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DINHEIRO É ASSUNTO DE CRIANÇA? APRENDENDO SOBRE A HISTÓRIA, O VALOR DO DINHEIRO E MANEIRAS DE POUPÁ-LO

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer cédulas e moedas do atual sistema monetário brasileiro.
  • Conhecer a história da moeda.
  • Entender como era realizada a troca de mercadorias antigamente.
  • Avaliar a importância de poupar para alcançar um objetivo.
  • Utilizar o dinheiro em situação de compra e venda, através da simulação de mercado.
  • Avaliar a importância do item a ser adquirido: desejar ou necessitar.
Duração das atividades
11 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista ao vídeo produzido pela TV ESCOLA, a fim de se conhecer mais profundamente o tema e auxiliar no desenvolvimento das atividades:

 

Especiais diversos - Tributos: que história é essa? Duração: 20min26seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=687. Acesso em 01 de setembro de 2014.

 

Sinopse: Nosso cotidiano tem diversas atividades que, por estarem na rotina, acabam escondendo outros diversos processos. Como o caminho que a carne percorre desde a criação do gado até a mesa do almoço. O programa narra a criação dos tributos sob perspectiva histórica e, de forma bem-humorada faz um resumo da trajetória dos nossos impostos: Lideres de Tribos, Faraós, Reis, Imperadores, Presidentes. Mostra também como o dinheiro surgiu, como eram as tributações, para o que serviam os impostos e como chegamos ao conceito de educação fiscal ligada à cidadania e democracia.

 

 

 

AULAS 1-3

 

Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é introduzir o tema dinheiro e apresentar brevemente a história da moeda brasileira.

 

1° momento: Para introduzir o tema dinheiro, convide os alunos para fazerem a leitura do texto “Como se fosse dinheiro”, de Ruth Rocha. Segue abaixo o texto extraído de MELO, Juliana Cunha de. Projeto: Do porquinho ao leão. Para onde vai o meu tostão. (pp.23-24) Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016241.pdf. Acesso em 04 de setembro de 2014.

 

A divisão do texto segue como sugestão de leitura pelos alunos. Realize um sorteio em sala, para escolher quais alunos farão a leitura. Serão necessários quatro alunos para os personagens Catapimba, seu Lucas, Dona Júlia e para o narrador.

 

 

Como se fosse dinheiro

Ruth Rocha

 

(narrador) Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche... Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas... Mas seu Lucas nunca tinha troco:

(seu Lucas) ─ Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.

(narrador) Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:

(Catapimba) ─ Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.

(seu Lucas) ─ Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?

(Catapimba) ─ Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!

(seu Lucas) ─ Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...

(narrador) Catapimba ainda insistiu umas duas ou três vezes. A resposta era sempre a mesma:

(seu Lucas) ─ Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.

(narrador) Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito... No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:

(Catapimba) ─ Na hora do recreio, vocês vão ver...

(narrador) E, na hora do recreio, todo mundo viu... Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do balcão.

(seu Lucas) ─ Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.

(Catapimba) ─ É pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?

(narrador) Os meninos estavam esperando para ver o que o seu Lucas ia fazer... Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando... Aí colocou umas moedas no balcão:

(seu Lucas) ─ Está aí seu troco, menino!

(narrador) E pegou a galinha, para acabar com a confusão... No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço. No recreio, todo mundo foi comprar lanche. Na hora de pagar... Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba...

(narrador) O Armandinho quis pagar um sanduíche de mortadela com o sanduíche de goiabada que ele tinha levado... Teve gente que também levou galinha, pato, peru... E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:

(Catapimba) ─ Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...

(narrador) Mas seu Lucas ficou chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode... Aí, seu Lucas correu e chamou a diretora... Dona Júlia veio e contaram pra ela o que estava acontecendo... E sabe o que ela achou? ... Pois achou que as crianças tinham toda razão.

(Dona Júlia) ─ Sabe, seu Lucas ─ ela falou─, bode não é como se fosse dinheiro. Galinha também não é. Até aí o senhor tem razão. Mas bala não é como se fosse dinheiro e muito menos chiclete!

(narrador) Seu Lucas se desculpava:

(seu Lucas) ─ É, mas quando eu não tiver troco?

