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Açúcar: este pó branco pode matar?

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o que acontece com o açúcar e seu excesso em nosso organismo.

  • Apontar a quantidade de açúcar que podemos ingerir diariamente.

  • Identificar os alimentos que devem ser evitados para termos uma dieta menos "doce" e mais saudável.

  • Identificar e discutir a importância de se especificar a quantidade de açúcar e o valor de referência para o consumo diário (%VD) nos rótulos dos produtos industrializados.

  • Explicitar os danos orgânicos causados pelo consumo de açúcar.

  • Identificar e avaliar o consumo pessoal de açúcar.

  • Diferenciar a origem e de que maneiras consumimos açúcar ao longo do dia.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeo; estudo de textos; pesquisa e análise de rótulos; produção de painéis; publicação de produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos e vídeos digitais; rótulos de alimentos; açúcar; saquinhos de sacolé; cartolinas.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,48160611,00.jpg

Imagem disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,48160611,00.jpg. Acesso em 06/10/2014.

Módulo 1- Introdução

Atividade 1- Comercial de televisão

Sugerimos que o professor inicie o estudo deste tema utilizando o vídeo de um comercial veiculado pela mídia televisiva de um refrigerante da marca "Coca cola" que traz no título e na mensagem uma "explosão de felicidade".

COCA-COLA BRASIL. Coca-Cola | Explosão de Felicidade. Duração: 1min02seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7MVGkb77IrI. Acesso em 06/10/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Os alunos deverão registrar em seus cadernos as suas impressões ao assistirem o vídeo, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Qual(is) mensagem(ens) do comercial você captou?

  • No comercial, a abertura de um refrigerante está associada a qual sentimento? Você partilha desta opinião?

  • Este refrigerante é um alimento saudável? Por quê?

  • Este refrigerante faz parte de sua dieta? Qual é o seu consumo diário/semanal?

  • Você teria algum motivo para não consumir este alimento? Explique.

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 3- Diálogo com slides

Sugerimos que o professor salve as imagens a seguir em seu computador e as projete para os alunos utilizando o aparelho data show. Enquanto for projetando as imagens, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos sobre o conteúdo das mesmas, a partir das informações nelas contidas. 

Vocês sabiam que...

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Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso_07.jpg?w=765&h=285. Acesso em 07/10/2014.

 

https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso_03.jpg?w=765&h=431

Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso_03.jpg?w=765&h=431. Acesso em 07/10/2014.

 

https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso_30_small.jpg?w=765&h=431

Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso_30_small.jpg?w=765&h=431. Acesso em 07/10/2014.

 

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Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso11-500x276.png. Acesso em 07/10/2014.

 

https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/muito-1.png

Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/muito-1.png. Acesso em 07/10/2014.

 

https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso5a.jpg

Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/peso5a.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

Sabiam que um pacote de BOLACHAS RECHEADAS, que muita gente come inteiro sem pensar, equivale a: 8 PÃES FRANCESES + 50g de AÇUCARES + 30g de GORDURA?

 

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Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/biscoitopao.png. Acesso em 07/10/2014.

 

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Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2013/03/acucar1.jpg?w=510. Acesso em 07/10/2014.

O consumo anual de açúcar é quase o peso de um adulto. É preciso ter muita atenção ao ler os rótulos e evitar estes alimentos industrializados.

Vejam o teor de açúcar em alguns alimentos que provavelmente estão habituados a ingerir.

 

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Imagem disponível em: http://nandabezerra.com/files//2013/04/407826_10200371368427231_404833195_n.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

Compare a quantidade de açúcar nos alimentos. A quais deles devemos dar prioridade?

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Imagem disponível em: https://spacolonialmed.files.wordpress.com/2012/11/slide5.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

E a Coca-Cola do comercial, quanto tem de açúcar?

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Imagem disponível em: http://vidadetriatleta.com.br/wp-content/uploads/2014/05/07b6a3d5f8972a03e2c66a96f039c759.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

Ao final da exposição das imagens e explanações dos alunos, o professor deverá dirigir a eles novas perguntas que os estimulem a querer saber mais sobre os efeitos do consumo excessivo de açúcar no organismo humano. 

  • O que acontece com tanto açúcar em nosso organismo?

  • Quanto de açúcar podemos ingerir diariamente?

