20/09/2014
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Esta aula busca desenvolver as competências da área 2 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é:
Mais especificamente, desenvolver as habilidades de:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Relações entre elementos de dois conjuntos.
Essa aula foi desenvolvida para se passar no laboratório de informática, pois será necessário utilizar o software GeoGebra, disponível em http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/download/ (acesso 23 jul. 2014). Caso o laboratório não esteja disponível, é importante providenciar um projetor e um computador para a sala de aula.
O objetivo dessa aula é trabalhar as coordenadas no plano cartesiano a partir de pontos que se movimentem na janela de visualização do software GeoGebra. Para tanto, sugere-se inicialmente o trabalho com relações entre elementos de dois conjuntos utilizando o mesmo programa de computador. Esse tema foi abordado na aula “Funções: construindo relações entre conjuntos no papel e no GeoGebra – Parte 1”, disponível no portal do professor no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57094 (acesso 07 set. 2014). A aula citada abordou os pontos no plano, mas não menciona a ideia de par ordenado (x,y) estabelecendo a noção de coordenadas.
Essa aula será dividida em dois momentos. O primeiro lidará com a mudança das coordenadas de um ponto criado na janela de visualização a partir da mudança manual. O segundo momento contemplará a criação de controles deslizantes para gerar a movimentação do ponto.
Antes de iniciar qualquer discussão, instrua os(as) estudantes a ativarem a exibição da malha na janela de visualização do programa. Para isso basta clicar com o botão direito sobre a janela em que se encontram os eixos coordenados e clicar na opção “Malha”.
Figura 1: Exibir malha
Fonte: Arquivo do autor
Professor(a), esse momento é importante para que o(a) aluno possa testar várias possibilidades e conhecer a ideia das coordenadas. Inicie solicitando que os(as) estudantes criem um ponto, tal como (1,3).
COMENTÁRIO: Supõe-se que todos(as) saibam criá-lo, uma vez que já o fizeram na aula “Funções: construindo relações entre conjuntos no papel e no GeoGebra – Parte 1”. Caso tenha optado por não utilizá-la como base, basta solicitar que digitem (1,3) no campo “Entrada” na parte inferior da tela e, posteriormente, apertarem a tecla “Enter”.
Espera-se que se obtenha a seguinte imagem (figura 2):
Figura 2: Ponto (1,3)
Fonte: Arquivo do autor
A partir daí, solicite:
COMENTÁRIO: A ideia é deixar os(as) alunos(as) em um processo de tentativa e erro, modificando os valores digitados até encontrarem a solução.
Resposta esperada: Espera-se uma configuração como a da figura 3.
Figura 3: Segundo ponto
Fonte: Arquivo do autor
Projete e socialize os resultados e introduza mais uma solicitação, com deslocamento com a quantidade de unidades que preferir para ter certeza que os(as) alunos(as) verificaram que se deve adicionar (nesse caso) as unidades junto à primeira coordenada do par ordenado, quando se quer movimentar o ponto para a direita. Feito isso, solicite:
COMENTÁRIO: O propósito é verificar que não há problemas ao lidar com números negativos.
Resposta esperada: Espera-se obter uma configuração semelhante à ilustrada na figura 4.
Figura 4: Ponto com abscissa negativa
Fonte: Arquivo do autor
Conclua com a turma sobre os deslocamentos para a direita ou esquerda e o efeito disso sobre os pares ordenados: a abcissa do ponto é modificada, diminuindo quando o ponto é deslocado para a esquerda e aumentando quando o deslocamento é feito para a direita. Insista sempre em observar juntamente aos estudantes as projeções desses pontos sobre os eixos “x” e “y” de modo que eles possam compreender que os números presentes nos pares ordenados têm uma relação com os eixos. Um questionamento interessante para encerrar os deslocamentos para a direita e esquerda é:
Resposta esperada: o primeiro número que escrevemos no par ordenado é o mesmo da reta abaixo do ponto.