(Dona Júlia) ─ Aí, o senhor anota, e no outro dia paga.

(narrador) Os meninos fizeram uma festa, deram pique-pique pra dona Júlia e tudo... Naquele dia, nem houve mais aula... Mas o melhor de tudo é que todos do bairro ficaram sabendo do caso.

(narrador) E, agora, seu Pedro da farmácia não dá mais comprimidos de troco, seu Ângelo do mercado não dá mais caixas de fósforos de troco... Nenhum comerciante dá mais mercadoria como se fosse dinheiro.

(narrador) Afinal, ninguém quer receber um bode em pagamento, como se fosse dinheiro. É, ou não é?

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos com relação ao texto de Ruth Rocha, pergunte:

 

  • Em que local ocorre à história?
  • O que acontecia sempre que Catapimba comprava seu lanche no bar do seu Lucas?
  • Isso era um problema para Catapimba? E para o seu Lucas?
  • O que Catapimba resolveu fazer para solucionar o problema do troco?
  • O que as outras crianças fizeram após o Catapimba pagar o lanche para seu Lucas com uma galinha?
  • Qual foi a reação de seu Lucas quando as crianças resolveram pagar seu lanche com outra mercadoria?
  • Quem foi chamada para resolver a situação?
  • Qual foi a sugestão da dona Júlia para seu Lucas resolver seu problema de falta de troco?
  • O que aconteceu com outros comerciantes da região?

 

 

3° momento: Pergunte aos alunos se eles conhecem qual a origem do dinheiro e se já ouviram falar em escambo. Anote na lousa as palavras que surgirem ao longo das respostas dos alunos. Em seguida, convide-os para assistirem ao vídeo postado por Anderson Nascimento, “História da Moeda”. Vídeo Youtube. Duração: 3min16seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i6pPim5TQLM. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

Figura 1– Imagem, obtida pela autora, do vídeo “História da Moeda”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i6pPim5TQLM. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, pergunte:

 

  • Antigamente, o que servia como parâmetro de troca?
  • Quais exemplos de troca de mercadoria foram mencionados no vídeo?
  • Como era negociada a equivalência entre as mercadorias?
  • Na medida em que as transações comerciais foram se intensificando, o modelo de troca de uma mercadoria por outra, ficou inviável.  Com isso algumas mercadorias começaram a fazer o papel de moeda? Quais foram elas, inclusive no Brasil?
  • Quando começaram a circular as primeiras moedas de metal no Brasil?
  • A moeda começou a ser utilizada para o pagamento de que?
  • Quando foram cunhadas as primeiras moedas do Brasil?
  • Quando e onde foi criada a primeira Casa da Moeda no Brasil?
  • De onde vem a expressão “cara ou coroa” da moeda brasileira?
  • Qual foi o primeiro Banco da América do Sul?
  • Como eram chamadas as cédulas atuais?
  • Quando, no Brasil, o Tesouro Nacional começou a emitir o papel moeda?
  • Onde eram fabricadas as cédulas?
  • Quando e por que ocorreu uma grande crise financeira no Brasil?
  • Quem substituiu o Tesouro Nacional como emissor de dinheiro brasileiro? Quando essa substituição ocorreu?
  • No século XX, a que se destinou primordialmente a produção das moedas?
  • O Brasil teve quantos padrões monetários de 1942 até hoje? Quais foram eles?
  • Quando foi lançado o padrão Real que conhecemos hoje?

 

 

Sugestão ao professor

 

Aproveite para esclarecer aos alunos que a prática de troca de mercadorias comentada no início do vídeo era conhecida como escambo ou troca direta.

 

Explique que o escambo era uma troca comercial sem envolvimento de moeda, sem equivalência de valor. A prática era a forma original e mais básica que o ser humano tinha de realizar trocas, geralmente realizadas com o excedente de cada comunidade.

 

Fonte: Adaptado de SANTIAGO, Emerson. Escambo. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/escambo/. Acesso em 04 de setembro de 2014.

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora. Exemplo de escambo: troca do excedente peixe x milho. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/gifs/mv1/escambo.jpg. Acesso em 05 de setembro de 2014.

