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O solo e a saúde do ser humano

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar hábitos de higiene que evitam a contaminação do corpo por seres vivos presentes no solo;
  • Ampliar o conhecimento sobre solo e a saúde do ser humano;
  • Reconhecer e dar valor a hábitos de higiene que previnem o surgimento de doenças transmitidas por meio do solo;
  • Ler e interpretar imagens;
  • Interpretar esquemas de etapas do ciclo de doenças;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábitos preventivos. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita.Trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca dos cuidados que devemos ter para evitar a contaminação por meio de seres vivos presentes no solo.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para informações sobre estas ações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 15 de maio 2014.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque “os diferentes componentes curriculares devem ser contemplados, porém não de modo fragmentado, com divisão estanque do tempo escolar, mas sim de forma integrada, sem perder de vista o contexto de cada área. Contemplar os conteúdos necessários em cada área de conhecimento, as diferentes estratégias didáticas, as diversas formas de organização das atividades, as variadas formas de avaliação, requer planejamento, intencionalidade”. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. Planejar para integrar saberes e experiências. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento. Brasília: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, p. 6-13, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf >. Acesso em: 19 de maio 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

O solo e a suade do ser humano   Introduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >.Acesso em: 22 de maio 2014.

 

Professor, para incentivar os alunos a estudarem sobre a temática “O solo e a saúde do ser humano”, leia ou conte a história: “Jeca Tatu” de autoria de Monteiro Lobato.

Aproveite para conhecer por meio da bibliografia quem é este autor.

Sugerimos que antes de realizar as atividades que propomos neste planejamento, você leia a história, para que possa utilizá-la na sala de aula.

Levante as hipóteses dos alunos com base na leitura do título, despertando o interesse deles para o texto. Pergunte-lhes se conhecem a história e sabem por que ela recebeu esse nome; quais são os personagens, dentre outras questões. Em seguida, conte ou leia, a história.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que eles utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar a bibliografia. Você poderá utilizar os sítios:

. Sítio: “Canal Kids”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/arte/galeria/lobato.htm>.

. Sítio: “Almanaque autores”. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm>.

Acessados em: 21 de maio 2014.

 Importante: Ler uma história é diferente de contá-la. Para ver algumas características destas duas atividades, leia o texto “Ler é diferente de contar histórias”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ler-diferente-contar-historias-683010.shtml >. Acesso em: 19 de maio 2014.

 

A seguir registramos fragmentos da história"Jeca Tatu".

O solo e a suade do ser humano

 

História completa disponível no sítio: “Cursos Miniweb”. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html>.  Acesso em: 19 de maio 2014.

 

Depois da leitura, dialogue com a turma sobre as impressões causadas pela história, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão.

Destaque a importância da obra de Monteiro Lobato, na época em que foi escrita , há cerca de 80 anos, e ainda nos dias atuais, para alertar a população sobre as doenças transmitidas no contato com o solo.

Destaque a doença apresentada no texto: amarelão. Diga à turma que o amarelão é considerado uma verminose, pois a doença é causada por um verme. E que este é encontrado no solo. Pergunte para os alunos se eles sabem o que o que é solo e se eles têm ideia do que há nele. Ouças as respostas e informe-os que durante alguns dias estudaremos sobre o solo e a saúde do ser humano. (Professor, complemente a ideia dos alunos sobre o que é solo. É expressivo que eles saibam que solo é o local onde pisamos e construímos as moradias. Nele vivem animais e se desenvolvem plantas, dentre elas as que utilizamos em nossa alimentação.). Você poderá ter acesso a outras informações sobre esta temática no Sítio: “Portal do Professor”, acessando Coleções de aulas, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=49 >. Acesso em: 26 de maio 2014.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, entregue uma cópia impressa da história lida na atividade anterior para cada um dos alunos.

Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado.

Em seguida solicite que alguns leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo.

Ao finalizar a leitura abra espaço para que os alunos manifestem seus sentimentos e opiniões a respeito da leitura feita pelos colegas e ajude-os ir além do “foi legal” ou “gostei”, pedindo que justifiquem suas opiniões sobre: o que o colega precisa melhorar; se fez pontuação adequada durante a leitura e se o tom de voz foi apropriado para que todos ouvissem. Esta prática poderá ser inserida aos poucos, pois os alunos se habituarão a ouvir as críticas de colegas e também a sua. A mesma possibilitará o desenvolvimento da linguagem oral além de expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Ajude-os a reconhecer os progressos alcançados, por menores que sejam. Peça que comparem as leituras do inicio do ano letivo, com as que estão fazendo agora.

Peça aos alunos que avaliem este momento: o que acharam, como se sentiram no momento em que estavam apresentando, como foi a participação de cada um. É importante que justifiquem suas respostas.

