Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pedalando: a bicicleta como meio de transporte, lazer e prática de esporte

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da bicicleta;
  • Coletar e organizar informações sobre a bicicleta;
  • Reconhecer a importância da bicicleta como meio de transporte, lazer e prática de esporte;
  • Analisar os benefícios da bicicleta como meio de transporte que auxilia na preservação do meio ambiente;
  • Conhecer equipamentos obrigatórios e as regras de trânsito aplicadas ao uso da bicicleta;
  • Conhecer os riscos enfrentados pelos ciclistas e as regras a serem adotadas por estes usuários para evitar acidentes;
  • Produzir textos informativos de estímulo ao uso de bicicletas, regras e cuidados;
  • Comparar as vivências das pessoas em relação aos meios de transporte em diferentes tempos e identificar algumas semelhanças e permanências;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Ler e interpretar textos e imagens;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Exercitar o respeito à opinião dos demais;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos: 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a mesma irá ampliar as informações dos alunos acerca do uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e prática de esporte. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, utilizar a bicicleta é uma ótima alternativa para o transporte, o lazer e prática de esporte. Explorar e discutir sobre as diversas formas que esse veículo pode contribuir para o esporte, meio ambiente e para a mobilidade urbana é uma boa dica de trabalho com a turma. Neste planejamento, abordaremos esta temática bem como, destacaremos o fato de que uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode causar sobrecarga mecânica e consequentemente provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, além de formigamento nas mãos. Dessa forma, pretendemos abordar o tema de uma forma que contemple tanto a parte técnica, voltada a sua aplicação no esporte, como também dialogar sobre a questão social do ciclismo, contextualizando a bicicleta em suas diversas aplicações e especificidades. Este é um assunto que será enriquecido por meio de pesquisas e questões levantadas, a partir de diálogos estabelecidos. Resgate os conhecimentos prévios da turma sobre o uso da bicicleta enquanto meio de transporte e lazer, não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet e do tablet.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Dicionário

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre a bicicleta. Indague:

  • Vocês possuem bicicletas?
  • Vocês gostam de bicicleta?
  • Quem sabe pedalar?
  • Em quais dias e horário, vocês pedalam?
  • Quem vem para a escola de bicicleta?
  • Vocês sabem quem inventou a bicicleta? Quem a inventou?
  • A bicicleta é antiga?
  • Vocês acham importante andar de bicicleta? Por quê?
  • Por que a bicicleta é um meio de transporte saudável?

Após o diálogo, leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Você também poderá utilizar data show, ou slides (usando PowerPoint). Este momento será utilizado para a turma conhecer alguns tipos de bicicleta, além de conhecer um museu virtual sobre elas.  Durante a apresentação das imagens, dialogue com a turma: faça questionamentos sobre os desafios em utilizar cada uma delas; pontue as mudanças ocorridas ao longo do tempo: o que mudou e o que permaneceu; por que ocorreram tais mudanças. Acrescente novas questões à medida que o diálogo for acontecendo.

No Sítio “Taringa”. Disponível em: <http://www.taringa.net/posts/imagenes/1797101/Bicicletas---diferentes-tipos-y-evolucion.html>. Acesso em: 27 de set. 2014, você terá acesso a vários tipos de bicicletas. Veja:

 

Evolução da bicicleta:

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte   

 

Bicicleta de 1820:

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

 

Bicicleta para pessoas com necessidades especiais:

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

 

Bicitáxi:

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

 

Bicicleta pra neve:

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

 

Bicicleta elétrica:

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte: Sítio: “Pedaleiro”. Disponível em: <http://pedaleiro.com.br/bicicleta/bicicletas-eletricas/>.

Acessados em: 26 de set. 2014.

 

Para ter acesso aos museus, acesse:

. Sítio: “Museu virtual”. Disponível em: <http://museuvirtual.teutobike.com.br/>.

. Sítio: “Bikemagazine”. Disponível em: <http://www.bikemagazine.com.br/2011/03/charme-das-bicicletas-antigas/>.

Acessados em: 27 de set. 2014.

 

No Sítio: “Super Interessante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/galerias-fotos/historia-bicicleta-740726.shtml#0>. Acesso em: 27 de set. 2014, você terá a possibilidade de ver uma galeria com imagens da evolução da bicicleta.

 

Para finalizar, pergunte aos alunos o que acharam desta aula e o que foi possível aprender. É importante que justifiquem suas respostas.

