Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MODAL VERBS - DEDUCTIONS IN THE PAST

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer especulações e deduções sobre fatos ocorridos no passado, usando verbos modais (modal verbs).

Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o que são verbos modais (modal verbs).

Estratégias e recursos da aula

Os verbos modais do inglês são usados para diversos fins, entre eles para especular sobre fatos ou acontecimentos. Esta aula trata de deduções ou especulações sobre a probabilidade de fatos terem (ou não) ocorridos no passado. Antes de tratar desse assunto, é aconselhável que os alunos tenham uma noção do que sejam verbos modais. Assim, sugiro que o professor introduza esses verbos, antes de desenvolver esta aula. Há uma aula intitulada "INTRODUCTION TO MODAL VERBS", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57810 (acesso em 29 set 2014), que trata da introdução aos verbos modais - sua definição, suas características e seus principais usos. Há, ainda, uma aula chamada "MODAL VERBS - DEDUCTIONS IN THE PRESENT", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57786 (acesso em 29 set 2014), que aborda deduções sobre fatos ocorridos no presente.

 

Figura 1 - Modal Verbs

 

modal verbs

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-kkg1fkKJh8c/UyCf47U75BI/AAAAAAAAAO8/fg95d0tpT4I/s1600/76395250.png. Acesso em 30 set 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Figura 2 - Argument

 

argument

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-CQx7mXU3SRk/Tg_4JOhWtvI/AAAAAAAAAKE/1eQy5A6emyc/s1600/argument.jpg. Acesso em 29 set 2014.

 

Para iniciar o assunto desta aula, apresente aos alunos a figura 2, na qual dois jovens estão discutindo, e convide-os a dizerem o que pode ter acontecido para provocar a discussão. Colete as opiniões dos alunos e escreva-as no quadro, acrescentando outras sentenças, como as sugeridas abaixo. 

 

1. Something important must have happened. (Algo importante deve ter acontecido.)

2. He may have cheated on her. (Ele pode tê-la traído.)

3. She might have cheated on him. (Ela pode tê-lo traído.)

4. She could have seen him with another girl. (Ela pode tê-lo visto com outra garota.)

5. He might have disappointed her. (Ele deve tê-la decepcionado.)

6. Whatever happened, it can't have been fair. (Seja o que for que aconteceu, não pode ter sido justo.)

7. It must have been serious. (Deve ter sido sério.)

8. He can't have given her flowers. (Ele não pode ter dado flores a ela.)

 

Em seguida, motive os alunos a analisarem as ideias apresentadas nas sentenças, para decidirem qual grau de certeza ou incerteza cada uma delas indica. Desenhe uma tabela, no quadro, como mostrado na figura 3. A primeira coluna deverá ser preenchida pelas sentenças que se referem a acontecimentos impossíveis de terem acontecido. A segunda coluna deverá conter as frases relacionadas a fatos prováveis ou possíveis de terem acontecido. Por fim, na terceira coluna deverão ser escritas as frases que indicam fatos que certamente devem ter ocorrido. Ao final da análise a tabela deverá estar semelhante à tabela da figura 4. Em seguida, explique que a escolha do verbo modal adequado, depende do grau de certeza do fato. A figura 5 mostra uma reta, chamada escala de probabilidades. Nela, estão colocados os verbos modais, de acordo com a probabilidade ou possibilidade de ocorrência do acontecimento. Exiba a figura 5 ou, se preferir, desenhe a escala de probabilidades no quadro. Para concluir a explicação, diga à turma que os modais might, may e could (que são todos usados quando não se tem certeza do fato), apresentam uma pequena diferença na escala de probabilidades.

 

Figura 3 - Table to be completed.

 

IMPOSSIBLE/IMPROBABLE PROBABLE/POSSIBLE ALMOST CERTAIN

 

 

 

 

Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 4 - Complete table

 

IMPOSSIBLE/IMPROBABLE PROBABLE/POSSIBLE ALMOST CERTAIN
  • Whatever happened, it can't have been fair.
  • He can't have given her flowers.
  • He may have cheated on her.
  • She might have cheated on him.
  • She could have seen him with another girl.
  • He might have disappointed her.
  • Something important must have happened.
  • It must have been serious.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 5 - Probability/possibility scale.

 

scale2

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

Este é um exercício estrutural, com o objetivo de verificar se os alunos compreenderam o uso dos verbos modais perfeitos. Distribua cópias do exercício abaixo e conceda alguns minutos para a execução do mesmo. A correção deverá ser feita oralmente, com a participação de toda a classe. Este é um bom momento para o professor verificar o entendimento da turma.

 

Complete the sentences with one of the alternatives given.

1. "I passed all my exams, this year." "You _________________ (can't have / must have / may have) studied hard.

 2. "My sister is not sure if she has passed all her exams." "She ______________ (can't have / must have / may have) failed one or two."

