Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/ Metodologia Científica

 

21/08/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns meios de transporte explorando as possibilidades de trabalho que o tema traz, como a evolução da tecnologia e a sua importância em nossas vidas;
  • Compreender as mudanças ocasionadas pela presença do automóvel na vida das pessoas;
  • Analisar os problemas do uso indiscriminado dos automóveis atualmente;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os meios de transporte;
  • Comparar as vivências das pessoas em relação aos meios de transporte em diferentes tempos e identificar algumas mudanças e permanências;
  • Compreender a importância dos meios de transporte;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a mesma irá ampliar as informações dos alunos acerca dos meios de transporte. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de uma Pesquisa de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-la. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf. Como ensinar por meio da Pesquisa. (Este texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conteúdos do currículo, enquanto se tornam estudantes autônomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar). Acesso 08/08/2012.

http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/ A Pesquisa como ferramenta de ensino e Iniciação Científica na Educação Básica. (Este texto reúne um conjunto de regras que norteia a elaboração de Projetos de Pesquisa Científica e a redação de relatórios. Tem por objetivo contribuir para que o professor, especialmente os inseridos na Educação Básica, permita-se acender o espírito de investigação científica.). 

Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com Iniciação Científica e com tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019 Seres humanos e outros animais: uma relação muito antiga.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084 Animais da fauna silvestre brasileira.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40596  Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo que construímos: Metodologia Científica - UCA. (Acesso 09/08/2012).

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTINÇÃOMotivando os alunos

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-6.jpg  (Acesso 12/08/2012).

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre Pesquisa de Iniciação Científica. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas ações.

 FLORAEMEXTINÇÃO Iniciando a Pesquisa

Para instigar os alunos a participarem da Pesquisa é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar neles o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, sugerimos que você estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre “Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião” que será desenvolvido nesta aula.  Verifique o que a turma conhece sobre os meios de transporte. Isto poderá ser feito com os seguintes questionamentos:

  • O que são meios de transporte?
  • Que meios de transporte vocês já utilizaram?
  • Como estes meios de transporte se movimentam?
  • Será que em outros tempos os meios de transporte eram diferentes? Em que?
  • Como as pessoas se locomoviam?
  • Que meios de transporte são usados no ar, nas rodovias, nos rios e no mar?
  • Qual é o meio de transporte mais rápido?

Após o diálogo inicial, oriente coletivamente a observação das imagens abaixo. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos, no laptop Classmate, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou no tablet.

Transporte http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5618. Serpentina (A serpentina era um meio de transporte de famílias abastadas do princípio do século XIX. A miniatura da foto foi inspirada em uma gravura de Debret da década de 1820).  (Acesso 08/08/2012).

Transportehttp://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/um-meio-de-fazer-fortuna Carregamento de carvão no traço de Debret (1822). Os animais de carga de origem platina se mostraram aptos ao transporte de geografia acidentada do Brasil.  (Acesso 08/08/2012).

 Transportehttp://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/Denise/1.htm Transporte de carne de gado, de Jean Baptiste Debret, 1993, Belo Horizonte, Vila Rica Editora Reunidas, p.49. (Acesso 08/08/2012).

 Transportehttp://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/geografia/2tremmf.jpg. Trem "Maria Fumaça", foi o primeiro trem usado como meio de transporte de passageiro e de cargas, era movido a carvão. (Acesso 08/08/2012).

 Transporte http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-transito/congestionamento-em-sao-paulo-atinge-150-km,9aec3f79-071e-4db9-b2b8-a97549798b77. Congestionamento em São Paulo atinge 150 Km. (Acesso 08/08/2012).

FLORAEMEXTINÇÃO Leitura e discussão de cena 

Após a apresentação das imagens estabeleça um diálogo para interpretá-las. Faça uma leitura identificando os locais apresentados nas ilustrações, a temporalidade, as paisagens e as construções. Garanta a participação equitativa dos alunos e socialize as respostas individuais.

Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual é o assunto dessas imagens?

c- Além dos meios de transporte que aparecem nas imagens, que outros vocês conhecem?

d- Tem algum meio de transporte que não utilizamos mais? Qual/is?

e- Quais desses meios de transporte vocês já utilizaram? Qual/ais vocês mais utilizam no seu dia a dia?

f- Observem as vestimentas de algumas pessoas que aparecem nas imagens. Elas são iguais as que usamos hoje?

Ouça todos os depoimentos e ressalte que nas próximas atividades iremos aprofundar um pouco mais sobre o tema.

Solicite, como tarefa de casa, que pensem e registrem suas indagações a respeito da temática, pois o intuito é buscar respostas ampliando nossos conhecimentos sobre os meios de transporte.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. (Professor, registre na lousa as perguntas e peça para os alunos copiarem. Se não quiser utilizar a tecnologia, poderá fazer o registro no caderno de História ou outro que você eleger para realização do estudo em questão.).

       COMUNICACAO

Convide seus familiares e/ou vizinhos para ajudá-lo a pensar sobre os meios de transporte de hoje e de outras épocas. Estabeleça um diálogo com eles e tente responder as questões:

  • Os meios de transporte sempre existiram?
  • Como eram antigamente?
  • Que meios de transporte você conhece?
  • No seu tempo de criança qual era o meio de transporte mais utilizado?
  • Como as pessoas se deslocavam de uma cidade para outra?
  • Os animais serviam para que?

Agora, é com você: registre no máximo duas questões que gostaria de descobrir sobre meios de transporte.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop ou o tablet, providencie a impressão da mesma.

Organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação de todos expondo o resultado da atividade de tarefa de casa.

Observe se eles falam sobre os transportes que existiram em séculos passados, e que nem sempre eram usados. Antigamente, as pessoas andavam a pé, em carroças e nos lombos de cavalos. Com o tempo foram aprimorando seus meios de transporte, utilizando embarcações, e com a invenção da roda, a carroça foi aperfeiçoada, e iniciaram a construção de carros, aviões, e todos os meios de transporte que conhecemos hoje. Caso os alunos não se refiram a esses assuntos, dirija o diálogo inserindo-os.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre os objetivos, a justificativa do estudo e as perguntas elaboradas pelos alunos.

Aproveite e peça que eles elaborem as hipóteses para cada uma das questões formuladas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa.

O registro deverá ser feito no caderno ou os alunos poderão digitalizar utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo.

Ao final do registro, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

Observação: É importante que os alunos compreendam que outras questões devem surgir durante a realização do estudo e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes da pesquisa. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre a pesquisa. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outras. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno que você elegeu para fazer o registro.

Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realização das atividades que permearão toda a pesquisa, que deverá ser executado de maneira flexível. O cronograma também poderá ser registrado no caderno, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Solicite que os alunos acessem no tablet ou no laptop Classmate, o sítio sugerido a seguir. Nesse texto estão registrados a classificação e as informações dos meios de transporte: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.(Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos textos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

Transporte http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html. Meios de transporte. (Acesso 08/08/2012). 

Explorando o texto online

Professor, o trabalho com texto online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • Por que os meios de transporte são essenciais em nossas vidas?
  • Quais os meios de transporte mais utilizados atualmente?
  • Que tipos de problemas podem ocorrer neles?
  • Quais as possíveis soluções para esses problemas?
  • O que foi possível descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ouça o retorno dos questionamentos, faça intervenções quando necessário e novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes da conversa e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos. (Professor, analise o texto sugerido e organize-o de acordo com o nível de seus alunos. Você deverá trabalhar de forma que a turma possa ter participação durante a leitura e o debate. Se necessário planeje este momento para mais de uma aula.).

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Organize uma roda de conversa e promova uma discussão sobre os meios de transporte utilizados pelos alunos para deslocar de suas casas até a escola. Estimule a turma fazendo questionamentos sobre a necessidade dos meios de transporte em nossas vidas. Pergunte: além de nos beneficiar, os meios de transporte podem prejudicar a população e o meio ambiente?

