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Aprendendo o sistema monetário: alfabetização matemática

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar por meio da escrita os valores do sistema monetário;
  • Conhecer o sistema monetário;
  • Representar e escrever quantias em reais;
  • Comparar preços;
  • Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos;
  • Resolver situações problema usando o real;
  • Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país;
  • Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas.
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Utilizar alguns gêneros textuais relacionadas ao tema trabalhado;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos reconheçam os números e tenham predisposição para aprender o sistema monetário.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de  Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 27 e 28) o aluno deve:

- Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.

- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.

- Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, comparar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de Aula. Ano: 1,  Unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de nov. 2014. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema: Conhecendo o sistema monetário

 

Professor, para introduzir o tema, estabeleça um diálogo na rodinha.

Questione:

- Quem já foi fazer compras com a mamãe?

- Quem já comprou alguma coisa para mamãe?

- Quem sabe o que é um troco?

- O que são centavos?

- Se for maior de um real podemos chamar de centavos?

- Qual símbolo usamos para representar o real?

- Mostre as cédulas e  moedas e pergunte qual vale mais e por quê.

- Quem quer conhecer como são as cédulas (notas) e as moedas em real?

Aproveite para esclarecer com os alunos que dinheiro não pode ficar exposto na mesa da escola, nem na mão. Primeiro por que pode sumir e dinheiro não tem nome, assim, qualquer pessoa pode falar que é dela. Segundo, por que passa em muitos lugares e é cheia de bactérias e pode  passar  para as mãos de quem pega elas, além de  esquecer e colocar a mão na boca, nos olhos, nariz e passar bactérias para nosso corpo.

 

Deixe que os alunos manipulem moedas e cópias de notas em reais assim  terão oportunidade de conhecer o sistema monetário brasileiro.

Leve para sala de aula cópias das cédulas em real e  moedas de todos os valores.

 

Você poderá utilizar o “dinheirinho”, que são imitações de cédulas em tamanho pequeno e são facilmente encontradas em lojas populares. Veja a seguir:

 

Dinheiro 1

Fonte: Sítio “gtb do Brasil”. Disponível em: <http://www.gtbdobrasil.com.br/catalogo/product.php?id_product=75>.  Acesso em: 05 de nov. 2014. 

  

Depois, que conheceram e observaram, fixe na lousa uma cédula e uma moeda de cada valor, escreva seu valor e solicite que os alunos descrevam cada uma.

 

Dinheiro 2

Fonte da imagem: Sitio: “Professora Carol”. Disponível em: <http://www.professoracarol.org/HOTPOTATOES/quantotem-sistemamonetario.htm>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Jogando e Aprendendo

 

Professor, “o jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem. Para que o proveito do jogo ocorra é importante considerar a sua adequação para a faixa etária dos alunos, para o conhecimento já consolidado pelos estudantes e os conceitos que se deseja desenvolver por intermédio dele, o tempo necessário para a atividade, o papel que os alunos e o professor desempenharão e, também, como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado”. (FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda.  Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >.  Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

Sugerimos o jogo: “Adivinhe quanto vale”

 

Para isto, leve para sala de aula vários objetos, frutas, brinquedos, roupas.

Para cada um estabeleça um pequeno preço fictício, pois considerando que as crianças não estão familiarizadas com valores, terão dificuldade em pensar em valores reais.

Cole os valores, no verso do  objeto, para os alunos não visualizarem.

 

Sugestões:

 

1 maçã = R$ 1,00     

1 caneta = R$ 5,00

1 banana = R$ 0,50                              

1 bala = R$ 0,10

1 lápis = R$ 0, 20                                 

1 caderno = R$ 5,00

1 toalhinha de mão = R$ 2,00              

1 bola = 10,00

1 boneca pequena = R$ 10,00

1 camisa = R$ 50,00

 

Regras do jogo:

Cole o objeto na lousa e sorteie um jogador para falar o valor que acha que o objeto tem.

O professor direciona a resposta, com três orientações: falando mais ou menos.

Se o aluno falar um valor  aproximado a professora fala o valor do objeto,  considera como acerto,  escreve na lousa e cola a cédula ou a moeda correspondente ao lado, para que os alunos visualizem e familiarizem com o valor.

Se o valor ficar muito distante ela sorteia outro jogador e continua o jogo.

 

Ao final da dinâmica avalie com os alunos:

  • O que aprendemos.
  • Qual foi a maior  dificuldade?
  • O que foi mais  interessante?
  • Quais regras do jogo gostariam de mudar?
  • Qual ou quais valores vocês acham que não são  adequados aos produtos?

 

Professor, providencie um cartaz com as cédulas e as moedas em real para viabilizar a consulta dos alunos durante as atividades.

