19/09/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.
Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista ao vídeo produzido pela TV ESCOLA, a fim de se conhecer mais profundamente o tema e auxiliar no desenvolvimento das atividades:
Especiais diversos - Tributos: que história é essa? Duração: 20min26seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=687. Acesso em 01 de setembro de 2014.
Sinopse: Nosso cotidiano tem diversas atividades que, por estarem na rotina, acabam escondendo outros diversos processos. Como o caminho que a carne percorre desde a criação do gado até a mesa do almoço. O programa narra a criação dos tributos sob perspectiva histórica e, de forma bem-humorada faz um resumo da trajetória dos nossos impostos: Lideres de Tribos, Faraós, Reis, Imperadores, Presidentes. Mostra também como o dinheiro surgiu, como eram as tributações, para o que serviam os impostos e como chegamos ao conceito de educação fiscal ligada à cidadania e democracia.
Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é introduzir o tema dinheiro e apresentar brevemente a história da moeda brasileira.
1° momento: Para introduzir o tema dinheiro, convide os alunos para fazerem a leitura do texto “Como se fosse dinheiro”, de Ruth Rocha. Segue abaixo o texto extraído de MELO, Juliana Cunha de. Projeto: Do porquinho ao leão. Para onde vai o meu tostão. (pp.23-24) Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016241.pdf. Acesso em 04 de setembro de 2014.
A divisão do texto segue como sugestão de leitura pelos alunos. Realize um sorteio em sala, para escolher quais alunos farão a leitura. Serão necessários quatro alunos para os personagens Catapimba, seu Lucas, Dona Júlia e para o narrador.
Como se fosse dinheiro
Ruth Rocha
(narrador) Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche... Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas... Mas seu Lucas nunca tinha troco:
(seu Lucas) ─ Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
(narrador) Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
(Catapimba) ─ Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
(seu Lucas) ─ Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
(Catapimba) ─ Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
(seu Lucas) ─ Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...
(narrador) Catapimba ainda insistiu umas duas ou três vezes. A resposta era sempre a mesma:
(seu Lucas) ─ Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.
(narrador) Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito... No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
(Catapimba) ─ Na hora do recreio, vocês vão ver...
(narrador) E, na hora do recreio, todo mundo viu... Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do balcão.
(seu Lucas) ─ Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
(Catapimba) ─ É pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
(narrador) Os meninos estavam esperando para ver o que o seu Lucas ia fazer... Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando... Aí colocou umas moedas no balcão:
(seu Lucas) ─ Está aí seu troco, menino!
(narrador) E pegou a galinha, para acabar com a confusão... No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço. No recreio, todo mundo foi comprar lanche. Na hora de pagar... Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba...
(narrador) O Armandinho quis pagar um sanduíche de mortadela com o sanduíche de goiabada que ele tinha levado... Teve gente que também levou galinha, pato, peru... E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
(Catapimba) ─ Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...
(narrador) Mas seu Lucas ficou chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode... Aí, seu Lucas correu e chamou a diretora... Dona Júlia veio e contaram pra ela o que estava acontecendo... E sabe o que ela achou? ... Pois achou que as crianças tinham toda razão.
(Dona Júlia) ─ Sabe, seu Lucas ─ ela falou─, bode não é como se fosse dinheiro. Galinha também não é. Até aí o senhor tem razão. Mas bala não é como se fosse dinheiro e muito menos chiclete!
(narrador) Seu Lucas se desculpava:
(seu Lucas) ─ É, mas quando eu não tiver troco?
(Dona Júlia) ─ Aí, o senhor anota, e no outro dia paga.
(narrador) Os meninos fizeram uma festa, deram pique-pique pra dona Júlia e tudo... Naquele dia, nem houve mais aula... Mas o melhor de tudo é que todos do bairro ficaram sabendo do caso.
(narrador) E, agora, seu Pedro da farmácia não dá mais comprimidos de troco, seu Ângelo do mercado não dá mais caixas de fósforos de troco... Nenhum comerciante dá mais mercadoria como se fosse dinheiro.