Peça que pensem e falem sobre a quantidade de veículos que chegam à porta da escola no horário de entrada e saída. Liste com os alunos os problemas enfrentados pelas pessoas em um trânsito apresentado nas imagens: barulho, atrasos, acidentes, discussões, dentre outros. (Professor, faça um registro com fotos e apresente, por meio de slides, assim, os alunos poderão perceber o movimento de veículos nos referidos horários.).

Aproveite para construir e analisar um gráfico com os meios de transporte utilizados pelos alunos para virem à escola.

Apresente sugestão da carona solidária. Peça que os alunos conversem com seus pais sobre a possibilidade de se revezarem com pais de colegas, para levarem seus filhos à escola, desta forma poderão reduzir o número de veículos nas ruas. Para contribuir com a adesão dos pais instrua os alunos, que acessem os sítios abaixo para lerem e assistirem com eles o texto e os vídeos postados nos referidos endereços:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carona_solid%C3%A1ria. O que é carona solidária. 

http://www.youtube.com/watch?v=9aimtMJkKbg&feature=relmfu. TV Cultura - Benefícios da Carona Solidária. Jornal da Cultura, fevereiro de 2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=6Wzuznx1N1Y&feature=relmfu Mais de 50 mil pessoas aderem à carona corporativa.  

http://www.youtube.com/watch?v=1nHzNApIgg8&feature=related. Carona solidária soluções para o trânsito da capital e carona solidária foram temas de matéria exibida dia 10/03/10 no jornal Paraná TV 2ª edição. (Acessados em 11/08/2012).

Solicite aos pais que registrem o trajeto que fazem de casa à escola, o horário e a disponibilidade para participarem da carona solidária.

Organize os dados coletados e convide os pais interessados para firmarem o compromisso com a escola. Proponha que se reúnam pelo menos uma vez ao mês, para conversarem sobre as facilidades e as dificuldades encontradas.

Em caso de sucesso, socialize a proposta para a comunidade escolar e circunvizinhança. 

Confeccione com a turma panfletos explicando a finalidade da proposta, as metas alcançadas e a importância da carona solidária. Esta atividade poderá ser feita em parceria com o professor de Artes Visuais e Informática. Se em sua escola não tiver esses profissionais convide pais de alunos ou outra pessoa de sua comunidade para participar deste momento. (Professor, os panfletos poderão ser produzidos individualmente ou de forma colaborativa.).

Auxilie os alunos na elaboração, faça intervenções que possibilitem a reflexão deles acerca das descobertas feitas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminarem salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios: http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php Panfletos: o que é isso? Curiosidades sobre o panfleto.

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html Panfleto: O que é e para que serve o Conselho tutelar?

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ Panfleto Vida Plena

http://www.youtube.com/watch?v=7N96-uVYLaQ. Folheto: como criar. (Acessados em 09/08/2012).

Depois que os alunos observaram os panfletos, faça um “rascunho” registrando na lousa suas opiniões quanto à sequência dos itens a serem registrados. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à pesquisa.

Para aprender como criar um panfleto acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related. Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4 (Este vídeo mostra como criar um folheto simples no Microsoft Word 2007.).

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/. (Texto que traz informações de como criar um panfleto utilizando Word.). 

http://portuguese.eazel.com/lv/group/view/kl46468/Microsoft_Office_Publisher.htm. Microsoft Office Publisher (É um programa com o qual você irá desenhar e dispor todo o tipo de documentos. Poderá utilizar este programa para criar panfletos, emails e todo o tipo de produtos focados na comunicação.). (Acessados em 08/08/2012).

