20/10/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Estratégias e recursos:
O objetivo é instigar os alunos ao tema em discussão.
O professor iniciará a aula, apresentando aos alunos a reportagem da Folha de S. Paulo, disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2014/10/1532030-jovem-americana-com-cancer-no-cerebro-decide-morrer-em-novembro.shtml?cmpid=%22facefolha%22> Acesso em: 19 out. 2014.
Apresentada e lida a reportagem, o professor questionará:
Professor, em um primeiro momento, muito provavelmente, os alunos sentirão muito desejo em posicionar-se sobre a reportagem lida. Se for assim, ótimo! Deixe que todos falem, de modo a colocarem sua percepção sobre o fato. Caso o desejo não aconteça, instigue os alunos a se posicionarem.
Depois, da discussão inicial, para deixar os alunos ainda mais tocados quanto à polemicidade do tema, o professor exibirá uma cena do filme “Menina de ouro”, que trata de um pedido da protagonista para a realização da eutanásia.
Vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=JmxqAA7mbKk> Acesso em: 19 out.2014.
Professor, após a exibição das cenas, pergunte aos alunos:
Professor, mais uma pergunta para engajar os alunos no assunto, despertando neles a curiosidade para saber mais sobre a eutanásia.
O objetivo é embasar os alunos para o debate sobre a eutanásia.
Após colocação dos pontos de vista, o professor solicitará aos alunos uma pesquisa sobre o assunto eutanásia. A pesquisa pode acontecer no laboratório de informática da escola ou por meio dos celulares dos próprios alunos que têm conexão com a rede. Para que a pesquisa seja melhor desenvolvida, é interessante fornecer aos alunos algumas orientações, a saber:
Professor, oriente os alunos a produzirem um esquema que contempla todas as orientações pedidas acima, porque isso auxilia durante a preparação para o debate. Ressalte com eles a importância de se fundamentar e se informar sobre o assunto que será ponto de debate.
O objetivo é evidenciar um artigo científico que trata da necessidade de discutir mais sobre a morte com os profissionais de saúde.
O professor solicitará aos alunos a leitura do artigo científico “Os profissionais de saúde diante da morte e do morrer”, de Rachel Duarte Moritz, disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/107/112 Acesso em: 19 out. 2014.
Depois questionará:
Professor, essas discussões embasarão melhor os alunos a certificarem-se sobre os argumentos a favor ou contra a eutanásia.
O objetivo é preparar os alunos para o debate, por meio da consideração de combinados.
Para dar inicio à organização do debate, os alunos, primeiramente, devem saber o que é e como se configura o gênero. Como nesta sequência didática, nos conhecimentos prévios, é pressuposto que os alunos já saibam como funciona o gênero, o professor apenas relembrará as noções preliminares do debate regrado.
Para que o debate ocorra da melhor forma possível, é preciso combinar com os alunos algumas regras, quais sejam:
*As duas equipes serão sorteadas tanto com relação a seus componentes quanto em relação à defesa ou ao ataque da eutanásia.
O objetivo é promover o debate.
Chegou o momento de ensaiar a realização do debate. O professor conduzirá a organização da sala e dos alunos conforme regras combinadas.
Professor, este é o momento de os alunos ensaiarem falas e listarem argumentos. É nesta ocasião que as atividades anteriores ressurgirão como fonte de dados importante.
Para leitura do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22729 Acesso em: 19 out. 2014.
http://www.youtube.com/watch?v=yTsJvhfX_84 Acesso em: 19 out. 2014.
http://www.youtube.com/watch?v=lnWvqZAh2zc Acesso em: 19 out. 2014.
http://www.youtube.com/watch?v=q-YQMP4zNL0 Acesso em: 19 out. 2014.
Nessa proposta o objetivo é instigar os alunos a um debate regrado cujo tema seja a eutanásia. Para a avaliação do debate, as etapas de pesquisa e busca por informações são importantíssimas, pois elas que nortearão o aluno na produção e uso de argumentos sobre a posição que deve defender. Portanto, a avaliação consiste na observação, por parte do professor, do uso coerente e consiste dos argumentos ao longo do debate.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!