19/10/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
· Distinguir um nome próprio de um nome comum.
· Aplicar o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios.
· Interpretar história ouvida.
· Identificar os nomes próprios que a personagem da história dava aos seus objetos.
É necessário que o aluno tenha trabalhado anteriormente com um tipo de letra em que se diferencie a letra maiúscula da minúscula, seja script ou cursiva, para que possa empregar a regra da letra maiúscula no início de nomes próprios.
Isto não impede porém o trabalho de diferenciação entre nomes próprios e comuns, proposto pela aula.
· Quadro
· Folha solta ou caderno
· Papel pardo ou 40 kg
· Livro : A velhinha que dava nome às coisas – Cynthia Rylant - Brinquebook
· Folha de atividades
AULA 1
1º momento- Lançar a frase no quadro:
Menino, vem me ajudar!
ou
Menina, vem me ajudar!
Perguntar à turma se daria para identificar a quem se pede ajuda.
A ideia então é trabalhar que poderia ser qualquer menino, mas não menina ou vice-versa.
Propor em seguida, uma segunda frase com a substituição do menino (ou menina), por um nome de menino (ou de menina) da turma.
Mateus, vem me ajudar!
ou
Maria, vem me ajudar!
Levar o grupo a reconhecer que nesta frase, é possível se saber o menino ou menina da turma a quem se pede ajuda.
Classificar menino (ou menina) como um NOME COMUM que serve para nomear seres da mesma espécie. (Macedo, Walmírio- Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Presença. Rio de Janeiro)
Classificar Mateus (ou Maria) como um NOME PRÓPRIO, reforçando a ideia de que este nome pertence ao menino (ou menina). Ele (ou ela) é dono (a) desse nome, que é próprio dele (a). (Macedo, Walmírio- Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Presença. Rio de Janeiro)
Destacar a regra sobre o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios.
No 2º ano, costumamos introduzir essa classificação como nome próprio e comum, a nomenclatura de substantivo é introduzida a partir do 3º ano.
2º momento:
Montar um quadro com a turma de nomes próprios para nomes comuns de seu contexto, que também pode ser registrado individualmente em folha ou caderno .
NO ME COMUM | NOME PRÓPRIO * |
Time | Flamengo |
Revista | Mônica Jovem |
Professora | Ana Lúcia |
*respostas possíveis para o exercício
Aula 2
Ler a história da Velhinha que dava nome às coisas para os alunos, explorando as ilustrações.
Sinopse
O livro conta a história de uma velhinha solitária que apelidava seus objetos pessoais como a casa, o carro, a cama e a poltrona, com nomes próprios, porque sabia que sobreviveria a eles. Até aparecer na sua porta, um cachorro a quem se apega e o desafio maior então passa ser admitir o afeto pelo animal e o desejo em criá-lo. Não vão faltar desculpas para evitá-lo e muito menos para dar-lhe um nome de fato. No final, a velhinha acaba cedendo e saindo à procura do pobre animal que fica sumido por um tempo.
Trabalhar oralmente a interpretação da história e depois apresentar questões escritas, com trecho da história.
Ex: 1- Imagine a velhinha da história e desenhe:
2- Por que ela não recebia nenhuma carta?
3- A velhinha adorava dar nomes às coisas.
Complete com os nomes que ela deu para:
a) o carro _________________
b) a poltrona _______________
c) a cama _________________
d) a casa _________________
Destacar os nomes próprios que a velhinha dava aos objetos.
Sugestões de outros títulos de livros que também podem ser explorados com este enfoque:
· A operação do tio Onofre. Uma história policial. Tatiana Belinky- Ed. Ática
· Marcelo, Martelo, marmelo e outras histórias. Ruth Rocha – Ed. Salamandra
Ambos contam a história de personagens que tinham o hábito de dar nomes aos objetos.
O primeiro livro conta a história de Talita, uma menina que tinha mania de apelidar os objetos de sua casa com nomes que rimassem.
O segundo livro narra a história de um menino que questiona a própria origem do seu nome e do nome de alguns objetos, passando a renomeá-los a partir de suas ideias.
Acompanhar durante a aula, a escuta da turma sobre a história e o retorno dos alunos, respondendo às questões de interpretação oral.
Realizar folhas com atividades sobre o conteúdo novo e exercícios com questões sobre a história, trabalhando com a turma a interpretação do texto adaptado e fazendo uma revisão do conteúdo gramatical: nomes próprios e comuns.
Pedir aos alunos que façam uma entrevista com alguém da família.
PESQUISANDO NOMES PRÓPRIOS
1) Escolha uma pessoa da sua família.
2) Agora, você pergunta e escreve as respostas:
* Nome da pessoa: ____________________________________________
a) A cidade em que nasceu: ____________________________________
b) O seu livro preferido: _______________________________________
c) O país que gostaria de conhecer: ______________________________
d) Um filme inesquecível: _______________________________________
e) O bairro que passou a sua infância: _____________________________
f) O monumento da cidade que acha mais bonito: ____________________
No dia seguinte, poderá ser feita uma roda com as crianças para apresentação da pesquisa, cujas respostas serão nomes próprios.
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2014
Três estrelasGostei bastante do plano de aula!!
10/06/2013
Quatro estrelasMuito bem planejado! Obrigada!
11/05/2012
Cinco estrelasmuito bom,me ajudou muito a explicar p minha filha .
11/04/2012
Cinco estrelasamei,essa aula .parabéns
07/04/2012
Cinco estrelasMeu filho tem 7 anos, está no 2 ano do ensino fundamental e hoje veio para casa substantivo comum e próprio e adorei a sua explicação. Após ler o seu conteúdo pude relembrar a diferença entre subs. comum do sub. prórpio. Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento e nos ajudar com nossos pimpolhos. Vou comprar os livros recomendados, só vai acrescentar. bjoss e obrigada mesmo!!
07/04/2012
Cinco estrelasexcelente atividades criativas e envolventes, além de abranger todas as áreas da Linguagem, leitura de literatura relacionada com o tema abordado. parabéns.
06/11/2011
Quatro estrelasMinha neta de 6 anos estuda no 1º e veio tarefa de nome proprio e comum.... gostei da sua materia
10/08/2011
Cinco estrelasAdorei! estou com uma sala de 2º ano e é tudo qu estava precisando. Obrigada por compartilhar.
16/03/2011
Quatro estrelasmuito interessante!
23/02/2011
Cinco estrelasnota dez
03/08/2010
Cinco estrelasAdorei! sou estudante de pedagogia e esse site tem me ejudado muito.
26/04/2010
Cinco estrelasAdorei! É a primeira vez que vou dar aula para o 2º ano e era tudo que estava procurando. Obrigada!!!!!
24/03/2010
Três estrelasGostei muito.