20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a mesma irá ampliar as informações dos alunos acerca dos meios de transporte. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informações ao professor
Professor, qualquer que seja a localidade onde moramos é praticamente impossível imaginar nossas vidas sem os meios de transporte no mundo atual. Assim, este planejamento tem como foco esta temática. Este é um assunto que será enriquecido por meio de pesquisas e questões levantadas a partir de diálogos estabelecidos. Resgate os conhecimentos prévios da turma, não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos.
As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet e do tablet.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-8.jpg>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem a respeito do trânsito. (Professor, é importante que a turma saiba que trânsito é o movimento de pedestres e de veículos nas ruas, avenidas e estradas.).
Ouça as respostas e em seguida, esclareça para a turma que:
Agora, apresente as imagens a seguir para os alunos. Você poderá utilizar Data Show, ou slides (usando PowerPoint). As imagens abaixo favorecerão o diálogo da turma sobre a temática estudada. Explore-as coletivamente, identificando com os alunos os seus elementos. Tipos de ruas, meios de transportes, ruas largas ou estreitas.
Fonte: Imagens retiradas do Sítio: “Revista A.net”. Disponível em: <http://www.revistaa.net/reportagens/santa-cruz-de-iraque-a-california-das-nacoes/#.VCWrt1dAdRI>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Leitura e discussão de cena:
Questione a turma:
Professor, apresente algumas imagens que retratam o modo como alguns alunos vão para a escola. Você poderá utilizar as cenas a seguir.
Fonte: Sítio: “Hoje em dia”. Disponível em: <http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/criancas-dependem-de-barco-escola-para-atravessar-o-rio-s-o-francisco-1.189081>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Fonte: Sítio: “Federação Goiânia de municípios”. Disponível em: <http://fgm-go.org.br/noticias/municipios-podem-utilizar-veiculos-para-transportar-estudantes-da-zona-urbana-e-de-ensino-superior-conforme-a-lei-12-816/>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Fonte: Sítio: “Falação”. Disponível em: <http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com.br/2010/03/transporte-escolar-em-pau-de-arara_26.html>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Fonte: Sítio: “G1 Ribeirão e Franca”. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/10/estudantes-reclamam-de-excesso-de-velocidade-em-avenida-de-franca-sp.html>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Promova um debate sobre as cenas apresentadas:
Após o diálogo informe aos alunos, que nem sempre os meios de transporte foram assim, como vocês os que conhecem hoje. Com certeza muitas mudanças ocorreram ao longo do tempo. Auxilie os alunos a perceberem que navios transportam pessoas e mercadorias. Também é importante que percebam que os meios de transporte avançaram para tornar as viagens mais rápidas, facilitando o transporte de mercadorias necessárias para o desenvolvimento do mundo. Ressalte também, a necessidade do trem e do metrô. O trem em nosso país é usado hoje, quase que somente para transporte de carga, porém no passado era o principal meio de transporte já que poucos tinham carro.
Observação: Professor, você também poderá utilizar alguns sítios para que os alunos possam conhecer diferentes tipos de transportes, para isto, sugerimos os sítios a seguir. Dialogue fazendo uma análise comparativa entre meios de transporte. Pontue as mudanças ocorridas ao longo do tempo: o que mudou e o que permaneceu; por que ocorreram tais mudanças. Acrescente novas questões à medida que o diálogo for acontecendo.
. Sítio: “Mundinho da criança”. Disponível em: <http://www.mundinhodacrianca.net/2011/09/projeto-transito-meios-de-transporte.html>. Acesso em: 26 de set. 2014.
. Sítio: “Colégio João de Barro”. Disponível em: <http://colegiojoaodebarro.net/projeto-semana-meios-transporte/>. Acesso em: 26 de set. 2014.
. Sítio: “Diário Des Escolar”. Disponível em: <http://diariodesescolar.com/2013/11/04/cavalo-e-um-meio-de-transporte/>. Acesso em: 26 de set. 2014.
Para finalizar, pergunte para os alunos o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, após os diálogos realizados na aula anterior, proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre meios de transporte. Para isto, registre na lousa e peça que copiem a seguinte “Atividade de casa”. (Procure registrar esta atividade em um final de semana, assim os pais ou outro responsável pelo aluno poderá acompanhar a atividade proposta.).
Converse com seus familiares e peça-os que ajudem a descobrir dados sobre um meio de transporte. Você deverá escolher um meio de transporte, coletar informações sobre ele, registrar os dados coletados e trazê-las para compartilhar com colegas e professor. Para isto, preencha a ficha a seguir. Você poderá acrescentar outros dados na ficha.
Se possível, fotografe ou recorte em jornais, revistas, panfletos de propaganda, uma imagem do meio de transporte que você pesquisou.
Fonte: Acervo da própria autora.
Observação: Professor, oriente os alunos a registrarem a/s fonte/s de pesquisa que utilizaram para encontrar as informações.
