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Rio Paraguai: o caminho da guerra - Parte 3

 

15/09/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

- Saber a importância do rio Paraguai para o Brasil e outros países.

- Entender as principais questões que motivaram a Guerra do Paraguai.

- Compreender a importância dos rios na organização dos espaços geográficos.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da  vida.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática é continuação da aula Rio Paraguai: entre os municípios Cáceres-Corumbá - Parte 2, disponível no Portal do Professor, no endereço <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57329>, e busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância do rio Paraguai para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Rio Paraguai...  muitas histórias!

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a importância do rio Paraguai para o Brasil, ressaltando e suas características e usos no território brasileiro. Problematize:

  • Onde nasce o rio Paraguai e em que parte do território brasileiro este rio percorre?
  • O que você sabe sobre o aproveitamento do Rio Paraguai no território brasileiro?
  • Você já ouviu falar sobre a Guerra do Paraguai? Explique o que você sabe sobre este conflito.

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Guerra do Paraguai" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre as principais características dessa guerra e como o rio Paraguai contribuiu para a vitória brasileira neste conflito.

 

 

Atividade 02

 

Rio Paraguai... o caminho da guerra

 

PASSO A PASSO

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- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema "Guerra do Paraguai". Primeiramente, apresente a reportagem veiculada pelo Globo Rural, intitulada "Disputa pelo rio Paraguai motivou gerra entre brasileiros e paraguaios", disponível no endereço web <http://migre.me/lu9xP>, acesso em 21/08/2014.

 

 

Figura 01: Matéria do Globo Rural sobre a Guerra do rio Paraguai.

 

Guerra do Paraguai

Fonte: Disponível em <http://migre.me/lu9xP>, acesso em 21/08/2014.

 

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Questões:

  • Qual é o tema tratado nessa reportagem?
  • Em que ano começou a Guerra do Paraguai e quantos anos durou este conflito?
  • Quais foram os países envolvidos?
  • Quais foram os principais motivos deste conflito?
  • Qual trecho do rio Paraguai foi caminho estratégico para a batalha entre os países?
  • Quais são os principais fatos que marcaram esta guerra?
  • Atualmente, quais são as marcas desse conflito que ainda estão registradas nas paisagens do território brasileiro?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, além de assistirem ao vídeo, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. Sugerimos os artigos "Guerra do Paraguai" disponível em <http://migre.me/luaI6>, acesso em 12/08/2014, e também o artigo "Disputa pelo rio Paraguai motivou gerra entre brasileiros e paraguaios", disponível no endereço web <http://migre.me/lu9xP>, acesso em 21/08/2014.

 

- Apresente, também, o documentário "500 anos: o Brasil - Império na TV - Guerra do Paraguai" promovido pela TV Escola-MEC, disponível em <http://migre.me/luhc8>, acesso em 24/08/2014.

 

Figura 02: 500 anos: o Brasil - Império na TV - Guerra do Paraguai.

 

Guerra do Paraguai

Fonte: Disponível em <http://migre.me/luhc8>, acesso em 21/08/2014.

 

- Veja sinopse a seguir:

 

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500 anos: o Brasil - Império na TV - Guerra do Paraguai

Duração: 00:14:15

Série: 500 anos: o Brasil - Império na TV

Nível de ensino: Ensino Fundamental II

Sinopse

A relação do Brasil com os países vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai era complicada na primeira metade do século XIX. Interesses econômicos e políticos desencadearam um conflito na região do rio da Prata, que ficou conhecido como a Guerra do Paraguai – a mais sangrenta de toda a história da América do Sul. Neste programa, você vai ver quais foram os principais motivos desta guerra, detalhes de como se sucedeu o conflito e a saber como a vitória brasileira levou ao nascimento do sentimento abolicionista.

Fonte: Disponível em <http://migre.me/luhc8>, acesso em 21/08/2014.

