Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A diversidade da África e os africanos

 

23/01/2015

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar, no mapa político do mundo, a localização da África e seus países.
  • Conhecer sobre os grupos étnicos Yorubá e Bantu.
  • Conhecer sobre a cultura africana: língua falada, alimentação e vestuário.
  • Avançar no processo da escrita.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimento prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Essa aula também atende as exigências da lei 10.639, que tem por objetivo estudar a cultura africana, a história da África e a história da cultura afro-brasileira.

Espera -se com essa aula que o aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Inicial possa conhecer a localização da África, dos seus países e um pouco da cultura africana, geralmente vista de forma preconceituosas em nossa sociedade. Nesse sentido, a aula proporcionará um olhar de alteridade para com a cultura africana e afro - brasileira.   

 

Professor organize a sala em círculo, inicie a aula com a apresentação da letra da música,  África do grupo Palavra Cantada, por meio de uma projeção com o data show. Letra da música disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/africa.html. Acesso em 09/10/2014. Em seguida, solicite que cada criança leia um trecho música, após todos realizarem a leitura, exibir a gravação da música em vídeo, África – DVD 3D “Show Brincadeiras Musicas da Palavra Cantada". Duração 3min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yGv47mv7874. Acesso em 09/10/2014.

Após a execução da música, propor um debate com o objetivo de apresentar o continente Africano e os seus vários países.

 

Sugestão de questão para o debate.

  • Vocês conhecem essa música?
  • Sobre o que ela fala?
  • O que vocês sabem sobre a África?
  • Quais países africanos são citados na música?
  • Vocês sabem alguma coisa sobre o povo africano?
  • Quem sabe dizer sobre uma contribuição do povo africano para o povo brasileiro?

Professor, após a fala dos alunos explique que a África é um continente, assim como o continente americano, e que ela tem diferentes países. Na música, são citados, oito países dos 53 existentes na África atualmente.

 

palavra cantada

 

 

Imagem disponível em:  http://2.bp.blogspot.com/-hNjIi576TwE/TlWIYoZcQ6I/AAAAAAAADso/wHNDYwsLmKY/s640/omelhorimagem.jpg. Acesso em 21/11/2014.

 

Segundo momento

 

 

Depois de ouvir a música África, apresentar no data show, o mapa do mundo. Após apresentação do mapa, solicitar que os alunos identifiquem o continente africano. Nesse momento, é importante relembrar o conceito de continente e salientar o nome de outros continentes como o Americano, Europeu, Asiático e a Oceania.

Sugestão de mapa interativo:

IBGE. Países@, disponível em:http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php. Acesso em 11/10/2014. 

 

 

Mapa Mundi

 

mapa mundi

 

Imagem disponível em:  http://4.bp.blogspot.com/-CGdeu-ZN1EY/UctcXZ0gSqI/AAAAAAAACTE/RbSj9a4i2YM/s1600/002.jpg . Acesso em 09/11/2014.

 

 

Professor, após a visualização do mapa do mundo, apresentar também, o mapa político do continente Africano. Solicitar que cada aluno identifique no mapa os países mencionados na música, África. Em seguida, organizar os alunos em duplas, e disponibilizar uma fotocópia do mapa político da África com a sugestão de atividade.

 

 

 

mapa

 

 

Disponível em: http://neusapereira.zip.net/images/MAPA.JPG. Acesso em 09/11/2014.

 

 

Atividade

 Solicite aos alunos que localizem no mapa abaixo os países Africanos citados na música África em seguida pinte:

 

1-      O Senegal de verde.

2-      A Nigéria de amarelo.

3-      O Gabão de alaranjado.

4-      O Sudão do Sul de cinza.

5-      A Tanzânia de vermelho.

6-      A Namíbia de rosa.

7-      A Guiné-Bissau de marrom.

 

 

Terceiro Momento

 

No Laboratório de informática da escola, organizar os alunos em duplas. Em seguida, propor que cada dupla pesquise sobre um país citado na música. São eles: Senegal, Nigéria, Gabão, Sudão do Sul, Tanzânia, Namíbia e Guiné-Bissau.

Cada dupla deverá pesquisar as seguintes informações de cada país.

a) Dialeto.

b) Costumes.

c) Como se vestem.

d) Condições de vida.

e) O que tem em comum com os brasileiros.

Após a pesquisa, sugerir a elaboração de um texto informativo sobre a África. É importante orientar os alunos, que esse texto, deverá contemplar todas as discussões realizadas em sala de aula sobre a África.

 

Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:

 

CENTRO DE NEGÓCIOS, CULTURA E COOPERAÇÃO NIGÈRIA-BRAZIL. Instituto de Arte e Cultura Yoruba, disponível em: http://nigeriabrazil.org/site/instituto-de-arte-e-cultura-yoruba/. Acesso em 14/11/2014.

 

WIKIPÉDIA. Guiné-Bissau, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9-Bissau. Acesso em 14/11/2014.

 

KIMBIZA. Bantu, duração 6min35seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7teu652AJmo#t=18. Acesso em 14/11/2014.

 

DICIONÁRIO INFORMAL. Bantu, disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/bantu/. Acesso em 14/11/2014.

 

WIKIPÉDIA. Mitologia bantu, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_bantu. Acesso em 14/11/2014.

 

Quarto momento

 

Organizar os alunos em círculo, nesse momento, solicitar as duplas que realizem a leitura em voz alta do texto produzido. Na sequencia, talvez seja interessantes propor que os alunos ilustrem o seu texto com imagens representando a cultura africana e a sua contribuição para  a cultura brasileira. Em seguida, o professor deverá disponibilizar os textos no blog da turma ou da escola. É importante que antes de divulgar as produções dos alunos no blog eles escolham conjuntamente um título para os trabalhos. Sugestão: “Conhecendo a África”, “A Cultura africana” e “Um continente: África”.