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente aos alunos o Museu virtual dos meios de transporte. Para isso, se eles possuírem laptop do Projeto UCA, peça que acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido a seguir. Esse sítio também poderá ser acessado no tablet, ou então utilize Data Show. Por meio dele será possível ler textos e ver imagens da evolução dos meios de transporte no Brasil, é só entrar no link: Salas: O transporte no Brasil.

Como é um espaço que tem várias informações, realize mais de uma atividade, faça intervenções, dialogue com a turma, explore as imagens, faça comparações identificando permanências e diferenças, observe o formato dos meios de transporte e como eram movidos. Aproveite e peça que a turma analise as obras de arte que retratam meios de transporte acessando neste mesmo sítio, o link: Salas: Transporte e Arte. (Professor, analise os textos sugeridos e organize-os de acordo com o nível de seus alunos. Você deverá trabalhar de forma que a turma possa ter participação durante a leitura e o debate.).

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTINÇÃOTrabalhando com Obras Literárias

Professor, o trabalho com obras de literatura infantil possibilita o desenvolvimento da linguagem oral, transmite conhecimentos de uma geração para outra, ajuda a refletir sobre problemas morais, éticos e sociais. A presença do imaginário possibilita vivenciarmos diversos sentimentos: medo, raiva, alegria, tristezas; permite-nos tornarmos mais críticos. Desta forma, literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Utilize-a como possibilidade de diálogos, debates, conto e reconto, dramatizações, realizando releituras das mesmas. Sugerimos que você leia com os alunos as obras:

TransporteBRENTANI, Gerda. Eu me lembro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 

Fonte da imagem: http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=00059. Este livro de memórias relata, por meio de texto e desenhos, os eventos que a autora vivenciou ao longo de sua vida. Dentre eles: os bondes movidos a animais, os carros que nas primeiras décadas do século XX corriam à louca velocidade de 25 quilômetros por hora. A autora vem até o presente, alcançando o metrô e os computadores. São fragmentos de memória que mostram, entre outras coisas, como cada pessoa guarda dentro de si o tempo coletivo. (Acesso 08/08/2012).

TransporteROCHA, Ruth. O trenzinho de Nicolau. São Paulo: Salamandra. Este texto fala de uma Maria-fumaça, que passa apitando cheia de graça e de seu Nicolau, um maquinista muito legal. O tempo passa, depressa ou de mansinho, tudo modifica. O trenzinho cansa e no desvio fica. Mas, Nicolau jamais se esquecerá de seu trenzinho.     Fonte: Acervo da autora 

Peça que os alunos leiam os textos. Converse com a turma sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Oriente coletivamente a observação das imagens e analise a forma como os ilustradores representaram as ideias das autoras. Aproveite para conhecer por meio da biografia quem são as autoras.

Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e proponha que eles construam cartazes, ilustrando, diferentes meios de transporte. Disponibilize vários materiais: revistas, papéis coloridos, tecidos, tampinhas de refrigerantes, cordões, sementes, dentre outros.

 Depois, planeje um momento de apresentação dos grupos e afixe os cartazes no mural da sala de aula.  

Os alunos poderão fazer desenhos utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Oriente-os a construírem desenhos representando meios de transporte. Depois, imprima os trabalhos e cole-os no caderno que você elegeu para os registros, possibilitando um momento de socialização das atividades.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTINÇÃOMomento lúdico

Convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os meios de transporte. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir, por meio deles será possível acessar vários atividades lúdicas. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática.  (Professor, é importante que você já tenha conhecimento das atividades para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Transportes.htm. Fazer a correspondência entre os meios de transporte (imagem e palavra). 

http://www.cap-alda-guerreiro.rcts.pt/hotptt/meios_transp.htm. Arrastar a resposta correta, da coluna da direita para a da esquerda. 

http://eb1ji-sacavaleiros.edu.pt/novashots/hottransportes.htm. Ler atentamente as questões e clicar na resposta que correta. 

http://www.escolagames.com.br/jogos/meiosTransporte/. Jogo educativo: conhecer os meios de transporte. 

