Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Substantivos

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

As aulas do número 1 a 11 trabalham com os conceitos de: substantivo, número, grau e gênero dos substantivos, substantivos próprios, comuns, coletivos, primitivos e derivados, nesta ordem e sempre com exercícios que podem ser adaptados para todos os anos das séries iniciais. A aula 12 está direcionada à aplicação dos substantivos nos textos cotidianos. A aula de número 13 tem um caráter multidisciplinar, tendo como uma das propostas de atividade, uma brincadeira com os substantivos.

Autoria

Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

substantivos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 Substantivo: um estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

. Identificar substantivos; . Analisar a função do substantivo na construção do texto; . Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos.

27/05/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 218624 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

analisar a temática das canções;  identificar substantivos nas canções; escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos

13/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 50025 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Masculino e Feminino

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-  Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”; -   Identificar nomes masculinos e femininos; -  Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa.

14/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 52113 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender: exercitar a memória; aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas; confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns;  aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades prop...

11/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 16525 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Nome próprio e comum – primeira noção - 2º ano

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

· Distinguir um nome próprio de um nome comum. · Aplicar o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios. · Interpretar história ouvida. · Identificar os nomes próprios que a personagem da história dava aos seus objetos.

19/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 106619 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-identificar as palavras que dão nomes às coisas -reconhecer nome próprio e comum -utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas

27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 40626 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Singular e Plural

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-  Trabalhar a noção de número: singular e plural; -  Identificar palavras que representam singular ou plural; - Substituir nomes na frase do singular para o plural ou vice-versa.

14/09/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 151304 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Substantivos no Singular e Plural – como se faz?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Compreensão das regras da língua portuguesa para o uso de substantivos no plural; • Uso adequado de substantivos no singular e plural;

20/10/2008 Quatro estrelas 14 comentário(s) 105353 acesso(s)

RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA

NTE - CAMPO MOURÃO

CAMPO MOURAO PR

Língua Portuguesa

9 Graus do substantivo – um casarão de mistérios

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler  frases a fim de descobrir que os substantivos podem variar em grau. b-  Conhecer o aumentativo e o diminutivo de alguns substantivos. c- Elaborar uma história onde apareçam substantivos no grau diminutivo e substantivos no grau aumentativo.

06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38764 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Sistematizar o conceito de substantivo coletivo; Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os; Exercitar a criatividade ao produzir textos; Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões; Ampliar o vocabulário;...

09/11/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 84214 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Ali Babá e as pedras preciosas- Substantivos primitivos e substantivos derivados

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Que a partir de determinados substantivos podemos escrever outros O significado das palavras primitivo e derivado

08/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 33259 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 A importância do substantivo na construção do sentido do texto

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: .Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Refletir sobre a forma textual; .Identificar a dinâmica de cada linguagem na produçã...

29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 70215 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 PESCARIA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e construir conceitos e noções de localização espacial e competência para realizar classificação e seriação. Além disso, poderá conscientizar-se da necessidade de preservação d...

20/08/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33589 acesso(s)

Equipe

AlfabetizAÇÃO

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 24904 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.