Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender:

  • exercitar a memória;
  • aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas;
  • confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns;
  •  aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades propostas pelo professor.  
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno saiba o alfabeto da língua portuguesa e também consiga utilizar letras maiúsculas e minúsculas. Assim, professor resgate com os alunos os conhecimentos que eles têm dos conteúdos citados.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

 Professor para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o alfabeto da Língua Portuguesa você poderá utilizar atividades postadas neste portal, sugerimos as seguintes: Ordem alfabética e uso do dicionário – parte 1, 2 e 3 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12898 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12899 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918    

Você poderá também fazer uma tabela com as letras do alfabeto e a forma como se lê cada uma das letras. Sugerimos a seguinte atividade:

Alfabeto da língua Portuguesa

Professor apresente a tabela, peça que os alunos façam leitura silenciosa e em seguida  leitura oral, um aluno começa a leitura e outro continua, assim, todos terão oportunidade de ler uma ou mais letras.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 Professor após a exploração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a ordem do alfabeto da Língua Portuguesa organize-os em duplas. Isto poderá ser feito sorteando números. Escreva dois números iguais: dois números 1, dois números 2 e assim por diante, até contemplar o número de participantes. Após o sorteio dos números cada dupla deverá se reunir, ou seja, quem pegou os números 1 deverá formar uma dupla, quem pegou os números 2 outra dupla, e assim por diante. Providencie lápis, folha de caderno ou folha branca e um dado para cada dupla. Inicie a atividade dialogando com os alunos.

Explicando a atividade:

__ Como já conversamos hoje vamos trabalhar em duplas. Depois do sorteio vocês já se organizaram em duplas, agora, cada dupla deverá pegar uma folha de papel e desenhar duas escadas, uma ao lado da outra.

Desenhem em um dos lados uma escada contendo sete degraus na subida, o último degrau deverá centralizar a escada e sete na descida contando com o degrau do centro. Em cada um dos degraus desta escada vocês deverão escrever uma letra maiúscula que não seja seguindo a ordem alfabética. Do outro lado da folha, desenhem outra escada com o mesmo número de degraus só que com letras minúsculas em sequência alfabética.

Vejam o exemplo:

Entenderam? Então vou aguardar que cada dupla faça as suas escadas. Lembrem-se que cada dupla irá desenhar apenas duas escadas, uma com letras maiúsculas e outra com letras minúsculas.

 Logo após irei entregar a cada dupla um dado a fim de jogarem e descobrirem quantos degraus deverão subir ou descer em cada jogada, ou seja, após jogarem o dado vocês irão contar a quantidade e irão subir a escada, isso só será possível se conseguirem identificar as letras da sequência referente ao número tirado no dado.      

 Cada um de vocês irá jogar o dado que receberam para saber quantos degraus podem subir. Por exemplo, se o primeiro a jogar o dado conseguir a quantidade 4, poderá subir quatro degraus, mas isso se conseguir identificar corretamente as primeiras quatro letras da escada. Se não souber uma letra terá que ficar no degrau anterior a ela e esperar pela próxima vez. Se na próxima vez, ainda não conseguir identificar a letra, terá que esperar novamente. Quando chegar ao topo da escada terá de voltar descendo os degraus da mesma forma que subiram. Toda vez que jogarem o dado vocês deverão começar a contar os degraus desde o inicio da escada, saltando a letra já trabalhada. Por exemplo, se na primeira vez você jogou o dado e caiu na quantidade seis você deverá subir seis degraus, se na segunda vez caiu de novo nesta mesma quantidade você deverá saltar o sexto degrau e parar no sétimo degrau. Terminado de subir e descer a primeira escada deverá fazer o mesmo procedimento na segunda escada.      

 Ao acertarem a letra do degrau que vocês subiram ou desceram deverão anotar a mesma, não se esquecendo de identificá-la como maiúscula e minúscula, pois iremos utilizá-las para fazermos algumas atividades no caderno de Língua Portuguesa.