(narrador) Afinal, ninguém quer receber um bode em pagamento, como se fosse dinheiro. É, ou não é?
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos com relação ao texto de Ruth Rocha, pergunte:
3° momento: Pergunte aos alunos se eles conhecem qual a origem do dinheiro e se já ouviram falar em escambo. Anote na lousa as palavras que surgirem ao longo das respostas dos alunos. Em seguida, convide-os para assistirem ao vídeo postado por Anderson Nascimento, “História da Moeda”. Vídeo Youtube. Duração: 3min16seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i6pPim5TQLM. Acesso em 02 de setembro de 2014.
Figura 1– Imagem, obtida pela autora, do vídeo “História da Moeda”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i6pPim5TQLM. Acesso em 02 de setembro de 2014.
4° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, pergunte:
Aproveite para esclarecer aos alunos que a prática de troca de mercadorias comentada no início do vídeo era conhecida como escambo ou troca direta.
Explique que o escambo era uma troca comercial sem envolvimento de moeda, sem equivalência de valor. A prática era a forma original e mais básica que o ser humano tinha de realizar trocas, geralmente realizadas com o excedente de cada comunidade.
Fonte: Adaptado de SANTIAGO, Emerson. Escambo. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/escambo/. Acesso em 04 de setembro de 2014.
Figura 2- Imagem obtida pela autora. Exemplo de escambo: troca do excedente peixe x milho. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/gifs/mv1/escambo.jpg. Acesso em 05 de setembro de 2014.
5° momento: Pergunte aos alunos se eles já passaram por alguma situação parecida com a história em que seu Lucas dava para Catapimba o troco em bala ou chiclete. Solicite que os alunos que tenham passado pela situação, escrevam um texto contando o que aconteceu. Aos alunos que nunca passaram por essa situação, solicite que elaborem um texto fictício narrando uma situação parecida com a história “Como se fosse dinheiro” de Ruth Rocha. Solicite que considerem no texto se tiveram ou teriam a mesma atitude de Catapimba ou resolveram o problema de outra forma. O texto deverá ser de, aproximadamente, vinte linhas.
6° momento: Solicite que cada aluno leia seu texto para o restante da turma. Reserve os textos elaborados pelos alunos para fazerem parte da avaliação final das atividades.
Solicite que os alunos tragam de casa, ao longo da(s) semana(s), embalagens vazias e/ou caixas de diferentes produtos utilizados em casa: sabão em pó, detergente, sabonete, creme dental, molho de tomate, açúcar, macarrão, leite, café, suco, margarina, leite em pó, biscoito, óleo, iogurte, chocolate, cereais, achocolatado, shampoo, condicionador etc. para serem utilizados em uma dinâmica no final das atividades relacionadas ao tema. Solicite que tragam, também, folhetos de supermercado para estudarem os preços e utilizarem na dinâmica.
Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é apresentar as cédulas e moedas do Real utilizadas atualmente, suas características físicas e monetária.
1° momento: Antes de convidar os alunos para realizarem uma pesquisa sobre as cédulas e moedas do Real, instituído em 1994, conforme vídeo “História da Moeda” apresentado no 3° momento das aulas 1 e 2, pergunte aos alunos.
2° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Convide os alunos para explorarem o site do Banco Central do Brasil, para conhecerem sobre o atual padrão monetário brasileiro.
Segue link para acesso ao site do BANCO CENTRAL DO BRASIL. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pt-br/paginas/default.aspx. Acesso em 06 de setembro de 2014.
Figura 3- Imagem, obtida pela autora, da Segunda Família das cédulas do Real. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/img/2_familia/notas-segunda-familia-novo.png. Acesso em 06 de setembro de 2014.
Explique aos alunos que, segundo informações do site do Banco Central, desde que o Real foi instituído em 1994, quando foram criadas as cédulas e moedas, as mesmas sofreram modificação uma vez. A primeira versão das cédulas e moedas foi denominada “Primeira Família” e com as alterações foi criado o grupo da “Segunda Família”.
3° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que pesquisem sobre as cédulas e moedas da Primeira e da Segunda Família. Solicite que explorem os links abaixo relacionados e, a partir das informações apresentadas, respondam algumas perguntas. Dê um prazo de 10 minutos para cada grupo visualizar e explorar seu link.
GRUPO I – Para pesquisar sobre as cédulas da Primeira Família, acesse: Cédulas do Real. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM. Acesso em 06 de setembro de 2014.
GRUPO II – Para pesquisar sobre as cédulas da Segunda Família, acesse: Segunda Família do Real. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/novasnotas/index.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.
GRUPO III – Para pesquisar sobre as moedas da Primeira Família, acesse: Primeira família de moedas brasileiras. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/primeira-familia-moedas.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.
GRUPO IV – Para pesquisar sobre as moedas da Segunda Família, acesse: Segunda família de moedas brasileiras. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/segunda-familia-moedas.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.
4° momento: Para reforçar as diferenças entre as cédulas do Real, faça algumas perguntas aos alunos sobre as mesmas, com base nas informações contidas no site do Banco Central, nos links pesquisados por eles. Desenhe na lousa o quadro sugerido abaixo e preencha na medida em que os alunos responderem.
Qual a dimensão de cada cédula (em cm)? |
|||||||
|
R$ 1 |
R$ 2 |
R$ 5 |
R$ 10 |
R$ 20 |
R$ 50 |
R$ 100 |
Primeira Família |
14x6,5 |
14x6,5 |
14x6,5 |
14x6,5 |
14x6,5 |
14x6,5 |
14x6,5 |
Segunda Família |
- |
12,1x6,5 |
12,8x6,5 |
13,5x6,5 |
14,2x6,5 |
14,9x6,5 |
15,6x6,5 |
Qual a cor predominante em cada cédula? |
|||||||
Primeira Família |
verde |
azul |
violeta |
carmim |
amarelo |
marrom |
azul |
Segunda Família |
- |
azul |
violeta |
carmim |
amarelo |
marrom |
azul |
Qual o animal representado em cada cédula? |
|||||||
Primeira Família |
Beija-flor |
Tartaruga |
Garça |
Arara |
Mico-leão-dourado |
Onça Pintada |
Garoupa (peixe) |
Segunda Família |
- |
Tartaruga |
Garça |
Arara |
Mico-leão-dourado |
Onça Pintada |
Garoupa (peixe) |
Quadro sugerido pela autora.
Em seguida, pergunte aos alunos:
OBSERVAÇÃO: Para respostas às questões sugeridas, acesse: http://www.bcb.gov.br/novasnotas/faq.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.
5° momento: Para reforçar as diferenças entre as moedas do Real, faça algumas perguntas aos alunos sobre as mesmas, com base nas informações contidas no site do Banco Central, nos links pesquisados por eles. Desenhe na lousa o quadro sugerido abaixo e preencha na medida em que os alunos responderem.
Qual a diâmetro de cada moeda (em mm)? |
||||||
|
R$ 0,01 |
R$ 0,05 |
R$ 0,10 |
R$ 0,25 |
R$ 0,50* |
R$ 1,00* |
Primeira Família |
20 |
21 |
22 |
23,50 |
23 |
- |
Segunda Família |
17 |
22 |
20 |
25 |
23 |
27 |
Qual o desenho do anverso de cada moeda? |
||||||
Primeira Família |
Efígie** da República |
efígie da República |
efígie da República |
efígie da República |
efígie da República |
- |
Segunda Família |
Efígie de Pedro Álvares Cabral |
Efígie de Pedro Álvares Cabral (Tiradentes) |
Efígie de D. Pedro I |
Efígie de Manuel Deodoro da Fonseca |
Efígie de Barão do Rio Branco |
Efígie da República |
Quadro sugerido pela autora.