 

 

5° momento: Pergunte aos alunos se eles já passaram por alguma situação parecida com a história em que seu Lucas dava para Catapimba o troco em bala ou chiclete. Solicite que os alunos que tenham passado pela situação, escrevam um texto contando o que aconteceu. Aos alunos que nunca passaram por essa situação, solicite que elaborem um texto fictício narrando uma situação parecida com a história “Como se fosse dinheiro” de Ruth Rocha. Solicite que considerem no texto se tiveram ou teriam a mesma atitude de Catapimba ou resolveram o problema de outra forma. O texto deverá ser de, aproximadamente, vinte linhas.

 

 

6° momento: Solicite que cada aluno leia seu texto para o restante da turma. Reserve os textos elaborados pelos alunos para fazerem parte da avaliação final das atividades.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Solicite que os alunos tragam de casa, ao longo da(s) semana(s), embalagens vazias e/ou caixas de diferentes produtos utilizados em casa: sabão em pó, detergente, sabonete, creme dental, molho de tomate, açúcar, macarrão, leite, café, suco, margarina, leite em pó, biscoito, óleo, iogurte, chocolate, cereais, achocolatado, shampoo, condicionador etc. para serem utilizados em uma dinâmica no final das atividades relacionadas ao tema. Solicite que tragam, também, folhetos de supermercado para estudarem os preços e utilizarem na dinâmica.

 

 

 

AULAS 4-6

 

Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é apresentar as cédulas e moedas do Real utilizadas atualmente, suas características físicas e monetária.

 

1° momento: Antes de convidar os alunos para realizarem uma pesquisa sobre as cédulas e moedas do Real, instituído em 1994, conforme vídeo “História da Moeda” apresentado no 3° momento das aulas 1 e 2, pergunte aos alunos.

 

  • Qual o nome da atual padrão monetário brasileiro? (Real)
  • Quais são as duas formas representativas do Real? (cédula ou nota e moeda)
  • Quais são os valores representados pelas cédulas (ou notas)? (1/2/5/10/20/50 e 100 Reais)
  • Quem já teve a curiosidade de pesquisar sobre as imagens contidas nos reversos de cada cédula/nota? Quais são as imagens contidas nessas cédulas/notas?
  • Quais são os valores representados pelas moedas? (1/5/10/25 e 50 centavos e 1 Real)
  • Quem já teve a curiosidade de pesquisar sobre as imagens contidas nos anversos de cada moeda?

 

 

2° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Convide os alunos para explorarem o site do Banco Central do Brasil, para conhecerem sobre o atual padrão monetário brasileiro.

 

Segue link para acesso ao site do BANCO CENTRAL DO BRASIL. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pt-br/paginas/default.aspx. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

Figura 3- Imagem, obtida pela autora, da Segunda Família das cédulas do Real. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/img/2_familia/notas-segunda-familia-novo.png. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

Explique aos alunos que, segundo informações do site do Banco Central, desde que o Real foi instituído em 1994,  quando foram criadas as cédulas e moedas, as mesmas sofreram modificação uma vez. A primeira versão das cédulas e moedas foi denominada “Primeira Família” e com as alterações foi criado o grupo da “Segunda Família”.

 

 

3° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que pesquisem sobre as cédulas e moedas da Primeira e da Segunda Família. Solicite que explorem os links abaixo relacionados e, a partir das informações apresentadas, respondam algumas perguntas. Dê um prazo de 10 minutos para cada grupo visualizar e explorar seu link.

 

 

GRUPO I – Para pesquisar sobre as cédulas da Primeira Família, acesse: Cédulas do Real. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

GRUPO II – Para pesquisar sobre as cédulas da Segunda Família, acesse: Segunda Família do Real. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/novasnotas/index.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

GRUPO III – Para pesquisar sobre as moedas da Primeira Família, acesse: Primeira família de moedas brasileiras. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/primeira-familia-moedas.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

GRUPO IV – Para pesquisar sobre as moedas da Segunda Família, acesse: Segunda família de moedas brasileiras. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/segunda-familia-moedas.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Para reforçar as diferenças entre as cédulas do Real, faça algumas perguntas aos alunos sobre as mesmas, com base nas informações contidas no site do Banco Central, nos links pesquisados por eles. Desenhe na lousa o quadro sugerido abaixo e preencha na medida em que os alunos responderem.

