20/09/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Anarquismo: fundamentos da teoria e do movimento anarquista |
Inicie as atividades da aula, trabalhando com os alunos o conceito de anarquismo e suas principais características. A proposta é que os alunos façam a leitura e o debate do texto de Luigi Biondi, o qual discute os fundamentos da teoria e do movimento anarquista. Confira, abaixo, um excerto do texto:
Anarquia e movimento anarquista Anarquismo (do grego antigo an-arke = contrário à autoridade) é o nome que se dá a uma teoria que prega uma sociedade sem governo, na qual se vive em harmonia, não por submissão à lei, nem por obediência à autoridade, mas por acordos livres estabelecidos entre os diferentes grupos de homens e mulheres, livremente constituídos por território ou profissão, para a produção, o consumo e para a satisfação da infinita variedade de necessidades e aspirações de um ser civilizado. Em uma sociedade anárquica as associações voluntárias que estarão presentes em todos os campos da atividade humana, adquirirão uma extensão maior, que substituirá o Estado em todas as suas funções. Elas constituirão uma rede composta por uma infinita variedade de grupos e de federações de todos os tipos e graus: locais, regionais, nacionais e internacionais, para todos os objetivos possíveis: produção, consumo e intercâmbio, comunicações, serviços sanitários, educação, proteção mútua, defesa do território, etc., mas também para satisfazer necessidades científicas, artísticas, literárias e de relações sociais. |
O texto completo, de Luigi Biondi, está disponível em:
http://portalgens.com.br/baixararquivos/textos/anarquismo_e_pedagogia_libertaria.pdf
Acesso em: 16/09/2014
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta e individual do texto completo.
b. A partir da leitura, divididos em duplas, os alunos devem elaborar um quadro esquemático com o conceito de anarquia/anarquismo e os principais fundamentos da teoria e do movimento anarquista, segundo o autor do texto. Veja o exemplo abaixo:
Teoria e Movimento Anarquista |
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Conceito de Anarquismo: |
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Fundamentos | Explicação sucinta |
Comunismo anarquista |
Propõe a construção de uma sociedade onde haja a gestão coletiva de todos os bens e a abolição de todo tipo de propriedade. |
Antiestatismo |
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Anti-clericalismo e ateísmo |
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Revolução |
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Ação Direta |
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Anti-Parlamentarismo |
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Federação |
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Liberdade Individual |
c. Apesar de algumas semelhanças, os anarquistas possuem grandes diferenças em relação aos socialistas e comunistas. Os alunos devem citar e explicar, por escrito as diferenças apontadas pelo autor do texto.
d. O autor do texto afirma que “a história do movimento anarquista no mundo atravessou alguns períodos principais, durante os quais um aspecto de suas estratégias prevalecia sobre os outros, que todavia não desapareceram completamente”. A partir da leitura, os alunos devem citar cada um desses períodos e caracterizá-los.
e. Conforme Biondi, o anarquismo se expandiu na Europa a partir do século XIX, teve uma certa expansão também entre os trabalhadores dos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX e se difundiu a partir da década de 90 do século XIX na América do Sul, graças à imigração de muitos trabalhadores vindos da Europa. Discuta com os alunos como se deu esta expansão, a partir das ideias apresentadas pelo autor.
f. O autor cita e comenta a trajetória de pensadores anarquistas como Piotr Kropotkin (1842 –1921), Errico Malatesta (1853-1932) e Michail Bakunin (1814-1876), entre outros. Oriente os alunos a reunirem fontes que tratem da biografia desses autores e, a partir da leitura das mesmas, peça a eles que façam uma discussão coletiva, em sala de aula, acerca das ideias principais defendidas por cada um deles.
g. Ao final das atividades com o texto, o professor deverá esclarecer possíveis dúvidas e, caso necessário, aprofundar os conceitos trabalhados.
Módulo 2 - A inserção do ideário anarquista no movimento operário brasileiro |
Na Atividade 1 do Módulo 1, o texto de Luigi Biondi evidenciou que, no Brasil, as ideias anarquistas foram difundidas principalmente pelos imigrantes europeus e tiveram grande relevância para o movimento operário brasileiro no período entre o final do século XIX e início do século XX.
Para iniciar a reflexão sobre a inserção da ideologia anarquista no Brasil, os alunos devem reunir, analisar e debater fontes que discutam as principais correntes que marcaram o movimento operário brasileiro no período analisado.
