Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Substantivos e adjetivos: outras possibilidades

 

19/11/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar adjetivos e substantivos em um texto;
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e usar adjetivos no cotidiano;
  • Elaborar o conceito de adjetivo e de substantivo;
  • Empregar adequadamente o adjetivo;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Também é importante que eles tenham conhecimento sobre substantivos.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Motivando os alunos

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html>.Acesso em: 08 de nov. 2014.

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo  que suscite a descoberta de características de alguns objetos. Para isto, apresente uma “Caixa Surpresa” para a turma e solicite que os alunos retirem acessórios, imagens ou objetos.

Ao retirar cada elemento da caixa, o aluno deverá relatar algumas características de cada objeto, por exemplo, tamanho, cor, cheiro, sabor. Caso seja necessário, os colegas e /ou professor poderá ajudá-lo.

Sugestões de objetos/imagens para a caixa: sapato, meia, lápis, borracha, morango, bolacha, camiseta, casa, cachorro...

Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Trabalhando com texto

Retome a atividade anterior relembrando que foram citadas algumas características de objetos. Informe-os que agora, faremos a leitura de um texto e que, eles deverão ficar atentos e descobrir palavras que indicam características de objetos e pessoas.

 

O Sítio do Pica-pau Amarelo

   Monteiro Lobato

Substantivo e adjetivo

Numa casinha branca, lá no Sítio do Pica-pau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

___ Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto.

Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas — Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem.

Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos. [...]

 

Fonte: Sítio: “Pausa pra leitura” Disponível em: <http://pausapraleitura.blogspot.com.br/2011/10/o-sitio-de-picapau-amarelo.html>. Acesso em: 08 de nov. 2014.

 

Professor, registre o texto acima na lousa e peça para a turma copiar ou providencie o texto impresso. Você também poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Apresente dados sobre o autor do texto: Monteiro Lobato, sugerimos:

Sítio: “UOL” _ Almanaque – Autores. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm>.

Sítio: “Museu Monteiro Lobato”. Disponível em: < http://museumonteirolobato.com.br/>. Acessados em: 08 de nov. 2014.

Ao final do diálogo, pergunte o que os alunos acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

 

 

Professor, é expressivo que você já tenha conhecimento do texto completo apresentado no sítio para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar ao seu trabalho. Lembre-se: o aluno precisa ser desafiado para ampliar seus conhecimentos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Releia, juntamente com a turma, o texto da aula anterior. Depois, registre as atividades na lousa e peça que copiem e respondam.

Marchinhascarnaval6   

 

1- Encontre no texto e anote:

a- Uma palavra usada para caracterizar, isto é, dizer como é a casinha de Dona Benta. ___________. (Branca).

b- Uma palavra usada para caracterizar os bolinhos que Narizinho sabe fazer. ____________. (Gostosos).

 c- Uma palavra usada para dar características ou qualidades a Dona Benta. __________ . (Feliz.).

d- As palavras usadas para dar características a Narizinho. __________________ . (Encantadora, Morena.).

 

2- O nome “Narizinho” vem de uma característica do nariz da menina. Qual é esta característica? _______________________. (Arrebitado. Professor, você também poderá aceitar: Pequeno).

 

3- Dê sua opinião.

Você acha que, o uso no texto de palavras que dão características aos elementos é importante, necessário? Justifique sua resposta.

______________________________________________________ (Espera-se que os alunos concluam que o uso do adjetivo, costuma ser importante, uma vez que permite ao leitor, “visualizar”, saber como é o que está sendo descrito.).

 

  

Professor, dependendo do nível de seus alunos, não há necessidade de promover a memorização de conceitos gramaticais. O importante é instrumentalizar a turma para que entendam que o adjetivo cumpre um papel fundamental na caracterização de personagens, do espaço e de objetos. Caso você queira trabalhar com um conceito, poderá registrar: Adjetivo é a palavra utilizada para caracterizar um substantivo. Ou: A palavra que acompanha o substantivo, dando qualidade aos seres, caracterizando-os, é chamada adjetivo. E que, as palavras que dão nome a pessoas, animais, plantas, objetos, lugares, sentimentos etc. são chamadas substantivos.

Você também poderá indagar:

  •  Depois dos exemplos citados nas atividades anteriores, como você explicaria o que é adjetivo? E o que é substantivo? (Professor, participe da discussão, a fim de que os alunos percebam o que é adjetivo e substantivo.).

Observação: Se você achar conveniente, destaque os substantivos próprios e comuns que aparecem no texto. Para ter acesso a aulas que destacam este conteúdo, acesse o sítio “Portal do Professor” Coleções de aulas: Substantivos. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=64>. Acesso em: 09 de nov. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Conhecendo um pouco mais sobre adjetivos e substantivos

 

 Atividades lúdicas

Acreditamos que atividades lúdicas podem fazer parte das alternativas interessantes e significativas no processo ensino e aprendizagem, pois jogos e brincadeiras têm um grande valor pedagógico.

