Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A natureza é a nossa casa: vamos cuidar bem dela

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir que a Filosofia também reflete sobre a natureza;
  • Perceber a importância da natureza para a vida dos ser humano;
  • Reconhecer que o ser humano é parte da natureza;
  • Conhecer e vivenciar o conceito dos 3Rs;
  • Aprender a fazer críticas construtivas;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Os filósofos da natureza

 

Professor, para introduzir o tema de nossa aula, vamos começar buscando na Filosofia a fundamentação para o tema. O conceito de natureza é muito amplo e muitas vezes os alunos acham que natureza são apenas as plantas e os animais. Portanto, questione-os sobre o que pensam que é a natureza.

Depois que levantarem suas hipóteses sobre o que é a "natureza", esclareça que: a natureza faz referência ao mundo natural, físico, geralmente tudo aquilo que não é feito pelo homem. 

Apesar de muitas pessoas ainda não terem se dado conta disso, a natureza é de fundamental importância para a vida humana, e mais, o homem é um elemento constituinte dessa natureza. Se o homem a prejudica, está prejudicando a ele mesmo. Afinal, se é verdade o que algumas pessoas falam que a natureza é a nossa casa, consideramos que ninguém gosta de ver sua casa suja, mas ao contrário, bem limpa.

Mostre-lhes as duas imagens e questione-os:

  • Qual das duas imagens mostra que as pessoas cuidam de sua casa?
  • O que uma cozinha suja como vimos na primeira imagem pode causar para o meio ambiente e para os seres humanos?
  • Vocês gostariam de morar em uma casa que tem uma cozinha como na imagem 1 ou na casa da imagem 2?

 

 Casa suja Casa limpa

Fonte: Casa suja. Disponível em: <http://www.elatadexico.org/2008/10/como-nao-manter-a-casa-limpa.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

Fonte: Casa limpa. Disponível em: <http://www.dicascaseiras.com/2011/06/15/como-limpar-organizar-cozinha/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Algumas pessoas se esquecem de que da natureza retiramos parte de nosso sustento, medicamento, entretenimento, moradia, saúde. E não é de hoje que a Filosofia se preocupa com esse fato. Já antes de Cristo, haviam filósofos que eram chamados de filósofos da natureza, pois, consideravam que a natureza estava no princípio de todas as coisas. Eles queriam entender as coisas, sem a necessidade de recorrer aos mitos, mas observando as transformações da natureza. Pensavam: como seria possível a água se transformar em peixes? Como seria possível a terra se transformar em árvores? Não acreditam nisso.

Alguns filósofos consideravam que o princípio de todas as coisas era a água, outros, acreditavam que era o fogo, pois, ambos transformam as coisas.

Principio das coisas para os filosofos

Fonte: Blog Mas Por Que Cara? Disponível em: <http://masporquecara.blogspot.com.br/2013/04/os-filosofos-da-natureza.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

A Bioética em nosso cotidiano

Professor, a bioética está cada dia mais próxima de nós, por isso é fundamental discutir seu conceito e sua aplicação em nosso cotidiano, com os alunos. 

Utilize um projetor multimídia para apresentar as imagens aos alunos e desencadear a exploração do conceito de bioética.:

 

Bioetica

Fonte: Blog Saúde comunicação e conhecimento. Disponível em: <http://saudeblog.com.br/bioetica-pode-ter-sido-afrontada-em-hospital-de-curitiba/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Professor, muito resumidamente explique a seus alunos que Bioética é um termo formado pela união de duas palavras: bio e ética. Vamos conhecê-las.

Bio= vida. É um termo de origem grega utilizado em palavras que tenham alguma relação com o ser vivo, sejam eles seres humanos, animais ou plantas.

Ética= é a área da filosofia que estuda o comportamento humano.

Assim, podemos concluir que a bioética, neste sentido, estuda o comportamento humano e sua relação com os animais e com as plantas.