Veja como se escreve cada valor:

 

Dinheiro 3                 Dinheiro 4                    Dinheiro 5                   

R$1,00 = um real                                  R$0,50  = cinquenta centavos              R$0,25  = vinte e cinco centavos

 

   Dinheiro 6                            Dinheiro 7

R$0,10 = dez centavos                            R$0,05 = cinco centavos

Fonte das imagens: Sitio: “Wikipedia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Moeda_de_cinco_centavos_do_real>. Acessadas em: 04 de nov. 2014.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema:  Conhecendo o sistema monetário no contexto familiar

 

Professor, mais importante que  conhecer o sistema monetário é vivenciar na prática  a importância de seu uso no contexto familiar.

 

F ou V 2

Elaborando uma lista de compras:

Envie para casa uma tabela para que os alunos preencham junto com os pais dos produtos necessários para o consumo da família em uma semana.

 

Aluno(a):

Alimentos

Valor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Material de limpeza

valor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retome a atividade de casa, solicite que os alunos apresentem para os colegas a lista de compras que fizeram com os pais e peça que observem se os produtos mudaram muito de uma família para outra e se os preços variaram, de uma lista para outra.

Elabore coletivamente com a ajuda dos alunos e registre  na lousa uma lista com os produtos pesquisados, em ordem alfabética.

 

Trabalho de Campo

 

Questione seus alunos:

Quem gostaria de visitar um supermercado, para fazer uma pesquisa de preço e conhecer como ele é organizado?

 

Para realização desta atividade, trabalhe o gênero textual “carta” com seus alunos. Escolham um supermercado mais próximo da escola e solicitem a empresa, autorização para visita, agendando dia e hora, pois desta forma ela poderá se preparar para recebê-los e não se assustar com a quantidade de alunos, além de ser mais seguro.

 

Planejando o "Trabalho de Campo" ao supermercado ou mercado  mais próximo da escola

 

Professor, elabore com seus alunos o bilhete pedindo a autorização dos pais.

Discuta a estrutura do gênero textual e faça a elaboração coletiva, depois solicite que os alunos registrem em seus cadernos de Língua Portuguesa.

 

Sugestão:

 

Papai e mamãe,

 

Estamos estudando o sistema monetário e  para aprendermos mais,

dia _____/____/ 2014, às _________horas, iremos fazer um trabalho de campo ao supermercado ___________________________, que fica próximo a escola.

Seremos acompanhados pela professora_______________________ e pela professora eventual.

Iremos a pé, mas é importante não esquecer de passar protetor solar e usar um calçado confortável. Deverei estar com o uniforme completo.

                                               Assinado:___________________________________

 

..........................................................................................................................................

(    ) Autorizo                 (    ) Não autorizo

 

Meu(a) filho(a) _________________________________________________ a participar do Trabalho de Campo no supermercado dia _____/____/2014.

 

Ass. Pai, mãe ou responsável:____________________________________________________________

 

Planejando o Trabalho da Campo

  • Organize as autorizações e confirme se todos os alunos que irão participar estão com elas assinadas e devidamente autorizados.
  • Divida a turma em grupos e sorteie qual sessão do supermercado cada grupo irá pesquisar.
  • Combine o que irão fazer, como deverão se comportar, por ser um ambiente onde várias pessoas vão.
  • Questione-os sobre o que podem e que não podem fazer dentre deste ambiente.
  • Defina que deverão observar e anotar pelo menos o nome e o valor de 5 produtos da sessão que pesquisaram.
  • Para isto, providencie para cada grupo, uma tabela para os registros.

 

TRABALHO DE CAMPO  AO _______________________________________________________

DATA____/____/2014        ALUNOS:____________________, _____________________________

________________________, __________________________, ___________________________

NOME DO PRODUTO

VALOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oriente os alunos que recolham um folder de propaganda do comércio visitado para trabalhar em sala de aula.

 

Professor, para maiores informações sobre "Trabalho de Campo", consulte a aula: Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo, postada no Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Tratamento da informação

 

Professor, explore as tabelas dos alunos, primeiramente oportunizando a cada grupo que socialize os registros com a turma.

Solicite que  falem sobre como se organiza a sessão que pesquisaram.

 

Questione:

1.      Tem alimento na mesma prateleira que tem produtos de limpeza?

2.      Tem um produto em uma prateleira e outro produto semelhante em outra prateleira?

3.      Tem mais de uma marca de cada produto?

4.      Os preços estão próximos aos produtos?

5.      O que acharam difícil para os clientes que são crianças?

6.      Por que o supermercado se organiza desta forma?

 

Vivenciando o uso do sistema monetário: Elaborando  e resolvendo situações problema

 

Dinheiro 8

 

 

Fonte da imagem: Sitio: “Física em educação”. Disponível em: <http://fisicasemeducacao.blogspot.com.br/>.  Acesso em: 04 de nov, 2014.