 

Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Professor, organize a turma em pequenos grupos e peça que pesquisem dados sobre o que mudou das primeiras bicicletas até o dia de hoje. Caso não seja possível, organize você estas informações. Faça a cópia impressa para seus alunos e dialogue sobre as mesmas. Veja as informações retiradas do Sítio “Educaipo”. Disponível em: <http://educaipo.blogspot.com.br/2012/07/historia-da-bicicleta.html#.VCcCRldAdRI>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

A primeira bicicleta que surgiu no mundo foi no ano de 1817 e não tinha pedais: o condutor precisava dar longas passadas para impulsionar a bicicleta com os pés.

     Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte da imagem: Sítio: “Super Interessante”. Disponível em: < http://super.abril.com.br/galerias-fotos/historia-bicicleta-740726.shtml#0 >. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

Em 1860 com a invenção dos pedais, não foi mais preciso impulsionar a bicicleta com os pés no chão. Inicialmente os pedais foram colocados nas rodas dianteiras. Nessa espoca, quanto maiores as rodas dianteiras da bicicleta, maior era a velocidade que ela conseguia atingir.

 Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte da imagem: Sítio: “VDBIKE”. Disponível em: <http://www.dbike.org/vdb/historia-da-bicicleta/>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

No ano de 1890 foram adaptadas correntes, as bicicletas voltaram a ter duas rodas do mesmo tamanho. Os pedais foram conectados a corrente, movimentando a roda traseira. Além disso, começaram a ser utilizados pneus com câmaras cheias de ar, o que tornou a movimentação com a bicicleta mais confortável.

  Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte da imagem: Sítio: “VDBIKE”. Disponível em: <http://www.dbike.org/vdb/historia-da-bicicleta/>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

Nos últimos cem anos, as bicicletas ganharam muitas inovações, como marchas, rodas e pneus mais leves e freios melhores. E voltaram a ser usadas por muitas pessoas por não poluir a atmosfera, além de ser uma maneira saudável de se locomover.

  Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte da imagem: Sítio: “VDBIKE”. Disponível em: <http://www.dbike.org/vdb/historia-da-bicicleta/>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

Observação: Nesta atividade, estudamos um pouco sobre a história da bicicleta. Esta oportunidade serviu para discutir o avanço técnico de um meio de transporte. Neste momento, você poderá sugerir o estudo da história de outros meios de transporte, como por exemplo, barcos a vela, automóveis, motos, etc. Você poderá dar prioridade a um dos meios de transporte mais utilizado na localidade em que você e seus alunos residem.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Questione a turma:

  • Vocês já pensaram como a bicicleta se move?
  • A bicicleta de uma marcha permite um desenvolvimento do condicionamento físico mais amplo do que uma bicicleta de múltiplas marchas? Por quê? (Poderá ser dito, por exemplo, que a bicicleta de uma marcha permite um desenvolvimento do condicionamento físico mais amplo porque é preciso pedalar ritmos e forças diferentes conforme as velocidades que o terreno permite.).

 

Agora, apresente para a turma as partes mais comuns de uma bicicleta. Primeiro mostre a imagem sem a nomeação das partes e veja se os alunos a conhecem. Você poderá utilizar:

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte: (Adaptação da autora). Sítio: “Transporte Ativo”. Disponível em: <http://www.ta.org.br/site3/img/palavra_cruzada_facil.pdf>. Acesso em: 27 de set. 2014.

                                            

Agora, nomeie as partes e diga sua função:

1.      Roda: a dianteira controla a direção da bicicleta, a traseira movimenta a bicicleta para a frente.

2.      Guidão: ligado à roda dianteira, serve para guiar a bicicleta.

3.      Selim: é o assento para a acomodação do ciclista.

4.      Quadro: feito com tubos de metal, forma a armação da bicicleta.

5.      Pedal: peça na qual se assenta o pé e faz a corrente girar.

6.      Corrente: conjunto de elos metálicos e flexíveis. A corrente faz a conexão entre a coroa fixada na pedivela e a catraca ou o cassete na roda traseira.

7.      Freio: impede as rodas de girar, ao pressionar as borrachas nos lados dos aros.

 

Você também poderá apresentar outra imagem com partes de uma bicicleta. Veja:

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte  

Fonte: Sítio: “Guia duas rodas”. Disponível em: <http://guia2rodas.wordpress.com/iniciando-no-ciclismo/>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

Para ter acesso às partes de uma bicicleta com marchas, utilize o Sítio: “Escola de bicicleta”. Disponível em: <http://www.escoladebicicleta.com.br/glossario.html>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

Verifique o que foi possível aprender sobre as parte de uma bicicleta, entregando para cada aluno a atividade a seguir:

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte: Sítio: “Transporte Ativo”. Disponível em: <http://www.ta.org.br/site3/img/palavra_cruzada_dificil.pdf>. Acesso em: 27 de set. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, para dar continuação ao estudo, estabeleça novos diálogos com a turma e faça registros sobre as novas descobertas.