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em duplas. Proponha a eles que selecionem textos que tratem do tema e permitam uma reflexão sobre a questão proposta. Abaixo, indicamos dois textos disponíveis na internet, mas ressaltamos que é importante estimular os alunos a selecionarem, eles mesmos, fontes para a discussão da temática. O trabalho de seleção de fontes, sob a orientação do professor, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes:
Texto 1: Movimento Operário. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/QuestaoSocial/MovimentoOperario Texto 2: Ilusões revolucionárias. Por Carlos Augusto Addor. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/ilusoes-revolucionarias Os textos foram acessados em: 15/09/2014 |
b. Segundo Carlos Augusto Addor, são três as correntes políticas que organizaram os trabalhadores urbanos no Brasil entre 1890 e 1920:
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c. As duplas devem elaborar uma síntese na qual apresentem as principais características das correntes que influenciaram o movimento operário da época.
Para fazer a síntese, as duplas podem seguir as orientações contidas em:http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 15/09/2014). Dispostos em círculo na sala, todos os alunos devem socializar, entre si, as ideias centrais das duas fontes trabalhadas.
Nas atividades subsequentes, o objetivo é que os alunos aprofundem as suas reflexões sobre a inserção dos anarquistas e seu ideário no movimento operário brasileiro do período focalizado.
O anarquismo e o movimento sindical
De braços dados e cruzados Apesar da perseguição, o anarquismo ampliava sua presença nos sindicatos operários e no debate político e intelectual, denunciando, através de uma imprensa bastante vigorosa, as condições de vida impostas aos trabalhadores. Em 1903, no Rio de Janeiro, e em 1907, em São Paulo, duas greves mobilizaram trabalhadores de vários setores, cujas principais reivindicações eram “os três oitos” – jornada de oito horas de trabalho, propiciando oito horas de repouso e oito horas livres. Ao fim das greves, algumas categorias profissionais com maior poder de barganha conseguiram a redução da jornada, se não para oito, ao menos para nove horas. Em abril de 1906, foi realizado no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso Operário Brasileiro, com clara influência anarquista. Uma de suas resoluções, efetivada em 1908, era a criação da Confederação Operária Brasileira (COB) que, por sua vez, lançou o jornal A Voz do Trabalhador, um dos mais importantes periódicos da imprensa operária na Primeira República, ao lado de A Plebe, Guerra Social, A Terra Livre, Na Barricada, Spartacus, A Voz do Povo e A Lanterna – este último ainda enfatizava o caráter anticlerical do anarquismo. |
O texto completo, de Carlos Augusto Addor, está disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/de-bracos-dados-e-cruzados
Acesso em: 16/09/2014
Orientações para a atividade:
a. Os alunos, individualmente, devem fazer a leitura do texto completo no link indicado acima. Em seguida, as ideias centrais do texto devem ser esquematizadas.
Para a elaboração dos esquemas, os alunos podem seguir as orientações disponíveis no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Módulo 4, Atividade 1) e também em: http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/esquema.htm. Links acessados em: 15/09/2014
b. O objetivo do esquema é que os alunos se preparem para a discussão coletiva do texto, a qual deverá abordar as seguintes questões:
I. Explique por que, para o autor, os trabalhadores urbanos, no período entre 1889 e 1930, viviam em um verdadeiro “inferno social”.
II. Segundo Addor, “as ideias anarquistas vieram com os imigrantes, o que levou setores do patronato e membros do aparelho de Estado a formularem a imagem da ‘planta exótica’: uma ideologia estrangeira que não encontraria terreno fértil para se desenvolver no Brasil”. Qual o interesse dos grupos mencionados em difundir esta teoria?
III. O autor afirma que “apesar da perseguição, o anarquismo ampliava sua presença nos sindicatos operários e no debate político e intelectual” no período em questão. Explique como isso ocorreu.
IV. Comente sobre os efeitos da guerra mundial na economia brasileira e as perspectivas colocadas pela Revolução Russa de 1917 ao movimento operário no Brasil.
V. A partir da leitura do texto, aponte as principais características do movimento operário anarquista nas duas primeiras décadas do século XX. |
Reprodução, análise e debate de vídeos sobre a inserção do anarquismo no movimento operário brasileiro
Documentário: Libertários
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Vídeo Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=qh3H8mtFe6U
Vídeo Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=LuyozCk93VM
Acesso em: 15/09/2014
Vídeo Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=6wTNxqBbsCc
Acesso em: 15/09/2014
Orientações para a atividade:
a. Divida a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável pelo trabalho de análise e apresentação das ideias centrais de uma parte do documentário.
b. Utilizando computadores conectados à internet, cada grupo deve acessar, nos links indicados acima, o vídeo pelo qual ficou responsável. É importante que os alunos do grupo assistam ao vídeo juntos, para que possam pausar quando necessário, esclarecer dúvidas e discutir ideias centrais.