3. "Where is Jack? He should be here one hour ago." Yes, he should, but he _________________ (could have / can't have / must have) missed the bus."

4. "Come on! He is only ten years old. He _______________ (may have / must have / can't have) written that Science book!"

5. "Do you know where they have gone?" "I have no idea. They ________________ ( must have / might have / can't have) gone shopping."

6. "Mary has been very said lately. She's looking for a job." "I don't know if she got a job, but she looked very pleased yesterday. She _______________ (can't have / could have / must have) got a job."

7. They ___________________ (can't have / might have / must have) gone to the party by taxi. Their car is in the garage.

8. She ___________________ (can't have / may have / must have) been delighted when she knew she's won the prize.

9. I made an appointment with Fred here, but he's late. He ________________________ (can't have / may have / must have) got up late.

10. I thought I saw Jane at school this morning, but it _________________ (can't have / might have / must have) been her. She is traveling.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. must have; 2. may have; 3. could have; 4. can't have; 5. might have; 6. could have; 7. might have; 8. must have; 9. may have; 10. can't have. 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 
Esta atividade é chamada: "What do you think happened next?" (O que você acha que aconteceu depois?) Divida a classe em grupos de três alunos. Mostre a figura 6 e peça para os grupos analisarem cada situação representada na mesma (letras a-e). Eles deverão escrever cinco sentenças para cada imagem, sendo cada sentença contendo um verbo modal: can't have, might have, may have, could have e must have. O professor pode dar exemplos para a primeira situação (letra a), como mostrados abaixo:
 
Situation a:
1. The cat must have fallen into the water. (O gato deve ter caído na água.) 
2. The girl in yellow could have fallen into the water. (A garota de amarelo pode ter caído na água.)
3. The raft can't have turned over. (O bote não pode ter virado.)
4. The little girl on the right might have cried. (A menininha da direita deve ter chorado.)
5. Their mother may have been very mad. (A mãe delas pode ter ficado muito brava.)
 
Figura 6 - What do you think happened next?
 
a)  Boat b)  train
 
c)  africa d)  Fountain
 
e)  Splash
 
 
 
Ao final desta atividade, o professor poderá chamar um aluno de cada grupo para ler suas frases. A correção deverá ser feita nos cadernos.
 

ATIVIDADE 2

 
Para encerrar esta aula, os alunos irão assistir a um vídeo da música: " It must have been love" de Roxette. A letra desta música encontra-se abaixo e está disponível no endereço: http://letras.mus.br/roxette/34458/ (acesso em 30 set 2014). O vídeo encontra-se disponível no endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=k2C5TjS2sh4 (acesso em 30 set 2014). Antes de exibir o vídeo, escreva as seguintes palavras, no quadro: around, away, blows, day, flows, ground, now, out, somehow, without. Peça aos alunos para formarem pares de palavras que rimam. Em seguida, distribua cópias da letra aos discentes e peça para checarem as rimas. Exiba o vídeo e convide a todos para cantarem juntos.
 
It must have been love - by Roxette

It must have been love but it's over now...

Lay a whisper on my pillow
Leave the winter on the ground
I wake up lonely, there's air of silence
In the bedroom and all around

Touch me now, I close my eyes
And dream away

It must have been love but it's over now
It must have been good but I lost it somehow
It must have been love but it's over now
From the moment we touched til the time had run out

Make-believing we're together
That I'm sheltered by your heart
But in and outside I've turned to water
Like a teardrop in your palm

And it's a hard winter's day
I dream away

It must have been love but it's over now
It was all that I wanted, now I'm living without
It must have been love but it's over now
It's where the water flows
It's where the wind blows

It must have been love but it's over now
It must have been good but I lost it somehow
It must have been love but it's over now
From the moment we touched til the time had run out

It must have been love but it's over now
It was all that I wanted, now I'm living without
It must have been love but it's over now
It's where the water flows
It's where the wind blows

 

Fonte: http://letras.mus.br/roxette/34458/. Acesso em 30 set 2014.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: around/ground; away/day; blows/flows; now/somehow; out/without.

 

Recursos Complementares

O endereço: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=4518  (acesso em 29 set 201) oferece atividades sobre deduções no passado envolvendo verbos modais.

O endereço: https://www.youtube.com/watch?v=hNSlxuOh6fY (acesso em 30 set 2014) apresenta um vídeo, com a canção You must have been a beautiful baby, de Harry Warren e Johnny Mercer, cantada por Bobby Darin. Esta música é um bom exemplo do uso do verbo modal must, para especular sobre fatos passados.

Avaliação

O professor pode fazer uma avaliação qualitativa, durante a evolução da aula, observando o envolvimento e o desempenho dos alunos na realização das tarefas. Uma avaliação escrita pode ser feita na atividade 1 do segundo módulo. Se o professor achar conveniente, as imagens, juntamente com as produções escritas dos grupos, podem ser expostas na sala de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.