 

Qual a dimensão de cada cédula (em cm)?

 

R$ 1

R$ 2

R$ 5

R$ 10

R$ 20

R$ 50

R$ 100

Primeira Família

14x6,5

14x6,5

14x6,5

14x6,5

14x6,5

14x6,5

14x6,5

Segunda Família

-

12,1x6,5

12,8x6,5

13,5x6,5

14,2x6,5

14,9x6,5

15,6x6,5

Qual a cor predominante em cada cédula?

Primeira Família

verde

azul

violeta

carmim

amarelo

marrom

azul

Segunda Família

-

azul

violeta

carmim

amarelo

marrom

azul

Qual o animal representado em cada cédula?

Primeira Família

Beija-flor

Tartaruga

Garça

Arara

Mico-leão-dourado

Onça Pintada

Garoupa (peixe)

Segunda Família

-

Tartaruga

Garça

Arara

Mico-leão-dourado

Onça Pintada

Garoupa (peixe)

Quadro sugerido pela autora.

 

Em seguida, pergunte aos alunos:

 

  • Vocês perceberam que não foi lançada nova nota de 1 real? Vocês imaginam por que? (o Banco Central tem priorizado a emissão de moedas para esse valor porque são mais duráveis e as notas de 1 real da Primeira Família continuam em circulação)
  • Vocês sabem por que as notas foram alteradas? (para utilizarem mais recursos gráficos e elementos mais modernos para impedirem a falsificação)
  • Vocês conhecem um fator que levaram a alteração dos tamanhos de cada cédula? (os tamanhos diferentes, entre outros fatores, servem para auxiliar os portadores de deficiência visual a identificarem cada cédula)
  • Quais aspectos das notas da Primeira Família foram mantidos na Segunda Família? (os valores de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais, os temas figura da República e animais da fauna brasileira e as cores predominantes)

 

 

OBSERVAÇÃO: Para respostas às questões sugeridas, acesse: http://www.bcb.gov.br/novasnotas/faq.html. Acesso em 06 de setembro de 2014.

 

 

5° momento: Para reforçar as diferenças entre as moedas do Real, faça algumas perguntas aos alunos sobre as mesmas, com base nas informações contidas no site do Banco Central, nos links pesquisados por eles. Desenhe na lousa o quadro sugerido abaixo e preencha na medida em que os alunos responderem.

 

Qual a diâmetro de cada moeda (em mm)?

 

R$ 0,01

R$ 0,05

R$ 0,10

R$ 0,25

R$ 0,50*

R$ 1,00*

Primeira Família

20

21

22

23,50

23

-

Segunda Família

17

22

20

25

23

27

Qual o desenho do anverso de cada moeda?

Primeira Família

Efígie** da República

efígie da República

efígie da República

efígie da República

efígie da República

-

Segunda Família

Efígie de Pedro Álvares Cabral

Efígie de Pedro Álvares Cabral (Tiradentes)

Efígie de D. Pedro I

Efígie de Manuel Deodoro da Fonseca

Efígie de Barão do Rio Branco

Efígie da República

Quadro sugerido pela autora.


* As moedas de R$ 0,50 e R$ 1,00 sofreram pequenas mudanças em sua fabricação, tornando-se mais leves e com mais brilho, diminuindo o custo de sua fabricação e garantindo a continuidade de sua produção. Essas alterações aconteceram a partir de 2002. Fonte: Agora as moedas de 50 centavos e 1 real pesam menos no seu bolso. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/dinheirobrasileiro/pdf/FolderMoedas.pdf. Acesso em 07 de setembro de 2014.

** Pergunte aos alunos se eles imaginam o que seja efígie. Em seguida, apresente a definição disponível em: http://www.significados.com.br/?s=ef%C3%ADgie. Acesso em 07 de setembro.