Se preferir, você poderá pedir que os alunos se organizem em grupos e desenvolvam a pesquisa sobre determinado meio de transporte. Depois peça que tragam para sala de aula as informações que coletaram e que as compartilhem com os demais colegas. Você poderá propor que cada grupo eleja um participante para informar a classe sobre os dados encontrados.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que copiem as questões e também suas respostas, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Para fotografar o meio de transporte podem utilizar seus laptops. Para fotografar utilize a Câmera dos Laptops acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Para visualizar fotos clique no ícone Visualizador de Imagens acessando: (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Após a digitalização, providencie a impressão do texto para os alunos.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a tarefa realizada em casa. Solicite que eles leiam as respostas das questões apresentadas. Formule questões pertinentes aos dados apresentados pela turma. Depois, instigue-os a avaliarem as mudanças e as permanências dos meios de transportes que contribuíram para melhorar a vida das pessoas.
Discuta com a turma sobre o uso dos meios de transporte e o que poderia ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o que todos poderiam fazer nesse sentido. Por exemplo: carona solidária, uso da bicicleta, uso de transporte coletivo.
Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre a rua onde moram.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar os trabalhos produzidos. Também dê oportunidade para que possam relatar seus sentimentos e descobertas ao realizarem esta atividade.
Para finalizar este momento pergunte aos alunos o que eles acharam da aula e se foi possível aprender algo. É importante que justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o meio de transporte pesquisado na aula anterior. Peça que pensem sobre o que aprenderam e escrevam um texto explicando os benefícios desse meio de transporte para a nossa sociedade.
Se você preferir poderá produzir um texto em duplas. Os alunos que pesquisaram o mesmo meio de transporte se organizam em duplas e realizam a atividade proposta. Solicite que ilustrem o texto.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Ao finalizar o texto, providencie a impressão do mesmo para os alunos.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferirem palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para cada um reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente aos alunos alguns museus dos meios de transporte. Para isso, se eles possuírem laptop do Projeto UCA, peça que acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, ou então utilize Data Show. Por meio dele será possível ler textos e ver imagens da evolução dos meios de transporte no Brasil, é só entrar nos links desejados.
Como é um espaço que tem várias informações, realize mais de uma atividade, faça intervenções, dialogue com a turma, explore as imagens, faça comparações identificando permanências e diferenças, observe o formato dos meios de transporte e como eram movidos. (Professor, analise os textos sugeridos e organize-os de acordo com o nível de seus alunos. Você deverá trabalhar de forma que a turma possa ter participação durante a leitura e o debate.).
. Sítio: “Museu Virtual do transporte urbano”. Disponível em: <http://www.museudantu.org.br/QRiodeJaneiro.htm>. (Neste museu será possível ver a evolução dos meios de transporte da Antiguidade - Era Contemporânea.). Acesso em: 26 de set. 2014.
. Sítio: “Meios de transporte” – Museus. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/53384>. (Neste sítio você terá acesso a diferentes museus, é só você selecionar aquele que condiz ao nível de seus alunos.). Acesso em: 26 de set. 2014.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
Outra possibilidade
Aproveite as imagens vistas e organize com a turma duas listas de meios de transporte. Uma com os que existiam no passado das cidades e outra com os que existem atualmente. Veja como fazer:
Sugestões de links para o aluno e professores:
. Sítio: “Smart Kids”. Meios de transporte. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html>.
. Sítio: “YouTube”. Kika: de onde vem o avião? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tf-t9bYukAA>.
. Sítio: “Smart Kids”. Meios de transporte: jogos. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/meios-de-transporte.html>.
Acessados em: 26 de set. 2014.
Sugestão de link para professores:
. Sítio: “Portal do professor”. Aula: Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/Metodologia Científica. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459>.
. Sítio: “Edu Katu: rede de aprendizagem para o consumo consciente”. Disponível em: <http://edukatu.org.br/uploads/post/doc/75/13_07_03_percursoAr_2.pdf>. Acessados em: 26 de set. 2014.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento da relevância dos meios de transporte na sociedade. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: conhecer alguns meios de transporte explorando as possibilidades de trabalho que o tema traz, como a evolução da tecnologia e a sua importância em nossas vidas; compreender as mudanças ocasionadas pela presença do automóvel na vida das pessoas; analisar os problemas do uso indiscriminado dos automóveis atualmente; pesquisar diferentes meios de transportes utilizados na localidade onde moram; identificar semelhanças e diferenças entre os meios de transporte; comparar as vivências das pessoas em relação aos meios de transporte em diferentes tempos e identificar algumas mudanças e permanências; compreender a importância dos meios de transporte; organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; desenvolver habilidades de leitura e escrita; produzir texto com autonomia; coletar e organizar informações acerca de meios de transportes; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Analise também, os registros pessoais dos alunos verificando se eles estão aproximando cada vez mais da escrita alfabética.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!