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/meeios1/transp_historia1.htm. Preencher as lacunas de acordo com as figuras.  

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/clip_trans.htm. Cliparts para todos os fins. (Acessados em 08/08/2012).

Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades e o que foi possível aprender. É importante que eles justifiquem suas respostas.

 COMUNICACAOUtilizando tecnologias

Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que é e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) você poderá utilizar os sítios a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. O que é um Wiki? (Este vídeo explica o que é Wiki e qual é o seu objetivo.). (Acesso 08/08/2012).

http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. Tutorial Wiki passo a passo. (Este vídeo ensina como montar um Wiki no Zoho através de um passo a passo.).  (Acesso 09/08/2012).

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. O mais interessante é que os alunos percebam a função do Wiki e a sua relevância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão atualizar as postagens no Wiki de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Também é essencial, que você professor, inicie os registros no Wiki inserindo informações relevantes a respeito do trabalho a ser realizado e conteúdos sobre a temática para que os alunos possam dar suas contribuições.

Observação: Se você quiser poderá selecionar, para trabalhar com seus alunos, outras ferramentas da Web, como blogs, fóruns, podcast e comunidades, para isso, utilize as instruções registradas no sítio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso 09/08/2012).

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).

Leia com os alunos o poema “Os meios de transporte” disponível em:  http://sitedepoesias.com/poesias/27339

Transporte  Os Meios de Transporte - Katya Fávero

Na terra, na água e no ar.
É o transporte circulando,
Facilitando a vida do homem pra se deslocar
Na tecnologia avançando.

Transporte terrestre na estrada
Ônibus, carro, trem e caminhão.
A ferrovia movimentada,
A rodovia fazendo lotação.

Na terra, na água, e no ar
Ninguém me segura
Eu vou pra qualquer lugar
Um dia eu vou até a lua.

Transporte aquático no mar,rio e lagoa.
Carregando,descarregando mercadoria e pessoa
É evolução na Hidrovia
Acompanhando a economia.

Tem também a aerovia
Foguete, helicóptero, avião.

Levando satélite ,ajudando a telefonia
e também a comunicação
.

Na terra, na água e no ar.
Ninguém me segura.
Eu vou pra qualquer lugar.
Um dia eu vou pra Lua.

Depois da leitura, proponha que os alunos preparem uma dramatização para representar as situações descritas no poema e apresentar aos demais colegas da classe.

Dê tempo para que a turma possa se organizar para apresentação, isso poderá ser feito em mais de um dia.

A cada apresentação, ou no final de todas elas, os alunos poderão avaliar o trabalho desenvolvido. É importante que ressaltem as ações e possíveis consequências para a utilização consciente dos meios de transporte.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante que durante a pesquisa os alunos percebam que no Brasil, os primeiros automóveis começaram a circular nas grandes cidades há cerca de cem anos, gradativamente, nas grandes cidades brasileiras há uma circulação intensa de automóveis e que há cerca de cem anos, vários pesquisadores estudavam e faziam experiências para conseguir criar uma máquina que pudesse voar.

Convide os alunos para verem algumas imagens de aviões, acesse:

http://jatosajatos.blogspot.com.br/2012/02/museu-da-forca-aerea-russa.html Museu da Força Aérea Russa. (Para conhecer diferentes aviões é só clicar no link desejado.).

http://www.blogpaedia.com.br/2008/09/os-impressionantes-avies-porta-avies.html Os impressionantes aviões porta-aviões!

http://www.sempretops.com/fotos/20-fotos-de-avioes-de-guerra/ Aviões de guerra. (Acessados 11/08/2012).

Em seguida dê a sugestão de fazer origamis de aviões, utilize os sítios: 

COMUNICACAO  http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-aviao/ Origami de avião. 

COMUNICACAO http://origami.em.blog.br/archives/origami-acao-brinquedo-crianca-papel-retangulo/ Origami em ação com papel retângulo. 