Monica e o planeta

Fonte: Sítio: Turminha. Imagem disponível em: <http://www.turminha.com.br/desenhos-para-colorir/318-m%C3%B4nica-cuidando-do-planeta-turma-da-m%C3%B4nica>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Atividades - aluna

1) Você se relaciona com os animais? Como? Você tem algum animal de estimação? Se sim, qual? Escreva o nome dele.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você se relaciona com as plantas? Como? Em sua casa tem um jardim ou algum tipo de planta? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Colora as imagens abaixo e escreva o que entendeu da mensagem que elas trazem.

 

a) Nao jogue lixo no chao

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.androidpt.com/index.php?/topic/31686-topico-do-lixo-e-de-salvar-aparelhos-de-acabarem-no-lixo/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Menino plantando arvores

Fonte: Sítio: O cantinho alegre. Imagem disponível em: <http://ocantinhoalegre.blogspot.com.br/2010/03/dia-mundial-da-arvore-21-de-marco.html>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Veterinario

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-natureza-para-colorir.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Faça um desenho que demonstre seu amor pela natureza e pela vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Lixo é no lixo

Professor, mesmo com tantos apelos para que os seres humanos preservem a natureza, sabemos que muitos não o fazem. Ao contrário, poluem cada vez mais a nossa casa chamada Planeta Terra. Existe uma ação que muitas pessoas consideram inofensiva, são na realidade uma grande ameaça para a vida humana: jogar lixo no chão.

Para ilustrar este momento e sensibilizar seus alunos, proponha a exibição dos seguintes vídeos. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia. Este procedimento deverá ser utilizado em todas as exibições de vídeos.

 

Lixo e no lixo

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wXFNS9z3HAk>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Lixo e na lixeira

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Professor, após a exibição dos vídeos, abra um espaço para que seus alunos possam falar de suas vivências.

  • Como são os costumes familiar em relação à descarte de lixo: é no chão mesmo, é na lixeira,  coloca-se o lixo na calçada a qualquer momento do dia para que o caminhão faça a coleta, aguarda momentos antes de o caminhão da coleta passar para colocar o lixo na calçada, faz coleta seletiva. 
  • O que acha das pessoas que assim como o Zed consideram que não há problema algum em jogar lixo nos rios?
  • Quando chupa uma bala ou come um bombom dentro do carro ou do ônibus, faz o que com o papel: joga pela janela, no chão do veículo ou guarda o papel para jogar no lixo?
  • Você colabora com a higiene de de seu corpo? E de seu quarto? E de sua casa? E da escola onde estuda? E das ruas por onde anda? E da cidade onde mora? 

 

Atividades - aluna

Campanha: Lixo é no Lixo

 

Professor, aproveite o debate anterior e proponha uma campanha de sensibilização com o título deste momento. Para isso, utilize alguns gêneros textuais que são muito ricos, pois além de trabalhar com a escrita, também possibilitam ao alunos perceber a função comunicativa da escrita. Veja algumas ações que poderão ser realizadas:

  • Construir cartazes para divulgar a proposta pela escola.
  • Inserir no sítio ou blog da escola o que pretendem ao realizar tal campanha.
  • Elaborar panfletos explicativos.
  • Solicitar que os colegas de outras turmas auxiliem na divulgação e na realização das tarefas. 

 

3º Momento: Conhecendo o conceito dos 3Rs.

 

Existe um plano para salvar o planeta?

Professor, o título do último momento desta aula tem o objetivo de incomodar seus alunos e colocá-los para refletir. Antes de tentar respondê-la, exiba o vídeo abaixo que propõe um "plano" para salvar o planeta. Isso é possível? Tal plano existe? Como seria? Vejamos.

 

Um plano para salvar o planeta

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zjqcwkEX-ao>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

Professor, durante a exibição do vídeo, a "Turma da Mônica" deixa claro que não existe uma "poção mágica" ou um plano revolucionário que deixará o nosso planeta sem poluição, mas ao contrário, depende exclusivamente de cada um de nós e de nosso enorme esforço. Esse esforço vem do conceito dos 3Rs exibido e detalhadamente explicado no vídeo. 

Algumas simples ações podem ser implementadas em sua escola para que o princípio dos 3Rs seja efetivo. Segue algumas dicas, espelhadas em uma realidade vivenciada na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU. 

