSO: O PLANETA TERRA POR DENTRO E POR FORA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Sistematizar  os conhecimentos sobre  a crosta terrestre e  placas tectônicas e  a consequência de seus movimentos tais como  terremotos, vulcões e tsunamis;   Buscar informações em diferentes tipos de fontes (livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura com...

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 33921 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

18 O Mundo da Lua

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Professor, a idéia dessa aula é basicamente apresentar de maneira simples “o mundo da Lua” aos alunos, suas características e sua relação com a Terra. Monteiro Lobato em seu livro “Viagem ao Céu” mistura ciência e fantasia de uma maneira muito interessante às crianças. Essa au...

22/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3769 acesso(s)

Deborah Santos Prado

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

19 A Lua e as Marés

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Conhecer e entender a influencia das fases da lua sobre o movimento de marés. Compreender qual a importância das marés para a economia e ecologia.

06/03/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 8768 acesso(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8618 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.