27/05/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas à compreensão da noção de astronomia, conhecendo a organização do Sistema Solar, situando o planeta Terra pela sua posição no Sistema Solar e conhecendo suas características. As aulas 1 e 2 trabalham com a observação do céu, a posição do Sol e identificam as principais características dos planetas que compõem o Sistema Solar e a importância do Sol para a vida na Terra. Nas aulas 3 a 5 vamos identificar as fases da Lua, conhecer a lenda que explica a origem da Lua e desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno. Na aula 6 identificaremos as características de um satélite e vamos entender o ciclo que dá origem aos dias e as noites. Na aula 7 vamos conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem. Nas aulas 8 e 9 vamos relacionar a “ausência” das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar, conhecer o conceito de estrelas, identificar a estrela mais importante do Sistema Solar e identificar algumas constelações, desenvolvendo um conceito sobre elas. Nas aulas 10 a 13 vamos observar a posição do Sol para localização e de acordo com a sua posição analisar como ocorrem os eclipses solar e lunar. Conhecer o movimento de rotação da Terra e relacionar a formação dos dias e das noites a este movimento. Na aula 14 vamos identificar riscos e impactos ambientais causados pelo lixo espacial. Nas aulas 15 e 16 vamos relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície percebendo a gravidade da Terra como força de atração sobre os objetos e seres. Nas aulas 17 a 19 vamos sistematizar os conhecimentos sobre a crosta terrestre e placas tectônicas e a consequência de seus movimentos tais como: terremotos, vulcões e tsunamis e entender a influência das fases da lua sobre o movimento das marés.
Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
sistema solar, planetas, sol, lua, eclipse, estrelas, rotação da terra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
UCA: Sistema Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: - Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as principais car... 21/03/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38032 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
2 |
Planetas do Sistema Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais a- Realizar uma leitura dirigida de um texto informativo sobre os planetas do sistema solar. b- Identificar os planetas que fazem parte do Sistema Solar. c- Montar um esquema com as descobertas feitas e apresentar para a turma. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20367 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Sistema Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais - Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as diferentes fases da lua. 09/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 52529 acesso(s) |
Leonor dos Santos Rodrigues ESCOLA EST BRIGADEIRO FELIPE ARRAIAS TO Apoio Escolar |
4 |
A lua é dos namorados?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | História Observar e identificar as fases da lua; Conhecer a lenda que explica a origem da lua; Desenvolver a capacidade de apresentar oralmente o conhecimento sobre as fases da lua. 31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10597 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
UCA: A Lua: observação do céu noturno
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Primerio Objetivo Desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno, em especial em relação à Lua. Segundo Objetivo Fazer uma luneta simples para observação astronômica. Terceiro Objetivo Realizar coleta de dados a partir da observação da Lua com uma luneta fe... 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9229 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
6 |
A lua, satélite da terra
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar características de um satélite. Compreender a explicação da existência da Lua na mitologia. Entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10371 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
Fases da Lua
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem. 01/12/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 38476 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Há estrelas durante o dia?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar a ausência das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar. Identificar o conceito de estrela. Identificar a estrela mais importante do Sistema Solar, que conseguimos ver durante o dia. Realizar atividade prática para demonstrar como a luz solar ofusca o brilh... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13862 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
O céu e as constelações
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Desenvolver noções sobre constelações; Identificar algumas constelações através da observação de imagens e leitura; Representar através do desenho e pintura algumas constelações (Órion, Sagitário, Antares, Escorpião,Cruzeiro do Sul ). 31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 76752 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
Usando o Sol para nos localizar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; • Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; • Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal. 16/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 81797 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Eclipse Lunar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre o eclipse lunar. 25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18796 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Eclipse Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre o eclipse solar. 25/11/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 13141 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
Para onde vai o sol, quando a noite chega?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Como acontece o movimento de rotação da Terra; • Relacionar a formação dos dias e das noites, ao movimento de rotação da Terra e à ausência da luz solar; • O movimento aparente do Sol como uma conseqüência do movimento de rotação da Terra. 30/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33231 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Lixo espacial - uma ameaça ao nosso Planeta
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer objetos produzidos pelo ser humano, sem função útil que circulam na órbita terrestre, como lixo espacial; Identificar riscos e impactos ambientais causados pelo lixo espacial; Conhecer soluções que podem reduzir os riscos e os impactos ambientais causados pelo... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13822 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Por que não percebemos a forma da Terra?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Reconhecer a Terra como um planeta de forma arredondada; • Relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície. 28/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 11625 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
Por que não caímos da Terra?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Perceber a gravidade da Terra como uma força de atração da Terra sobre objetos e seres. • Identificar situações que indiquem o princípio da gravidade. 16/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 19734 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
17 |
A TERRA E O UNIVERSO: O PLANETA TERRA POR DENTRO E POR FORA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Sistematizar os conhecimentos sobre a crosta terrestre e placas tectônicas e a consequência de seus movimentos tais como terremotos, vulcões e tsunamis; Buscar informações em diferentes tipos de fontes (livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura com... 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 33921 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
18 |
O Mundo da Lua
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Professor, a idéia dessa aula é basicamente apresentar de maneira simples “o mundo da Lua” aos alunos, suas características e sua relação com a Terra. Monteiro Lobato em seu livro “Viagem ao Céu” mistura ciência e fantasia de uma maneira muito interessante às crianças. Essa au... 22/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3769 acesso(s) |
Deborah Santos Prado Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
19 |
A Lua e as Marés
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Conhecer e entender a influencia das fases da lua sobre o movimento de marés. Compreender qual a importância das marés para a economia e ecologia. 06/03/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 8768 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
Sem estrelas 0 classificações - 8618 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!