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Ecologia: conhecendo a cadeia alimentar – Parte 1

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1 - Cadeia Alimentar 1

 

2

Fonte: Disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/leao.html (Acesso em 01 out. 2014).

 

Figura 2 - Cadeia Alimentar 2

 

3

Fonte: Disponível em http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/04/veja-imagens-com-poder-de-caca-de-aves-de-rapina.html (Acesso em 01 out. 2014).

 

Figura 3 - Cadeia Alimentar 3

 

4

Fonte: Disponível em http://macrobrasil.blogspot.com.br/2013/03/grilos-e-gafanhotos.html (Acesso em 01 out. 2014).

 

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas acima?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas acima?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

 Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre cadeia alimentar (Figura 4). O vídeo tem duração de 22 minutos e 11 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=RsDHpsxMKjc (Acesso em 01 out. 2014).

 

 Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 4: Vídeo: Biologia - Aula 03 - Cadeias, teias e pirâmides alimentares (22:11)

1

Fonte: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=RsDHpsxMKjc (Acesso em 01 out. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

 

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um  editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Defina Ecologia.

2 – O que é o conjunto de Ecossistemas?

3 – Qual a função do ecótono e sua importância?

4 – Qual a função dos produtores em uma cadeia alimentar e qual a energia utilizada pelos mesmos?

5 – Qual a ordem dos herbívoros em uma cadeia alimentar e qual energia é utilizada pelos mesmos?

6 – Em qual nível trófico se encontra o pássaro que se alimentou da lagarta? Explique.

7 – Quem são os saprófitos e qual a sua função dentro de uma cadeia alimentar?

8 – Explique o fluxo de energia e o fluxo de matéria presente na cadeia alimentar.

9 – Qual a função das pirâmides ecológicas?

10 – Qual a diferença entre a pirâmide de biomassa direta e a invertida?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir ou complementar as respostas, sempre que necessário ou que considerar conveniente.

 

Terceiro momento: pesquisando on-line

 

Preparação do ambiente:

 

 Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Cadeia Alimenta, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/ (Acesso em 01 out. 2014).

 

Grupo 2: Cadeia Alimentar, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar.php (Acesso em 01 out. 2014).

 

Grupo 3: Cadeia Alimentar, Toda Matéria
Fonte: Disponível em http://www.todamateria.com.br/cadeia-alimentar/ (Acesso em 01 out. 2014).

 

Grupo 4: Cadeia Alimentar, Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm (Acesso em 01 out. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Artigo: “Cadeia Alimentar”, site Ambiente Brasil
Fonte: Disponível em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/artigos/cadeia_alimentar.html (Acesso em 01 out. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:

 

Artigo: “Cadeia Alimentar”, site Cola da Web
Fonte: Disponível em http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/cadeia-alimentar     (Acesso em 01 out. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização.

Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Ecologia: conhecendo a cadeia alimentar – Parte 2, disponível no Portal do Professor link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58237 .

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