Depois, solicite que copiem as palavras que sublinharam e consultem o dicionário para descobrirem seu significado. Para finalizar, socialize as respostas.

Agora, pergunte aos alunos:

  • Ao brincarmos, quais cuidados devemos ter para evitar a contaminação do nosso corpo?
  • Em nossas vidas, quais cuidados de higiene poderiam evitar o risco de contaminação?
  • Que hábito de Jeca Tatu fez o médico acreditar que ele havia sido contaminado por meio da pele?
  • Que outros sintomas ajudaram o médico a identificar a doença de Jeca?

Ouça as opiniões dos alunos, o importante é valorizar a ideia de cada aluno. Argumente reforçando a importância do conhecimento e valorização dos hábitos adequados à prevenção de verminoses.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

O solo e a suade do ser humano Dialogando e obtendo  mais informações sobre o solo e a saúde do ser humano

 

Retome as atividades anteriores. Pergunte para a turma se alguém pensou sobre as medidas de higiene que evitam a contaminação por seres vivos presentes no solo. Em caso afirmativo, peça que compartilhe com os demais colegas, faça intervenções, comentários quando necessário.

Em seguida, apresente, por meio de Data Show, retroprojetor ou cartaz, um esquema com as etapas do ciclo de vida do verme ancilóstomo que recebe o nome de amarelão.  A transmissão da ancilostomose ocorre por meio do contato direto com solo contaminado, como, por exemplo, andar descalço na terra.

 

O solo e a suade do ser humano

 Fonte: Sítio: “Mundo Educação”. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/doencas/ancilostomose.htm >. Acesso em: 21 de maio 2014.

 

Ajude os alunos a interpretarem o esquema das etapas do clico de transmissão do amarelão. Faça com eles a leitura das imagens, passo a passo. Explique para a turma que:

. Uma pessoa contaminada com amarelão elimina suas fezes, que contêm ovos de ancilóstomo, no solo.

. De dentro dos ovos saem filhotes de ancilóstomos, chamados de larvas, que ficam no solo.

. As larvas podem penetrar pela pele de pessoas que estão em contato com o solo. Geralmente, a contaminação acontece pelos pés, pelas mãos e pelas pernas.

. As pessoas com amarelão ficam magras e pálidas, isto é, com a pele amarelada. Elas se sentem muito fracas, sem ânimo para realizar qualquer atividade.

Observação: Converse com os alunos sobre o fato de que em áreas desprovidas de saneamento básico, o solo geralmente, fica contaminado com o organismo causador do amarelão. Assim, os hábitos de higiene, por si só, não garantem a saúde de uma comunidade. Um sistema de saneamento básico permite o destino correto dos resíduos humanos, como fezes e urina.

Apresente algumas imagens de espaços que não possuem saneamento básico adequado. Você poderá utilizar:

 

O solo e a suade do ser humano

Fonte: Sítio: “Ambiente Legal”. Disponível em: <http://www.ambientelegal.com.br/saneamento-produtividade-e-renda/ >. Acesso em: 21 de maio 2014.

 

O solo e a suade do ser humano

Fonte: Sítio: “Globo Ecologia”. Disponível em: < http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/10/trata-brasil-conscientiza-sobre-desperdicio-e-tratamento-de-agua.html >. Acesso em: 21 de maio 2014.

 

O solo e a suade do ser humano

Fonte: Sítio: “Planeta Sustentável” . Disponível em:  <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/saneamento-basico-na-lama/ >. Acesso em: 21 de maio 2014.

 

Leitura e discussão de cena

Questione a turma:

  • Que tipos de imagens são estas?
  • Vocês já viram algumas imagens parecidas com estas? Em que local?

Professor, ouça os alunos e destaque que o processo de levar o abastecimento de água e o saneamento básico aos bairros urbanos pobres continua sendo um desafio para o povo brasileiro. E que, o saneamento básico é fundamental para um meio ambiente social e ecologicamente equilibrado. Você poderá ampliar o debate de acordo com o nível de conhecimento de sua turma. No sítio “Pastoral da criança”. Disponível em <http://pastoraldacrianca.org.br/pt/noticias2/2994-brasil-ocupa-posicao-112-do-indice-de-saneamento-basico>, acesso em: 26 de maio 2014, você obterá dados sobre a posição do Brasil no atendimento do saneamento básico.

Para finalizar, pergunte aos alunos o que foi acharam desta aula e o que possível aprender. É importante que justifiquem suas respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

O solo e a suade do ser humano  Ampliando conhecimentos

 

Professor, além do amarelão, dialogue com a turma sobre outras doenças transmitidas durante o contato direto com o solo. Você poderá citar: tétano; esquistossomose (barriga d’água); bicho geográfico, dentre outros. Utilize os sítios a seguir:

. Sítio “Grupo escolar”. Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/doencas-transmitidas-pelo-solo.html >. Acesso em: 21 de maio 2014.