 

Professor,  para finalizar o trabalho com o Trabalho de Campo recorte algumas imagens de produtos dos folders de propaganda recolhidos na visita e apresente para os alunos. Elabore coletivamente uma situação problema e sua respectiva resolução.

 

Exemplo: recorte a imagem de uma caixinha de leite e o valor unitário.

 

Fomos ao supermercado e comprarmos 3 caixas de leite, no valor de R$ 2,00 cada litro. Qual  valor de nossa compra?

Dinheiro 9

Fonte da imagem: Sítio: “Vida de agencia”. Disponível em: <http://www.vidadeagencia.com.br/?p=1532>. Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

Compramos durante a visita ao supermercado 2 pastas de dente no valor de R$ 3,00 cada e 1 sabonete no valor de R$ 2,00. Qual o total de nossa compra?

Dinheiro 10

Fonte das imagens das pastas de dente sitio “ Inmetro”, disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pastaDente.asp>.    

Fonte da imagem  do sabonete  sitio “ Império das essências”, disponível em: <http://www.imperiodasessencias.com.br/molde-sabonete-artesanal-p1880>.

Acessadas em: 04 de nov. 2014.

 

Depois da experiência coletiva, oriente seus alunos para que se organizem em grupos, elaborem e resolvam uma situação problema, utilizando os recortes dos folders do supermercado.

 

Aninha tem:

Dinheiro 11

 

Seu irmão tem:

Dinheiro 12

 

Quem tem mais?____________________________________

Qual o valor total da Aninha ?_________________________

E seu irmão quanto tem?______________________________

Se Aninha der sua moeda de R$ 1,00, para seu irmão, com quanto ficará?________________________________________________

E com quanto ficará seu irmão?___________________________

Fonte das imagens: Sitio: “Wikipedia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Moeda_de_cinco_centavos_do_real>.  Acessadas em: 04 de nov. 2014.

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Boliche: Jogo da poupança

 

Professor, esta brincadeira ajuda o aluno a se familiarizar com o sistema monetário, oportunizando o raciocínio aditivo, a pronúncia e o registro de valores. Para isto, pegue algumas garrafas pet, e dentro de cada uma  delas cole  a cópia de uma cédula ou uma moeda de valores diferentes.

Divida a turma em 2 equipes.

Cada equipe recebe uma tabela e uma caixinha de sapato, com o nome de “Banco Poupe mais”.

Você deverá providenciar anteriormente cópias de cédulas e moedas, que ficarão em uma caixinha com você  para  que os alunos façam  saques para depositar nos seus bancos.

Cada equipe joga uma vez e cada garrafa que derrubar corresponde a um saque no banco da professora para depositar na poupança da equipe.

Ao final da jogada  um aluno da equipe faz o registro na tabela, pega os valores correspondentes com a professora e deposita no banco da equipe.  

Ao final das jogadas as equipes somam os valores depositados e vence quem tem maior valor depositado.

Professor, se sua equipe ainda não domina valores grandes e operações com o sistema monetário, construa o jogo com pequenos valores, adequando a sua turma ou estabeleça poucas jogadas, assim os valores não serão altos, viabilizando o jogo para seus alunos.

 

Socializando: Oficina “Ensinando a jogar”

 

Professor, proponha a seus alunos que socializem com alunos de outras turmas o que aprenderam, para isso, eles poderão convidá-los a virem a sala de aula para jogar. Definam um dia e horário para isso e que façam os convites pessoalmente explicando para os alunos das outras turmas o objetivo do jogo. Os alunos deverão ensinar os colegas de outras turmas como jogar, para isso, organize com eles as equipes que farão a oficina, ou seja, irão orientar o trabalho.

Posteriormente, avalie com eles o que acharam da atividade e o que aprenderam.

Recursos Complementares

O dia em que o Kleto achou dinheiro. Sitio: “Youtube”. Trata-se de um texto a ser usado como instrumento educacional para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, possibilita refletir sobre o uso do dinheiro e produção de texto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pTBxA3velyU>.  Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Esta aula do sitio “ Portal do professor – MEC”, possibilita enriquecer a prática pedagógica e trabalhar o sistema monetário, a partir de atividades práticas. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26764>.  Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

Aula elaborada, para apresentar o sistema monetário as crianças e como o dinheiro é  produzido. Bom aliado no processo de alfabetização. Possui várias atividades pertinentes ao tema. Sitio: “Portal do professor – MEC”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38492>. Acesso em: 04 de nov. 2014.

Avaliação

A avaliação é  parte do processo da educação escolar. A principal  finalidade é acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Observe no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu e fez uso do sistema monetário; utilizou técnicas operatórias para adição; utilizou diferentes maneiras para desenvolver o raciocínio; representou números e resolveu situações problema utilizando o sistema monetário. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote suas hipóteses e quais foram as intervenções para elas avançarem na aquisição da aprendizagem e do conhecimento.

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