Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como fazer um bom resumo?

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Denis Leandro Francisco
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Localizar e distinguir, em um mesmo texto, as idéias principais e as secundárias;

2) Depreender o tema de um texto;

3) Perceber a ideia central de um texto;

4) Desenvolver a capacidade de síntese;

5) Produzir textos menores a partir de um texto fonte maior, contemplando suas ideias principais;

6) Construir/aprimorar concepção de resumo;

7) Refletir sobre e praticar estratégias para elaboração de resumos.

Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1) Domínio das habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1: 50 minutos

PROFESSOR, anote no quadro as seguintes perguntas:

RESUMO

O que é?

Para que serve?

Quem usa?

Como podemos fazer um bom resumo?

PROFESSOR, em seguida, peça para os alunos anotarem as perguntas em seus cadernos e tentarem respondê-las com base em suas experiências, seus contatos com esse gênero textual. Peça para alguns deles lerem suas respostas, em voz alta, para a turma e incentive-os a opinarem sobre as ideias que os colegas apresentaram sobre o resumo.

ATIVIDADE TEXTO 1

Agora, é hora de ler um pouco sobre resumo. Apresente aos alunos o Texto 1:http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/producaotextos/resumo_nbr6028.htm. [Acesso em: 30 ago. 2009].

Peça aos alunos que:

1) Durante a leitura do texto, localizem e grifem as ideias principais de uma cor e as secundárias de outra;

2) Após a leitura do texto, interpretem as partes grifadas: eles terão que traduzir de forma breve (sem repetir as frases do texto lido) o que leram (ou seja, organizar, em forma de esquemas, a sua compreensão do que foi lido).

PROFESSOR, essa prática ajuda na identificação, interpretação e compreensão do texto, bem como oferece uma forte noção de como o texto se organiza. Além disso, o aluno precisa ter claro que o RESUMO não é uma cópia resumida, mas um novo texto que traz as ideias principais de outro texto maior e reflete a COMPREENSÃO DE UMA LEITURA FEITA.

Feitas a leitura e a atividade, verifique, com os alunos, se eles perceberam diferenças entre os conceitos que eles tinham de resumo antes de ler um pouco sobre esse gênero e agora que eles já conhecem mais sobre ele. Proponha perguntas como as que se seguem OU PEÇA QUE ELES ELABOREM SUAS PRÓPRIAS PERGUNTAS, EXPRESSANDO AS DÚVIDAS EXISTENTES OU AS CURIOSIDADES.

ROTEIRO Texto 1:

1) O que você achou da definição da ABNT para "resumo"?

2) Essa definição era parecida com a sua? Em que elas se aproximam e em que elas se diferenciam?

3) O texto lido te ajuda a responder às 4 primeiras perguntas (escritas no quadro) sobre resumo? Tente indicar quais são as respostas da ABNT para essas 4 perguntas.

AULA 2: 50 minutos

PROFESSOR, agora, apresente aos alunos alguns exemplos reais de resumos. Você pode trazer resumos para a sala de aula: resumos de apresentações em congressos, resumos de livros, etc. Peça para eles analisarem os resumos a seguir:

Resumo 1: http://bibliotec a.universia.net/html_b ura/ficha/params/id/12 729557.html. [Acesso em: 30 ago . 2009].

Resumo 2:

 

ROTEIRO Resumo 1:

PROFESSOR, peça ao s alunos que:

1) Leiam o resumo 1 e observem como ele é construído - como é a linguagem utilizada? a forma de organização do texto?

2) Identifiquem a quem se destina esse resumo (qual o público-alvo do texto);

3) Avaliem se o resumo está bem feito , se é adequado à situação comunicativa a que pertence.

ROTEIRO Resumo 2:

PROFESSOR, peça aos alunos que:

1) Leiam o resumo 2 e observem como ele é construído - como é a linguagem utilizada? a forma de organização do texto?

2) Identifiquem a quem se destina esse resumo (qual o público-alvo do texto);

3) Avaliem se o resumo está bem feito, se é adequado à situação comunicativa a que pertence;

5) Comparem o resumo 1 com o resumo 2 e respondam:

a) Quais as diferenças entre esses dois resumos?

b) Quais os seus pontos em comum?

c) Onde esses resumos foram publicados?

d) Qual, em sua opinião, está melhor elaborado?

AULA 3: 50 minutos

PROFESSOR, agora  é hora de os alunos botarem a mão na massa, digo, no resumo!

Apresente a eles o texto 2;Texto 2: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/bbc/2009/08/24/ult4432u2399.jhtm. [Acesso em: 30 ago. 2009].

Peça aos alunos que leiam o texto. Chame a atenção deles para o fato de esse texto já estar dividido em partes e que cada uma delas apresenta uma informação diferente da outra, ao mesmo tempo em que acrescenta uma ideia nova à parte anterior, dando progressão ao texto. Proponha o seguinte exercício de prática textual:

1) Você foi convidado para participar de um concurso para ser "Repórter Júnior por um dia" em um importante jornal de circulação nacional.

É parte do concurso reescrever uma matéria lida, mantendo as informações mais importantes do texto original, mas dando outro título ao seu texto. Outro detalhe: nesse jornal, você terá menos espaço para escrever o seu texto (apenas 15 linhas!), então, você terá que fazer um ótimo resumo se quiser mostrar que você pode ser um bom repórter júnior! Seu resumo deverá apresentar, de forma breve e clara, as principais ideias de cada uma das três partes que compõem a matéria original. Mãos à obra!

Recursos Complementares

Aqui há mais informações sobre resumos e, inclusive, um pequeno vídeo sobre como fazer um resumo para uma apresentação oral! (você, aluno, pode aprender com esse vídeo estratégias e técnicas para melhorar as apresentações de seus trabalhos em sala de aula, em grupo ou individualmente).

http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo.htm. [Acesso em: 30 ago. 2009].

http://www.slideshare.net/dzornoff/como-fazer-um-bom-resumo-de-sua-publicao. [Acesso em: 30 ago. 2009].

 

Avaliação

Caro professor, não se esqueça que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o que e como aprenderam.

Apresente aos alunos o Texto 2: http://cienciahoje.uol.com.br/151844. [Acesso em: 30 ago. 2009].

Peça que o aluno:

1) Divida o texto em partes e identifique qual o tópico (ideia principal) de cada uma;

2) Dê um subtítulo a cada parte do texto;

3) Utilize esses títulos para produzir um resumo do texto "Dor, febre, tosse e espirro: é gripe ou resfriado?".

4) Pense, para produzir o resumo, nas definições lidas, nos resumos analisados e nas condições de produção desse gênero textual (também analisadas nas Aulas 1 e 2).

Os alunos deverão ser avaliados em termos de:

1) Qualidade do resumo produzido: é possível entender o resumo sem ter lido o texto original? O resumo está bem organizado e bem articulado?

2) O resumo atende ao que foi proposto? Ou seja, os alunos criaram um resumo com outro título e em um espaço máximo de 15 linhas?

3) O resumo está em harmonia com o texto orginal ou o contradiz?

4) As ideias mais importantes do texto original foram, de fato, recuperadas no resumo?

5) O resumo será publicado em um jornal de circulação nacional: ele está escrito de acordo com a norma padrão da língua? Utiliza linguagem adequada ao veículo de divulgação e ao público-alvo?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.