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Marmorização,ligações intermoleculares e polaridade das moléculas

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula espera-se desenvolver nos estudantes a capacidade de investigar fenômenos, interpretar resultados e criar hipóteses levá-los a rever o conteúdo mistura das substâncias, entender as ligações intermoleculares e polaridade das moléculas e ainda levá-lo a compreender e relacionar o conceito de eletronegatividade com a polaridade das ligações químicas e das moléculas.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deve conhecer como ocorre o processo de mistura das substâncias em diferentes compostos químicos, ligação covalente, geometria molecular e soma vetorial.

Estratégias e recursos da aula

A água contrariando a gravidade, sobe desde a raiz até o topo da árvore mais alta. Alguns insetos podem andar sobre a água. O DNA tem a configuração em forma de hélice. A tinta a óleo não se mistura à massa de farinha; flutua sobre a superfície do mingau e não afunda. Quando se passa água sobre o papel com a tinta esta não é removida, muitas substâncias apolares são líquidas, e mesmo quando gasosas (como H2, F2, Cl2, etc.) podem ser solidificadas e liquefeitas em temperaturas muito baixas. A questão é: o que mantém as moléculas unidas nos estados líquido e sólido?

Professor, organize os estudantes em equipe para que desenvolvam a técnica da marmorização. Assista antecipadamente os vídeos para ampliar horizontes e saber como a marmorização está relacionada à química especificamente sobre a polaridade das ligações químicas e das moléculas.

Enquanto desenvolvem a atividade podem ir pensando: Por que a tinta a óleo não se mistura à massa de farinha? Por que a tinta a óleo flutua sobre a superfície do mingau e não afunda? Por que quando se passa água sobre o papel com a tinta, esta não é removida?

http://www.youtube.com/watch?v=AOhZE-mogZw

http://www.youtube.com/watch?v=dN4GyS3aOjo&feature=related

 

Sabe-se que as substâncias iônicas são sólidas devido às forças elétricas de atração entre seus câtions e ânios ou seja são formadas por íons; os metais são quase todos sólidos tendo em vista a forte união que a ligação metálica exerce sobre seus átomos.

As substâncias covalentes podem ser sólidas,liquidas ou gasosas significando que entre suas moléculas podem existir forças de atração maiores e menores assim, podemos dizer que há ligações intermoleculares.

Fonte: http://www.moderna.com.br/pnlem2009mg/quimica/canto/volumes/pdfs/a1_9.pdf

Organize a turma em duplas e oriente que discutam e respondam aos questionamentos: Por que a tinta a óleo não se mistura à massa de farinha? Por que a tinta a óleo flutua sobre a superfície do mingau e não afunda; Por que quando se passa água sobre o papel com a tinta, esta não é removida? O que aconteceria se a tinta fosse diluída em um copo plástico? Que tipo de solvente dilui a tinta a óleo? Como o sabão ou detergente limpam a tinta?

Ao finalizar as atividades, faça a síntese das discussões com explicações que garantam o entendimento dos conceitos trabalhados. 

Link do recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17100/marmorizacao.pdf

Marmorização

Solicite que os estudantes resolvam o exercício. (Puccamp):

O congelamento da água na superfície dos lagos em países frios ocorre pela:

a) ruptura de ligações intermoleculares.                               d) formação de ligações intramoleculares

b) ruptura de ligações intramoleculares.                               e) formação de ligações inter e intramoleculares.

c) formação de ligações intermoleculares.

Organize os estudantes em duplas e solicite que solucionem o exercício da UFMG.

Uma substância funde-se a 1530° C, conduz corrente elétrica no estado sólido, é insolúvel em água e em tetracloreto de carbono. Trata-se de um sólido:

a) covalente.    b) iônico.   c) metálico  d) molecular.      e) orgânico.

Outro recurso que pode auxiliar na compreensão do conteúdo é o Molecularium que pode ser explorado no Laboratório de Informática. Para tanto, organize a turma em equipes de no máximo 3 pessoas.

http://www.molecularium.net/pt/ligintermol/index.html

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Reunidos em equipes de no máximo 3 pessoas os estudantes devem elaborar um relatório no qual devem conter informações como: de que forma determinar a polaridade de uma molécula; como determinar a polaridade de uma molécula; de que maneira a eletronegatividade interfere na determinação da polaridade; por que há substâncias que são atraídas por objetos eletrizados ou não. Para desenvolver a atividade os estudantes deverão consultar os livros didáticos disponíveis nas bibliotecas, as referências citadas nesta aula e os recursos complementares que disponibilizamos. 

UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria . Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da quí mica. v. Único. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Marmorização Experimento prático
Recursos Complementares

O site indicado apresenta conteúdos relativos às forças intermoleculares, apresenta exemplos de como ocorrem entre os diferentes substâncias formadas ou não por moléculas. 

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html

Neste link está disponível o conteúdo que trata das forças de Van der Waals.

http://www.jardimsaopaulo.com.br/smart/forcasintermoleculares.ppt

Para saber sobre forças intermoleculares especificamente as forças de interação entre as moléculas acesse o link sugerido. http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u22.jhtm

A tabela periódica disponibilizada pode auxiliar na localização dos diferentes elementos químicos no sentido de se compreender os tipos de ligações químicas.

Tabela periódica: www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabelaperiodica/tabelaperiodica1.htm

A aula Interações intermoleculares pode auxiliar na compreensão dos conteúdos tratados nesta aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=393

Avaliação

A avaliação será diagnostica, formativa e processual. O estudante deverá participar das discussões iniciadas pelo professor; participar da pesquisa dos conceitos de maneira efetiva, colaborando com a definição e escolha dos conceitos; colaborar na construção dos cartazes, participando de modo efetivo e realizar e registrar todas as informações relativas aos conteúdos trabalhados em especial o relatório proposto na aula.

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