  • Quais alimentos devem ser evitados para termos uma dieta menos "doce" e mais saudável?

 

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá convidá-los a fazerem leituras sobre o assunto, como proposto no módulo 2.

Módulo 2- Referencial teórico

Atividade 1- Leitura de textos e registros

Para possibilitar aos alunos a construção de um referencial teórico sobre o assunto, sugerimos o estudo de alguns textos. Todos os alunos deverão ler todos os textos.

Texto 1- SEGATTO, Cristiane; et alEste pó branco também mata? Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI229657-15257,00-ESTE+PO+BRANCO+TAMBEM+MATA.html. Acesso em 06/10/2014.

 

Texto 2- BUSCATO, Marcela. O perigo das bebidas doces para a saúde. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2011/04/30/o-perigo-das-bebidas-doces/. Acesso em 06/10/2014.

 

Texto 3- G1 SÃO PAULO. Especialistas falam sobre os riscos do açúcar para obesidade e diabetes. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/especialistas-falam-sobre-os-riscos-do-acucar-para-obesidade-e-diabetes.html. Acesso em 07/10/2014.

 

Texto 4- VEJA.COM. OMS reduz à metade quantidade de açúcar recomendada ao consumo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/oms-reduz-metade-quantidade-acucar-recomendada-ao-consumo-776282.shtml. Acesso em 07/10/2014.

 

Texto 5- FECHANDO O ZÍPER. Qual é a recomendação máxima de açúcar por dia? Disponível em: http://fechandoziper.com/blog/alimentacao-saudavel/qual-e-a-recomendacao-maxima-de-acucar-por-dia/. Acesso em 06/10/2014.

 

Texto 6- _______________. Toddynho tem mais açúcar do que Coca-Cola! Disponível em: http://fechandoziper.com/blog/desvendando-rotulos/toddynho-tem-mais-acucar-do-que-coca-cola/. Acesso em 06/10/2014.

 

http://fechandoziper.com/wp-content/uploads/2013/07/photo-1-300x300.jpg

Imagem disponível em: http://fechandoziper.com/wp-content/uploads/2013/07/photo-1-300x300.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

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Imagem disponível em: http://fechandoziper.com/wp-content/uploads/2013/07/toddy-toddynho-informacoes-nutricionais-715x1024.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

 

Os alunos deverão registrar em seus cadernos as suas impressões ao lerem os textos, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Por que a quantidade de açúcar e o valor de referência para o consumo diário (%VD) dela nem sempre (ou quase nunca?) aparecem nos rótulos dos produtos industrializados amplamente consumidos no Brasil?

  • Segundo recomendação da OMS, a partir de 2014, qual é a quantidade máxima de açúcar a ser consumido?

  • De acordo com suas pesquisas, o que o endocrinologista Lustig afirma sobre os danos orgânicos causados pelo consumo de açúcar?

  • O que acontece com o açúcar no organismo humano?

  • Quais são as doenças decorrentes do descontrole na produção de insulina devido ao consumo de açúcar?

  • Tendo como referência a produção anual de açúcar, qual é o consumo per capta estimado por dia, mês e ano?

  • Qual é a origem e de que maneiras consumimos açúcar ao longo do dia?

  • Por que a frutose natural, presente nas frutas, é mais saudável do que a que se encontra no açúcar de cana?

  • Por que é importante adquirir o hábito de verificar a quantidade de açúcar no rótulo dos alimentos industrializados?

  • Por que as bebidas doces, principalmente as industrializadas, representam perigo à saúde?

 

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

Sugerimos que o professor feche a discussão expondo o painel abaixo, conversando com os alunos sobre eles, incentivando-os a refletir no quanto consumimos açúcar ao ingerirmos diversos alimentos. A referência deverá ser o limite diário recomendado pela OMS e/ou pela American Heart Association.

 

 

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,48159757,00.jpg

Imagem disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,48159757,00.jpg. Acesso em 06/10/2014.

 

Módulo 3- Revendo o consumo de açúcar

Atividade 1- Analisando rótulos: quantidade de açúcar nos alimentos consumidos

Terminada a atividade anterior, o professor deverá dirigir aos alunos um novo questionamento: e você, quanto ingere de açúcar por dia???

Para responder a esta pergunta, os alunos deverão fazer os seguintes procedimentos.

