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Geometria plana – parte 2: demonstrando, com o auxílio do GeoGebra, o Teorema dos Segmentos Congruentes da Mediatriz de um Segmento AB

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 2 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela, bem como identificar características de figuras planas ou espaciais (H7) e resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma (H8), é proposto para esta aula o seguinte objetivo

  • Demonstrar, com o auxílio do GeoGebra, o Teorema dos Segmentos Congruentes da Mediatriz de um Segmento AB.
Duração das atividades
1 hora/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características e propriedades dos triângulos.
  • Propriedades de ângulos.
  • Noções básicas do Software GeoGebra.
Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, é apresentada uma atividade investigativa, composta por situações-problemas em que os alunos terão que mobilizar conhecimentos já adquiridos e estratégias, para resolver o problema proposto.

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utiliza-se o Software GeoGebra para auxiliar a construção da figuras/desenhos e compreensão de conceitos geométricos. Além disso, deve-se dispor de um projetor multimídia conectado a um computador com o referido software citado.

 

Vale lembrar que o software GeoGebra é um programa gratuito e o seu download está disponível em <http://migre.me/mfpDs>, acesso em 12 out. 2014. Também é possível utilizar este software online, ou seja, sem realizar sua instalação. Para isso, acesse o link <http://migre.me/jBijx>, acesso em 12 out. 2014.

 

Comentário: Essa aula deve ser desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla, para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.

 

O software GeoGebra – apresentação:

Segundo Humberto José Bortolossi (s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.

 

Figura 1 – Apresentação do Software GeoGebra

1

Fonte: Arquivo da Autora

 

Um aspecto importante a ser evidenciado é alertado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM – (BRASIL, 1999), que afirmam que a inserção de computadores na sociedade em geral “exigirá do ensino de matemática um redirecionamento sob uma perspectiva curricular que favoreça o desenvolvimento de habilidades e procedimentos com os quais o indivíduo possa se reconhecer e se orientar nesse mundo do conhecimento em constante movimento.” (p. 252).

 

Tais orientações e sugestões levam-nos a pensar que a utilização de computadores no ensino de matemática pode desencadear uma nova relação professor-aluno, marcada por uma maior proximidade, interação e colaboração. Esse fato exige uma nova concepção e formação de professor “que longe de considerar-se um profissional pronto, ao final de sua formação acadêmica, tem de continuar em formação permanente ao longo de sua vida profissional” (BRASIL, 1998, p. 44).

 

A AULA...

Sugerimos que inicie trabalhando a parte 1, disponível no portal do professor nas aulas "Geometria plana - parte 1: demonstrando, com o auxílio do GeoGebra, o Teorema da Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo"disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58230. Acesso em 15 out. 2014.

 

Através de animações construídas no Software GeoGebra, que serão utilizadas de forma dinâmica, os alunos deverão explorar os elementos da construção e veicular ideias e argumentos matemáticos para demonstrar os teoremas apresentados.

 

Para agilizar o processo, recomenda-se que os roteiros das atividades sejam preparados previamente pelo professor, para que os alunos realizem-nas em momentos oportunos. Além disso, esses roteiros podem ser apresentados aos alunos usando o projetor multimídia conectado ao computador.

 

TEOREMA 2 – SE C É PONTO DA MEDIATRIZ DE UM SEGMENTO AB ENTÃO OS SEGMENTOS AC E BC SÃO CONGRUENTES

 

Professor (a), inicialmente, solicite aos alunos que construam o segmento AB e ponto médio M de AB no GeoGebra (figura 2).

 

Figura 2 – Segmento AB e ponto médio M

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Fonte: Arquivo da Autora

 

Levante a seguinte questão:

 

1)    O que podemos dizer em relação aos segmentos AM e MB?

 

Padrão de resposta esperado:

“Os segmentos AM e MB são congruentes, pois M divide o segmento AB em duas partes iguais”.

 

Solicite a construção da reta r, perpendicular a AB passando por M (figura 3).

 

Figura 3 – Construção da reta r

2

Fonte: Arquivo da Autora

 

Levante a seguinte questão:

 

1)    Qual nome recebe a reta r?

 

Padrão de resposta esperado:

“A reta r recebe o nome de mediatriz, que é o lugar geométrico dos pontos que equidistam de dois pontos A e B distintos”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar a definição de mediatriz e lugar geométrico.

 

Solicite a construção do ponto C em r e dos segmentos AC e BC (figura 4).

 

Figura 4 – Construção dos segmentos AC e BC

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Fonte: Arquivo da Autora

 

Levante a seguinte questão:

 

1)    Observando os triângulos AMC e BMC o que podemos dizer sobre eles? E em relação os segmentos AC e BC?

 

Padrão de resposta esperado:

“O triângulo AMC é retângulo em M, assim como o triângulo BMC. Os triângulos AMC e BMC tem o lado CM comum, e já vimos anteriormente que o segmento AM é congruente ao segmento M. Logo, pelo caso de congruência Lado, Ângulo, Lado (LAL), os triângulos AMC e BMC são congruentes. Portanto, pode-se concluir que os segmentos AC e BC são congruentes”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar os casos de congruência entre triângulos.

 

Para finalizar, solicite aos alunos que destaquem os segmentos congruentes com cores iguais e ainda que movimentem os vértices do triângulo formado para comprovarem o teorema (figura 5).

 

Figura 5 – Movimentando os vértices do triângulo

4

Fonte: Arquivo da Autora

Recursos Complementares

Uma nova linha no ensino de geometria vem recebendo o nome de Geometria Dinâmica. Trata-se da utilização de softwares de construções geométricas que permitem a transformação de figuras mantendo certo número de suas propriedades. Conheça o Software GeoGebra e explore suas inúmeras funções.

É possível encontrar diversas construções realizadas com Software GeoGebra no GeoGebraTube, disponível em <http://migre.me/jKufa>, acesso em 14 jun. 2014.

 

Referências

BALDIN, Yuriko Yamamoto. Utilizações diferenciadas de recursos computacionais no ensino de matemática (CAS, DGS e Calculadoras Gráficas). In: CARVALHO, Luiz M.; GUIMARÃES, Luiz C. (Org.). História e tecnologia no ensino de Matemática. Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2003. p. 27-36. v. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1997.

 ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciência da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 1999.

GALEIRA DE TRABALHOS DO EDUMATEC. Sugestões de atividades para sala de aula. Disponível em <http://migre.me/mfDj0>. Acesso em 12 out 2014.

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: <http://migre.me/jBATt>. Acesso em 14 jun. 2014. 

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Aconselha-se que o (a) professor (a) considere as hipóteses levantadas e os questionamentos dos alunos durante a aula. As construções dos alunos podem ser salvas para serem avaliadas pelo professor, posteriormente, assim, o (a) professor (a) pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias e os cálculos efetuados pelos alunos, além de possíveis erros uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo.

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