20/10/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Saber qual é a data que se comemora o "dia da Bandeira".
- Entender o significado desse símbolo para o nosso país.
- Conhecer a história da bandeira brasileira.
Conhecimentos sobre os símbolos nacionais.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados conhecer a origem e os objetivos da comemoração do "dia da Bandeira", com destaque para a importância de se reconhecer e preservar os símbolos nacionais.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o dia 19 de novembro, em que se comemora o "dia da Bandeira". Recorde com eles as cores da bandeira do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/mhB9Q>, (acesso em 11/08/2014), e problematize:
Figura 01: Bandeira do Brasil
Fonte: Disponível em <http://migre.me/mhB9Q>. Acesso em 11/10/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "dia da Bandeira" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a importância essa data.
Atividade 02
Dia da Bandeira... qual é a importância dessa data?
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "dia da Bandeira". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Questões:
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Bandeira", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/481288/bandeira>, acesso em 08/10/2014. Indique, também, o artigo "Bandeiras do Brasil", disponível no endereço web <http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm>, acesso em 11/10/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Curiosidade: A primeira bandeira hasteada no Brasil pelos portugueses na época do descobrimento era denominada "Bandeira da Ordem de Cristo" (1332-1651) e tinha uma cruz no centro, como símbolo do cristianismo.
Figura 02: Primeira bandeira da América
Fonte: Disponível em <http://migre.me/mhBL4>. Acesso em 11/10/2014.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Bandeiras antigas
Bandeira de Ordem de Cristo (1332 - 1651) |
Foi a bandeira hasteada pelos portugueses no Brasil na Época do Descobrimento. |
Bandeira Real (1500 - 1521) |
A primeira bandeira do Reino de Portugal presente nas embarcações portuguesas. |
Bandeira de D. João III (1521 - 1616) |
Bandeira do rei português D. João III. Bandeira que foi usada pelos portugueses no início do período Colonial. |
Bandeira do Domínio Espanhol (1616 - 1640) |
Bandeira usada na época do domínio da Espanha sobre Portugal. |
Bandeira da Restauração (1640 - 1683) |
Usada no reinado de D. João VI, marcou o fim do domínio da Espanha sobre Portugal. |
Bandeira do Principado do Brasil (1645 - 1816) |
Bandeira do Principado do Brasil. |
Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683 - 1706) |
Bandeira de D. Pedro II de Portugual. |
Bandeira Real Século XVII (1600 - 1700) |
Bandeira Real Século XVII |
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816-1821) |
Bandeira usada no período de D. João VI. Conhecida como a bandeira de Portugal, Brasil e Algarves. |
Bandeira do Regime Constitucional (1821- 1822)) |
Bandeira do Regime Constitucional. |
Bandeira Imperial do Brasil (1822 - 1889) |
Primeira bandeira após a Independência do Brasil. |
Bandeira Provisória da República (15 a 19 de Novembro 1889) |
Primeira Bandeira do Brasil República. Foi usada por poucos dias (entre 15 e 19 de novembro de 1889). Após a Proclamação da República. |
Bandeira da República Federativa do Brasil (19 de Novembro de 1889 até os dias atuais). |
Bandeira Nacional atual. |
Fonte: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/bandeiras.htm>. Acesso em 11/08/2014.
Na bandeira brasileira, a interpretação mais comum das cores é de que o verde representa as matas, o amarelo significa as riquezas (associadas ao ouro), o azul é o céu e o branco simboliza a paz que deve reinar no país. As estrelas representam a constelação Cruzeiro do Sul e cada uma corresponde a um estado brasileiro. A estrela acima da inscrição “Ordem e Progresso” representa o Pará, e esta frase deve ser escrita sempre com a cor verde.
As bandeiras podem ter finalidades específicas. Uma bandeira é hasteada a meio-pau em homenagem aos mortos. O uso de bandeira amarela sinaliza que há uma epidemia ou uma doença contagiosa. Durante uma guerra, numa batalha, a bandeira branca pede o fim do conflito. De cabeça para baixo, é um pedido de socorro. Algumas bandeiras trazem números ou letras e são usadas para enviar mensagens.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.
A bandeira do Brasil: simbologia e significado. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12192>. Acesso em 12/10/2014.
Bandeira do Brasil. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/bandeiradobrasil.htm>. Acesso em 12/10/2014.
Dia da Bandeira. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_bandeira.htm>. Acesso em 12/10/2014.
Dia da Bandeira. Disponível em: <http://www.escolakids.com/dia-da-bandeira.htm>. Acesso em 12/10/2014.
Dia da Bandeira. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm>. Acesso em 12/10/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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