Feito isso, inicie as indagações acerca dos deslocamentos para cima e para baixo.
COMENTÁRIOS:
Resposta esperada: Espera-se uma configuração tal como a da figura 5 (observe o ponto D).
Figura 5: Mudança na ordenada
Fonte: Arquivo do autor
Instigue os(as) alunos com mais alguns questionamentos, tais como:
Resposta esperada: (-2, -1)
COMENTÁRIO: Caso veja a necessidade coloque mais algumas situações, de modo que ao final, toda a turma possa ter compreendido como localizar os pontos a partir de pares ordenados.
A utilização do GeoGebra para essa aula é fundamental pois o mesmo permite uma série de tentativas de se criar pontos, de modo que criar e apagar não demanda grande trabalho. Caso optasse pelo papel quadriculado o(a) estudante já teria que ter princípios sobre as localizações no plano cartesiano.
Esse momento tornará mais dinâmico o movimento do ponto. Também servirá como base para que em aulas futuras introduza a ideia de função, uma vez que trabalhará com variáveis.
Caso prefira solicite aos alunos(as) que criem novos arquivos no GeoGebra, no entanto, é perfeitamente possível continuar trabalhando com aquele utilizado no primeiro momento.
Solicite aos estudantes que insira um “Controle Deslizante”.
Figura 6: Controle deslizante
Fonte: Arquivo do autor
Clique sobre a tela e surgirá uma janela para a configuração. Observe os campos “Nome”, “min”, “max” e “Incremento” de modo a configurá-los conforme a preferência. Sugere-se inicialmente deixar “min” como -10, “max” como 10 e o “Incremento” como 1.
Figura 7: Propriedades do controle deslizante
Fonte: Arquivo do autor
Cria-se então o controle deslizante.
Figura 8: Controle deslizante na janela de visualização
Fonte: Arquivo do autor
Saliente com os(as) alunos(as) que esse é um recurso que sozinho não influencia em nada, mas que pode ser utilizado como ferramenta para a criatividade como, por exemplo, para movimentar um ponto. No primeiro momento eles constataram que a mudança no primeiro valor do par ordenado caracterizava os movimentos para a direita e esquerda. Relembre isso e questione:
Continue dizendo que o controle deslizante pode ajudar. Sugira que experimentem criar um novo ponto de altura 2 de modo que, ao invés de escreverem um número, escreverem o nome do controle deslizante no mesmo local que contataram a mudança para a direita e esquerda.
Caso seja necessário intervenha mostrando como escrever o novo ponto: (direitaesquerda,2). O resultado será um ponto com a abscissa que depende do valor colocado no controle deslizante.
Figura 9: Ponto E que depende do controle deslizante
Fonte: Arquivo do autor
Solicite aos estudantes que movam o controle deslizante e observem o comportamento do ponto. É possível ainda alterar as propriedades do controle deslizante no que diz respeito ao “Incremento”, de modo a diminuí-lo e, posteriormente, fazer nova observação sobre o comportamento do ponto. Em seguida, proponha a seguinte atividade:
Além da atividade com fim avaliativo, pode-se deixar o seguinte desafio:
Resposta esperada: é claro que podem surgir mais de uma forma de se concluir o desafio, no entanto, basicamente é necessário apenas um controle deslizante. Suponhamos que se crie o controle deslizante “diagonal”, basta criar um ponto do tipo (diagonal,diagonal).
Esperamos que essa aula possa auxiliar nos estudos dos pares ordenados e do significado que os mesmos possuem no plano cartesiano.
Controle deslizante no GeoGebra
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FujHk1LP57k (acesso 10 set. 2014).
Feita de maneira continua ao longo da aula, a avaliação deve envolver a participação dos(as) alunos(as). O(a) professor(a) deve salvar cópia dos arquivos do GeoGebra, bem como solicitar a entrega dos registros do desafio, sendo eles digitais ou manuscritos.
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