20/09/2014
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
Esta aula busca desenvolver as competências da área 2 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é:
Mais especificamente, desenvolver as habilidades de:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Essa aula foi desenvolvida para se passar no laboratório de informática, pois será necessário utilizar o software GeoGebra (disponível em http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/download/ acesso 23 jul. 2014). Caso o laboratório não esteja disponível, é importante providenciar um projetor e um computador para a sala de aula.
Esta aula é baseada em dois momentos no GeoGebra, que requerem conhecimentos básicos na manipulação do software. O primeiro momento constitui-se de, ao inserir uma imagem, conseguir movimentá-la pela janela de visualização, utilizando pontos que representem os vértices da figura e controles deslizantes. O segundo momento constitui-se em como determinar um ponto central da figura, de modo que, independentemente da posição da mesma, esse ponto represente seu centro.
OBSERVAÇÃO: Os desafios podem ser utilizados como construções coletivas, pondere com base na turma de alunos(as).
Inicie a aula no laboratório de informática propondo o desafio:
COMENTÁRIO: Pode-se utilizar como exemplo a construção de um jogo virtual no qual, a imagem a ser movimentada se constitui enquanto um dos personagens.
Resolvendo o desafio:
Escolha uma imagem de sua preferência. Observe como exemplo a figura 1.
Figura 1: Personagem
Fonte: Arquivo do autor
O objetivo é criar um arquivo no GeoGebra no qual esse personagem possa se movimentar com base nas coordenadas de um ponto.
Insira a imagem, como ilustra a figura 2.
Figura 2: Inserindo a imagem
Fonte: Arquivo do autor
Ao clicar em “Inserir Imagem” clique sobre a janela de visualização e localize-a em seu computador. O objetivo é ligar a imagem a um ponto e, ao movimentar o ponto a partir de controles deslizantes, movimentá-la também. O GeoGebra oferece um recurso interessante, que permite ligar os vértices da imagem a pontos no plano. Portanto, após inserir a imagem (que poderá variar de tamanho conforme a que tiver escolhido), utilize a ferramenta “Ponto” para inserir pontos junto aos vértices da imagem a pouco inserida. Observe a figura 3:
Figura 3: Vértices da figura
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÕES:
É o momento de fazer a ligação entre os pontos e os vértices. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem do personagem e escolha a opção “Propriedades”. Selecione a aba “Posição” e, com base nas indicações da tela, selecione os pontos.
Figura 4: Ligando os vértices aos pontos
Fonte: Arquivo do autor
Utilize, como base, o ponto C da figura 4. Movimente-o e você perceberá que esse movimento irá distorcer a imagem.
Figura 5: Pontos desalinhados
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÃO: Essa distorção pode ocorrer imediatamente após fixar os vértices da figura nos pontos, caso esses estejam desalinhados.
Isso significa que o objetivo ainda não foi alcançado. O propósito é que todos os pontos devem se movimentar quando o ponto C o fizer, desse modo, há de se reconfigurar as respectivas coordenadas, com base nas distâncias entre os vértices. É preciso chamar a atenção para alguns fatos:
OBSERVAÇÃO: Caso esteja utilizando esse desafio como uma construção coletiva, sugere-se que questione sobre as características citadas. Pergunte sobre como se pode pensar um mecanismo para que essas distorções não ocorram. Lembre-os da possibilidade de utilizar as coordenadas dos pontos. Procure discutir primeiro a ideia geral e, posteriormente, indague-os sobre como proceder no GeoGebra.
Assim a figura não ficará desalinhada. Para acertar esses detalhes, procure pelos pontos na “Janela de Álgebra”, clique com o botão direito sobre o ponto desejado e acesse a opção “Propriedades”.
Figura 6: Acessando as propriedades dos pontos
Fonte: Arquivo do autor
Ao acessar a opção, surgirá a janela “Preferências”. Observe na aba “Básico” o campo “Valor”. Nesse campo é possível alterar os valores das coordenadas do ponto. Para o caso de igualar as abscissas de A e C, acesse as propriedades do ponto A e no campo “Valor” modifique a abscissa para x(C). Observe a figura 7:
Figura 7: Capturando a abscissa de um ponto
Fonte: Arquivo do autor
Isso garante que o ponto A tenha mesma abscissa do ponto C. Teste movimentando o ponto C. O método é análogo para igualar as ordenadas dos pontos B e C.
OBSERVAÇÃO: Caso tenha optado por uma construção coletiva, solicite aos estudantes que façam as alterações para igualar as ordenadas dos pontos B e C.
Figura 8: Capturando a ordenada de um ponto
Fonte: Arquivo do autor
O próximo estágio desse desafio é garantir que não se possa alargar a imagem, ou seja:
A pergunta é:
Resposta esperada: Tomando como princípio que os pontos A e C compartilham da mesma abscissa, pode-se, a partir desse alinhamento, garantir que a distância entre os dois pontos é dada pela diferença entre o valor da ordenada de A com a ordenada de C, ou seja, y(A)-y(C).