* As moedas de R$ 0,50 e R$ 1,00 sofreram pequenas mudanças em sua fabricação, tornando-se mais leves e com mais brilho, diminuindo o custo de sua fabricação e garantindo a continuidade de sua produção. Essas alterações aconteceram a partir de 2002. Fonte: Agora as moedas de 50 centavos e 1 real pesam menos no seu bolso. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/pdf/FolderMoedas.pdf. Acesso em 07 de setembro de 2014.
** Pergunte aos alunos se eles imaginam o que seja efígie. Em seguida, apresente a definição disponível em: http://www.significados.com.br/?s=ef%C3%ADgie. Acesso em 07 de setembro.
6° momento: Convide os alunos a criarem uma nota que ainda não existe, por exemplo 25 reais, considerando os elementos indispensáveis como: valor numérico, valor por extenso, nome do país, ano etc. Seguindo o padrão monetário oficial, solicite que cada aluno escolha um animal da fauna brasileira para representa-lo no reverso da cédula criada: tatu-bola, lobo guará, coruja, bicho preguiça, tucano etc. E, ainda, que seja sugerida uma cor predominante diferente das cores das cédulas oficiais, além de possuírem dimensões diferentes para seguir o propósito de facilitar a identificação por pessoas portadoras de deficiência visual.
Disponibilize cartolinas de diferentes cores, régua, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera etc.
Atividade adaptada de Brincando na Rede. Caderno de Atividades: Educação Financeira. Disponível em: http://www.brincandonarede.com.br/Adulto/CadernoAtividades.pdf. Acesso em 02 de setembro de 2014.
7° momento: Solicite que cada aluno apresente a nota que criou e explique os elementos que a compõem e o que levou a escolhê-los. Proponha aos alunos que realizem uma votação para elegerem a cédula mais criativa. Após a apresentação de todos os alunos, disponibilize um espaço em sala para que as cédulas criadas pelos alunos fiquem expostas até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.
Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é discutir sobre a importância de poupar para alcançar um objetivo .
1° momento: Escreva a palavra POUPAR na lousa e solicite que os alunos falem alguns sinônimos para a palavra. Anote na lousa, as palavras lembradas pelos alunos. Em seguida, apresente aos alunos o significado de poupar. Disponível em: http://www.significados.com.br/?s=poupar. Acesso em 07 de setembro de 2014.
2° momento: Pergunte aos alunos quem recebe mesada ou semanada dos pais (ou avós ou padrinhos etc.). Em seguida, pergunte aos alunos quem gasta tudo o que ganha e quem sempre guarda um pouco do que ganha. Pergunte aos que guardam um pouco do que ganham se guardam por guardar ou guardar com algum objetivo. Anote as repostas na lousa, em quadro sugerido abaixo, para contabilizar as respostas e refletir com os alunos.
Descrição |
Quantidade |
Porcentagem |
Alunos que recebem mesada ou semanada |
20 |
100% |
Alunos que gastam sempre todo o dinheiro recebido |
12 |
60% |
Alunos que guardam um pouco do dinheiro recebido |
8 |
40% |
|
||
Alunos que guardam um pouco do dinheiro recebido |
8 |
100% |
Alunos que guardam por guardar |
6 |
75% |
Alunos que guardam com algum objetivo |
2 |
25% |
Quadro sugerido pela autora.
Analisando o preenchimento simulado do quadro, 40% dos alunos guardam um pouco da mesada ou semanada. E apenas 25% dos alunos que guardam um pouco de dinheiro recebido tem algum objetivo, uma meta para alcançar.
Figura 4– Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://bbel.com.br/upload/post/8b630a0e-fece-423b-8a19-0086d6654cb3.jpg. Acesso em 07 de setembro de 2014.
3° momento: Convide os alunos para ouvirem o áudio do livro “A árvore dos sonhos”, de Fabiano Alves Onça. (Editado pelo Banco Itaú. Coleção: Meu Dinheirinho!) Duração: 11min16seg. Disponível em: http://ww2.itau.com.br/hotsites/itau/usoconsciente_14/dinheiro-e-criancas/index.html. Acesso em 07 de setembro de 2014.
