Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de jogar volei

 

14/10/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover o espírito de grupo e desenvolver a socialização. Tendo em vista as diversas possibilidades de adaptação, os alunos devem compreender através da vivência e também da construção e de desconstrução das regras, que o esporte caracteriza-se como um campo de ação aberto, a atribuição de sentidos e significados pode ser orientada a objetivos tais como a satisfação de um prazer intrínseco, uma atividade com fins sociais, uma vivência voltada à aquisição e manutenção da saúde, entre outras possibilidades.
Iniciação dos fundamentos de saque por baixo, recepção de saque, levantamento, toque e manchete por meio de jogos e brincadeiras que tornem o vôlei uma atividade também lúdica.
Vivenciar as diferentes formas da prática do vôlei: escola, clubes, rua, vôlei de areia e vôlei adaptado

Duração das atividades
4 aulas de 50 min. /total: 150 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula
                                               

Espaço: Quadra de vôlei, pátio ou um espaço que possa desenvolver a prática de voleibol
Materiais: 15 bolas, uma rede ou uma corda 

Reunir a turma e relatar o histórico do vôlei. Verificar quais os conhecimentos os alunos já possuem sobre o vôlei. Expor regras oficiais para compreensão do jogo.

            Quadra de Vôlei

      

     Posicionamento e rotação


Atividade 1

O alongamento deverá ser feito individualmente e conforme orientação do professor.

Atividade 2 – Percepção e contato com a bola
Propor primeiramente um pique linha. O professor escolherá um aluno para ser o pegador que deverá correr somente em cima das linhas da quadra de vôlei juntamente com o restante da turma para que a mesma familiarize-se com as marcações da quadra de vôlei. Quando um aluno for pego o mesmo vira pegador. Será também proposto um pique estátua, onde o professor escolherá o pegador e ao seu grito de estatua todos devem ficar imóveis e imitar um movimento do vôlei.
Atividade 3

A turma será dividida em dois grupos, um para cada lado da quadra de vôlei, e cada aluno terá uma bola. Ao comando do professor, os alunos deverão jogar a bola para cima com as duas mãos e deixar a bola quicar no solo uma vez e passar o mais rápido possível por debaixo da bola.
Atividade 4

Quando o professor der um novo comando, todos os alunos devem jogar a bola para cima e bater palma uma vez antes de segurar a bola novamente. Em seguida jogar a bola para cima e bater palma duas vezes antes de segurar a bola novamente
Atividade 5

Quando o professor der um novo comando todos os alunos devem jogar a bola para cima com as duas mãos, sentar e pegar a bola sem deixá-la tocar no solo.
Atividade 6

Em duplas e com uma bola de vôlei os alunos deslocarão pelos mais variados espaços da quadra e observando as demonstrações, posteriores correções e escutando as orientações, deverão praticar as seguintes atividades:
1. Um aluno impulsiona a bola para cima com as duas mãos, o outro deverá esperar a bola quicar no solo uma vez e dar um toque para cima e segura a bola. O mesmo devolve a bola de modo que o colega faça o mesmo exercício.

2. Mesma dinâmica do exercício anterior, porém o aluno espera a bola quicar no solo duas vezes e executa uma manchete para cima e segura a bola.

3. Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes quem estiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 7

Mesma dinâmica do exercício anterior, porém executando uma manchete para cima e segurando a bola. Alternar também fazendo um toque para cima.
Atividade 8

Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes q uem estiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 9

Mesma dinâmica do exercício anterior, porém executando uma manchet e para cima e segurando a bola. Alternar também fazendo um toque para cima.
Receber a bola de manchete com o intuito de recepcionar a bola e mandá-la diretamente para o seu colega.
Atividade 10

Conversar com os alunos sobre os fundamentos do voleibol
* ver fotos para consulta


Fundamento passe (Manchete)


Fundamento Levantamento (Toque)

www.cbv.com.br
www.fiv.com


Atividade 11
Os alunos serão divididos em grupos iguais e formarem círculos e com uma bola de vôlei para cada grupo, quando deverão trocar passes (toques e manchetes) sem deixar a bola cair.

Jogo do Recorde
O grupo deverá contar em voz alta quantos toques e manchetes conseguiram executar entre seus membros e ganha a equipe que conseguir controlar a bola pelo maior tempo.

Será proposto um jogo de Mini-Volei, onde a quadra será dividida em duas colocando uma antena no meio da rede proporcionando uma maior participação de todos os alunos.

