Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying: quebrando o silêncio – Parte 2

 

17/11/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia A construção do sujeito moral
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Filosofia Ética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade, conforme a competência de área 3 da matriz de referência de  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos, conforme, habilidade H11 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

 

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Cidadania (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Bullying: quebrando o silêncio – Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58532 (Acesso em 31 out. 2014).



Primeiro momento: viajando no conhecimento



Preparação do ambiente:



Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site

http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/426/quebrando-o-silencio-abaixo-o-bullying.html  (Figura 1) (Acesso em 31 out. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre bullying.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 1 -  Quebrando o silêncio 

 

20

 

Fonte: Disponível em http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/426/quebrando-o-silencio-abaixo-o-bullying.html  (Acesso em 31 out. 2014).

 

Segundo momento: pesquisa sobre bullying



Preparação do ambiente:



Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em dez grupos para a coleta de dados de uma pesquisa que envolverá a aplicação de um questionário sobre bullying junto a seus colegas de escola.

 

Esse questionário servirá como base para o reconhecimento do ambiente escolar. Os participantes da pesquisa não precisarão se identificar para que possam ficar à vontade para responder o questionário.

 

A aplicação do questionário poderá ser executada durante o período de intervalo ou mesmo nos momentos de entrada e saída dos/as alunos/as, já que é relativamente rápida.

 

Questionário sobre bullying

 

1 - Como é seu relacionamento com as pessoas na sua sala de aula e/ou escola?

(  ) Conversa com todos, afinal todos são amigos de todos.

(  ) Possui poucos amigos e não tem muita facilidade de se entrosar com a turma.

(  ) Conversa com seus amigos e faz questão de não se enturmar com pessoas de estilos muito “diferentes” de você ou tímidas.

2 - Como você se sente a maior parte do tempo na escola?

(  ) Com baixa autoestima, impaciente e retraído(a).

(  ) Tranquilo(a) e calmo(a), como em outros lugares.

(  ) Popular, “poderoso(a)” e influente na turma.

3 - Em relação à sua participação nas aulas de Educação Física, qual das alternativas abaixo mais se aproxima de você?

(  ) Faz questão de jogar com pessoas boas no esporte e não deixa as que não levam muito jeito entrarem no seu time.

(  ) Faz qualquer tipo de esporte, pois acha que todo mundo é capaz de praticar exercícios.

(  ) Se não for muito bom/boa em algum esporte, prefere não participar para a turma não caçoar de você.

4 - Em geral, você:

(  ) Chama as pessoas por apelidos que você e/ou a turma dá aos outros, mesmo que a pessoa que os recebeu não goste deles.

(  ) Recebe apelidos que não lhe agradam muito e se sente ofendido e chateado com eles.

(  ) Recebe e dá apelidos nos colegas, mas se preocupa se quem os recebe se sente ofendido. Você consegue expressar quando não gosta do apelido colocado em você.

5 - Como um todo, de que jeito você vê as pessoas da sua sala e/ou escola?

(  ) Como pessoas que não são muito simpáticas, difíceis de fazer amizades e que não respeitam os outros.

(  ) Tem sua rede de amigos, mas sempre há alguns “esquisitos” com os quais vocês não conversam e não deixam participar do grupo.

(  ) Acha que existe muita gente diferente, mas isso não faz ninguém melhor ou pior.

6 - Assinale a situação na qual você se enquadra mais frequentemente:

(  ) Se você e seus amigos passam por alguém vestido de forma “estranha”, ou falando de um jeito diferente, vocês acabam espalhando comentários sobre essa pessoa pela sala.

(  ) Procura não se envolver muito em boatos e evita situações de violência ou constrangimentos.

(  ) Seus colegas de classe geralmente falam mal de você, o que te faz se sentir intimidado e triste.

7 - O que é a escola para você?

(  ) Um lugar pouco acolhedor, inseguro e que não te atrai.

(  ) Um lugar de competitividades, onde precisa sempre ser o/a melhor ou estar perto de pessoas populares.

(  ) Um lugar onde existem conflitos entre as pessoas, mas que, independente disso, é possível viver coisas boas lá dentro.

8 - Qual das alternativas abaixo apresentam características que mais se aproximam de você?

(  ) Impulsivo(a), controlador(a), líder.

(  ) Sociável, amigável, seguro(a).

(  ) Tímido(a), triste, inseguro(a).

9 - Assinale a alternativa que indica uma situação pela qual você já passou e/ou passa frequentemente:

(  ) Sofre gozação dos colegas da sala, é alvo de chacotas e não se sente integrado à turma.