  • Em 1º lugar, é de fundamental importância que toda a comunidade escolar se envolva neste projeto. Se isso não ocorrer, o insucesso das ações está garantido;
  • Caso seja possível, o ideal é montar um grupo de trabalho/comissão para estruturar as ações. Realizar esse tarefa de forma individual é extremamente desgastante;
  • Esse grupo de trabalho deve ser ao mesmo tempo um grupo de estudo para embasar teoricamente as ações ambientais no interior da escola;
  • É importante fazer, impreterivelmente, um enorme, bem planejado e constante trabalho de sensibilização com alunos e seus familiares, professores e funcionários da escola;
  • Tenha paciência: ações ambientais são comparadas com trabalho de formiguinha - os frutos demoram a aparecer;
  • Estabeleça uma parceria com uma cooperativa de recicladores ou com a prefeitura municipal de sua cidade para recolherem os resíduos de sua escola;
  • Procure dar visibilidade ao projeto;
  • Crie um blog para divulgar as ações do projeto;
  • Faça coleta seletiva: distribua por todos os ambientes da escola (salas de aula, administrativo, pátio, portaria e corredores), coletores para separação do papel, outros resíduos e lixo orgânico;
  • Se não for possível para a escola adquirir coletores específicos, utilize baldes em desuso ou com pequenos defeitos. Se ainda assim não for possível, adesive caixas de papelão e utilize-as; 
  • Identifique os coletores com o número da sala para obterem um controle e identificar os locais que estão descobertos;
  • Reserve um recipiente para recolher as pilhas e baterias da comunidade escolar; 
  • Envolva os alunos no projeto: crie uma escala diária para que o aluno possa retirar o papel da sala de aula e colocá-lo no coletor grande do corredor; 
  • Reforce a necessidade de o aluno portar sempre uma garrafinha de água para contribuir com a diminuição da utilização de copos descartáveis; dentre outras.

Professor, estas iniciativas levarão seus alunos a compreenderem que o planeta é uma extensão de suas casas e que nossa saúde depende da  boa preservação da natureza. Não existe "poção mágica", mas um esforço de nossa parte para que "nossa casa" fique sempre bem limpa.  Veja a seguir algumas fotos do "Projeto 3Rs, desenvolvido na Escola de Educação Básica da UFU-Eseba.

Coletor azul do corredorcoletor de sala de aulaGarrafinha de agua

Fonte: Fotos do arquivo pessoal do autor: Ações realizadas pelo "Projeto 3Rs, desenvolvido em 2013 na Escola de Educação Básica da UFU-Eseba.

Atividades - aluna

1) Vimos que não existe uma “poção mágica” para salvar o planeta. Isso depende de cada um de nós e de nossas atitudes. O que podemos fazer de forma concreta para ajudarmos a “salvar” nosso planeta da destruição.

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Faça dois desenhos.

a) Um planeta precisando ser salvo, ou seja, sujo, desorganizado e com pessoas que não se preocupam em preservar a natureza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

b) Um planeta preservado, ou seja, limpo, organizado e com pessoas que se preocupam em preservar a natureza. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição: Salvando nosso planeta

 

Professor, aproveite os desenhos que os alunos fizeram e faça uma exposição, pois as imagens muitas vezes dizem mais do que as palavras. Cole os desenhos em uma folha de papel pardo, coloque o título e a turma que realizou o trabalho e exponha no mural do corredor da escola, para que outras turmas possam conhecer o trabalho. Outra possibilidade seria a divulgação por meio de palestras que seus alunos pudessem fazer nos horários dos recreios, onde possam expor o que aprenderam. Esta atividade requer uma série de providências e planejamento, juntamente com os alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de consulta para o professor:

Sítio: O conceito dos 3Rs. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

Sítio: Os filósofos da natureza. Disponível em: <http://www.paradigmas.com.br/parad33/33.5.htm>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: descobriram que a Filosofia também reflete sobre a natureza; perceberam a importância da natureza para a vida do ser humano; reconheceram que o ser humano é parte da natureza; conheceram e vivenciaram o conceito dos 3Rs;  aprenderam a fazer críticas construtivas;  formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. Lembre-se de registrar suas observações para que possa consultá-las ao realizar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.