21/09/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Não há necessidade de nenhum conhecimento específico previamente.
Estratégias e recursos:
Professor, o objetivo de cada atividade está estritamente relacionado ao reconhecimento da necessidade do trabalho em equipe.
Para a primeira atividade, o professor deverá organizar os alunos em círculo e solicitar que cada um coloque as mãos atrás do corpo.
Professor, caso ache pertinente, amarre as mãos dos alunos com barbantes para que não se soltem. Caso não queira amarrar, peça aos alunos para cruzarem-nas atrás do corpo, como mostra a imagem abaixo:
https://reabilitandocomto.files.wordpress.com/2013/08/12.jpg?w=535&h=345 Acesso em 19 set. 2014.
Uma vez os alunos com as mãos cruzadas e ou amarradas atrás do corpo e, em círculo, o professor colocará uma guloseima (uma jujuba ou uma bala) nas mãos de cada estudante.
Professor, para que não tenha qualquer tipo de intercorrência, solicite aos alunos lavarem as mãos antes da atividade.
Depois, comentará sobre as regras:
Aclaradas as regras, o professor questionará:
Professor, a ideia é que os alunos respondam que um terá que dar ao outro. Ou seja, é importante que os alunos cheguem à conclusão de que para conseguirem atingir o objetivo da atividade, eles precisam trabalhar em equipe.
Os alunos sentados em círculo serão provocados pelo professor para cumprirem individualmente uma tarefa: deslocar o objeto do centro do círculo em que estão para fora dele.
Professor, para a atividade cumprir seu objetivo é importante escolher um objeto bastante pesado que não possa ser carregado por um único aluno. Exemplo:
http://4.bp.blogspot.com/-pbAU-gAZhQ0/UfaYIAd9suI/AAAAAAABTyM/--8xfju_nVc/s1600/cofre.jpg Acesso em 19 set. 2014.
http://3.bp.blogspot.com/_mxl4ClyNjDI/TDoKJ1qjvqI/AAAAAAAAABc/mAStMt1iAcQ/s1600/BAU+ENVELHECIDO-BRONZE.JPG Acesso em 19 set. 2014.
http://fernandojaeger.com.br/fj/wp-content/uploads/2012/01/Sahy-Banco.jpg Acesso em 19 set. 2014.
Cada aluno deverá tentar levar sozinho o objeto para fora do círculo. Quando todos tentarem, o professor questionará:
A resposta esperada é que os alunos unam-se em parceria para conseguirem deslocar o objeto.
O professor mostrará aos alunos a seguinte imagem:
http://sindmof.com/imagens/boletins/trabalho_em_equipe2.jpg Acesso em 19 set. 2014.
Depois, distribuirá aleatoriamente a mesma imagem cortada em peças que formam um quebra-cabeça.
Professor, para que a atividade funcione, os alunos deverão primeiro receber as peças já picotadas aleatoriamente e depois deverão ser divididos em grupos. A ideia é que os alunos de cada grupo reúnam suas peças e percebam que deverão trocar as peças com outros grupos para conseguirem êxito na conclusão da atividade. Ou seja, novamente o que se tem é a necessidade do trabalho em equipe.
Exemplo das possibilidades para o recorte da imagem, formando um quebra-cabeça:
Os alunos assistirão à projeção das seguintes propagandas que foram condensadas no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=twg9SCt76UE Acesso em 19 set. 2014.
Depois, o professor deverá iniciar uma discussão oral quanto ao que os alunos assistiram:
Depois, o professor deverá projetar o último vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=TK6ZJUGdm5g Acesso em 19 set. 2014.
A discussão desse vídeo deve girar em torno das consequências do individualismo... da não cooperação.
Os alunos deverão formar um mural ou painel sobre o reconhecimento da importância do trabalho em equipe. Para tanto, poderão colar imagens que remetam ao assunto ou ainda poderão sugerir filmes, livros ou afins que tratem dessa abordagem.
Uma sugestão: professor, ensine os alunos a recortarem bonecos unidos, como mostra a figura abaixo, para compor o mural:
https://www.lds.org/bc/content/shared/content/images/gospel-library/manual/34484_all_005_01-paperdoll.gif Acesso em 19 set. 2014.
Para leitura do professor:
http://www.scielo.br/pdf/soc/n6/a11n6.pdf Acesso em 18 set. 2014.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1561-8.pdf Acesso em 18 set. 2014.
http://educacaoecooperacao.blogspot.com.br/ Acesso em 18 set. 2014.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/10/2014
Cinco estrelasAchei super pertinente esta atividade, porque a partir do resultado alcançado os alunos farão várias reflexões sobre o tema e perceberão a importância destas atividades. Acredito ser este o caminho dos educadores, conscientizar através de exemplos e estimular a mudança de atitude e comportamento.
12/10/2014
Três estrelasESTE TIPO DE ATIVIDADE É MUITO INTERESANTE, POIS DESPERTA A CRIATIVIDADE DO ALUNO.
05/10/2014
Cinco estrelasGostei muito da proposta da aula. Tenho uma turma de jardim B, que assumi há pouco tempo que sinto necessidade do resgate da união de todos.
02/10/2014
Cinco estrelasboa matéria que aonde eu estudo não da este tipo de abreviações Eu sou aluno da E.E Monsenhor Francisco Miguel Fernandes. Carteira de Estudante Ensino Fundamental 6° Ano - C - Tarde - 2014 e é dessa Educação que o nosso Brasil Precisa.
02/10/2014
Cinco estrelasÈ muito importante quando conseguimos fazer com que nossos alunos aprendam a trabalhar no coletivo, essa dinâmica também é excelente para nós professores que devemos nos policiar quanto ao trabalho em equipe .Gostei e já vou utilizar nas aulas do Laboratório de Infomática
30/09/2014
Cinco estrelasAula bastante criativa!!!!