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Andar de bicicleta nas grandes cidades pode ser um ótimo método para aliviar o estresse cotidiano, mas requer cuidados. Mesmo em cidades menos populosas e trilhas ecológicas, o ciclista deve estar atento ao que se passa ao seu redor e não esquecer de algumas dicas básicas para que o esporte não se torne um motivo para dor de cabeça. Nesta perspectiva, questione os alunos:

  • Que cuidados devemos ter ao andar de bicicleta?

Ouça as respostas e ressalte que:

  • Devemos respeitar as leis de trânsito. Para informações sobre a legislação de ciclistas, veja o Sítio: “Vá de Bike”. Disponível em: <http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/>. Acesso em: 27 de set. de 2014.
  • É necessário o uso de equipamentos obrigatórios: campainha, sinalização noturna: dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
  • Não ande em bicicleta sem freios.

Veja alguns conselhos para andar de bicicleta com menos risco:

  • Não ande na contramão nem sobre a calçada. Evite acidentes com pedestres.
  • Use capacete e óculos que servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos e poeira e também luvas, pois numa queda, são as mãos que tocam primeiro o chão.
  • Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo de trânsito, onde circulem caminhões e ônibus.
  • Seja o mais visível possível. Para isso, use roupas claras ou coloridas. Faça uso de sinais de braço para informar os motoristas de suas intenções.
  • Fique atento aos automóveis saindo ou entrando de garagens, aos veículos dando marcha a ré e a pessoas distraídas cruzando a rua.
  • O uso de buzina ou campainha é obrigatório.
  • Pedale pelo bordo direito da via. Se precisar ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando o espelho retrovisor que é obrigatório, sinalize com o braço e após passar pelo veículo parado retorne imediatamente para o bordo direito da via.
  • Cuidado com as portas de veículos que podem ser abertas de repente.
  • Ao parar em um semáforo fechado, ocupe o centro da faixa. Isto evita que você fique espremido entre os automóveis e o meio-fio.
  • Seja cortês e gentil no trânsito. Agradeça com gestos quando lhe cederem passagem ou o beneficiarem no trânsito. (Fonte: Sítio: “Por vias seguras”. Disponível em: <http://www.vias-seguras.com/educacao/aulas_de_educacao_no_transito/aula_04_a_bicicleta>. Acesso em: 27 de set. 2014.).

 

Observação: Professor, registre as informações acima na lousa e peça que os alunos copiem no caderno que você elegeu para o estudo. Ou, faça um cartaz e afixe-o na sala de aula. Desta forma os alunos poderão consultá-lo sempre que necessário.

Outras possibilidades

1) Fazendo entrevista

Professor, se possível convide um agente de trânsito ou um ciclista de pista ou de estrada para falar sobre uso da bicicleta. Aproveite para trabalhar com o gênero textual “convite”. Questione os alunos sobre as informações que deve conter em um convite: nome do convidado, data, local e horário do evento, quem está convidando, ou outras informações que acharem pertinentes.

Anteriormente a entrevista, faça um roteiro com os alunos, contendo questões que gostariam de ver respondidas. Explique que poderão fazer outros questionamentos durante a entrevista. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Esclareça à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, apenas o que conseguirem, pois você também fará suas anotações.  Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. 

Informe ao convidado sobre o que os alunos já sabem, assim poderá apresentar informações complementares ao estudo. Peça que exponha sobre os perigos e os benefícios de se andar de bicicleta. É importante que a turma conscientize que em tempos de aquecimento global, se houvesse investimento real na construção de ciclovias, talvez tivéssemos uma melhora da qualidade do ar e, por que não, mais ciclistas nas nossas cidades.

Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento, através do laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para finalizar esse momento, induza os alunos a agradecerem ao convidado e também dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem suas respostas.

Logo após o encerramento da entrevista produza um relatório coletivo que contemple as respostas dos questionamentos elencados, consulte os registros que você fez durante a entrevista. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa, no final todos fazem uma revisão do texto e o copiam. Ao final, peça que façam uma ilustração.