Atenção! Os alunos devem assistir o documentário completo, embora cada grupo seja responsável por apenas uma parte.
c. Todos os vídeos apresentam ideias relacionadas à inserção do ideário anarquista no movimento operário no período entre o final do século XIX e início do século XX. Entre as questões discutidas, destacam-se:
É importante que as ideias principais sejam organizadas em esquema ou síntes
e (veja orientações nas atividades anteriores), para que os alunos possam socializá-las com os colegas do grupo.
d. Cada grupo deverá apresentar as ideias centrais do vídeo pelo qual ficou responsável através de slides produzidos no programa PowerPoint ou similar.
DEBATE |
a. Após as apresentações dos grupos, promova um debate entre os alunos para que possam socializar suas conclusões.
b. Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, as quais ainda necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.
c. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, as principais ideias discutidas.
Reprodução e análise de Imagens relativas à inserção anarquista na imprensa e no movimento operário brasileiro
Proponha aos alunos um trabalho de seleção, análise e debate de imagens relativas à inserção anarquista na imprensa e no movimento operário brasileiro, no período estudado. Abaixo, apresentamos duas sugestões de fontes para a pesquisa. A primeira, o livro organizado por Alberto Gawryszewski, o qual encontra-se disponível no link indicado. A segunda, uma exposição de imagens relacionadas ao anarquismo e ao movimento operário no Brasil e no mundo.
Fonte 1
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http://issuu.com/lediuel/docs/livro_anarquismo
Acesso em: 15/09/2014
Fonte 2
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http://www.uel.br/cch/his/ledi/exposicoes/anarquistas/
Acesso em: 15/09/2014
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em trios. Os trios deverão acessar, ler e analisar com atenção o conteúdo das duas fontes indicadas.
b. Em seguida, cada trio deverá selecionar e analisar pelo menos 3 (três) imagens extraídas das fontes sugeridas, sendo que as mesmas devem contemplar as temáticas abaixo indicadas:
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c. Confira abaixo, por exemplo, imagens extraídas das fontes citadas e a análise das mesmas:
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" o homem completamente nu simboliza um novo ser, despido literalmente dos vícios da sociedade reacionária, arcaica e tradicional capitalista burguesa.(...) No machado está escrita a palavra anarquia, ou seja, somente o ideal anarquista pode cortar a árvore que simboliza a sociedade capitalista. Esta é representada como uma árvore que não dá frutos, folhas e oxigênio." | A imagem retrata a crítica anarquista à propriedade privada no capitalismo, responsável pelas desigualdades sociais. Nela é representada uma família pobre, sem moradia, exposta ao relento com seus poucos bens. |
Imagem 1: Jornal A Plebe 11/08/1917, p.1. Texto e imagem disponíveis em: http://issuu.com/lediuel/docs/livro_anarquismo (p. 23)
Acesso aos links em: 15/09/2014
A Plebe, 1/05/1923. |
A Lanterna, 01/05/1916, p.1. |
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Imagem divulgada no Jornal "A Plebe" de 01/05/1923, a qual conclama os trabalhadores, no dia 1o de maio, a cruzarem os braços e, assim, parar a indústria. A Plebe foi um importante periódico da imprensa operária, o qual teve papel importante na divulgação do ideário anarquista aos trabalhadores. | Imagem divulgada no Jornal "A Lanterna" de de 01/05/1916, outro jornal de tendência anarquista da época. Nela é possível observar as imagens de teóricos e líderes do movimento anarquista, bem como palavras de ordem e expressões relacionadas ao ideário anarquista. A referência ao 1o de maio indica a intenção de vincular os princípios anarquistas ao movimento operário no Brasil. |
Imagem 2: http://issuu.com/lediuel/docs/livro_anarquismo (p. 27)
Acesso em: 15/09/2014
d. Em data previamente marcada, os trios devem socializar as suas conclusões com os colegas. É interessante utilizar o PowerPoint ou programa similar nas apresentações, para que seja possível apresentar as imagens selecionadas, copiadas das fontes indicadas, com suas respectivas informações e análises.
Para alunos e professores:
1. Anarquismo no currículo. Por José Damiro Moraes. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/anarquismo-no-curriculo
2. Movimento Operário Brasileiro. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-operario-brasileiro.htm
3. Documentário: Breve Histórico do Movimento Grevista e Operário do Brasil. http://www.youtube.com/watch?v=okVB4wfaaq8
Os links foram acessados em: 15/09/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; seleção e análise de fontes imagéticas; reprodução, análise e debate de vídeos; produção de Quadro Temático; elaboração de sínteses e esquemas de textos; debate.
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15/10/2014
Cinco estrelasÓtima sugestão! Muito bem explorada, a temática!