Figura 5- Imagem obtida pela autora de divulgação do livro "A árvore dos sonhos". Disponível em: http://cdn9.staztic.com/app/a/3549/3549217/a-rvore-dos-sonhos-1004000-b-512x250.jpg. Acesso em 07 de setembro de 2014.
4° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à história, pergunte:
5° momento: Promova um diálogo com os alunos quanto à importância de poupar e de se ter um objetivo a alcançar. Dê alguns exemplos de objetivos a serem alcançados por eles, em curto e em médio prazo. Dependendo do valor poupado, um objetivo a ser alcançado em curto prazo poderia ser tomar um sorvete no final de semana, comprar um gibi, comprar a pipoca do cinema etc. Já um objetivo em médio prazo poderia ser comprar uma bicicleta ou um brinquedo, fazer um grande passeio no final de semana.
Solicite que os alunos pensem em outros exemplos de objetivos a serem alcançados em curto e em médio prazo. Anote na lousa os exemplos dos alunos e verifique a frequência com que são lembrados. Pergunte aos alunos quem já conseguiu alcançar algum objetivo, em curto ou médio prazo, qual era o objetivo e quanto tempo levou. Pergunte o que eles acreditam que podem aprender através do ato de poupar para alcançar um objetivo.
6° momento: Solicite que os alunos elaborem um desenho com base na história do livro “A árvore dos sonhos”, considerando que o dinheiro não é um fim, mas apenas um meio de alcançarmos um objetivo.
Disponibilize cartolina branca, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc. para o desenvolvimento da atividade.
7° momento: Convide os alunos a fazerem uma apresentação dos seus desenhos e explicarem porque representaram a história do livro “A árvore dos sonhos” daquela forma.
Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é proporcionar aos alunos a experiência de administrar situações de compra e venda, incentivando o cálculo e o uso de valores para as situações envolvendo quantias de dinheiro, através de simulação de um minimercado em sala de aula.
1° momento: Convide os alunos para fazerem uma dinâmica de compra e venda com as embalagens vazias trazidas de casa, ao longo das semanas, simulando um minimercado. Solicite que separem as embalagens vazias conforme afinidades, como nas seções dos mercados, por exemplo: cereais/grãos/farináceos, bolachas/biscoitos/torradas/pães e matinais, derivados do leite, conservas e enlatados, doces enlatados, bomboniere, frios/laticínios, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, bebidas e sucos, produtos de bazar e papelaria, utilidades domésticas diversas.
Os exemplos de seções descritos acima foram extraídos da ficha técnica “Supermercado”, elaborada pelo SEBRAE. Disponível em: http://www2.ms.sebrae.com.br/uploads/UAI/fichastecnicas/supermercado.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2014.
2° momento: Após a divisão do mercado em seções, convide os alunos a colocarem os preços nos produtos, através de etiquetas, de acordo com os folhetos de propaganda solicitados como tarefa de casa, junto com as embalagens vazias. Para os produtos que não forem encontrados nos folhetos, convide os alunos a sugerirem um preço para os mesmos. Solicite, também, que confeccionem cartazes para fazerem propaganda e tabela com preços dos produtos por seção. Disponibilize cartolina, caneta hidrográfica de ponta grossa de várias cores, cola, tesoura sem ponta etc.
Figura 6- Etiqueta com preço do produto confeccionado pelos alunos em simulado de supermercado. Disponível em: http://www.ceap.g12.br/temp/f_publicacoes_imagens/imagem/7693-700x400-1.jpg. Acesso em 09 de setembro de 2014.
Figura 7- Tabela de preços da seção perfumaria elaborada pelos alunos no simulado. Disponível em: http://www.ceap.g12.br/temp/f_publicacoes_imagens/imagem/7696-700x400-1.jpg. Acesso em 09 de setembro de 2014.