Figura 9: Determinando a distância entre os pontos
Fonte: Arquivo do autor
Ao pressionar a tecla “Enter”, observe a “Janela de Álgebra”, pois a informação constará nela. No caso do exemplo dessa aula, o resultado é 1.96. Acesse as propriedades do ponto A e configure sua ordenada. Observe a figura 10.
Figura 10: Ordenada do ponto A
Fonte: Arquivo do autor
Isso trava a altura da foto. O processo para a largura é análogo: determine x(B) – x(C), acesse as propriedades do ponto B e mude a abscissa.
OBSERVAÇÃO: Caso tenha optado por construir coletivamente, solicite aos estudantes que alterem a abscissa do ponto B, como colocado anteriormente.
Com isso obterá uma imagem de altura e largura fixas e que se locomove com base no ponto C. Faça um teste e arraste o ponto pela janela de visualização.
A movimentação de um ponto por meio da utilização de “Controles Deslizantes” foi abordada na aula “Funções – Parte 2: Pontos no plano cartesiano e conceito de variável no GeoGebra" disponível no Portal do Professor, no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57466 (acesso 19 set. 2014). Como a imagem se movimenta com base no ponto C, basta completar o procedimento com base na aula indicada.
Proponha um segundo desafio. O objetivo para esse desafio é obter um ponto que represente o centro da imagem de modo que, ao movimentá-la pela janela de visualização, tal ponto continue com essa característica.
OBSERVAÇÃO: Caso tenha optado por transformar o primeiro desafio em uma construção coletiva, sugere-se que o segundo fique como atividade, inclusive para ser avaliada posteriormente.
Todo o procedimento para a movimentação da imagem foi criado a partir do primeiro desafio. Tem-se então uma imagem que mantém as suas dimensões e se movimenta a partir da manipulação de controles deslizantes, utilizando como referência o vértice inferior esquerdo.
Resolvendo o desafio:
O desenrolar desse desafio não é extenso, pode-se resolvê-lo rapidamente utilizando a ferramenta “Ponto Médio ou Centro”, no entanto, o princípio básico dessa aula é utilizar apenas pontos e controles deslizantes.
Como a imagem será referenciada por um ponto central, o primeiro objetivo é determinar esse ponto. Logo, o primeiro questionamento é:
Resposta esperada: O ponto central possui abscissa igual abscissa do ponto C somado à metade da distância entre os pontos B e C.
Para determinar a distância entre os dois pontos faça (x(B)-x(A))/2. Observe a figura 11:
Figura 11: Distância entre os pontos B e C
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÃO: A distância pode ser calculada dessa maneira, pois já foi garantido que os pontos possuem a mesma altura.
A ordenada do ponto central é determinada pela ordenada do ponto C acrescida da metade da distância entre os pontos A e C.
Para determinar a distância entre os dois pontos faça (y(A)-y(C))/2. Observe a figura 12:
Figura 12: Distância entre os pontos A e C
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÃO: A distância pode ser calculada dessa maneira, pois já foi garantido que os pontos possuem a mesma abscissa.
A partir daí existem duas possibilidades: a primeira é criar um novo ponto, nesse caso D, com os valores numéricos obtidos a partir das expressões representadas nas figuras 11 e 12, ou seja, um ponto cuja abscissa seja igual a abscissa do ponto C acrescida da expressão observada na figura 11 e cuja ordenada seja igual a ordenada de C, acrescida do valor numérico encontrado a partir da expressão da figura 12.
Outra maneira é criar o novo ponto utilizando as próprias expressões como coordenadas, ou seja, D=(x(C)+((x(B)-x(C))/2), (y(C)+((y(A)-y(C))/2))). Veja:
Figura 13: Criando o ponto central da imagem
Fonte: Arquivo do autor
Observe o ponto D no centro da imagem.
Figura 14: Ponto central da imagem
Fonte: Arquivo do autor
O desafio está concluído, movimente os controles deslizantes, a imagem se movimentará e o ponto D não perderá suas características de ponto central da imagem.
Espera-se que essa aula contribua com a compreensão sobre as coordenadas dos pontos no plano cartesiano. Além disso, quando se utiliza a “captura” de coordenadas dos pontos, por exemplo, x(C) ou y(C), espera-se que a ideia de função fique implícita. Como, por exemplo, as coordenadas do ponto D, estão em função do ponto C.
Controle deslizante no GeoGebra
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FujHk1LP57k (acesso 24 jul. 2014).
Os desafios constituem a avaliação. Caso opte por fazer a construção coletiva para o primeiro desafio, estabeleça o segundo como avaliação, nesse sentido, durante o debate sobre o primeiro desafio lembre-se que a avaliação deve ser feita de maneira contínua ao longo da aula e envolver a participação dos(as) alunos(as).
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