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Ecologia: conhecendo a cadeia alimentar – Parte 2

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

 

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Ecologia: conhecendo a cadeia alimentar - Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58238 (Acesso em 01 out. 2014).

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessarem o site http://www.planetabio.com/ecoconceitos.html (Figura 1), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre a cadeia alimentar.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 1: Cadeia Alimentar

 

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Fonte: Disponível em  http://www.planetabio.com/ecoconceitos.html (Acesso em 01 out. 2014).

 

Segundo momento: explorando o conhecimento

 

 Preparação do Ambiente:

 

 Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

 1 - Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, assinale a alternativa correta:
 

a)  O Zooplâncton e o Fitoplâncton representam os organismos produtores (autotróficos) nas cadeias alimentares marinhas.
b)  Os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes.
c)  As diatomáceas são os principais representantes do Zooplâncton.
d)  Todos os seres do Zooplâncton marinho são macroscópicos.
e)  No ambiente marinho, não existem decompositores.
 

2 - Quando nos referimos ao ecossistema de um lago, dois conceitos são muito importantes: o ciclo dos nutrientes e o fluxo de energia. A energia necessária aos processos vitais de todos os elementos desde lago é reintroduzida neste ecossistema:
 

a) pelo processo fotossintético.
b) pela respiração dos produtores.
c) pela predação de níveis tróficos inferiores.
d) pela captura direta por parte dos consumidores.
e) pelo armazenamento da energia nas cadeias tróficas.
 

3 - Leia com atenção o texto a seguir.
 

“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Matogrossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.”

(Revista VEJA, 02 de junho de 1999)


Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários:
 

a) Pastos, jacarés e aves.
b) Rios, ariranhas e peixes.
c) Pastos, capivaras e onças.
d) Campos, gado e capivaras.
e) Campos, jaguatiricas e cervos.


4 - Leia as afirmativas abaixo, relativas às cadeias alimentares:


I. As cadeias alimentares podem ocorrer isoladamente em um ecossistema.
II. Podemos definir cadeias alimentares como sendo uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para se alimentarem.
III. Em alguns casos, encontramos organismos produtores no primeiro trófico de uma cadeia alimentar.
IV.  Os decompositores são fungos e bactérias que também participam da cadeia alimentar e são eles os responsáveis por devolverem à natureza os nutrientes que retiram da matéria orgânica.

 

Estão corretas as afirmativas:
 

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


5 - Animais carnívoros que se alimentam somente de roedores são classificadas como:


a) Consumidores secundários
b) Consumidores terciários
c) Consumidores primários
d) Decompositores
e) Produtores


Gabarito
 

1 – A

2 – D

3 – D

4 – D

5 – E

 

Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-cadeias-alimentares.htm#resposta-3195 (Acesso em 01 out. 2014).

 

Terceiro momento: Brincando e aprendendo

 

Preparação do Ambiente:

 

Nessa atividade da aula, os alunos serão convidados pelo professor a trabalharem com um jogo, chamado “Presa e predador”, capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Ecologia.
 

Este jogo deve ser realizado com um grupo de, no mínimo vinte alunos, em um espaço físico suficiente para movimentação de todos, tal como o pátio da escola, e consiste de uma representação de uma possível cadeia alimentar, envolvendo três tipos componentes:
 

A - plantas (produtores),

B - preás (consumidores primários) e

C - jaguatiricas (consumidores secundários).

 

No decorrer do jogo, os alunos entrarão em contato direto com diversos assuntos relacionados ao estudo de Ecologia.

 

Material

 

Para identificação dos componentes do grupo, ou seja, dos alunos que representarão as plantas, os preás ou as jaguatiricas, é interessante algum sistema de individualização, tal como fitas de cores diferentes para serem amarradas na cabeça ou nos pulso de cada um. As fitas devem ter no mínimo três cores, de tal forma que cada cor represente um elo da cadeia. Também é importante ressaltar que o número de fitas de cada cor deve ser superior ao número de integrantes do jogo.

 

Será necessário um apito para o desenvolvimento do jogo, mas este poderá ser substituído pelo próprio assobio, dependendo de quem comandar a atividade.