(  ) Presencia situações em que algumas pessoas ofendem e perseguem outra pessoa.

(  ) Tira sarro, zoa, ignora e exclui pessoas que você não gosta.

10 - Em relação à violência física na escola, você:

(  ) Já agrediu alguém, uma vez ou mais.

(  ) Já foi agredido por alguém, uma vez ou mais.

(  ) Já presenciou uma agressão.

11 - Quando uma pessoa na sua sala te incomoda, você:

(  ) Tenta evitá-la, com medo ou receio que ela lhe faça algum mal ou te incomode mais ainda.

(  ) Fica “na sua” e tenta agir normalmente, evitando grandes conflitos.

(  ) Faz comentários negativos sobre a pessoa, provoca-a e faz com que seus amigos se sintam incomodados com ela também.

12 - O que você procura fazer na hora do intervalo?

(  ) Está sempre com muitos amigos, mas não deixa que pessoas que você não gosta circulem entre seu grupo.

(  ) Se isola num canto, onde preferencialmente não passa muita gente. Fica a maior parte do tempo sozinho(a).

(  ) Conversa com os amigos e dá uma circulada pela escola.


Fonte: Disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/voce-pratica-ou-vitima-bullying-550911.shtml (Acesso em 31 out. 2014).

 

Finalizada a aplicação do questionário em pelo menos um terço dos alunos, o professor deverá solicitar que os grupos construam gráficos com o conjunto dos dados coletados, utilizando, para tanto, o software Microsoft Excel. Cada grupo deverá trabalhar com os dados referentes a uma pergunta do questionário. Cabe ao professor designar a pergunta com a qual cada grupo irá trabalhar.

 

Posteriormente, os gráficos deverão ser expostos nos murais da escola, para que todos – alunos, professores, funcionários e pais – tenham acesso aos dados coletados e possam refletir sobre o assunto.

 

Terceiro momento: aprendendo  na interdisciplinaridade



Preparação do ambiente:



Nesse momento da aula cabe o professor de Ciências fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos a tradução da letra da música “Who’s laughing now?”, da cantora Jessie J, apresentada abaixo (quadro 1) em inglês e já também em português, para facilitar o trabalho do professor de Inglês.

O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.

Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.   

 

Quadro 1: Música “Who’s laughing now?” – Jessie J

 

Who’s laughing now?

 

Jessie J

Who’s laughing now?

Quem está rindo agora?

Mummy, they call me names

They wouldn't let me play

I run home

Sit and cry almost everyday

Hey, Jessica, you look like an alien

With green skin

You look fit in this play then

Oh, they pull my hair

They took away my chair

I kept it in and pretend that I didn't care

Hey, Jessica you're so funny

You've got teeth just like Buggs Bunny

 

 

So you think you know me now

Have you forgotten how

You would make me feel

When you dragged my spirit down

But thank you for the pain

It made me raise my game

And I'm still rising

I'm still rising, yeah

 

 

So make your jokes

Go for broke

Blow your smoke

You're not alone

But who's laughing now?

Who's laughing now?

So raise the bar

Here we are

Play your cards

Be a star

Who's laughing now?

Who's laughing now?

 

'Cause I'm in L.A.

You think I made my fame

As if it makes us friends

When the only think they know my name

Jessie we knew you could make it

I've got a track and I'd love you to take

 

 

So, now, because I'm signed

You think my luck is fine

Four years now

And I'm still waiting in the line

Jessie, I saw you on Youtube

I tagged all photos from when we were at school

 

So you think you know me now

Have you forgotten how

You would make me feel when you dragged my spirit down

But thank you for the pain

It made me raise my game

And I'm still rising

I'm still rising, yeah

 

So make your jokes

Go for broke

Blow your smoke

You're not alone

But who's laughing now?

Who's laughing now?

So raise the bar

Here we are

Play your cards

Be a star

Who's laughing now?

Who's laughing now?

 

Jessie, she broke out of the box

Swear to god, now she's got the ego cough

Let the haters hate

You like way too late

Good to see, I got a message from you

Hola! I'm proud of you

Oh, my god, babe, your voice is like wow

My reply?

Who's laughing now

 

 

So you think you know me now

Have you forgotten how

You would make me feel when you dragged my spirit down

But thank you for the pain

It made me raise my game

And I'm still rising

I'm still rising, yeah

 

So make your jokes

Go for broke

Blow your smoke

You're not alone

But who's laughing now?

Who's laughing now?

So raise the bar

Here we are

Play your cards

Be a star

Who's laughing now?

Who's laughing now?

