Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recursos minerais, onde encontrá-los?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a exploração de recursos minerais à utilização de recursos não-renováveis, presentes no solo;  

Identificar impactos ambientais conseqüentes da extração de minério;  

 Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais.

Duração das atividades
3h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer recursos renováveis e não renováveis.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: Uma abordagem para o professor   

Ao planejar uma aula torna-se imprescindível que o professor se informe sobre o assunto, buscando em fontes variadas diferentes abordagens sobre o tema em estudo.

Por outro lado, para que ocorra uma melhoria do ensino de ciências é importante participar de reflexões que envolvam as práticas educativas, investigação das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar, dentre outros.

É importante considerar que somos eternos aprendizes: nas nossas relações com o outro; nas nossas relações com o conhecimento e com o mundo a nossa volta; nas nossas trocas com os teóricos que lemos e com os educadores que admiramos; e que também somos aprendizes de nossos aprendizes, daqueles que por nossa intermediação têm acesso e se apropriam dos saberes da ciência.

O tema desta aula foi escolhido, pois permite aos alunos refletirem sobre um problema atual relacionado à sustentabilidade ambiental; recursos renováveis e não renováveis, com o enfoque em recursos minerais e sua utilização. Esperamos que as atividades propostas e o encaminhamento metodológico aliados ao seu fazer pedagógico contribuam para a reflexão do tema pelos alunos e para a formação da sua consciência ambiental.

Recursos minerais

Os minerais são todas as substâncias inorgânicas encontradas na crosta terrestre. Eles são formados em diferentes tipos de rochas. São recursos naturais não-renováveis, que o ser humano aprendeu a utilizá-lo e hoje fazem parte do seu dia a dia. A maioria deles só pode ser usada uma vez, como o carvão mineral, a argila, entre outros. Outros podem ser usados mais de uma vez como ferro, o chumbo, o cobre, no entanto, depois de cada uso sua qualidade fica prejudicada, e se torna imprestável após alguns reaproveitamentos.

Os minerais podem ser agrupados, em recursos minerais metálicos e em recursos minerais não metálicos. São exemplos de recursos minerais metálicos: o zinco, o cobre, o alumínio, o ferro e o chumbo, o ouro, a prata e a platina. O quartzo, o granito e o basalto são alguns exemplos de minerais não metálicos.

A formação dos minerais é muito lenta. Levam milhões de anos para serem formados, e à medida que são extraídos do solo, suas reservas vão diminuindo e poderá um dia acabar definitivamente.

Para que os minerais não venham faltar algum dia é necessário evitar desperdícios e também é necessário descobrir outros materiais e outras formas alternativas para substituí-los.

Com exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. Como se formam em diferentes tipos de rochas, para extraí-los, às vezes é necessário cavar bem fundo, abrindo minas, poços e túneis.

Na natureza existe cerca de 2000 minerais e, na sua maioria são metálicos como o cromo, ferro, ouro , mercúrio ,entre outros; enquanto a minoria são não-metálicos como a grafita, quartzo, enxofre, pedra preciosa e o mármore,por exemplo.

Quando o mineral tem valor comercial, ele é chamado de minério. Por exemplo: a hematita é um minério, pois dela se obtém, nas indústrias siderúrgicas, o ferro - um metal. Este metal é transformado em peças, instrumentos e objetos diversos que cercam o nosso dia a dia.

Adaptado: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070412103107AA2UOP4   - consultado em dezembro de 2010. 

Recursos minerais encontrados no Brasil

“Os países com maior potencial mineral são, além do Brasil: Canadá, Austrália, Federação Russa, China e Estados Unidos.

Além de uma grande diversidade de minerais explorados no país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), o Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio, tem suas maiores reservas ocidentais no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros.

As reservas minerais brasileiras que estão entre as maiores do mundo são:      

- Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – dessa jazida saem cerca de 60% do ferro e 40% do ouro extraídos no Brasil, além do manganês.

- Província Mineral de Carajás (Pará) – são encontrados, além de ferro, ouro, prata, níquel, cromo, manganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio.”

http://www.infoescola.com/geografia/recursos-minerais-do-brasil/ - consultado em 06/12/2010. 

http://mundoadescoberta.blogspot.com/2010/06/diario-de-aula-94-recursos-minerais.html - consultado em dezembro de 2010. 