 

6° momento: Convide os alunos a criarem uma nota que ainda não existe, por exemplo 25 reais, considerando os elementos indispensáveis como: valor numérico, valor por extenso, nome do país, ano etc. Seguindo o padrão monetário oficial, solicite que cada aluno escolha um animal da fauna brasileira para representa-lo no reverso da cédula criada: tatu-bola, lobo guará, coruja, bicho preguiça, tucano etc. E, ainda, que seja sugerida uma cor predominante diferente das cores das cédulas oficiais, além de possuírem dimensões diferentes para seguir o propósito de facilitar a identificação por pessoas portadoras de deficiência visual.

 

Disponibilize cartolinas de diferentes cores, régua, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera etc.

 

Atividade adaptada de Brincando na Rede. Caderno de Atividades: Educação Financeira. Disponível em: http://www.brincandonarede.com.br/Adulto/CadernoAtividades.pdf. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

7° momento: Solicite que cada aluno apresente a nota que criou e explique os elementos que a compõem e o que levou a escolhê-los. Proponha aos alunos que realizem uma votação para elegerem a cédula mais criativa. Após a apresentação de todos os alunos, disponibilize um espaço em sala para que as cédulas criadas pelos alunos fiquem expostas até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULAS 7-8

 

Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é discutir sobre a importância de poupar para alcançar um objetivo .

 

 

1° momento: Escreva a palavra POUPAR na lousa e solicite que os alunos falem alguns sinônimos para a palavra. Anote na lousa, as palavras lembradas pelos alunos. Em seguida, apresente aos alunos o significado de poupar. Disponível em: http://www.significados.com.br/?s=poupar. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

AJUNTAR POR ECONOMIA. GASTAR COM RESERVA.

 

2° momento: Pergunte aos alunos quem recebe mesada ou semanada dos pais (ou avós ou padrinhos etc.). Em seguida, pergunte aos alunos quem gasta tudo o que ganha e quem sempre guarda um pouco do que ganha. Pergunte aos que guardam um pouco do que ganham se guardam por guardar ou guardar com algum objetivo. Anote as repostas na lousa, em quadro sugerido abaixo, para contabilizar as respostas e refletir com os alunos.

 

Descrição

Quantidade

Porcentagem

Alunos que recebem mesada ou semanada

20

100%

Alunos que gastam sempre todo o dinheiro recebido

12

60%

Alunos que guardam um pouco do dinheiro recebido

8

40%

 

Alunos que guardam um pouco do dinheiro recebido

8

100%

Alunos que guardam por guardar

6

75%

Alunos que guardam com algum objetivo

2

25%

Quadro sugerido pela autora.

 

Analisando o preenchimento simulado do quadro, 40% dos alunos guardam um pouco da mesada ou semanada. E apenas 25% dos alunos que guardam um pouco de dinheiro recebido tem algum objetivo, uma meta para alcançar.

 

E A REALIDADE DE SUA TURMA, QUAL SERÁ?

 

Figura 4– Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://bbel.com.br/upload/post/8b630a0e-fece-423b-8a19-0086d6654cb3.jpg. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Convide os alunos para ouvirem o áudio do livro “A árvore dos sonhos”, de Fabiano Alves Onça. (Editado pelo Banco Itaú. Coleção: Meu Dinheirinho!) Duração: 11min16seg. Disponível em: http://ww2.itau.com.br/hotsites/itau/usoconsciente_14/dinheiro-e-criancas/index.html. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora de divulgação do livro "A árvore dos sonhos". Disponível em: http://cdn9.staztic.com/app/a/3549/3549217/a-rvore-dos-sonhos-1004000-b-512x250.jpg. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à história, pergunte:

 

