01/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Aula 1:
Para iniciar a discussão o professor apresenta à turma os seguintes vídeos: o documentário sobre Graffiti Pichação Brasil (disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=gmeUDjDWANA&feature=related)
E algumas imagens sobre pintura rupestre.
Há também os produtos da linha Carpe Diem do Boticário, que utilizam referências do Grafite.
O trabalho dos Gêmeos de São Paulo, Otávio e Gustavo Pandolfo:
Outra opção é fotografar uma pixação na escola ou no contexto próximo da escola e confrontar com a imagem de uma pintura rupestre. A partir desse momento inicia a discussão:
Após uma breve discussão com a turma, o professor apresenta o vídeo sobre a linha do tempo.
http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/linha_do_tempo.avi
Aula 2:
O professor propõe aos alunos uma pesquisa e registro sobre os “artista de rua” da comunidade local. Isto é, os alunos deverão registrar através de fotos ou vídeos espaços grafitados e se possível entrevistar os artistas: quem são? Porque fazem? Onde fazem? Permissões: existem, é respeitado? Conversar com a comunidade escolar sobre a opinião de todos em relação a grafitar o m uro da escola com trabalho dos alunos.
Para instig ar a turma o professor pode utiliza o áudio: "Do vandalismo à arte”. Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1493/do_vandalismo_a_arte.mp3)
Como registro dessa atividade os alunos podem utilizar fotos e vídeos. Para edição do material, no caso das fotos podem utilizar o software: Gimp que é um software livre, disponível para as plataformas windows e linux e o editor de vídeo on-line Jumpcut.
Para publicar o resultado da pesquisa os alunos podem criar um blog, segue a sugestão do SpaceBlog que possibilita a inserção de textos, imagens, áudios e vídeos. Caso os alunos tenham dificuldade para utilizar a ferramenta, consultar o “Blog da Bia” (disponível em http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/)
Ao término da atividade o professor deve reunir a turma e retomar a discussão sobre o fato do grafite ser o não arte? Qual a conclusão que os alunos chegaram ao término da pesquisa sobre a diferença entre: grafite e pixação?
Sugestão de Atividades:
Critérios | Ótimo | Bom | Médio | Refazer |
Participação | Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado | Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo | Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo | Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso |
Qualidade no trabalho apresentado | Trabalho bem acabado e criativo | Trabalho bem acabado | Precisa melhorar o acabamento do trabalho | O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta |
Articulação dos dados pesquisados | Excelente articulação das idéias, criatividade na linguagem. | Ótima articulação das idéias, porém criatividade mediana | Articulação das idéias razoável | Não soube articular as idéias |
Nome | Tipo |
---|---|
Do vandalismo à arte | Áudio |
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2014
Cinco estrelasSou professora de arte e Amei a maneira de compor a aula. As indicações de videos são ótimas e concerteza irei indicar para os meus alunos. Valeu.
28/11/2012
Quatro estrelasmuito bom mesmo
12/07/2012
Cinco estrelasadorei essa aula ela me sera muito ultio
29/05/2012
Três estrelasMuito bom!gostei das idéias.
20/08/2010
Cinco estrelasmuito bem professora, obrigada voce me deu ideias que enrriquecerao meu trabalho meus alunos vao gostar com certeza , abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasNossa, quanta ignorância minha gente... Estamos falando em Graffitti e não PIXAÇÃO. Todo mundo é contra pixação.. mas nós como educadores devemos saber a diferença pra explicar para nossos alunos e esclarecer para eles que pixação e vandalismo não é arte, é mais uma forma de rebeldia. Agora se a gente for ignorante também, ir contra um dos tipos de arte mais comum existente no Brasil, não vamos estar falando a linguagem deles, e seremos um professor a mais no mundo.. E isso eu não quero ser
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora, compreendi muito bem sobre o que discutiu com seus alunos fazendo um comparativo entre vandalismo e arte. Super válido! Recentemente uma aluna minha, após a aula leitura de imagens, encontrou subsídios para discutir a imagem visual a partir do grafite com sua turma de adolescentes e foi riquíssima a experiência dela com os alunos:discutiu a idéia do direito do outro, fazendo os alunos repensarem sobre a Pixação, pois se tratavam de alunos adolescentes! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito criativa a aula da ProfªJuliana, educativa empregando de forma bastante pedagógica a tecnologia. Parabéns!
24/03/2010
Duas estrelasEstou no inicio de minha carreira e procuro sugestões de planos de aula bons. Qdo se trata da pixação e do grafite não consigo colocar em prática o plano. Veja só, o documentário mostra uns jovens que deixam bem claro que o bom do negócio é a ilegalidade, o vandalismo e não a arte, muito menos algum conhecimento da história da arte. O que posso despertar e desenvolver então realmente aos meus alunos com isso.