Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Debatendo a eutanásia

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Defender uma posição sobre a prática da eutanásia, por meio de argumentos fundamentados e consistentes.
Duração das atividades
3 aulas de 100 miutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero debate regrado.
  • Argumentação.
  • Pesquisa.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussões orais e coletivas;
  • pesquisa na rede;
  • computador, internet e projetor;
  • debate.

 

Módulo 1

Atividade 1

 

O objetivo é instigar os alunos ao tema em discussão.

 

O professor iniciará a aula, apresentando aos alunos a reportagem da Folha de S. Paulo, disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2014/10/1532030-jovem-americana-com-cancer-no-cerebro-decide-morrer-em-novembro.shtml?cmpid=%22facefolha%22> Acesso em: 19 out. 2014.

 

1

 

Apresentada e lida a reportagem, o professor questionará:

  • O que vocês acham da decisão da jovem americana?

 

Professor, em um primeiro momento, muito provavelmente, os alunos sentirão muito desejo em posicionar-se sobre a reportagem lida. Se for assim, ótimo! Deixe que todos falem, de modo a colocarem sua percepção sobre o fato. Caso o desejo não aconteça, instigue os alunos a se posicionarem.

 

Depois, da discussão inicial, para deixar os alunos ainda mais tocados quanto à polemicidade do tema, o professor exibirá uma cena do filme “Menina de ouro”, que trata de um pedido da protagonista para a realização da eutanásia.

 

 Vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=JmxqAA7mbKk> Acesso em: 19 out.2014.

 

Professor, após a exibição das cenas, pergunte aos alunos:

 

  • A eutanásia, na sua visão, pode ser realizada (caso haja seu consentimento legal) por pessoas diferentes de médicos? Por quê?

 

Professor, mais uma pergunta para engajar os alunos no assunto, despertando neles a curiosidade para saber mais sobre a eutanásia.

 

Atividade 2

 

O objetivo é embasar os alunos para o debate sobre a eutanásia.

 

Após colocação dos pontos de vista, o professor solicitará aos alunos uma pesquisa sobre o assunto eutanásia. A pesquisa pode acontecer no laboratório de informática da escola ou por meio dos celulares dos próprios alunos que têm conexão com a rede. Para que a pesquisa seja melhor desenvolvida, é interessante fornecer aos alunos algumas orientações, a saber:

  • busque por informações em sítios de busca confiáveis;
  • leia artigos de pesquisa que tratem sobre o assunto;
  • levante histórias verídicas para servirem como argumento concreto diante de debates;
  • liste pontos positivos e negativos da prática da eutanásia;
  • informe-se sobre o que a medicina no Brasil e em outros países do mundo consideram sobre a eutanásia;
  • providencie informações legais sobre a prática da eutanásia;
  • inteire-se do que as diversas culturas pensam sobre a morte e, especialmente, sobre a morte assistida.

 

Professor, oriente os alunos a produzirem um esquema que contempla todas as orientações pedidas acima, porque isso auxilia durante a preparação para o debate. Ressalte com eles a importância de se fundamentar e se informar sobre o assunto que será ponto de debate.

 

Atividade 3

 

O objetivo é evidenciar um artigo científico que trata da necessidade de discutir mais sobre a morte com os profissionais de saúde.

 

O professor solicitará aos alunos a leitura do artigo científico “Os profissionais de saúde diante da morte e do morrer”, de Rachel Duarte Moritz, disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/107/112 Acesso em: 19 out. 2014.

 

Depois questionará:

  • Vocês concordam com a posição da autora sobre a necessidade de conversar mais sobre a morte no lar, nas escolas e nas universidades? Por quê?
  • Segundo a autora, conversar mais sobre a morte com os profissionais de saúde ajuda em quê?
  • Essa conversa traria implicações para o assunto eutanásia? Por quê? De que maneira?

 

Professor, essas discussões embasarão melhor os alunos a certificarem-se sobre os argumentos a favor ou contra a eutanásia.

 

Atividade 4

 

O objetivo é preparar os alunos para o debate, por meio da consideração de combinados.

 

Para dar inicio à organização do debate, os alunos, primeiramente, devem saber o que é e como se configura o gênero. Como nesta sequência didática, nos conhecimentos prévios, é pressuposto que os alunos já saibam como funciona o gênero, o professor apenas relembrará as noções preliminares do debate regrado.

 

Para que o debate ocorra da melhor forma possível, é preciso combinar com os alunos algumas regras, quais sejam:

 

  • metade da sala defende a prática da eutanásia.
  • a outra metade da sala ataca a prática da eutanásia.
  • um aluno mediará o debate.
  • serão feitas 3 perguntas para os que defendem a prática da eutanásia.
  • serão feitas 3 perguntas para os que atacam a prática da eutanásia.
  • 1º bloco: apresentação das razões dos alunos que defendem e atacam a prática da eutanásia (5 minutos para cada grupo).
  • 2º bloco: resposta às três perguntas elaboradas por alunos (30” para a pergunta e 3’ para cada resposta).
  • 3º bloco: os alunos que defendem a prática da eutanásia criarão 3 perguntas para os que atacam o tema e vice-versa (2’ para resposta, 1’ para réplica e 30” para tréplica).

*As duas equipes serão sorteadas tanto com relação a seus componentes quanto em relação à defesa ou ao ataque da eutanásia.

 

 

Atividade 5

 

O objetivo é promover o debate.

 

Chegou o momento de ensaiar a realização do debate. O professor conduzirá a organização da sala e dos alunos conforme regras combinadas.

 

Professor, este é o momento de os alunos ensaiarem falas e listarem argumentos. É nesta ocasião que as atividades anteriores ressurgirão como fonte de dados importante.   

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22729 Acesso em: 19 out. 2014.

http://www.youtube.com/watch?v=yTsJvhfX_84 Acesso em: 19 out. 2014.

http://www.youtube.com/watch?v=lnWvqZAh2zc Acesso em: 19 out. 2014.

http://www.youtube.com/watch?v=q-YQMP4zNL0 Acesso em: 19 out. 2014.      

Avaliação

Nessa proposta o objetivo é instigar os alunos a um debate regrado cujo tema seja a eutanásia. Para a avaliação do debate, as etapas de pesquisa e busca por informações são importantíssimas, pois elas que nortearão o aluno na produção e uso de argumentos sobre a posição que deve defender. Portanto, a avaliação consiste na observação, por parte do professor, do uso coerente e consiste dos argumentos ao longo do debate.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.