Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como abordar a relação de compra e venda usando as operações da adição e subtração?

 

20/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas em que as crianças possam desenvolver estratégias mentais usando as operações de adição e subtração a partir das relações de compra e venda, com base no Sistema Monetário Brasileiro. Para tanto, siga as orientações propostas na coleção, escolhendo na sequência didática, as atividades que melhor se adaptem a sua sala de aula. Considere as estratégias usadas, os objetivos e conteúdos definidos, pois permitem a criança vivenciar de forma significativa e contextualizada as ações que envolvem a adição e subtração, tais como: juntar, acrescentar, agrupar, tirar e comparar. Todas as aulas da coleção abordam situações sequenciadas e diversificadas em que as crianças terão a possibilidade de operar com a adição e subtração, lançando mão de diferentes estratégias, seja através do cálculo mental e registro numérico.

Autoria

Gilka Silva Pimentel - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

adição, subtração, sistema monetário brasileiro, relações de compra e venda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Lista de aulas da coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 O DINHEIRO E A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO PERFEITA

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Conhecer os valores das cédulas e moedas; Realizar trocas entre as cédulas e moedas com valores estabelecidos; Realizar situações-problemas; Trabalhar a adição e subtração.

22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25020 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 O Dinheiro em Situações de Aprendizagem do Número

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Vivenciar situações de trocas para compreender o valor do dinheiro;  Efetuar contagem das cédulas considerando o valor que representam.

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11399 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 OS SÍMBOLOS E AS CÉDULAS

Educação Infantil | Matemática

Conhecer o significado dos símbolos do dinheiro usados no Brasil. Perceber o processo de fabricação do dinheiro. 

25/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 30336 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO

Educação Infantil | Matemática

Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro. Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete. Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.

25/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 126632 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

         Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:   Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ...

14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 242800 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer a organização de uma feira de frutas;  Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira;  Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias;  Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l...

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19405 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Gastar sem pensar? Pensar para comprar?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Conhecerá o vocabulário utilizado na compra de um produto: entrada, prestação,a prazo, à vista, lucro e prejuízo. ◦ Refletirá sobre as vantagens e desvantagens existentes em cada tipo de compra.

20/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4854 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Compra e Venda

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Realizar pesquisa de preço em diferentes encartes de supermercado;  - Fazer compras de produtos utilizando notas e moedas; - Resolver situações de compra e troco.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7103 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 O CHEQUE COMO DINHEIRO

Educação Infantil | Matemática

Perceber o cheque como dinheiro. Aprender como se usa o cheque.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19126 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 Sistema monetário: discutindo a economia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar a visão de mundo, construir noções de custo de vida vivenciando situações que envolvam o sistema monetário, resolver situações-problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e também desenvolver racioc...

23/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 5879 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Quem quer comprar a prestação, sem juros e sem tostão?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

OBJETIVOS: IDENTIFICAR O SISTEMA MONETÁRIO BASEADO EM NUMERAÇÃO DECIMAL; IDENTIFICAR O REAL COMO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; MANUSEAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;

02/12/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 6630 acesso(s)

Verônica da Silva Fernandes Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 9953 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.