Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Estudo do solo

 

07/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção o tema em estudo – solo - é desenvolvido em 14 aulas com diferentes atividades, explorando diferentes assuntos, que vão desde a sua formação, composição e caracterização (aulas de 3 a 5), à sua importância para os seres vivos (aulas de 6 a 11), e sua exploração, envolvendo a extração de recursos minerais (aulas 1 e 2) e impactos ambientais advindos das atividades humanas (aulas 12 a 14) sobre o mesmo. Dentre as atividades desenvolvidas destacamos: atividades de experimentação, observação, vídeos, textos informativos e consultas à internet.

Autoria

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

solo, meio ambiente, impactos ambientais,

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 Recursos naturais, como utilizá-los

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar recursos renováveis e não-renováveis; Reconhecer as ações humanas como agentes que interferem e podem provocar mudanças na paisagem.

22/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 62108 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

2 Recursos minerais, onde encontrá-los?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar a exploração de recursos minerais à utilização de recursos não-renováveis, presentes no solo;   Identificar impactos ambientais conseqüentes da extração de minério;    Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais.

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 60994 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 Coletando e analisando amostras de solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar componentes do solo; Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo; Relacionar tipos de solo a sua fertilidade.

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 15133 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 Conhecendo os tipos de Solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.

24/04/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 111964 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

5 Solo: trabalhando os processos físicos e químicos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Conhecer diferentes tipos de solos Discutir a importância do solo para o meio ambiente Identificar a presença de ferro em amostras de solo mediante a realização de experiências em laboratório

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9916 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

6 A vegetação e o solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender a importância da vegetação para o solo e qual a sua contribuição para a redução da erosão deste.

10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27158 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 As plantas e o solo.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: identificar alguns tipos de plantas; conhecer alguns tipos de solos e refletir sobre a sua importância para o desenvolvimento das plantas; pesquisar sobre o que envolve o plantio, os cuidados com a terra e os instrumentos utilizados; desenvolver o conceito de s...

28/07/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21865 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 ESTUDO DAS HORTALIÇAS E ADEQUAÇÃO DO SOLO.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Princípios básicos da linguagem cartográfica . Ampliar a concepção de espaço . Conhecer os tipos de solo brasileiros . Aprender a trabalhar em grupo . Desenvolver a habilidade de pesquisa e coleta de informação.

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2784 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

9 A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA OS SERES VIVOS

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Introdução O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. Ele foi se formando através da ação de agentes do meio, como por exemplo, sol, chuva, calor etc., que assim transformaram as rochas em terra. Há diferentes tipos de solos, entre eles o arenoso, argiloso, calcár...

01/12/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 66697 acesso(s)

Equipe

SANDRA E REGILEN

10 Um filtro chamado Solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender a importância da infiltração da água no solo.

16/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8161 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 A presença do ar na água e no solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar a presença do ar na água por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar na água à respiração dos peixes; Identificar a presença do ar no solo por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar no solo à vida de pequenos animais que viv...

17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53684 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

12 Nós dependemos do solo.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ao término das atividades os alunos deverão: - compreender o que é solo; - saber que há diferentes tipos de solo; - perceber que o solo é importante para a sociedade; - saber que o solo precisa ser conservado para que haja produção de alimentos.

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21405 acesso(s)

Equipe

Leda Moura

13 Doenças adquiridas em contato com o solo.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

  Listar as doenças adquiridas em contato com o solo; Conhecer como se prevenir as doenças contraídas em contato com o solo; Relacionar as atitudes coletivas e medidas governamentais para conservar a saúde da população de um determinado lugar.  

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 30518 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 Relações entre ser humano, ambiente e saúde.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20476 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6877 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.