 

Por fim, será necessário a utilização de uma tabela para acompanhar o desenvolvimento do jogo. A tabela deverá seguir o modelo abaixo.

 

Tabela

 

GERAÇÕES

PLANTAS

PREÁS

JAGUATIRICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10ª

 

 

 

 

Procedimento
 

Os alunos deverão ser divididos em três subgrupos, deixando-se, porém, o grupo das plantas com um número de integrantes ligeiramente maior em relação com o grupo dos preás, sendo que o mesmo deve ocorrer no grupo dos preás em relação com o grupo das jaguatiricas. Por exemplo, caso o grupo possua 30 alunos, o melhor seria dividi-lo da seguinte forma: 14 plantas, 10 preás e 6 jaguatiricas.

 

Os alunos que representam as plantas deverão ficar espalhados pelo pátio e os alunos que representam os preás deverão ser dispostos em círculo, ficando distantes 5 a 6 metros dos alunos que representam as jaguatiricas, sendo que estes também deverão estar dispostos em círculo, ou seja, os alunos que representam os preás e as jaguatiricas deverão ser dispostos em círculos concêntricos, de forma que aqueles que representam as jaguatiricas fiquem no círculo interno, como se vê na Figura 2.

 

Figura 2: Disposição inicial dos componentes do jogo.

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Fonte: Disponível em http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html#ativi2 (Acesso em 01 out. 2014).

 

O jogo deverá ter 10 rodadas. Para iniciar uma rodada, o professor deverá apitar uma vez e para terminá-la, duas vezes.

 

Regras e objetivos

 

As “plantas” deverão ficar espalhadas pelo pátio ou lugar escolhido na escola para o jogo e permanecer nos seus lugares. Quando apanhadas pelos preás, deverão ficar no local onde foram apanhadas até a próxima rodada e depois passar para o grupo dos preás.
 

Cada “preá” deve procurar apanhar uma “planta” e evitar ser capturado por uma “jaguatirica”. A única defesa possível dos “preás” é abaixar-se. Abaixando-se, estarão escondidos das “jaguatiricas”. Quando apanhados por uma “jaguatirica”, os “preás” deverão permanecer no local onde foram capturados até o término da rodada. Na rodada seguinte, estes preás passarão a ser “jaguatiricas”.
 

As “jaguatiricas” deverão tentar capturar um preá.
 

Os “preás” e as “jaguatiricas” que não conseguirem alimento voltarão na rodada seguinte, como plantas. O professor deve justificá-lo aos alunos informando que os animais que não conseguem alimento morrem de fome e seus corpos são decompostos de forma a apenas restarem os sais minerais, que são incorporados pelas plantas. Por isso no jogo os “preás” e as “jaguatiricas” voltam como plantas.
 

Os “preás” e as “jaguatiricas” que conseguiram alimento continuarão neste mesmo papel. O professor deve justificá-lo aos alunos informando que os animais que conseguem alimentos são bem sucedidos e, assim, podem se manter saudáveis e se reproduzir, garantindo novos indivíduos para a geração seguinte.
 

As “plantas” que foram capturadas voltam como “preás”. Os “preás” capturados voltam como “jaguatiricas”. O professor deve justificá-lo aos alunos informando que, quando um ser vivo serve de alimento para outro, as substâncias que formam seu corpo passam a fazer parte desse outro ser. Por isso, as “plantas” capturadas pelos “preás” voltam ao jogo como “preás” e estes, quando capturados, voltam como “jaguatiricas”.

 

Fonte: Disponível em http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html#ativi2 (Acesso em 01 out. 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Artigo: “Jogo Cadeia Alimentar”, site Universidade Federal de Minas Gerais
Fonte: Disponível em http://www.icb.ufmg.br/grad/labensino/PAE%20do%20site/Ecologia/cadeia%20alimentar/jogos/percorrendo%20a%20cadeia%20alimentar.pdf (Acesso em 01 out. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:

 

Vídeo: “Cadeia Alimentar”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3beb0voH3Ss (Acesso em 01 set. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no jogo “Presa e predador” ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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