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Rio Paraguai: sua importância para a capital Assunção, no Paraguai - Parte 4

 

15/09/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

- Saber o percurso do rio Paraguai no país Paraguai.

- Entender a importância do rio Paraguai para para a capital Assunção.

Compreender a importância dos rios na organização dos espaços geográficos.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da  vida.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática é continuação da aula Rio Paraguai: entre os municípios Cáceres-Corumbá - Parte 2, disponível no Portal do Professor, no endereço <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57452>, e busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância do rio Paraguai para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Rio Paraguai...  muitas histórias!

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a importância do rio Paraguai, ressaltando e suas características e usos no território paraguaio. Problematize:

  • Onde nasce o rio Paraguai e em que parte do território paraguaio este rio percorre?
  • O que você sabe sobre o aproveitamento do Rio Paraguai no território paraguaio?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Rio Paraguai e sua importância para Assunção, capital do Paraguai" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre as principais a contribuição desse rio para aquele país.

 

 

Atividade 02

 

Rio Paraguai... em terras paraguaias

 

PASSO A PASSO

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- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema "Rio Paraguai e sua importância para a capital Assunção". Primeiramente, apresente a reportagem veiculada pelo Globo Rural, intitulada "Rio Paraguai tem enorme importância para a capital Assunção", disponível no endereço web <http://migre.me/luhCW>, acesso em 21/08/2014.

 

 

Figura 01: Matéria do Globo Rural sobre a Guerra do rio Paraguai.

 

Rio Paraguai IV

Fonte: Disponível em <http://migre.me/luhCW>, acesso em 21/08/2014.

 

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Questões:

  • Qual é o tema tratado nessa reportagem?
  • Qual é o percurso do rio Paraguai em terras paraguaias?
  • Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas nas margens deste rio no território paraguaio?
  • Quais são os principais usos do rio Paraguaio em terras paraguaias?
  • Atualmente, quais são principais problemas ambientais registradas no percurso do rio Paraguai no território paraguaio?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, além de assistirem ao vídeo, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. Sugerimos os artigos "Rio Paraguai" disponível em <http://migre.me/lui4T>, acesso em 12/08/2014, e também o artigo "Paraguai", disponível no endereço web <http://migre.me/luiiy>, acesso em 21/08/2014.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

 
Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • O rio Paraguai é o quinto maior da América do Sul, tem histórias que atravessam séculos, e percorre terras do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. A nascente localiza-se no município de Alto Paraguai, região Central do estado de Mato Grosso (Planalto dos Parecis), e o curso segue no sentido sul, passando por Cáceres. Na fronteira do Mato grosso do Sul, delimita a fronteira com a Bolívia num trecho curto, e é também a divisa entre os dois estados. Corta o município de Corumbá e volta a marcar fronteira com a Bolívia em Porto Bush. Sempre no sentido sul, dá o contorno da fronteira com o Paraguai até encontrar o rio Apa, quando deixa o Brasil e segue pelo interior do Paraguai até a capital Assunção. No final, o rio divide o Paraguai da Argentina, até desaguar no Paraná.

  • Quando o rio Paraguai recebe as águas do rio Apa, deixa de percorrer o território brasileiro e segue em solo paraguaio, nas duas margens, por mais de mil quilômetros até encontrar com o rio Paraná, na Argentina. Ao atravessar o centro da nação paraguaia de norte a sul, o rio divide o país em duas partes: o Paraguai ocidental, região seca e plana, pouco habitada, e o Paraguai oriental, onde há colinas cheias de árvores e pastagens planas.

  • Ao desaguar no rio Paraná, o rio Paraguai divide este em duas partes: a alta, denominada "brasileira", e a baixa, "argentina". Com seu grande volume de água, o rio Paraguai torna o rio Paraná bem mais volumoso para formar o rio da Prata, que deságua no Oceano Atlântico, separando a Argentina do Uruguai.

  • Logo no início do território paraguaio, no município de Valemy, tem-se a maior região produtora de cimento e cal daquele país. Nos paredões de rocha desta região encontram-se cerca de 50 cavernas cadastradas, que atraem inúmeros turistas.

  • Em Concepción, a duzentos quilômetros da fronteira com o Brasil, as águas do Paraguai servem de lazer para os mais de 80 mil habitantes da cidades e turistas de outras regiões. Esta cidade tornou-se importante durante a Guerra do Paraguai, pois abrigava um quartel general de onde saíram cerca de 2,5 mil homens que invadiram o Brasil. Atualmente este quartel tornou-se um museu que guarda parte desta história sangrenta. Hoje, a principal atividade econômica de Concepcion é a pecuária, onde se cria o gado que é abatido ali mesmo, no maior frigorífico do país.

  • O rio Paraguai é a principal via de escoamento da produção daquela região do país, onde circulam grandes navios transportando pessoas e cargas entre as capitais Buenos Aires e Assunção.

 

Figura 02: Rio Paraguai próximo à capital Assunção.

 

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/lujPH>. Acesso em 24/08/2014.


 

  • O rio Paraguai e seus afluentes permitem a irrigação e o cultivo de terras. No território paraguaio, suas águas permitem a pesca, a criação de gado e a plantação de milho, algodão e outros meios de subsistência. Nesse país sem mar, a população concentra-se ao redor do rio Paraguai, cultivando o campo e formando cidades.

 

- Promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Importância dos rios para a manutenção da vida no planeta Terra.
  • Os problemas decorrentes do mau uso de um rio.
  • Medidas para o aproveitamento sustentável de um rio.

 

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam dos rios nas diferentes regiões do planeta; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos dos rios nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 

 

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Agência Nacional de Águas. Disponível em <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Bacia do ParaguaiDisponível em <http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-paraguai/>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai Disponível em <http://www.portalpantanal.com.br/riosprincipais/94-rioparaguai.html>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai tem grande importância no Brasil e na América do SulDisponível em <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/07/rio-paraguai-tem-grande-importancia-no-brasil-e-na-america-do-sul.html>. Acesso em 24/08/2014.

Margens do rio Paraguai no MS já foi berço de muitas nações indígenas. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/08/margens-do-rio-paraguai-no-ms-ja-foi-berco-de-muitas-nacoes-indigenas.html>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai em: <http://www.riosvivos.org.br/Canal/Rio+Paraguai/540>. Acesso em 29/08/2014.

Rio Paraguai tem enorme importância para a capital Assunção. Disponível em: <http://migre.me/luhCW>. Acesso em 21/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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