21/09/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Gêneros jornalísticos: notícia e reportagem.
Estratégias e recursos:
O objetivo é descrever a primeira página de um jornal.
Esta aula deverá acontecer na biblioteca da escola e os alunos deverão estar dispostos em semicírculo.
Professor, providencie antecipadamente, pelo menos, três jornais impressos diferentes, tais como: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo. O ideal seria que para cada linha editorial, houvesse dois exemplares.
Em círculo e com os jornais em mãos, os alunos deverão folhear o impresso de modo a conhecê-lo. A cada comando da professora, o jornal deverá ser trocado em círculo.
Professor, dê o comando de troca a cada 3 minutos, pelo menos.
Após a troca dos impressos, o professor solicitará que os alunos atentem-se à primeira página de cada impresso. Para tanto, a troca entre os alunos recomeça. Ao final, o professor dividirá a turma em dois grandes grupos para competirem entre si. No quadro, cada grupo, por meio de um aluno por vez, deverá escrever uma característica recorrente na primeira página de cada jornal impresso.
http://3.bp.blogspot.com/-Qfj3ka76E6U/UP6oT440cWI/AAAAAAAAfRE/VGOMnf2nMHE/s1600/Obama023.jpg Acesso em 19 set. 2014.
Professor, é esperado que os alunos escrevam algo do tipo:
Grupo 1 | Grupo 2 |
Manchete em letras destacadas | Presença de imagens relativas à manchete |
Data da edição | Preço do jornal |
Legendas | Nome do Jornal destacado no início da página |
Chamadas de outras notícias e reportagens que constam no jornal | Colunas |
Título destacado (negritado) das demais noticias | Página onde consta as notícias e reportagens destacadas nas chamadas. |
Professor, para tornar a atividade ainda mais descontraída, proponha que ela seja competitiva de modo que o grupo que mais características colocar, seja o campeão. O prêmio pode ser alguma nota extra ou uma guloseima.
O objetivo é fixar as características da PP de um jornal.
Para fixar as características da primeira página de um jornal (PP), divida a sala em três grupos de modo que cada grupo fique com um dos exemplares dos jornais impressos.
A tarefa será recortar a PP de modo a formar um quebra-cabeça com as partes definidas conforme o jornal propõe. Exemplo, os alunos deverão recortar:
Veja na imagem abaixo os exemplos das áreas a serem recortadas, conforme indicam os tracejados em vermelho:
http://2.bp.blogspot.com/-1OCKJj7lXs0/U14rk1SZZTI/AAAAAAABcic/l1x7-vrth9g/s1600/capa+folha.jpg Acesso em 19 set. 2014.
Uma vez recortadas as partes do jornal, os grupos deverão trocá-las entre si, de modo a reconstituir a PP do jornal. O grupo que mais próximo chegar à PP do jornal conforme foi impresso, é o grupo vencedor.
Professor, aproveite para discutir com os alunos a localização de cada parte da PP. Por exemplo, a machete é sempre o que aparece primeiro dentre todas as chamadas. O título do jornal sempre é centralizado. A data e o preço apresentam-se logo após o nome do jornal. A legenda sempre acompanha uma foto, dentre outros destaques.
O objetivo é criar a PP de um jornal.
Os alunos deverão, ainda em grupos, propor a criação da PP de um jornal de autoria deles próprios.
Professor, para essa atividade ou os alunos deverão trazer jornais velhos de casa para recortarem ou deverão eles próprios criarem e escreverem tudo o que a PP comporta.
A ideia é que os alunos recortem e misturem partes de jornais diferentes, criando uma nova "roupagem" para a PP que criarão ou ainda proponham um novo jornal.
Cada grupo deverá criar a PP do jornal em um papel tamanho A3, preferencialmente de qualidade mais dura, resistente de modo que após o trabalho feito, todas as PP dos jornais sejam expostos no mural da escola.
Para leitura do professor:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YK_DxoLbp6QJ:periodicos.unifacef.com.br/index.php/rel/article/download/406/388+&cd=13&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em 19 set. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21139 Acesso em 19 set. 2014.
http://pescandoletras.blogspot.com.br/2012/05/genero-textual-jornal-parte-ii.html Acesso em 19 set. 2014.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702010000200010&script=sci_arttext Acesso em 19 set. 2014.
http://jornalistamaiaralopes.blogspot.com.br/2011/05/analise-das-caracteristicas-do-jornal.html Acesso em 19 set. 2014.
A ideia dessa proposta é os alunos reconhecerem as características da primeira página de um jornal. Para isso, todas as atividades foram pensadas a fim de facilitar a consumação desse objetivo: folhear três jornais impressos diferentes; descrever as características da primeira página de um jornal; montar as partes da primeira página de um jornal; criar a primeira página.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/10/2014
Quatro estrelasDESPERTA O INTERESSE PELOS DETALHES, APRENDAM A TRABALHAR EM EQUIPE; DESENVOLVAM A ESCRITA E O SENSO CRÍTICO.
22/09/2014
Cinco estrelasGostei bastante da aula, principalmente porque auxília na habilidade localização, e trabalha a leitura na atualidade.