Mamãe, eles me deram apelidos

Eles não me deixavam jogar

Corro para casa

Sento e choro quase todos os dias

Hey, Jessica, você parece um alien

Com a pele verde

Você não se encaixa neste planeta

Oh, eles puxam o meu cabelo

Eles empurram a minha cadeira

Eu guardei para mim e fingi que não me importava

Hey, Jessica você é tão engraçada

Você tem os dentes iguais ao do Pernalonga

 

Então você acha que me conhece agora

Esqueceu-se da forma como

Você me fazia sentir

Quando você colocava o meu astral para baixo

Mas obrigado pela dor

Isso me fez subir no jogo

E ainda estou subindo

Ainda estou subindo, yeah

 

Então faça suas piadas

Arrebente

Apague seu cigarro

Você não está sozinho

Mas quem está rindo agora?

Quem está rindo agora?

Então levante a barra

Aqui estamos nós

Jogue suas cartas

Seja uma estrela

Quem está rindo agora?

Quem está rindo agora?

 

Porque eu estou em Los Angeles

Você acha que fiz a minha fama

Como se isso nos fizesse amigos

Quando a única coisa que eles sabem é o meu nome

Jessie sabíamos que você poderia fazer isso

Tenho uma música e adoraria que você escutasse

Então, agora, porque estou conectado

Você acha que a minha sorte é boa

Quatro anos agora

E ainda estou esperando na linha

Jessie, te vi no Youtube

Marquei todas as fotos de quando estávamos na escola

 

Então você acha que me conhece agora

Esqueceu-se da forma como

Você me fazia sentir quando acabava com meu astral

Mas obrigado pela dor

Isso me fez subir no jogo

E ainda estou subindo

Ainda estou subindo, yeah

 

Então faça suas piadas

Arrebente

Apague seu cigarro

Você não está sozinho

Mas quem está rindo agora?

Quem está rindo agora?

Então levante a barra

Aqui estamos nós

Jogue suas cartas

Seja uma estrela

Quem está rindo agora?

Quem está rindo agora?

 

Jessie, ela saiu pra fora da caixa

Juro por Deus, agora ela tem a tosse do ego

Deixe os que odeiam odiarem

Você está muito atrasado

É bom ver, recebi uma mensagem de você

Olá! Estou orgulhoso de você

Oh, meu Deus, querida, sua voz é fantástica

A minha resposta?

Quem está rindo agora?

 

Então você acha que me conhece agora

Esqueceu-se da forma como

Você me fazia sentir quando você arrastava meu astral para baixo?

Mas obrigado pela dor

Isso me fez subir no jogo

E ainda estou subindo

Ainda estou levantando, yeah

 

Então faça suas piadas

Arrebente

Apague seu cigarro

Você não está sozinho

Mas quem está rindo agora?

Quem está rindo agora?

Então levante a barra

Aqui estamos nós

Jogue suas cartas

Seja uma estrela

Quem está rindo agora?

Quem está rindo agora?

 

Fonte: Disponível em http://www.vagalume.com.br/jessie-j/whos-laughing-now-traducao.html   (Acesso em 31 out. 2014).

 

Quarto momento: Criando um blog



Preparação do ambiente:



Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos na pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Bullying: quebrando o silêncio - Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58532 (Acesso em 31 out. 2014).


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 2 e Figura 3), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.


Figura 2 - Vídeo 1 - Criando um blog – Motivação (3:37)

 

21

 

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 (Acesso em 31 out. 2014)

 

Figura 3  Vídeo 2 -  Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

 

22


Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related (Acesso em 31 out. 2014).

 

Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos definidos anteriormente para a pesquisa on-line na aula Bullying: quebrando o silêncio - Parte 1, disponível no Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58532 (Acesso em 31 out. 2014), para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o site  https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 31 out. 2014) (Figura 4), para que os mesmos criem os seus blogs.


Figura 4 - Blogger

 

23

 

Fonte: Disponível em https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01  (Acesso em 31 out. 2014)


Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Bullying: quebrando o silêncio - Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares. 

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

 

Vídeo: O garoto que superou o Bullying e cantou sobre isso (Bars & Melody), site Youtube.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fSfsUw_6sko (Acesso em 31 out. 2014)

 

Sugestão de link para professores:

 

Artigo: Garoto de 10 anos sofre bullying e é agredido na escola por usar óculos, site G1
Disponível em  http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/10/garoto-de-10-anos-sofre-bullying-e-e-agredido-na-escola-por-usar-oculos.html (Acesso em 31 out. 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (por meio das perguntas e dos comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, no desempenho na criação dos blogs.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.