 

2) Confeccionando cartaz

Professor, você poderá enriquecer sua aula convidando os alunos para fazerem cartazes informando o que descobriram e também alertando as pessoas sobre o uso de bicicleta.Durante a confecção dos cartazes caminhe entre os grupos, e quando necessário chame atenção quanto aos aspectos gramaticais, ortográficos, pontuação e à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida.

Divida a turma em duplas ou grupos de até quatro alunos.

Proponha que trabalhem com o gênero textual “cartazes”, pois ele faz parte do cotidiano escolar e representa uma excelente estratégia de comunicação visual. Para isso, leve para sala de aula: revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas hidrocor, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que você julgar necessário para confecção de cartazes.

Após a confecção dos cartazes permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida, peça que escolham diferentes espaços no interior da escola para que possam colar os cartazes dos grupos. Não se esqueça de pedir que escrevam os nomes dos autores e seu respectivo ano de estudo.

Observação: Se você quiser poderá pedir que os alunos tragam de casa figuras de bicicletas para confeccionarem os cartazes.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Use os sítios citados a seguir e oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir com o/s texto/s que vocês leram?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo.

Sítios para leitura:

. Sítio: “Vá de bike -12 motivos para ir de bicicleta”.Disponível em: <http://vadebike.org/2006/06/por-que-ir-de-bicicleta/>.

. Sítio: “Smart Kid– Bicicleta”.Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/bicicletas.html>.  

Acessados em: 27 de set. 2014.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, agora que os alunos já vivenciaram várias atividades que retratam a relevância do uso de bicicletas, peça que reúnam em grupos e respondam: Quais são as vantagens de andar de bicicleta?

Esta resposta poderá ser realizada por meio de poema, acróstico, texto, imagens, dentre outros. A ideia é que registrem o que aprenderam sobre a temática. É importante que destaquem algumas das ideias registradas a seguir. Caso isto não aconteça, faça você as ressalvas necessárias para que eles cheguem às conclusões destacadas:

  • As vantagens da bicicleta sobre as alternativas de transporte são inúmeras, dentre as quais se podem destacar: preço acessível, baixo custo de manutenção, baixo impacto sobre o meio ambiente, melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental.
  • É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer, não requer combustível, em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem, menor necessidade de espaço público, o custo da infraestrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.

 

Imagens:

      Pedalando - a bicicleta como meio de transporte  

Fonte: Sítio: “Por um mundo eco”. Disponível em: <http://porummundoeco.blogspot.com.br  /2012_07_01_archive.html>.

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte 

Bicicloteca

Fonte: Sítio: “Texto e contexto”. Disponível em: <http://hipermegatexto.blogspot.com.br/2012/04/araraquara-sp-ganha-bicicleta-que.html>.

Acessados em: 27 de set. 2014.

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte: Sítio: “Nota Picles - Vamos pedalar!”. Disponível em: <http://notapicles.wordpress.com/2012/10/09/vamos-pedalar/>.

 

Pedalando - a bicicleta como meio de transporte

Fonte: Sítio: “Blog Josué Moura”. Disponível em: <http://josuemoura.blogspot.com.br/2011/07/valeria-macedo-apresenta-projeto.html >.

Acessados em: 27 de set. 2014.

 

Para finalizar, oportunize um espaço para que os alunos apresentem suas produções aos demais colegas. Pergunte o que eles acharam da atividade. Peça que justifiquem suas respostas.

 

Outras possibilidades: 

 

  1.  Produção de acrósticos com a palavra bicicleta.
  2. Trabalhar com músicas, por exemplo a música “Bicicleta” do compositor Toquinho. Veja letra e melodia no Sítio: “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/toquinho/bicicleta.html>  ou  a música “Bicicleta” do grupo Palavra Cantada disponível no Sítio: “Rádio Uol”. Disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/bicicleta/1184197>. Acessados em: 27 de set. 2014.
  3. Bingo com palavras citadas na música trabalhada. Os alunos ditam as palavras que querem que façam parte do bingo.
  4. Passeio ciclístico com a comunidade escolar. Aproveite para trabalhar com o gênero textual “convite”, produza convites para as famílias dos alunos.
  5. Produzir textos informativos de estímulo ao uso de bicicletas, regras e cuidados.
  6. Uso de vídeos. Sugestões: Sítio: “Youtube” – Paulistamos  trocam carro por bicicleta e economizam tempo e dinheiro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zB-P00PSbRI>.

Sítio: “Youtube – Confira os benefícios de andar de bicicleta”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K_JYLrV8wWI>.