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:   

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias a respeito do tema em estudo. Instigados pelas atividades exploradas no desenvolvimento da aula esperamos que os alunos participem da troca de ideias e construam conhecimento sobre o assunto, atingindo os objetivos propostos.   

Como o professor irá ativar esse processo:  

Levantando situações – problema para que os alunos emitam suas ideias sobre o assunto explorado, realizando atividade investigativa, e exibição de vídeos para sistematização do conhecimento.

Atividade 1

Ao trabalhar com os alunos os recursos minerais disponíveis nos diversos ecossistemas que compõem a biodiversidade brasileira, nós propomos que, inicialmente, seja trabalhado o conceito de biodiversidade e a importância de preservá-la, introduzindo conceitos, predispondo os alunos para novas reflexões. Explore as ideias a seguir, instigando-os a manifestar suas opiniões.

.Você conhece a palavra biodiversidade? Sabe o que significa? Palavra derivada da união de duas outras: bio palavra de origem grega significa vida, diversidade significa variedade, diferenças. Assim sendo, biodiversidade significa diversidade de formas de vida.

O Brasil, um dos países do mundo mais rico em recursos minerais, também possui a maior diversidade de vida do planeta. Isto porque, além da grande extensão territorial, possui grande quantidade de rios, portanto muita água, o que contribui para a manutenção da vida de muitas espécies animais e vegetais.

A utilização inadequada dos recursos naturais e a exploração de riquezas minerais podem ameaçar a vida de muitas espécies de seres vivos, dificultando inclusive a vida da nossa espécie. Em todo o mundo inúmeros ecossistemas têm sido destruídos por atividades humanas. Essa destruição traz consigo diversos problemas ambientais dos quais o mais preocupante é a perda da biodiversidade. Quanto menor for a biodiversidade de uma comunidade, de um ecossistema ou da biosfera como um todo, menores serão as possibilidades de preservação global da vida.

.Como as atividades humanas podem trazer problemas ambientais?

.Será que temos como utilizar os recursos minerais preservando o ambiente em que se encontram?

.Vocês sabem o que significa desenvolvimento sustentável? Neste primeiro momento, deixe que manifestem livremente suas ideias.

.Existem áreas de exploração de recursos minerais?

Peça-lhes que nomeiem recursos minerais próprios do ambiente aonde vivem e como eles têm sido explorados. Anote as ideias da turma para que possam ser retomadas no decorrer do trabalho realizado.

Esclareça-lhes que os minerais são todas as substâncias inorgânicas encontradas na crosta terrestre. Eles são formados em diferentes tipos de rochas. São recursos naturais não-renováveis, que o ser humano aprendeu a utilizá-lo e hoje fazem parte do seu dia a dia.  

Atividade 2   

O ser humano sempre buscou na natureza, a sua sobrevivência. Através da utilização de matérias primas extraídas da Terra ele transforma, cria, recicla recursos.Apresente para os alunos o texto e as imagens e mapa a seguir.     

Recursos Minerais  

Os recursos minerais podem ser classificados em:  

. Minerais Fósseis: provenientes da decomposição de restos de animais e vegetais que ficaram depositados em camadas de rochas sedimentares. Exemplo: petróleo e carvão mineral. 

. Minerais Não-Fósseis: são compostos químicos metálicos e não-metálicos que tornaram-se mais consistentes no interior das rochas. Exemplo: manganês, prata, fosfatos, amianto, ferro, ouro.    

Nesse sentido, sabe-se que os minerais vão se originar numa determinada região, conforme o tipo de formação geológica da área. Sendo assim, quanto maior for a dimensão do país, mais possibilidades ele terá de conter em seu território os diversos tipos de rochas e consequentemente todos os tipos de minerais.  

Porém, em países de grandes dimensões, como o Brasil, que possui todos os tipos de rochas, nem sempre obtém os minerais em quantidades suficientes para atender a demanda de sua economia. Portanto, os minerais podem ser classificados também conforme a sua disponibilidade:   

 . Abundantes: são os minerais encontrados em grandes quantidades, e que por isso são usados tanto pela própria região, quanto para exportação. Exemplo: ferro, alumínio e manganês.    