Vamos ver qual grupo consegue subir e descer as duas escadas primeiro?  

 Alguma dúvida? Podemos começar?

Variações

As crianças podem dizer e/ou escrever palavras que comecem ou terminem com cada letra do caminho. Estas palavras poderão corresponder a conteúdos que estão sendo trabalhados, por exemplo, nome próprio ou comum.

Se os alunos já dominam todas as letras do alfabeto, aumente o grau de dificuldade, por exemplo, só poderá subir um degrau se conseguir escrever ou dizer nomes de cidades, estados, países, animais domésticos, selvagens, órgãos do corpo humano, dentre outros que comecem com a letra correspondente ao degrau que alcançou.

Importante

O tempo a ser determinado para a resolução da atividade deve variar conforme o grau de dificuldade apresentado. Por exemplo, se for solicitado que escrevam nomes de Estados e em seguida sua capital (independente do inicio da letra da capital), o tempo poderá ser maior daquele destinado a escrever apenas o nome do estado. Aumente o número de degraus conforme os conhecimentos dos participantes.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Registrando a atividade realizada anteriormente

 Professor elabore atividades considerando os conteúdos que você pensou ao planejar sua aula.

 Para contemplar os objetivos que planejamos, sugerimos que faça um relatório com os alunos registrando as etapas vivenciadas. Escreva o modo como foram definidas as duplas, o nome da atividade e seus objetivos. Em seguida peça aos alunos que desenhem as escadas que cada grupo fez não se esquecendo de ressaltar letras maiúsculas e minúsculas.

Após esta etapa solicite que resolvam as questões:

 1)  Respondam:

 a- Quais  letras maiúsculas seu grupo escreveu?

 b- Quais  letras minúsculas seu grupo escreveu?

 c- Ao jogar o dado vocês conseguiram identificar todas as letras que correspondiam a quantidade indicada?

 d- O que vocês acharam desta atividade? Justifiquem a resposta.

  2)  Escrevam um nome próprio para cada letra maiúscula que seu grupo registrou.

 3)  Agora, utilizando suas letras minúsculas escrevam um substantivo comum para cada uma delas.

  4)  Atenção! Escrevam o que vocês sabem sobre:

  a- Substantivo comum: _________________________________________________

  b- Substantivo próprio: _________________________________________________

Figura 1- Atividade realizada em 2007 com alunos da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)-  Professora Eliana Aparecida Carleto

Fonte: Acervo da autora  

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

Aprendendo mais sobre substantivo comum e substantivo próprio.

 Professor proponha que os alunos resolvam as seguintes atividades:

1- Leia com atenção as palavras abaixo e em seguida escreva o que se pede.

moça, Uberlândia, caderno, peixe, Brasília, melancia, chuva, , vaca, coqueiro, cachorro, orquídea, Silvio, anel, Eliana, dragão, Sofia

a- substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas _______________________________________________

b- substantivos que dão nomes a lugares ______________________________________________________________

c- substantivos que nomeiam seres humanos __________________________________________________________

2- Observe a primeira letra de cada palavra que você utilizou para responder a atividade anterior.  Qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

_________________________________________________________________________________________________

3- Agora, é sua vez. Desenhe objetos, animais e seres humanos e escreva um substantivo próprio e um comum para eles.

Recursos Complementares

Professor caso seja necessário, você poderá programar outras atividades, para tal sugerimos o seguinte sítio: http://guida.querido.net/jogos/portug/alfab-po.htm Nele você encontrará jogos para classificar palavras em ordem alfabética. 

Avaliação

Professor durante a realização da atividade observe os alunos e faça interferências através de questionamentos sobre as letras do alfabeto. Solicite que falem palavras que comecem com as letras que você indicar. Observe ainda se reconhecem letras maiúsculas e minúsculas e se são capazes de reconhecer substantivos próprio e comum.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.