Aula: “O solo e a saúde do ser humano”, postada no Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56091>. Acessados em: 26 de set. 2014.

 

Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos. Escolha aquele que adequar ao nível de seus alunos. Lembre-se: o aluno precisa ser desafiado para ampliar seus conhecimentos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para o aluno e professores:

 

. Sítio: “Smart Kids” – Evolução da bicicleta Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/evolucao-das-bicicletas.html>.

. Sítio: “Smart Kids” – Quiz Bicicleta. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/bicicletas-quiz.h>.

. Sítio: “G1- Bem  Estar” - Andar de bicicleta alivia o estresse e fortalece músculos e articulações.  Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/andar-de-bicicleta-alivia-o-estresse-e-fortalece-musculos-e-articulacoes.html>.  Acessados em: 27 de set. 2014.

 

Sugestão de link para professores:

. Sítio: “Saúde: bem estar” - Especial bicicletas: os benefícios de pedalar.  Disponível em: <http://saude.ig.com.br/bemestar/especial-bicicleta-os-beneficios-de-pedalar/n1597298176481.html>.

. Sítio: “Transporte ativo”- Conhecimento em prol da bicicleta. Disponível em: <http://transporteativo.org.br/wp/2013/01/10/conhecimento-em-prol-da-bicicleta/>.

 . Sítio: “Por vias seguras” - A bicicleta. Disponível em: <http://www.vias-seguras.com/educacao/aulas_de_educacao_no_transito/aula_04_a_bicicleta>. Acessados em: 27 de set. 2014.

Referência para o professor

BYRNE, David. Diários de bicicleta. São Paulo: Amarilys, 2009.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem, cabe a você avaliar seu planejamento: “As tarefas propostas estão adequadas ao nível de meus alunos?”; “O que posso fazer daqui para frente?”. Ao fazer esta avaliação formativa processual, você terá indícios do que poderá ou não executar em suas aulas.  Analise também o desenvolvimento dos alunos, para este planejamento, verifique o que eles têm aprendido quanto ao entendimento da relevância do uso da bicicleta na sociedade. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: conhecer a história da bicicleta; conhecer e identificar equipamentos obrigatórios e as regras de trânsito aplicadas ao uso da bicicleta; coletar e organizar informações sobre a bicicleta; reconhecer a importância da bicicleta como meio de transporte, lazer e prática de esporte; conhecer os riscos enfrentados pelos ciclistas e as regras a serem adotadas por estes usuários para evitar acidentes; analisar os benefícios da bicicleta como meio de transporte que auxilia na preservação do meio ambiente; produzir textos informativos de estímulo ao uso de bicicletas, regras e cuidados; comparar as vivências das pessoas em relação aos meios de transporte em diferentes tempos e identificar algumas mudanças e permanências; organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; desenvolver habilidades de leitura e escrita; produzir texto com autonomia; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Analise também, os registros pessoais dos alunos verificando se eles estão aproximando cada vez mais da escrita alfabética.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • KARINA LUCIANA MENDONCA, EM VASCO PINTO DA FONSECA , Minas Gerais - disse:
    kl_mendonca@hotmail.com

    02/05/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta apresentada. O tema permite uma abordagem multidisciplinar por ser bem atual e despertar o interesse das crianças. A possibilidade de se trabalhar o meio ambiente e sua preservação é um ponto forte do projeto. Enfim, a organização e temática da aula foram bem planejadas e adequadas ao público Ensino Fundamental Inicial!


  • KARINA LUCIANA MENDONCA, EM VASCO PINTO DA FONSECA , Minas Gerais - disse:
    kl_mendonca@hotmail.com

    02/05/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades propostas. O tema é super atual e permite uma abordagem multidisciplinar. Em Ciências Naturais a preservação do meio ambiente é um tema que pode ser trabalhado de diversas formas e a autora da aula soube utilizá-las.


  • PAULA CRISTINA DE OLIVEIRA, PREF MUN DE SAO PAULO , São Paulo - disse:
    paulinhafit@gmail.com

    25/02/2015

    Cinco estrelas

    Adorei o tema e conteúdo! Parabéns!


  • Robson, CE Fidelis Medeiros , Rio de Janeiro - disse:
    robsonm@prof.educacao.rj.gov.br

    24/10/2014

    Cinco estrelas

    Material muitro bom.Sou professor de geografia e sempre falo sobre a mobilidade das pessoas nos grandes centros e as dificuldades encontradas pelo uso constante do automóvel e pouco uso das bicicletas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.