Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying: quebrando o silêncio – Parte 1

 

17/11/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Filosofia A construção do sujeito moral
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade, conforme a competência de área 3 da matriz de referência de  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos, conforme, habilidade H11 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Cidadania (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto
 

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. Professor, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 


Figura 1 – Bullying 1

 

16

 

Fonte: Disponível em http://www.vibreleve.com/blog/2014/05/06/a-sindrome-do-eficiente-perfeccionista/   (Acesso em 31 out. 2014).

 

 

Figura 2 – Bullying 2

 

17

 

Fonte: Disponível em http://www.polyvore.com/high_school_bullying_assemblies/thing?id=45372343  (Acesso em 31 out. 2014).

 


Figura 3 – Bullying 3

 

18

Fonte: Disponível em http://censuralivre.blogfolha.uol.com.br/2013/05/15/cartoon-contra-o-bullying/ (Acesso em 31 out. 2014).

 


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras?

3 – As imagens representadas nas figuras são familiares para você?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto



Preparação do ambiente:



Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre bullying (Figura 4). O vídeo tem duração de 17 minutos e 35 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=oEsLjGOMtr0   (Acesso em 31 out. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 4 - Vídeo: O que é bullying? (17:35)

 

19

 

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=oEsLjGOMtr0   (Acesso em 31 out. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

       

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Qual é a sua opinião sobre a animação?

2 – O que é bullying?

3 – Defina o cyberbullying.

4 – Alguma passagem da animação lhe sensibilizou mais?

5 – Qual é o seu sentimento em relação à agressão sofrida pelo garoto?

6 – Na sua opinião, a utilização de apelidos constitui uma forma de bullying?

7 – Quais características você observa no garoto do desenho que comete bullying?

8 – Quais características você observa no garoto do desenho que sofre bullying?

9 – Na sua opinião, quem comete bullying deve ser denunciado?

10 – Na sua opinião,  o que a pessoa que sofre bullying deve fazer?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais



Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: O que é bullying? Confira a definição, site Revista Escola
Fonte: Disponível em  http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola-494973.shtml (Acesso em 31 out. 2014).


Grupo 2:  Bullying, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm (Acesso em 31 out. 2014).


Grupo 3: Cyberbullying: a violência virtual, site Revista Escola
Fonte: Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/formacao/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml  (Acesso em 31 out. 2014).

 

Grupo 4:Significado de bullying, site Significados
Fonte: Disponível em   http://www.significados.com.br/bullying/ (Acesso em 31 out. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas da classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: Pesquisa on-line

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Para a utilização dos computadores, o professor deverá organizar a turma em cinco grupos com, pelo menos, cinco integrantes cada. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.

 

Observação:

 

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

 

Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável por coletar informações sobre casos de bullying consultando, para tanto, sites específicos.

 

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos cinco grupos a coletar informações para responder às seguintes perguntas:

 

– a vítima do caso pediu ajuda?

– o agressor do caso era conhecido da vítima?

– qual é o principal sentimento do grupo diante do caso?

– o grupo já presenciou alguma situação semelhante àquela retratada no caso?

 

Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas na aula Bullying: quebrando o silêncio - Parte 2, disponível no Portal do Professor link  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58533. 

 

Sites indicados para consulta:

 

Grupo 1:  Garoto de 10 anos sofre bullying e é agredido na escola por usar óculos, site G1
Disponível em  http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/10/garoto-de-10-anos-sofre-bullying-e-e-agredido-na-escola-por-usar-oculos.html (Acesso em 31 out. 2014)

 

Grupo 2: Menina sofre bullying após doar cabelo e ganha apoio na web, site Saúde Terra
Fonte: Disponível em http://saude.terra.com.br/menina-sofre-bullying-apos-doar-cabelo-e-ganha-apoio-na-web,5486101d41d39410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html (Acesso em 31 out. 2014).

 

Grupo 3: Metade dos jovens brasileiros sofre bullying no trabalho, site Info Abril
Fonte: Disponível em http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2014/10/metade-dos-jovens-brasileiros-sofre-bullying-no-trabalho.shtml (Acesso em 31 out. 2014).

 

Grupo 4: Uma em cada três crianças é vítima de bullying na escola, site DN Portugal
Fonte: Disponível em  http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4190598 (Acesso em 31 out. 2014).

 

Grupo 5: Corpo de vítima de bullying é achado em floresta inglesa, site Noticias Terra
Fonte: Disponível em  http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/corpo-de-vitima-de-bullying-e-achado-em-floresta-inglesa,9c5f19508d2d8410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html (Acesso em 31 out. 2014).

Recursos Complementares

Sugestão de link para professores:

 

Vídeo: Bullying, Sai Pra Lá - DVD Super ECA, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=zv2pKABQhDo   (Acesso em 31 out. 2014).

 

Sugestão de link para os alunos:

 

Vídeo: Valentão - curta metragem, site Youtube
Fonte: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=dhUUVv2g9yw  (Acesso em 31 out. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou na pesquisa on-line.


Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Bullying: quebrando o silêncio - Parte 2, disponível no Portal do Professor link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58533.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.