Atividade 12

Com os alunos divididos em grupos e sentados em círculo começar um vôlei sentado com troca de passes de toque e man chete entre os alunos de cada grupo. Essa será uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclusão, dificuldades e dinâmica do jogo.

Atividade 13

Com os alunos divididos em grupos e sentados em círculo começar um vôlei sentado com troca de passes de toque e manchete entre os alunos de cada grupo. Essa será uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclusão, dificuldades e dinâmica do jogo.

undefined

undefined

Voleibol Sentado

www.cpb.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/voleibol_sentado

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar o que seus alunos aprenderam sobre o jogo. Entendimento sobre quais são os fundamentos, suas funções, e principais regras. Realizar este levantamento em cada aula. Verificar se os alunos identificaram as principais dificuldades encontradas na aplicação de regras e fundamentos e se compreenderam e propõe alterações da regras para realização do jogo.
Explorar as possibilidades de adequação das regras básicas do vôlei para uma melhor participação dos alunos na aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 8/14 - 57.14%
  • Quatro estrelas 5/14 - 35.71%
  • Três estrelas 1/14 - 7.14%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • juliana alves da silva, IBESA , Alagoas - disse:
    juliana.alves_@hotmail.com

    09/05/2014

    Cinco estrelas

    são aulas dinâmicas, que trabalham todas as habilidades do vôlei de uma forma prazerosa, que é a ludicidade.


  • Josiele, Centro Universitário Claretiano , Roraima - disse:
    josi_rosas@hotmail.com

    15/05/2013

    Quatro estrelas

    muito boa essas atividades, para se trabalhar com crianças.


  • Wellington Alves, EMEF Lúcia Neves Deniur , Amapá - disse:
    wellingtonpedro2@hotmail.com

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    Essas dinamicas para crianças que irão ter o primeiro contato com o volei, são excelentes.


  • Danilo Estevo Rocha, programa segundo tempo , São Paulo - disse:
    danilo.grasi@hotmail.com

    27/08/2012

    Três estrelas

    essas aulas são muito boa,as mesmas nos ajuda a desenvolver uma aula mais prazerosa tanto para o professor quanto para os alunos.


  • anderso lopes, Escola Municipal de Uberlândia , Minas Gerais - disse:
    andoll01@hotmail.com

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    gostei bastante, para ficar melhor colocar vídeos demostrativos, e incentivar as ecolas a comprar mais materiais, de forma que possamos produzir as aulas como fora esboçado.


  • lucas almeida, coleigo lucena , Rio de Janeiro - disse:
    passos725@gmail.com

    03/07/2012

    Cinco estrelas

    muito bom tirei o maximo no meu trabalho


  • Maykon, IFSUL de Minas , Minas Gerais - disse:
    maykonbatista099@hotmail.com

    20/05/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa,só que precisa de ensinar como fazer as jogadas.


  • Camila Santos, Universo , Goiás - disse:
    sakura.camila@hotmail.com

    11/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante, me ajudou a concluir um trabalho com os alunos.


  • ana paula, prata , Minas Gerais - disse:
    ana-paula-vf@hotmail.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    a prendi tudo gostei muito como retriboir com esse programa em adorei!!!


  • Gisele, ce-são joão bosco , Paraná - disse:
    gm.giacomelli@bol.com

    27/01/2012

    Cinco estrelas

    ótima a aula, utilize as atividades prescritas e foi um sucesso.


  • Eliane Jaqueline Kramer Lemos, Escola Municipal Professora Marina Couto Fortes , Mato Grosso do Sul - disse:
    kramerlemos@hotmail.com

    30/08/2010

    Quatro estrelas

    Uma aula bem elaborada, faz com que os alunos interajam e assimilem o conteudo rapidamente. Ja trabalhei esse conteudo de forma parcial para o global e realmente obtive bons resultados.


  • caroline, universida salgado de oliveira- universo , Rio de Janeiro - disse:
    caroline.fernandes.santos@gmail.com

    23/05/2010

    Cinco estrelas

    otima aula !


  • Vanderlei Tosti, Aluna 5º Semestre EF - Uninove , São Paulo - disse:
    vander_run@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima atividade, completa e muito dinâmica.


  • José Corsino Monteiro Júnior, C.E. José de Lannes Dantas Brandão , Rio de Janeiro - disse:
    junior.corsino@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante a colocação na aula referente as adaptações do voleibol. Isso me deu a idéia de como podemos trabalhar na Educação Física as limitações e dificuldades que encontramos na vida e como superá-las. É uma excelente aula para abordar o tema da "inclusão na escola".


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.