Recursos Complementares

CARVALHO. Leandro. Lei 10.639 e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm. Acesso em 09/11/2014.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf. Acesso em 09/11/2014.

Avaliação

A avaliação é processual e gradativa, o professor deverá observar o interesse dos alunos pelas atividades propostas, a organização e elaboração das respostas dadas aos questionamentos do professor. Avalie também o texto, observando se há coerência nas informações relatadas com a pesquisa realizada. Observe também, através do conteúdo da  exposição oral  e dos textos de cada dupla, se os alunos conseguiram ampliar o seu conhecimento sobre a cultura da África e sua contribuição para com o povo brasileiro.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 13/17 - 76.47%
  • Quatro estrelas 4/17 - 23.53%
  • Três estrelas 0/17 - 0%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvania Maria de OLIVEIRA Brandão, SEMED , Amazonas - disse:
    silvaniamaria1965@gmail.com

    25/01/2016

    Cinco estrelas

    Essa sugestão de Aula está maravilhosa, servirá muito para o meu trabalho como coordenadora pedagogia. servirá de modelo para os nossos professores trabalharem as relações étnicos-raciais. Uma vez que, esse Ano estaremos implantando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.


  • Maria, Escola Gregória de Mendonça , Rio Grande do Sul - disse:
    mmnunesrosa@hotmail.com

    17/11/2015

    Cinco estrelas

    Trabalho maravilhoso!!!!


  • CAMILA DA SILVA LACERDA, EE GENERAL SYLVIO RAULINO DE OLIVEIRA , Minas Gerais - disse:
    milalinkin@gmail.com

    16/11/2015

    Cinco estrelas

    Ótima aula!!!


  • jose silva gomes, Colégio Municipal P. Castelo Branco , Bahia - disse:
    esoteric-o@hotmail.com

    04/07/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula porque trabalha com musica, mapa e trabalhja bem a questão das TIC que é muito importante no momento.


  • Márcia Lúcia, Colégio Estadual Marcílio Dias , Bahia - disse:
    prof.marcia62@gmail.com

    25/06/2015

    Cinco estrelas

    Boa tarde, Excelente plano professora. Penso que o professor que almeja elevar o conhecimento dos alunos, é fundante trabalhar com formação humana. Assim um plano tem que ter definido: Objetivos , metodologia, referencial, avaliação de forma sistematizado. Essa é forma que atua na minha disciplina de atuação. Parabéns


  • Aloísio Resterich de Oliveira, EE "Otaviano Soares Albuquerque" , São Paulo - disse:
    resterich@yahoo.com.br

    19/06/2015

    Cinco estrelas

    Trabalho excelente, muito bom...


  • Orlando Dantas , Escola Estadual Everaldo Vasconcelos , Amapá - disse:
    orlandodantas_ap@hotmail.com

    19/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente


  • elaine barbosa, Colegio Brasilio V. de Castro , Paraná - disse:
    prof_elaineb@hotmail.com

    17/06/2015

    Cinco estrelas

    Estive dando uma olhada nas atividades divercificadas e gostei.


  • Felícia Maria, SEDUC , Ceará - disse:
    feliciamartins2010@gmail.com

    14/06/2015

    Cinco estrelas

    Objetivo claros. Avaliação já está sendo processual no ato da atividade. Gosto desse alinhamento, pois os alunos devem saber como serão avaliados. O que estudarão, como será feito esse percurso e como serão avaliados.


  • Thiago França de Almeida, Instituto Joana Pinto , Rio de Janeiro - disse:
    thiago-pibvc@hotmail.com

    10/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • marlene , secretaria educação SP , São Paulo - disse:
    mf-jesus2013@bol.com.br

    09/06/2015

    Quatro estrelas

    Esse plano de aula ficou muito bem elaborado! Eu tenho trabalhado com minha turma do 1º ano ensino fundamental a música Pindorama,eles gostam muito.


  • ADRIANA RODRIGUES DAMASCENO MARIANO, ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE ALFREDO CARLOS SOARES DUTRA , Rio de Janeiro - disse:
    adrirodrigues21@hotmail.com

    09/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente


  • zeny nunes, Escola Estadual Maria José de Lima Silveira , Bahia - disse:
    zenynunes13@yahoo.com.br

    01/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente aula..vou utilizá-la com meus alunos da EJA, tenho certeza que será um sucesso!...Obrigada pela contribuição.


  • Ricardo de Moura Borges, Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo , Piauí - disse:
    rikardborges@hotmail.com

    13/02/2015

    Cinco estrelas

    Sou graduando do curso de história na UFPI no campus de Picos -PI e durante a graduação percebo a necessidade de aprofundamento sobre a Africa, juntamente com o PIBID, percebo o quanto é importante e necessário o estudo sobre o continente africano. Gostei muito da proposta da professora. Parabéns.


  • Marta de Freitas Brum, E.E. 'Leanir de Assis Magalhães" , Minas Gerais - disse:
    marta.brum2013@gmail.com

    12/02/2015

    Quatro estrelas

    Aula criativa , e prazerosa . Parabéns!


  • Lucienne Soares Lima, U.I.M. Guiomar Cruz Assunção , Maranhão - disse:
    lucienne_lima@hotmail.com

    26/01/2015

    Quatro estrelas

    Criativa a forma de abordagem sobre um tema de grande importância para a conhecimento e valorização da cultura africana na constituição da sociedades brasileira.


  • Rosane Maria do Carmo, Escola Estadual Delfim Moreira , Minas Gerais - disse:
    rosane.carmo@yahoo.com.br

    23/01/2015

    Cinco estrelas

    Excelente, explorou muito bem o tema com uma diversidade de atividades. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.