04/12/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Triângulos retângulos;
Ângulos;
Ângulos Complementares;
Razões trigonométricas;
Importância
Levar o aluno a observação de padrões na Geometria que garantem bons resultados na Trigonometria.
Conteúdo no dia a dia
O conceito desta aula não é de fácil visualização no dia a dia, porém, o seu conhecimento, principalmente com o enfoque desta aula, promove o desenvolvimento de algumas habilidades que serão úteis a nossos alunos no processo de capacitação até mesmo profissional:
• O aluno irá notar a existência de situações que ao variar um dos parâmetros o resultado final permanece constante.
• O conhecimento do software GeoGebra estimula a critatividade do aluno para construir seus próprios objetos necessários, e para isso, irá utilizar muita Matemática;
• O contato com a tecnologia.
Introdução do Conteúdo e Motivação
Professor, fizemos um aplicativo usando o Geogebra, muito interessante para que as regularidades sejam observadas. Inicialmente, antes de apresentá-lo, discuta com os alunos, ao analisarem um triângulo retângulo qualquer, se eles podem relacionar o seno e o cosseno.
Logo em seguida, observe a proposta de aula no link:
http://200.204.54.204/thais/trigonometria/ANgulos_complementares/
Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.
Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site www.geogebra.com quanto no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço: o Sugestão: o Applet, que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Depois da teoria dada, por que não deixarem os alunos construirem o próprio objeto???
Leve os alunos para a sala de informática da escola e estimule a manipulação tanto do GeoGebra, quanto do aplicativo já ponto. Com certeza os alunos se sentirão motivados a explorar os software e aprimorarão, além dos conhecimentos matemáticos, suas habilidades com a tecnologia.
Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!