. Sítio: “Só Ciências”. Disponível em: <http://jordan34.comunidades.net/index.php?pagina=1537679660>.  Acesso em: 21 de maio 2014.

. Sítio “YouTube”.  Doenças transmitidas pelo solo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PhAu5fDfKzY >. Acesso em: 21 de maio de 2014.

  

Leve a turma ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

Observação: Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos. Escolha aquele que adequar ao nível de seus alunos. Lembre-se: o aluno precisa ser desafiado para ampliar seus conhecimentos.

 

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • A maneira como vivemos pode indicar as possibilidades de sermos contaminados por microrganismos que vivem no solo? Justifique a resposta.
  • O que foi possível descobrir com o/s texto/s que vocês leram?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, providencie algumas imagens em que seres humanos estejam expostos a possíveis doenças transmitidas pelo solo para que os alunos possam interpretá-las e relacionar aos conhecimentos adquiridos neste planejamento. Você poderá selecionar duas ou mais imagens. Procure situações diferentes, mas que retratam a possibilidade de contaminação por meio do solo.

Você poderá escolher algumas semelhantes a registradas a seguir. Nosso intuito, neste momento, é destacar os cuidados necessários durante e após as brincadeiras e, ressaltar a produção excessiva de lixo nos lixões e as possíveis doenças transmitidas por eles.

Se for conveniente, você poderá imprimir as imagens ou recortar figuras de revistas e/ou jornais. Esta última opção garante uma rica exploração da temática, uma vez que os alunos terão imagens diferentes, mas com objetivo comum.

Depois de selecionadas as imagens formule questões pertinentes às mesmas. Sugerimos:

1 - Observe as situações representadas nas fotos a seguir:

 

O solo e a suade do ser humano

Fonte: Sítio: “Veja” Disponível em:  <http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/criancas/ >. Acesso em: 21 de maio de 2014.

 

O solo e a suade do ser humano

Fonte: Sítio: “Compromisso consciente”. Disponível em: <http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014_04_01_archive.html>. Acesso em: 21 de maio 2014.

 

Agora, responda:

a- Você acha que as imagens mostram situações em que os seres humanos estão arriscados a possíveis doenças transmitidas pelo solo? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________ (Possibilidade de resposta: Sim. Nas duas imagens as pessoas poderão ser contaminadas, porque seus corpos, pés, mãos e pernas, estão em contato com o solo. Por exemplo, onde tem lixo, pode haver pregos enferrujados.).

b- Que cuidados de higiene estas pessoas poderiam ter para evitar o risco de contaminação?

___________________________________________________________________________ (Possibilidade de resposta: As pessoas poderiam estar usando calçados, não levar a mão à boca durante a brincadeira e quando estive catando lixo, usar luvas e calça comprida para pegar o lixo. Também devem lavar bem as mãos e pés após a brincadeira e depois que sair do local que estão pegando lixo.).

2 - Registre a seguir, uma mensagem para que as pessoas possam utilizar adequadamente o solo em se contaminar com algum tipo de doença.

 

 

Para finalizar, disponibilize um tempo para que os alunos possam apresentar suas respostas. Ouça-as e reforce a importância do conhecimento e valorização dos hábitos adequados à prevenção de doenças causadas pela contaminação do solo.

Recursos Complementares

Sugestão de links para aluno e professores:

. Sítio: “YouTube” – Poluição do solo e saúde humana.  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z0sfTr05T08 >. Acesso em: 21 de maio 2014.

 

Sugestão de links para professores:

. Sítio: “Revista Nova Escola” – O solo e suas características.  Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/solo-suas-caracteristicas-623075.shtml>. Acesso em: 21 de maio 2014.

. Sítio “Entendendo um pouco de ciências”. Disponível em: <http://entendendoumpoucodeciencias.blogspot.com.br/2011/04/sesi-6-ano-o-solo-e-saude-do-corpo.html >. Acesso em: 21 de maio 2014.

Sitio: Portal do Professor. Mec: Aula: Preservar o solo é preservar a vida. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55115>  Acesso em: 21 de maio 2014.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

MURGEL, Samuel Branco. Viagem ao mundo dos micróbios. São Paulo: Moderna, 2002.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que: os hábitos de higiene evitam a contaminação do corpo por seres vivos presentes no solo; a valorização e a preservação do ambiente são essenciais para a prevenção de verminoses.  Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; reconhecer e dar o devido valor a hábitos de higiene que previnem o surgimento de doenças transmitidas por meio do solo; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.

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