Na sala de aula o professor deve ter em mente a preocupação em oferecer aos seus alunos, desafios que possibilitam desenvolver o raciocínio, levando os mesmos a pensar de maneira criativa e crítica, atividades lúdicas, são elementos riquíssimos para este fato. Porém, o jogo deverá ser dosado de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento dos alunos, não poderá ser muito fácil, nem muito difícil, pois pode causar desinteresse e o não aproveitamento do conteúdo a ser desenvolvido.

Leve os alunos até o Laboratório de Informática para que possam realizar algumas atividades lúdicas com a temática deste planejamento. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Nos sítios abaixo você terá acesso a jogos sobre adjetivos.

Sítio: “Sol Eti” Jogo da Memória - Adjetivos. Disponível em: <http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/jogo-memoria-adjetivos.php>.

Sítio: “Sol Eti” Forca dos Adjetivos. Disponível em:  <http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/jogo-da-forca-adjetivos.php>.

Sítio: “Imagem Eti”- Jogo da ortografia: adjetivos. Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/jogo-da-ortografia/jogo-da-ortografia-com-adjetivos.php>.

Acessados em: 09 de nov. 2014.

Durante a atividade, participe com os alunos nos diferentes momentos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolver os desafios dos jogos, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se estão tendo dificuldades em utilizar as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.

 

Ao final faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la? Por quê?

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval6    Aplicando conhecimentos sobre adjetivos e substantivos

 

Professor, registre as atividades a seguir na lousa, peça que os alunos a copiem e depois as resolvam.

 

1- Escreva alguns adjetivos que sirvam para caracterizar:

 

a- Sua sala de aula:

b- Seu quarto:

c- Seu/sua melhor amigo/a:

d- Sua cidade:

e- Seu bicho de estimação (se você tiver):

f- Seu artista de tevê preferido:

g- Seu time de futebol preferido (se você tiver):

 

2- Reescreva os substantivos a seguir e anote em frente de cada um deles o adjetivo mais apropriado. (Professor, como resposta, aceite as várias combinações feitas pelos alunos, mesmo que curiosas: dia organizado, menina limpa, caderno ensolarado etc.).

 

Substantivo e adjetivo

 

3- Leia as frases a seguir. Depois, reescreva as palavras sublinhadas e classifique-as em substantivo (S) ou adjetivo (A). (Professor, se necessário, revise o conceito de substantivo. Esclareça que o adjetivo geralmente acompanha o substantivo, podendo vir antes ou depois dele.).

a- Norma ganhou de sua mãe uma bolsa nova.  (bolsa: S; nova: A).

b- Luiz gosta de ouvir música sertaneja. (música: S; sertaneja: A).

c- Carmeluce tomou um delicioso suco. (delicioso: A; suco: S)

d- Em uma festa de aniversário não pode faltar música animada. (música: S; animada: A).

e- Ganhei de minha irmã uma bela blusa. (bela: A; blusa: S)

 

4- Leia os adjetivo a seguir e escolha alguns para descrever os seguintes personagens:

  
 

bonito   corajoso      esperto      bondosa       trabalhadeira      gentil       carinhosa         delicada      elegante       mágico      educado      brincalhona      feliz        velha       divertida    inteligente     falante

 

Substantivo e adjetivo ___________________________________________________

 

Substantivo e adjetivo___________________________________________________

 

Substantivo e adjetivo  ___________________________________________________

Substantivo e adjetivo  ___________________________________________________

Substantivo e adjetivo  ___________________________________________________

Fonte das imagens: Sítio: “Lobato Miscelânia”. Disponível em: <http://lobato.globo.com/misc_perssitio.asp >. Acesso em: 09 de nov. 2014.

 

Observação: Professor, você poderá imprimir as imagens acima ou utilizar as registradas no Sítio: “Imagixs”. Disponível em: <http://pt.imagixs.com/sitio-do-picapau-amarelo-para-colorir/page-4>.  Acesso em: 09 de nov. 2014.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Produzindo Quiz

Professor, sugerimos que você construa um Quiz com a turma. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes. Desta forma, convide a turma para criar um Quiz para socializar seus conhecimentos sobre adjetivos e substantivos. Utilize os sítios a seguir para que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

 

Sítio: “Dicas de Educação”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm>. Acesso em: 09 de nov. 2014.

Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html>. Acesso em: 09 de nov. 2014.

Sítio: “SmartKids”- Substantivos: Quiz. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-substantivos.html>. Acesso em: 09 de nov. 2014. 

 

Para aprender como criar um Quiz acesse:

Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>. Acesso em: 09 de nov. 2014. 

 Sítio: “Quero ensinar”. Disponível em: <http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Acesso em: 09 de nov. 2014. 

 

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes que poderão se sentir estimulado ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.

Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Gente que educa”. Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/estudando-o-uso-de-adjetivos>.

Sítio: “Info Educa- tipos de substantivos". Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/substantivos/>.

Acessados em: 09 de nov. 2014.

 

Sugestões de links para alunos e professores:

Sítio: “Atividades educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3087>.

Sítio: “A nossa escola”. Disponível em: <http://www.anossaescola.com/cr/testes/adjetivos.htm>.  Acessados em 09 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: identificam substantivos e adjetivos em um texto; reconhecem adjetivos no cotidiano; foram capazes de ler, interpretar e resolver questões apresentadas; elaboram o conceito de adjetivo e substantivo. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.