20/10/2014
Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.
Figura 1 - Cadeia Alimentar 1
Fonte: Disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/leao.html (Acesso em 01 out. 2014).
Figura 2 - Cadeia Alimentar 2
Fonte: Disponível em http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/04/veja-imagens-com-poder-de-caca-de-aves-de-rapina.html (Acesso em 01 out. 2014).
Figura 3 - Cadeia Alimentar 3
Fonte: Disponível em http://macrobrasil.blogspot.com.br/2013/03/grilos-e-gafanhotos.html (Acesso em 01 out. 2014).
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas acima?
2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas acima?
3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário:
Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre cadeia alimentar (Figura 4). O vídeo tem duração de 22 minutos e 11 segundos.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=RsDHpsxMKjc (Acesso em 01 out. 2014).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=RsDHpsxMKjc (Acesso em 01 out. 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
Observações:
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.
Questionário de Contextualização
1 – Defina Ecologia.
2 – O que é o conjunto de Ecossistemas?
3 – Qual a função do ecótono e sua importância?
4 – Qual a função dos produtores em uma cadeia alimentar e qual a energia utilizada pelos mesmos?
5 – Qual a ordem dos herbívoros em uma cadeia alimentar e qual energia é utilizada pelos mesmos?
6 – Em qual nível trófico se encontra o pássaro que se alimentou da lagarta? Explique.
7 – Quem são os saprófitos e qual a sua função dentro de uma cadeia alimentar?
8 – Explique o fluxo de energia e o fluxo de matéria presente na cadeia alimentar.
9 – Qual a função das pirâmides ecológicas?
10 – Qual a diferença entre a pirâmide de biomassa direta e a invertida?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir ou complementar as respostas, sempre que necessário ou que considerar conveniente.
Preparação do ambiente:
Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Cadeia Alimenta, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/ (Acesso em 01 out. 2014).
Grupo 2: Cadeia Alimentar, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar.php (Acesso em 01 out. 2014).
Grupo 3: Cadeia Alimentar, Toda Matéria
Fonte: Disponível em http://www.todamateria.com.br/cadeia-alimentar/ (Acesso em 01 out. 2014).
Grupo 4: Cadeia Alimentar, Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm (Acesso em 01 out. 2014).
Observação:
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.
Sugestões de links para professores:
Artigo: “Cadeia Alimentar”, site Ambiente Brasil
Fonte: Disponível em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/artigos/cadeia_alimentar.html (Acesso em 01 out. 2014).
Sugestões de links para os alunos:
Artigo: “Cadeia Alimentar”, site Cola da Web
Fonte: Disponível em http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/cadeia-alimentar (Acesso em 01 out. 2014).
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização.
Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Ecologia: conhecendo a cadeia alimentar – Parte 2, disponível no Portal do Professor link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58237 .
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