......................... 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

 
Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • O rio Paraguai é o quinto maior da América do Sul e tem histórias que atravessam séculos. Em suas água e margens países passaram por batalhas sangrentas e episódios de superação. Histórias de coragem e devoção, de riquezas e guerras. Ele percorre terras do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

  • A nascente localiza-se no município de Alto Paraguai, região Central do estado de Mato Grosso (Planalto dos Parecis), e o curso segue no sentido sul, passando por Cáceres. Na fronteira do Mato grosso do Sul, delimita a fronteira com a Bolívia num trecho curto, e é também a divisa entre os dois estados. Corta o município de Corumbá e volta a marcar fronteira com a Bolívia em Porto Bush. Sempre no sentido sul, dá o contorno da fronteira com o Paraguai até encontrar o rio Apa, quando deixa o Brasil e segue pelo interior do Paraguai até a capital Assunção. No final, o rio divide o Paraguai da Argentina, até desaguar no Paraná.

  • A partir de Corumbá-MS, a medida que o rio Paraguai segue em direção à foz, as histórias de um grande conflito tornam-se mais evidentes. A Guerra do Paraguai, que começou em 1864 e durou mais de cinco anos, deixou um saldo de mais de 50 mil brasileiros e mais de 300 mil paraguaios mortos nas batalhas ou de doenças.

  • Foi através das águas do rio Paraguai, na região de Corumbá, que iniciou a invasão paraguaia, transformando-se num conflito sangrento que envolveu quatro países sul-americanos: Brasil, Argentina e Uruguai (Tríplice Aliança), e o adversário Paraguai. Um dos principais motivos do conflito era a liberdade de navegação pelo rio Paraguai.

  • Os paraguaios chegaram à Corumbá pelo rio Paraguai e tomaram a cidade, promovendo saques de objetos de valor e rendendo pessoas (homens presos e mulheres abusadas, como estratégia de guerra). A cerca de 100 quilômetros de Corumbá, seguindo o rio em direção à sua foz, localiza-se às margens desse rio o forte de Coimbra, construído pelos portugueses em 1775, que foi invadido logo no início da guerra e ficou em poder dos paraguaios por três anos.

 

 

Figura 02: Forte de Coimbra às margens do rio Paraguai.

 

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/lu9xP>. Acesso em 24/08/2014.


  • No estado do Mato Grosso do Sul, o rio Paraguai passa pelos municípios de Corumbá e Cáceres, onde se vê nas ruas antigos casarões e monumentos em homenagem aos índios que habitavam aquela região, além de uma referência ao tuiuiú (ave símbolo do Pantanal) e à natureza.

  • Em Bela Vista-MS, situa-se o último afluente do rio Paraguai em terras brasileiras, o rio Apa. Nas margens rio Apa, o Brasil iniciou a ação militar contra a invasão de Mato Grosso. Uma coluna do exército brasileiro atravessou o rio Apa para atacar Laguna, numa estratégia não exitosa na qual morreram mais de dois mil e trezentos brasileiros.

 

 

Figura 03: Navios brasileiros no rio Paraguai e próximos à fortificação paraguaia de Humaitá

 

 

 

Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/87/160687-050-3C37AF78.jpg>. Acesso em 24/08/2014.

 

  • O Paraguai foi arrasado na guerra, perdeu parte de seu território para o Brasil e para a Argentina. O Brasil venceu a guerra, mas endividou-se com a Inglaterra, que financiou o confronto. O exército brasileiro se fortaleceu nacionalmente a partir desse evento.

 

- Promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Importância dos rios para a manutenção da vida no planeta Terra.
  • Os problemas decorrentes do mau uso de um rio.
  • Medidas para o aproveitamento sustentável de um rio.

 

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre as diversas estratégias de guerras adotadas pelos dois países na Guerra do Paraguai; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos dos rios nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Agência Nacional de Águas. Disponível em <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Bacia do ParaguaiDisponível em <http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-paraguai/>. Acesso em 24/08/2014.

Guerra do ParaguaiDisponível em <http://www.brasilescola.com/historiab/guerra-paraguai.htm>. Acesso em 24/08/2014.

Guerra do ParaguaiDisponível em <http://www.suapesquisa.com/historia/guerradoparaguai/>. Acesso em 24/08/2014.

Guerra do ParaguaiDisponível em <http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerraparaguai/>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai. Disponível em <http://www.portalpantanal.com.br/riosprincipais/94-rioparaguai.html>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai tem grande importância no Brasil e na América do SulDisponível em <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/07/rio-paraguai-tem-grande-importancia-no-brasil-e-na-america-do-sul.html>. Acesso em 24/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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