3° momento: Para a atividade, providencie antecipadamente, cópias impressas de cédulas do Real, tomando o cuidado para que sejam impressas com os termos “modelo” e “sem valor”, conforme sugerido abaixo. Imprima frente e verso em papel sulfite formato A4 (297x310mm), utilizando a mesma imagem e distribua aos alunos para recortarem as cédulas. É necessário tomar o cuidado para que a imagem fique centralizada na folha, para que a impressão frente e verso se coincidam. Em seguida, convide os alunos para confeccionarem moedas de papel, nos valores reais (0,01/0,05/0,10/0,25/0,50/1,00), para auxiliar as transações de “compra e venda” na simulação do minimercado.
Solicite que os alunos sugiram nomes para o minimercado e promova uma votação para elegerem o nome mais criativo.
Figura 8- Imagem elaborada pela autora, através de cópias das cédulas disponíveis nas páginas 45 a 48 do Caderno de Atividades. Fonte: Brincando na Rede. Caderno de Atividades: Educação Financeira. Disponível em: http://www.brincandonarede.com.br/Adulto/CadernoAtividades.pdf. Acesso em 02 de setembro de 2014.
Figura 9– Imagem obtida pela autora de alunos “preparando” o dinheiro para a atividade. Disponível em http://4.bp.blogspot.com/-uRiQLhJYc-M/Tl5mXB612mI/AAAAAAAAA18/vACriSPniiw/s1600/DSC00879_1728x1296.jpg. Acesso em 09 de setembro de 2014.
4° momento: Convide os alunos para participarem da dinâmica “Fui ao mercado comprar...” Disponibilize uma calculadora para a atividade, bloco de anotações e lápis preto. Solicite que os alunos se dividam em duplas e sorteie a primeira dupla para fazer o papel de caixa do mercado. Ao longo da atividade, promova um rodízio das duplas até que todos passem pela experiência tanto de comprador quanto de vendedor.
Antes do início da dinâmica, desenvolva um diálogo com a turma. É importante conversar com os alunos para que eles avaliem com atenção o que irão “comprar”. Qual a necessidade real de comprar aquele produto: vou comprá-lo porque preciso ou vou comprá-lo porque desejo. E, também, avaliem o quanto cada um tem disponível para gastar a fim de definirem as prioridades das compras. Reforce a importância de ler as embalagens, antes de comprar o produto, para verificar itens importantes como procedência, garantia, durabilidade, matéria-prima etc.
5° momento: Após a realização da atividade, convide cada aluno a apresentar sua sacola de compra e contar sobre suas preocupações durante a compra, se teve como pagar tudo que escolheu ou se teve que devolver algum produto na hora de passar no caixa, se comprou apenas o necessário, pesquisou os preços e conseguiu ficar com o troco para colocar no cofrinho. Convide os alunos a refletirem sobre suas atitudes e o que aprenderam com a dinâmica bem como todas as atividades relacionadas ao tema. Se a experiência fará com que mudem algumas atitudes com relação ao próprio consumo, à ida ao supermercado com os pais ou o início de uma poupança com um objetivo definido, entre outras.
PIMENTEL, Gilka Silva. Como abordar a relação de compra e venda usando as operações da adição e subtração? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=451. Acesso em 07 de setembro de 2014.
SANTOS, Maria Lúcia Brandão dos. Sistema Monetário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=128&pagina=espaco%2Fvisualizar_colecao_aula&pre=true&secao=espaco&request_locale=es. Acesso em 07 de setembro de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos demonstraram interesse em conhecer sobre a história da moeda. E, ainda, se foram capazes de reconhecer as cédulas e moedas do atual sistema monetário brasileiro. Verifique se os alunos conseguiram avaliar a importância de poupar para alcançar um objetivo, bem como conseguiram refletir sobre a real necessidade de comprar algo, no sentido de necessitar ou desejar. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos, por exemplo, no texto produzido nas aulas 1 e 2 sobre a história “Como se fosse dinheiro”, de Ruth Rocha, entre outras produções. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!