. Suficientes: são encontrados em quantidades suficientes para atender a sua própria região, portanto não é possível ser usado para exportação.

. Carentes: são encontrados em pequenas quantidades, que são insuficientes para o abastecimento interno. Exemplo: carvão mineral.

http://www.colegioweb.com.br/geografia/conceitos-e-tipos-de-industrias.html - consultado em dezembro de 2010.    

Promova uma discussão do texto com a turma.

.Qual a diferença entre os minerais fósseis e não fósseis?

.Por que os minerais fósseis são não - renováveis? E os minerais não fósseis?

Usando as informações contidas nos textos iniciais desta aula, estimule-os a refletir sobre a questão do tempo necessário para que esses minerais se formassem o que inviabiliza as suas renovações na natureza.  

. Qual a diferença entre os recursos minerais metálicos e não metálicos?

. Que tipos de minerais eles conhecem?

O mapa a seguir nos mostra a distribuição dos recursos minerais brasileiros metálicos e não- metálicos. Interprete as legendas do mapa. Discuta com eles o uso de letras que simbolizam os diferentes recursos e as cores usadas para representar a presença desses recursos minerais nas diferentes Regiões e Estados brasileiros. Chame a atenção para o símbolo usado para o petróleo em forma de torre e sua maior presença na costa brasileira.

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/geografia/conceitos-e-tipos-de-industrias.html - consultado em dezembro de 2010. 

Atividade 3 

Nesta atividade propomos que organize os alunos em pequenos grupos para que consultem na internet o seguinte link:

http://mundoadescoberta.blogspot.com/2010/06/diario-de-aula-94-recursos-minerais.html  - consultado em dezembro de 2010. 

Explore com os alunos as informações contidas na imagem que nos mostra a utilização de diferentes recursos minerais na indústria.

O link sugerido, embora seja português de Portugal, não apresenta nenhuma dificuldade de compreensão. Portanto, comente com os alunos os impactos ambientais gerados pelas empresas de mineração.

http://mundoadescoberta.blogspot.com/2010/06/diario-de-aula-94-recursos-minerais.html  - consultado em dezembro de 2010.        

Sugestão de diálogo:

. Um mesmo tipo de recurso mineral é utilizado em diferentes indústrias? Dê alguns exemplos.

.Vocês sabiam que os minerais são usados na indústria farmacêutica e de cosméticos? Quais são esses minerais?

. A argila é um dos recursos minerais usados em diferentes indústrias. Consulte o quadro e responda: Em quais tipos de indústria ela é utilizada?  

 

Recursos Complementares

Consulte as aulas a seguir para maiores informações ou desenvolver alguma atividade, nelas sugeridas, relacionada ao tema desta aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26902 O que é Pré Sal - consultado em dezembro de 2010 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26864 Recursos naturais, como utilizá-los - consultado em dezembro de 2010 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26874 De onde vem o petróleo - consultado em dezembro de 2010 

Avaliação

Avaliar em uma perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Nesta aula, além dos conhecimentos conceituais trabalhados, em diferentes momentos foi possível levar os alunos a refletirem sobre a importância de estar atento ao que acontece com o ambiente: quantos prejuízos ao meio ambiente, por exemplo, podem ser desencadeados a partir da extração de minério, uso não sustentável dos recursos naturais e suas consequências, entre outros. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados em relação aos objetivos propostos inicialmente.

A aula de hoje foi basicamente desenvolvida utilizando recursos da internet. Selecionamos também, para mais esse momento de avaliação um link em que os alunos terão oportunidade de visualizar imagens de impactos ambientais causados pelas mineradoras, bem como as conseqüências desses impactos. Ainda em pequenos grupos, os alunos devem consultar o link sugerido e outros que tenham as informações necessárias e organizar um texto que informe:   

1.Os recursos minerais são arrancados da Terra. Como isso pode ser feito?     

2.Quais são as ações realizadas desde a extração até o processamento desses recursos minerais?  

3. Quais os impactos ambientais gerados durante esse processo?     

Sugestão de link: http://fomedemundo.blogspot.com/2008/06/explorao-mineral-e-devastao-ambiental.html - consultado em dezembro de 2010. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.