14/10/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Promover o espírito de grupo e desenvolver a socialização. Tendo em vista as diversas possibilidades de adaptação, os alunos devem compreender através da vivência e também da construção e de desconstrução das regras, que o esporte caracteriza-se como um campo de ação aberto, a atribuição de sentidos e significados pode ser orientada a objetivos tais como a satisfação de um prazer intrínseco, uma atividade com fins sociais, uma vivência voltada à aquisição e manutenção da saúde, entre outras possibilidades.
Iniciação dos fundamentos de saque por baixo, recepção de saque, levantamento, toque e manchete por meio de jogos e brincadeiras que tornem o vôlei uma atividade também lúdica.
Vivenciar as diferentes formas da prática do vôlei: escola, clubes, rua, vôlei de areia e vôlei adaptado
Não há necessidade.
Espaço: Quadra de vôlei, pátio ou um espaço que possa desenvolver a prática de voleibol
Materiais: 15 bolas, uma rede ou uma corda
Reunir a turma e relatar o histórico do vôlei. Verificar quais os conhecimentos os alunos já possuem sobre o vôlei. Expor regras oficiais para compreensão do jogo.
Quadra de Vôlei
Posicionamento e rotação
Atividade 1
O alongamento deverá ser feito individualmente e conforme orientação do professor.
Atividade 2 – Percepção e contato com a bola
Propor primeiramente um pique linha. O professor escolherá um aluno para ser o pegador que deverá correr somente em cima das linhas da quadra de vôlei juntamente com o restante da turma para que a mesma familiarize-se com as marcações da quadra de vôlei. Quando um aluno for pego o mesmo vira pegador. Será também proposto um pique estátua, onde o professor escolherá o pegador e ao seu grito de estatua todos devem ficar imóveis e imitar um movimento do vôlei.
Atividade 3
A turma será dividida em dois grupos, um para cada lado da quadra de vôlei, e cada aluno terá uma bola. Ao comando do professor, os alunos deverão jogar a bola para cima com as duas mãos e deixar a bola quicar no solo uma vez e passar o mais rápido possível por debaixo da bola.
Atividade 4
Quando o professor der um novo comando, todos os alunos devem jogar a bola para cima e bater palma uma vez antes de segurar a bola novamente. Em seguida jogar a bola para cima e bater palma duas vezes antes de segurar a bola novamente
Atividade 5
Quando o professor der um novo comando todos os alunos devem jogar a bola para cima com as duas mãos, sentar e pegar a bola sem deixá-la tocar no solo.
Atividade 6
Em duplas e com uma bola de vôlei os alunos deslocarão pelos mais variados espaços da quadra e observando as demonstrações, posteriores correções e escutando as orientações, deverão praticar as seguintes atividades:
1. Um aluno impulsiona a bola para cima com as duas mãos, o outro deverá esperar a bola quicar no solo uma vez e dar um toque para cima e segura a bola. O mesmo devolve a bola de modo que o colega faça o mesmo exercício.
2. Mesma dinâmica do exercício anterior, porém o aluno espera a bola quicar no solo duas vezes e executa uma manchete para cima e segura a bola.
3. Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes quem estiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 7
Mesma dinâmica do exercício anterior, porém executando uma manchete para cima e segurando a bola. Alternar também fazendo um toque para cima.
Atividade 8
Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes q uem estiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 9
Mesma dinâmica do exercício anterior, porém executando uma manchet e para cima e segurando a bola. Alternar também fazendo um toque para cima.
Receber a bola de manchete com o intuito de recepcionar a bola e mandá-la diretamente para o seu colega.
Atividade 10
Conversar com os alunos sobre os fundamentos do voleibol
* ver fotos para consulta
Fundamento passe (Manchete)
Fundamento Levantamento (Toque)
Atividade 11
Os alunos serão divididos em grupos iguais e formarem círculos e com uma bola de vôlei para cada grupo, quando deverão trocar passes (toques e manchetes) sem deixar a bola cair.
Jogo do Recorde
O grupo deverá contar em voz alta quantos toques e manchetes conseguiram executar entre seus membros e ganha a equipe que conseguir controlar a bola pelo maior tempo.
Será proposto um jogo de Mini-Volei, onde a quadra será dividida em duas colocando uma antena no meio da rede proporcionando uma maior participação de todos os alunos.
Atividade 12
Com os alunos divididos em grupos e sentados em círculo começar um vôlei sentado com troca de passes de toque e man chete entre os alunos de cada grupo. Essa será uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclusão, dificuldades e dinâmica do jogo.
Atividade 13
Com os alunos divididos em grupos e sentados em círculo começar um vôlei sentado com troca de passes de toque e manchete entre os alunos de cada grupo. Essa será uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclusão, dificuldades e dinâmica do jogo.
Voleibol Sentado
Verificar o que seus alunos aprenderam sobre o jogo. Entendimento sobre quais são os fundamentos, suas funções, e principais regras. Realizar este levantamento em cada aula. Verificar se os alunos identificaram as principais dificuldades encontradas na aplicação de regras e fundamentos e se compreenderam e propõe alterações da regras para realização do jogo.
Explorar as possibilidades de adequação das regras básicas do vôlei para uma melhor participação dos alunos na aula.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/05/2014
Cinco estrelassão aulas dinâmicas, que trabalham todas as habilidades do vôlei de uma forma prazerosa, que é a ludicidade.
15/05/2013
Quatro estrelasmuito boa essas atividades, para se trabalhar com crianças.
16/04/2013
Cinco estrelasEssas dinamicas para crianças que irão ter o primeiro contato com o volei, são excelentes.
27/08/2012
Três estrelasessas aulas são muito boa,as mesmas nos ajuda a desenvolver uma aula mais prazerosa tanto para o professor quanto para os alunos.
22/08/2012
Quatro estrelasgostei bastante, para ficar melhor colocar vídeos demostrativos, e incentivar as ecolas a comprar mais materiais, de forma que possamos produzir as aulas como fora esboçado.
03/07/2012
Cinco estrelasmuito bom tirei o maximo no meu trabalho
20/05/2012
Quatro estrelasMuito boa,só que precisa de ensinar como fazer as jogadas.
11/04/2012
Cinco estrelasMuito interessante, me ajudou a concluir um trabalho com os alunos.
27/02/2012
Cinco estrelasa prendi tudo gostei muito como retriboir com esse programa em adorei!!!
27/01/2012
Cinco estrelasótima a aula, utilize as atividades prescritas e foi um sucesso.
30/08/2010
Quatro estrelasUma aula bem elaborada, faz com que os alunos interajam e assimilem o conteudo rapidamente. Ja trabalhei esse conteudo de forma parcial para o global e realmente obtive bons resultados.
23/05/2010
Cinco estrelasotima aula !
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima atividade, completa e muito dinâmica.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante a colocação na aula referente as adaptações do voleibol. Isso me deu a idéia de como podemos trabalhar na Educação Física as limitações e dificuldades que encontramos na vida e como superá-las. É uma excelente aula para abordar o tema da "inclusão na escola".