  1. Elencar os alimentos ingeridos ao longo do dia inteiro durante sete dias, especialmente os líquidos e industrializados que tenham rotulagem. Fotografar estes rótulos montando um arquivo no seu computador e/ou aparelho celular. Deverá também arquivar os rótulos, quando possível.

  2. Ler os rótulos e anotar a quantidade do alimento e de açúcar nele contido de acordo com a descrição no rótulo, prestando muita atenção na porção especificada. *Observar que os rótulos geralmente trazem a quantidade de carboidratos que ao serem metabolizados também liberam glicose no organismo. Há casos de rótulos em que constam apenas os carboidratos; outros somente os açúcares e outros em que ambos aparecem. Neste trabalho nos ateremos à quantificação do açúcar livre de mesa (que usamos para adoçar o café, o chá etc.), refrigerantes, sucos industrializados, doces e guloseimas (achocolatados, biscoitos, bolos, sorvetes etc.).

  3. Calcular a quantidade de açúcar contido naquele alimento consumido, a partir dos dados do rótulo. O aluno deverá estar atento ao ler os rótulos porque o valor nutricional apresentado neles é especificado para porções determinadas. Então, ele deverá fazer cálculos tendo como referência os valores contidos nas porções especificadas na informação nutricional. Por exemplo, no caso do pote de Nescau ilustrado a seguir, o rótulo apresenta a informação nutricional para uma porção de 20g ou de duas colheres de sopa do achocolatado (especificado na parte superior do rótulo, apontado por uma seta no título da tabela). Neste caso, cada porção de 20g (ou de duas colheres de sopa) do achocolatado, tem 15g de açúcar. Se o aluno consumiu 3 porções de 2 colheres de sopa de achocolatado ao longo do dia, deverá multiplicar o valor de açúcar (15g) por 3.

  4. Comparar o seu consumo de açúcar tendo como referência os valores recomendados pela OMS. **É pertinente que seja unificado o valor de referência diário de consumo de açúcar. Sugerimos o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) a partir de março de 2014: que a ingestão de açúcar represente apenas 5% do consumo calórico do dia. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) — ou, 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente. A recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) vindos de alimentos como o açúcar de mesa, mel, sucos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados. Em uma colher de sopa de ketchup, por exemplo, há quatro gramas de açúcar (cerca de uma colher de chá), enquanto uma lata de refrigerante chega a ter quarenta gramas de açúcar, ou dez colheres de chá. No início de 2014, a OMS reduziu esta recomendação de 10% para 5%. De acordo com esta entidade, fazer com que 10% das calorias diárias venham do açúcar é o mínimo para beneficiar a saúde. No entanto, reduzir essa porcentagem para 5% proporciona efeitos positivos adicionais. Para seguir o novo número, os ocidentais deverão, em média, reduzir a um sexto a ingestão diária de açúcar – que, hoje, é de 150 gramas por dia, em média.

  5. Refletir e apontar sobre quais tipos e quantidades de alimentos precisam rever o consumo diário.

  6. Propor um cardápio pessoal semanal no qual haja equilíbrio no consumo de açúcar.

  7. Fazer um relatório individual, por escrito, que retrate sua rotina diária ao longo desta atividade. Este relatório deverá contemplar o que foi proposto nos itens anteriores, incluindo suas reflexões ao longo da atividade.

  8. Trazer toda a sua produção, rótulos e/ou fotos para a sala de aula.

 

http://3.bp.blogspot.com/-XLaFUYxj7ZM/Uf8FLKXWe0I/AAAAAAAAGeM/aSpjn_Cxm8o/s1600/IMG_1711.JPG

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-XLaFUYxj7ZM/Uf8FLKXWe0I/AAAAAAAAGeM/aSpjn_Cxm8o/s1600/IMG_1711.JPG. Acesso em 07/10/2014.

 

Painéis como alguns já discutidos ao longo desta proposta, que mostram a quantidade de açúcar nos alimentos e bebidas, também deverão ser utilizados como referência para a quantificação do consumo. Outros mais poderão ser facilmente encontrados na internet. Cada aluno deverá realizar buscas de acordo com a sua necessidade, conforme sua alimentação. Abaixo, disponibilizamos mais um destes painéis.

 

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/04/620x600_acucar.jpg

Imagem disponível em: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/04/620x600_acucar.jpg. Acesso em 07/10/2014.