 COMUNICACAO  http://blog.educacaoadventista.org.br/cristiane/index.php?op=post&idpost=17&titulo=Dobraduras+de+avioes Dobraduras de aviões. (Acessados em 11/08/2012).

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO Produzindo texto final...

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre "Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião".

Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou a refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início da pesquisa até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações acerca das informações obtidas ao longo da pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante. Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Só o finalize depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

Concluindo com um “Quiz”

Professor, você poderá construir um “Quiz” sobre todos os conteúdos abordados na temática "Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião". O mesmo pode ser compreendido como um material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual desenvolve diversas habilidades nos participantes.

Dessa forma, convide a turma para criá-lo, para isso utilize os sítios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html Quiz Smartkids: Verminoses

  http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm Seção Quiz

  http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm Quiz: teste seus conhecimentos sobre dengue

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html  Quiz Smartkids: Jogos educativos infa(Acessados em 11/08/2012).

Para aprender como criar um Quiz acesse:

 http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8 Como fazer um Quiz.

http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html Como  criar um Quiz - Joguinho legal

http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related Quiz- Apresentação PowerPoint. 

http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/  Crie um Quiz para o seu site. (Acessados em 11/08/2012).

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes, que poderão se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, utilizando questões de múltipla escolha e ou de verdadeiro ou falso. Você poderá organizar os alunos em dois grupos e pedir para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder. Seja o mediador para a elaboração das questões e das respostas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar imprima o trabalho dos alunos para que eles possam colar em seus cadernos.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, é importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os convites. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os convites.

Para a apresentação, os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

  http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint – 1ª Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). 

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related. Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides). (Acessados 11/08/2012).

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, como atividade de conclusão, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm (Acesso 11/08/2012).

Veja como criar um Movie Maker nos sítios:  http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7. (Acesso 11/08/2012).

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker. (Acesso 11/08/2012).

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 12/08/2012).

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.).

Ao final da apresentação, convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. 

Se julgar pertinente, proponha aos alunos:

Autoavaliação: cada aluno deverá refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as questões:

  • Como foi minha participação nas atividades individuais realizadas?
  • Como foi meu desempenho nas atividades realizadas em casa?
  • Como foi minha participação nas atividades em duplas ou em grupos maiores?

Avaliação formativa: conversa individual em que cada aluno expõe a você suas reflexões de autoavaliação e ouve as informações registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.

Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento da turma.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi seu empenho e dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para usarmos conscientemente os meios de transporte, em benefício às nossas vidas e ao meio ambiente. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos e professores

http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5618 História do Transporte Urbano no Brasil – Curiosidades

http://www.youtube.com/watch?v=xj2Ufe_niiU&feature=related  Meios de transporte

http://www.escolakids.com/meios-de-transporte.htm Meios de transporte

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/meios-transporte.htm Diferentes meios de transporte

http://www.clickescolar.com.br/meios-de-transporte.htm Diferentes meios de transporte

http://www.colegioweb.com.br/geografia-infantil/os-meios-de-transportes-das-cidades.html Meios de transporte das cidades

http://www.educacao.cc/transito/os-diferentes-meio-de-transportes-e-a-importancia-do-transporte-publico/ Meios de transporte público

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/transporte/index.htm Da roda aos foguetes espaciais (Acessados 11/08/2012).

Sugestões de links para os professores

http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula (Acesso 11/08/2012)

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=225  Coleção de aulas sobre Meios de transporte

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=704 Coleção de aulas- Como ilustrar os diferentes meios de transporte e as diversas formas de utilização pela sociedade? (Acessados 11/08/2012).

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre a pesquisa: “Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião”. Observe se os alunos reconhecem alguns meios de transporte explorando as possibilidades de trabalho que o tema traz, como a evolução da tecnologia e a importância em nossas vidas; compreenderam as mudanças ocasionadas pela presença do automóvel na vida das pessoas e foram capazes de analisar os problemas do uso indiscriminado dos automóveis atualmente. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.