  • Quais os personagens principais de história?
  • Qual o tema principal da história?
  • O que Joãozinho ganhou de presente de aniversário de seu avô Pereira?
  • Num primeiro momento, qual foi a preocupação do Joãozinho?
  • Segundo o avô de Joãozinho, onde é lugar de “árvore do dinheiro”?
  • Após um mês indo ao banco todos os dias, Joãozinho percebeu que havia nascido uma nota ao lado da primeira folha, o que ele fez?
  • Com qual frequência Joãozinho arrancava a nota que nascia na árvore?
  • E o que aconteceu com a árvore?
  • Qual era a meta de Joãozinho?
  • O que seu avô Pereira disse com relação à meta de Joãozinho?
  • Por que Joãozinho não concordou com seu avô?
  • Qual argumento do seu Pereira para convencer Joãozinho que era possível alcançar sua meta com a árvore do dinheiro?
  • Como a árvore do dinheiro poderia ajudar Joãozinho a alcançar a meta?
  • Joãozinho ficou empolgado e começou a economizar o que podia para colocar o dinheiro na árvore. Ele poupou o dinheiro que normalmente gastaria com o que?
  • Como a árvore ficou apesar do Joãozinho ter poupado tanto?
  • Segundo o avô de Joãozinho, qual era o problema da árvore?
  • O que vô Pereira disse para Joãozinho que o fez mudar de atitude?
  • O que Joãozinho começou a fazer depois que vô Pereira o aconselhou?
  • O que aconteceu com a árvore do dinheiro depois disso?
  • Joãozinho conseguiu atingir sua meta?
  • Porque, no final da história, vô Pereira disse que “é o tempo que traz o dinheiro”?

 

 

5° momento: Promova um diálogo com os alunos quanto à importância de poupar e de se ter um objetivo a alcançar. Dê alguns exemplos de objetivos a serem alcançados por eles, em curto e em médio prazo. Dependendo do valor poupado, um objetivo a ser alcançado em curto prazo poderia ser tomar um sorvete no final de semana, comprar um gibi, comprar a pipoca do cinema etc. Já um objetivo em médio prazo poderia ser comprar uma bicicleta ou um brinquedo, fazer um grande passeio no final de semana.

Solicite que os alunos pensem em outros exemplos de objetivos a serem alcançados em curto e em médio prazo. Anote na lousa os exemplos dos alunos e verifique a frequência com que são lembrados. Pergunte aos alunos quem já conseguiu alcançar algum objetivo, em curto ou médio prazo, qual era o objetivo e quanto tempo levou. Pergunte o que eles acreditam que podem aprender através do ato de poupar para alcançar um objetivo.

 

 

6° momento: Solicite que os alunos elaborem um desenho com base na história do livro “A árvore dos sonhos”, considerando que o dinheiro não é um fim, mas apenas um meio de alcançarmos um objetivo.

Disponibilize cartolina branca, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc. para o desenvolvimento da atividade.

 

 

7° momento: Convide os alunos a fazerem uma apresentação dos seus desenhos e explicarem porque representaram a história do livro “A árvore dos sonhos” daquela forma.

 

 

 

AULAS 9-11

 

Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é proporcionar aos alunos a experiência de administrar situações de compra e venda, incentivando o cálculo e o uso de valores para as situações envolvendo quantias de dinheiro, através de simulação de um minimercado em sala de aula.

 

 

1° momento: Convide os alunos para fazerem uma dinâmica de compra e venda com as embalagens vazias trazidas de casa, ao longo das semanas, simulando um minimercado. Solicite que separem as embalagens vazias conforme afinidades, como nas seções dos mercados, por exemplo: cereais/grãos/farináceos, bolachas/biscoitos/torradas/pães e matinais, derivados do leite, conservas e enlatados, doces enlatados, bomboniere, frios/laticínios, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, bebidas e sucos, produtos de bazar e papelaria, utilidades domésticas diversas.

 

Os exemplos de seções descritos acima foram extraídos da ficha técnica “Supermercado”, elaborada pelo SEBRAE. Disponível em: http://www2.ms.sebrae.com.br/uploads/UAI/fichastecnicas/supermercado.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2014.

 

 

2° momento: Após a divisão do mercado em seções, convide os alunos a colocarem os preços nos produtos, através de etiquetas, de acordo com os folhetos de propaganda solicitados como tarefa de casa, junto com as embalagens vazias. Para os produtos que não forem encontrados nos folhetos, convide os alunos a sugerirem um preço para os mesmos. Solicite, também, que confeccionem cartazes para fazerem propaganda e tabela com preços dos produtos por seção. Disponibilize cartolina, caneta hidrográfica de ponta grossa de várias cores, cola, tesoura sem ponta etc.

 

Figura 6- Etiqueta com preço do produto confeccionado pelos alunos em simulado de supermercado. Disponível em: http://www.ceap.g12.br/temp/f_publicacoes_imagens/imagem/7693-700x400-1.jpg. Acesso em 09 de setembro de 2014.

