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Citologia: conhecendo a célula – Parte 2

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Citologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento


Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Citologia: conhecendo a célula – Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58111 (Acesso em 02 out. 2014).


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessarem o site  http://www.planetabio.com/histologia.html (Figura 1), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre a célula.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Citologia

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/histologia.html  (Acesso em 02 out. 2014)

 

Segundo momento: Criando um blog


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos na pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Citologia: conhecendo a célula – Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58111 (Acesso em 02 out. 2014).


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 2 e Figura 3), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.


Figura 2: Vídeo 1 - Criando um blog – Motivação (3:37)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 02 out. 2014)


Figura 3: Vídeo 2 -  Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 02 out. 2014).



Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos definidos anteriormente para a pesquisa on-line na aula Citologia: conhecendo a célula – Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58111  (Acesso em 02 out. 2014), para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o site https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 02 out. 2014) (Figura 4), para que os mesmos criem os seus blogs.


 Figura 4: Blogger

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Fonte: Disponível em https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 02 out. 2014)

Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Citologia: conhecendo a célula – Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58111 (Acesso em 02 out. 2014), as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares. 

 


Terceiro momento: Explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades. 

 

1 – Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes considerações sobre o colesterol, um lipídio do grupo dos esteróides.

 

(   ) Ele participa da composição da membrana plasmática das células animais.
(   ) Ele é sintetizado no pâncreas, degradado no fígado e excretado na forma de sais biliares.
(   ) Ele é precursor dos hormônios sexuais masculino e feminino.
(   ) Ele é precursor da vitamina B.
(   ) As formas de colesterol HDL e LDL são determinadas pelo tipo de lipoproteína que transporta o colesterol.

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

 

a) V - F - V - F - V.
b) F - V - F - F - V.
c) V - V - F - V - F.
d) F - F - V - V - F.
e) V - V - F - V - V.

 

 2 – Considere as três afirmações:


I. Meiose é um processo de divisão celular que só ocorre em células diplóides.
II. Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares.
III. Procariontes possuem todas as organelas citoplasmáticas de um eucarionte, porém não apresentam núcleo.

 

Está correto o que se afirma em:

 

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.

 

3 – Os estudos de evolução humana utilizam frequentemente como alvo para análise molecular o DNA-mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.

 

O papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula é:

 

a) Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.
b) Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.
c) Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.
d) Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.
e) Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.

 

4 – Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção de radioativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas.

 

As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente,

 

a) a mitocôndria e o ribossomo.
b) o complexo golgiense e o lisossomo.
c) o centríolo e o retículo endoplasmático liso.
d) o retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.
e) o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso.

 

5 – Considere as afirmações a seguir, referentes aos cromossomos homólogos.

 

I. Durante a mitose e a meiose, quando os cromossomos são visíveis como entidades distintas, os membros de um par de homólogos são de mesmo tamanho e exibem localização centromérica idêntica.
II. Durante os estágios iniciais da meiose, os cromossomos homólogos pareiam.
III. Cromossomos homólogos são os que contêm os mesmos alelos para cada loco gênico.

 

Quais estão corretas?

 

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

 

Gabarito

 

1 – A

2 – D

3 - C

4 - D

5 - D

 

Questões de vestibulares disponíveis em http://www.planetabio.com/citologia.pdf (Acesso em 02 out. 2014)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “Citologia”, site Ebah
Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAABD78AB/citologia-parte1 (Acesso em 02 out. 2014)

 

Sugestões de links para alunos:
 

Artigo: “Biologia – Citologia”, site Guia do Estudante
Disponível em  http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/biologia-citologia-737453.shtml  (Acesso em 02 out. 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na criação dos blogs.

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