Atividade 2- Apresentação dos relatórios individuais

A apresentação dos relatórios individuais deverá ser realizada primeiramente em grupos de 3 alunos. Cada aluno deverá socializar seus rótulos e seus registros para os colegas de grupo. O grupo deverá fazer um consolidado destes trabalhos individuais e apresentá-lo ao professor e aos colegas. Neste momento de socialização, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail. Cada aluno deverá entregar ao professor para avaliação, o seu relatório individual. Os rótulos deverão ficar com os alunos para utilizarem na atividade 3.

Atividade 3- Produção de painel

O mesmo grupo de alunos da atividade anterior deverá se reunir, cada um tendo em mãos os rótulos dos alimentos que constam em seus relatórios individuais.

Os alunos deverão enumerar os 10 alimentos mais consumidos pelo grupo.

Escolhidos os 10 alimentos, deverão montar um painel no qual, a quantidade açúcar contida naqueles alimentos seja demonstrada por uma montagem, na qual coloquem em um saquinho de sacolé, a quantidade equivalente em açúcar cristal.

Neste painel deverá ficar claro o ranking, que inicie dos alimentos com mais açúcar e vá expondo em ordem decrescente, de acordo com o teor de açúcar de cada um deles.

Para montagem dos painéis os alunos precisarão de: saquinhos de sacolé; açúcar, cartolinas; uma balança de mesa. Estes materiais deverão ser providenciados pelo professor, com a colaboração dos alunos.

Exemplos: os painéis indicados abaixo ilustram esta proposta.

 

PAINEL 1

http://nandabezerra.com/files//2013/04/quanto-acucar-tem-na-sua-bebida-319904-1.jpg

Imagem disponível em: http://nandabezerra.com/files//2013/04/quanto-acucar-tem-na-sua-bebida-319904-1.jpg. Acesso em 07/10/2014.

 

 

PAINEL 2

http://4.bp.blogspot.com/-LtiAtaftKrE/U02uKkR7CRI/AAAAAAAABWg/luLZe7BDCcc/s1600/acucar.jpg

Imagem disponível em:http://4.bp.blogspot.com/-LtiAtaftKrE/U02uKkR7CRI/AAAAAAAABWg/luLZe7BDCcc/s1600/acucar.jpg. Acesso em 07/10/2014.

Estes painéis deverão ser avaliados pelo professor e após as correções que se fizerem necessárias, expostos nos corredores e/ou murais da escola. Os alunos deverão fotografar este material para publicar no blog ou site da escola.

Atividade 4- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos textos e vídeos e as imagens dos painéis, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda dos alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 07/10/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

 

O professor e os alunos deverão manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

http://www.blogdasaude.com.br/wp-content/uploads/2010/08/a%C3%A7%C3%BAcar1.jpg

Imagem disponível em: http://www.blogdasaude.com.br/wp-content/uploads/2010/08/a%C3%A7%C3%BAcar1.jpg. Acesso em 07/10/2014.

Recursos Complementares

BURGIERMAN, Denis Russo. Farinha de trigo, açúcar e cocaína. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/saude/farinha-de-trigo-acucar-e-cocaina/. Acesso em 07/10/2014. 

 

COHEN, Rich. Açúcar: doce vício. Disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/acucar-doce-vicio-crise-de-saude#8. Acesso em 07/10/2014.

 

MENDONÇA, José Eduardo. Muito além do peso. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/muito-alem-peso-742459.shtml. Acesso em 07/10/2014.

 

SILVA, Selma Gonzaga; DIAS, Eliana; OLIVEIRA, Lazuíta Goretti. Geração fast food e obesidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52879. Acesso em 07/10/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) a pesquisa de rótulos e o relatório individual; ii) o painel produzido em grupo; iii) os consolidados referentes ao estudo de textos, à análise do vídeo e aos relatórios individuais.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ´Cristiane, Faculdade Nossa Senhora de Fátima , Rio Grande do Sul - disse:
    crissemprejovem@yahoo.com.br

    01/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente, material bem referenciado. Parabéns


  • Eliane Sathler, UFMG , Minas Gerais - disse:
    elianesrp@hotmail.com

    09/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula. Fiquei chocada com a quantidade de açúcar que consumimos durante o dia . Vamos reduzir !


Sem classificação.
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