 

Figura 7- Tabela de preços da seção perfumaria elaborada pelos alunos no simulado. Disponível em: http://www.ceap.g12.br/temp/f_publicacoes_imagens/imagem/7696-700x400-1.jpg. Acesso em 09 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Para a atividade, providencie antecipadamente, cópias impressas de cédulas do Real, tomando o cuidado para que sejam impressas com os termos “modelo” e “sem valor”, conforme sugerido abaixo. Imprima frente e verso em papel sulfite formato A4 (297x310mm), utilizando a mesma imagem e distribua aos alunos para recortarem as cédulas. É necessário tomar o cuidado para que a imagem fique centralizada na folha, para que a impressão frente e verso se coincidam. Em seguida, convide os alunos para confeccionarem moedas de papel, nos valores reais (0,01/0,05/0,10/0,25/0,50/1,00), para auxiliar as transações de “compra e venda” na simulação do minimercado.

 

Solicite que os alunos sugiram nomes para o minimercado e promova uma votação para elegerem o nome mais criativo.

Figura 8- Imagem elaborada pela autora, através de cópias das cédulas disponíveis nas páginas 45 a 48 do Caderno de Atividades. Fonte: Brincando na Rede. Caderno de Atividades: Educação Financeira. Disponível em: http://www.brincandonarede.com.br/Adulto/CadernoAtividades.pdf. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

Figura 9– Imagem obtida pela autora de alunos “preparando” o dinheiro para a atividade. Disponível em http://4.bp.blogspot.com/-uRiQLhJYc-M/Tl5mXB612mI/AAAAAAAAA18/vACriSPniiw/s1600/DSC00879_1728x1296.jpg. Acesso em 09 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Convide os alunos para participarem da dinâmica “Fui ao mercado comprar...” Disponibilize uma calculadora para a atividade, bloco de anotações e lápis preto. Solicite que os alunos se dividam em duplas e sorteie a primeira dupla para fazer o papel de caixa do mercado. Ao longo da atividade, promova um rodízio das duplas até que todos passem pela experiência tanto de comprador quanto de vendedor.

 

Antes do início da dinâmica, desenvolva um diálogo com a turma. É importante conversar com os alunos para que eles avaliem com atenção o que irão “comprar”. Qual a necessidade real de comprar aquele produto: vou comprá-lo porque preciso ou vou comprá-lo porque desejo. E, também, avaliem o quanto cada um tem disponível para gastar a fim de definirem as prioridades das compras. Reforce a importância de ler as embalagens, antes de comprar o produto, para verificar itens importantes como procedência, garantia, durabilidade, matéria-prima etc.

 

 

5° momento: Após a realização da atividade, convide cada aluno a apresentar sua sacola de compra e contar sobre suas preocupações durante a compra, se teve como pagar tudo que escolheu ou se teve que devolver algum produto na hora de passar no caixa, se comprou apenas o necessário, pesquisou os preços e conseguiu ficar com o troco para colocar no cofrinho. Convide os alunos a refletirem sobre suas atitudes e o que aprenderam com a dinâmica bem como todas as atividades relacionadas ao tema. Se a experiência fará com que mudem algumas atitudes com relação ao próprio consumo, à ida ao supermercado com os pais ou o início de uma poupança com um objetivo definido, entre outras.

Recursos Complementares

PIMENTEL, Gilka Silva.  Como abordar a relação de compra e venda usando as operações da adição e subtração? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=451. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

SANTOS, Maria Lúcia Brandão dos. Sistema Monetário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=128&pagina=espaco%2Fvisualizar_colecao_aula&pre=true&secao=espaco&request_locale=es. Acesso em 07 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos demonstraram interesse em conhecer sobre a história da moeda. E, ainda, se foram capazes de reconhecer as cédulas e moedas do atual sistema monetário brasileiro. Verifique se os alunos conseguiram avaliar a importância de poupar para alcançar um objetivo, bem como conseguiram refletir sobre a real necessidade de comprar algo, no sentido de necessitar ou desejar. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos, por exemplo, no texto produzido nas aulas 1 e 2 sobre a história “Como se fosse dinheiro”, de Ruth Rocha, entre outras produções. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

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