10/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O professor poderá ter trabalhado de forma mais aprofundada questões relativas a história da Língua Portuguesa;
Como prática social inicial, o professor poderá pesquisar na própria sala de aula, alunos e seus familiares que vieram (migraram) de regiões diferentes e que possuem sotaques diferentes (ou que perderam o sotaque quando se mudaram). Dessa forma ele introduz a temática exemplificando a situação com a contribuição da turma. Lembre-se de registrar os dados coletados.
Poderá ainda ouvir e assistir com os alunos as seguintes músicas:
Caetano Veloso - Sozinho (Ao Vivo). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wb4RauhteFA acessado em 01/09/2009.
Fernanda Abreu - Todos estão surdos. Especial elas cantam Roberto Carlos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g5W7Bv_KyDw acessado em 01/09/2009.
Dominguinhos e Elba Ramalho - DOMINGUINHOS & ELBA RAMALHO - PRÊMIO TIM 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ipdW5P-31bQ acessado em 01/09/2009.
Somente após exibir todos os vídeos o professor deverá questionar que diferenças os alunos conseguiram perceber na linguagem. Esta prática possibilitará instigar os alunos sobre os diferentes sotaques existentes no Brasil. Neste caso o professor deverá ter pesquisado antecipadamente a origem dos artistas, ou seja, de que regiões brasileiras eles pertencem, quais as particularidades de cada um, etc.
A partir da prática social inicial o professor pode realizar al guns questionamentos:Origem de nau e derivados; vocabulário [Nossa língua portuguesa]
Descrição do Vídeo: Episódio do programa Nossa língua portuguesa, da TV Cultura. Trata sobre trechos de documentos históricos do século XVI pertencentes ao livro Cronistas do Descobrimento organizado pelo historiador Marco Antônio Villa e pelo escritor Antônio Carlos Olivieri. Explica como os portugueses chegaram ao Brasil e quem foi Pedro Álvares Cabral. Mostra a transformação do sotaque português para o atual sotaque brasileiro e a origem das palavras fidalgo, nau e náutilo. Retrata as palavras esgarrar e desgarrar como sinônimas, assim como despertar e espertar.Dispor um tempo para dúvidas sobre o vídeo:
* O que já sabiam sobre a história da Língua Portuguesa e foi reforçado com o vídeo?
* O que não sabiam ainda?
* Pontos interessantes?
* O que gostariam de saber mais?
Abaixo uma imagem com alguns fatos interessantes da história da Língua Portuguesa:
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/historia-lingua-portuguesa-brasil-425789.shtml acessado em 12/09/2009.
No laboratório de informática dividir a turma em grupos de no máximo 4 alunos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um tema:
* Língua,
* Idioma,
* Dialeto.
Certamente teremos mais de um grupo pesquisando o mesmo tema. Contudo não há problema, pois posteriormente estes grupos (do mesmo tema) deverão registrar esta pesquisa em um espaço único, que pode ser uma wiki (escrita colaborativa on-line). Esta pesquisa deverá revelar:
* O que são Idiomas, Dialetos e Língua;
* Qual a principal diferença entre os conceitos;
* Apresentar ao menos 2 exemplos de cada conceito;
* Conhecer os diferentes sotaques das regiões brasileiras e sua relação com o processo de colonização;
Para construir a wiki sugerimos o software gratuito: http://pbworks.com/
Como ajuda para construção da wiki sugerimos o seguinte material: http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI
É interessante dar um tempo para que os grupos apresentem como foi registrado o trabalho no espaço virtual (pbworks). Pode-se realizar este momento no próprio laboratório, ou ainda, caso a escola tenha multimídia e a cesso a internet em um espaço maior, possibilitar a exposição em local mais adequado para v i sualização e debate com toda a turma.
Agora que já diferenciamos Língua, Idioma e Dialeto, vamos aos sotaques...
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. Embora todos nós brasileiros compartilhemos o mesmo idioma, há diferença na maneira como o português é falado em cada região ou mesmo em cada estado do país. E o modo como as pessoas falam caracterizam os diferentes sotaques.
Os primeiros contatos lingüísticos do português no Brasil foram com as línguas indígenas e africanas. A partir do século XIX, os imigrantes europeus e asiáticos temperaram essa base portuguesa, surgindo o atual conjunto de sotaques.
É só reparar o sotaque e a região para lembrar os vários imigrantes que contribuíram para a história do país. No Sul, os alemães, italianos e outros povos vindos do leste europeu. No Rio Grande do Sul, acrescenta-se a estes a influência dos países de fronteira, de língua espanhola. São Paulo e sua grande comunidade italiana, misturada a pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo; Pernambuco e os holandeses dos tempos de Maurício de Nassau. Os exemplos são muitos e provam que os sotaques são parte da história da formação do país.
Por isso mesmo, não se pode dizer que haja um sotaque mais correto que outro. Quem acha que fala um português sem sotaque, em geral não se dá conta de que também tem o seu próprio, já que ele caracteriza a variação lingüística regional, comum a qualquer língua.
Autora: Renata Costa
No laboratório de informática:
Ouvir com os alunos o programa: "Uma língua e muitos modos de falar", disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13089 Acesso em 03/09/2009.
Dividir os alunos em grupos e discutir:
Discuta com seus colegas e faça uma pesquisa que aponte a maior número de sotaques que você encontrar, bem como a
explicação e origem do mesmo.
Após a pesquisa a turma deverá escolher um sotaque de uma região brasileira e elaborar um cartaz que informe de forma objetiva a origem do sotaque e, caso seja interessante, poderão inclusive incluir algumas gírias. Para melhor ilustrar a
região os alunos poderão utilizar imagens e fotos que a caracterizam.
Nome | Tipo |
---|---|
Origem de nau e derivados; vocabulário [Nossa língua portuguesa] | Vídeo |
Vídeo com palestra da professora Vanderci de Andrade Aguilera sobre variações linguísticas: http://www.escolabr.com/virtual/tv/videos/flvplayer.php?file=7
Site sobre sotaques: http://pirosfera.wordpress.com/2009/05/16/sotaques/
Aula do portal do Professor - MEC. Estourar a boca do balão: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3298 acessada em11/09/2009
Destacamos alguns critérios norteadores da avaliação:
* Participou efetivamente da discussão sobre os vídeos dos artistas;
* Percebeu as diferenças entre os sotaques dos artistas;
* Participou do debate sobre o filme: Origem de Nau e derivados (elaborou questões, apresentou dúvidas);
* Realizou a atividade de pesquisa sobre Língua, Idioma e Dialeto e colaborou efetivamente com os demais colegas do grupo para a criação da wiki;
* Apresentou ao professor a pesquisa sobre os sotaques das regiões brasileiras (capricho, pontualidade na entrega);
* Ainda quanto às atividades de pesquisa o professor deverá verificar se não houve plágio e se os textos, imagens, vídeos e demais materiais foram devidamente citados;
Quatro estrelas 1 classificações
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30/01/2013
Quatro estrelasParabéns pelo trabalho!!! As sugestões são ótimas e sem dúvida serão muito importante para o trabalho que desenvolverei com meus alunos. Parabéns!!!